Desenvolvimento de protocolo da estimulação transcraniana por corrente contínua associada a educação em dor para tratamento da dor lombar crônica não específica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Flávia Virgínia Dantas da
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
Texto Completo: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4821
Resumo: A dor lombar crônica é considerada um dos maiores problemas de saúde pública. Para contribuir no tratamento da dor lombar crônica, intervenções com capacidade de ativar o sistema de modulação da dor, como estimulações cerebrais não invasivas, são excelentes alternativas. Outro método de intervenção é a educação em dor com base na neurociência, sendo uma ferramenta que auxilia os profissionais de saúde na abordagem biopsicossocial e no manejo desses indivíduos. O objetivo do presente trabalho é: Desenvolver um protocolo de estimulação transcraniana por corrente contínua (ETCC) associada a educação em dor com base na neurociência (EBN) para tratamento da dor lombar crônica. Sobre os métodos: O procedimento metodológico foi desenvolvido através de uma pesquisa experimental, do tipo ensaio clínico randomizado, abordando aspectos quantitativos. A amostra foi composta por 50 pessoas com dor lombar crônica que atenderam aos seguintes critérios de inclusão: indivíduos de ambos os sexos; possuir idade superior a 18 anos; Indivíduos com dor lombar persistente há mais de 03 (três) meses. Após atender aos critérios de inclusão, a amostra foi dividida em dois grupos. O G1 recebeu ETCC + Cartilha de educação em dor e o G2 recebeu um programa de exercícios + cartilha de educação em dor. Os dados foram analisados por meio de estatística descritiva e inferencial, utilizando o software StatisticalPackage for Social Science (SPSS) na versão 13.0. No que tange aos resultados: A intervenção com a ETCC apresentou resposta estatisticamente significante na reavaliação. Ademais, a estimulação não invasiva se mostrou capaz de promover neuromodulação da dor em pessoas com dor lombar crônica, assim como diminuição da sensação dolorosa. Outrossim, o estudo demostrou informações importantes sobre modalidades terapêuticas a serem utilizadas no âmbito da neurociência e dor. No tocante à conclusão: Tanto a ETCC quanto os exercícios terapêuticos têm o potencial de influenciar a percepção da dor. Este estudo revelou que, em curto prazo, a ETCC mostrou-se mais eficaz em modular a neuroplasticidade do que os exercícios, evidenciando sua capacidade de atuar de maneira mais potente nesse aspecto. A educação em dor com base na neurociência compreende transformações nos hábitos de vida, essenciais para o entendimento mais profundo do indivíduo sobre a natureza da dor e, por consequência, para a percepção das limitações que essa condição dolorosa impõe.
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Sobre os métodos: O procedimento metodológico foi desenvolvido através de uma pesquisa experimental, do tipo ensaio clínico randomizado, abordando aspectos quantitativos. A amostra foi composta por 50 pessoas com dor lombar crônica que atenderam aos seguintes critérios de inclusão: indivíduos de ambos os sexos; possuir idade superior a 18 anos; Indivíduos com dor lombar persistente há mais de 03 (três) meses. Após atender aos critérios de inclusão, a amostra foi dividida em dois grupos. O G1 recebeu ETCC + Cartilha de educação em dor e o G2 recebeu um programa de exercícios + cartilha de educação em dor. Os dados foram analisados por meio de estatística descritiva e inferencial, utilizando o software StatisticalPackage for Social Science (SPSS) na versão 13.0. No que tange aos resultados: A intervenção com a ETCC apresentou resposta estatisticamente significante na reavaliação. Ademais, a estimulação não invasiva se mostrou capaz de promover neuromodulação da dor em pessoas com dor lombar crônica, assim como diminuição da sensação dolorosa. Outrossim, o estudo demostrou informações importantes sobre modalidades terapêuticas a serem utilizadas no âmbito da neurociência e dor. No tocante à conclusão: Tanto a ETCC quanto os exercícios terapêuticos têm o potencial de influenciar a percepção da dor. Este estudo revelou que, em curto prazo, a ETCC mostrou-se mais eficaz em modular a neuroplasticidade do que os exercícios, evidenciando sua capacidade de atuar de maneira mais potente nesse aspecto. A educação em dor com base na neurociência compreende transformações nos hábitos de vida, essenciais para o entendimento mais profundo do indivíduo sobre a natureza da dor e, por consequência, para a percepção das limitações que essa condição dolorosa impõe.Chronic low back pain is considered one of the biggest public health problems. To contribute to the treatment of chronic low back pain, interventions capable of activating the pain modulation system, such as non-invasive brain stimulation, are excellent alternatives. Another intervention method is pain education based on neuroscience, being a tool that helps health professionals in the biopsychosocial approach and management of these individuals. The objective of the present work is: Develop a transcranial direct current stimulation (tDCS) protocol associated with neuroscience-based pain education (EBN) for the treatment of chronic low back pain. About the methods: The methodological procedure was developed through experimental research, of the randomized clinical trial type, addressing quantitative aspects. The sample consisted of 50 people with chronic low back pain who met the following inclusion criteria: individuals of both sexes; be over 18 years old; Individuals with persistent low back pain for more than three (3) months. After meeting the inclusion criteria, the sample was divided into two groups. G1 received tDCS + pain education booklet and G2 received an exercise program + pain education booklet. The data were analyzed using descriptive and inferential statistics, using the StatisticalPackage for Social Science (SPSS) software version 13.0. Regarding the results: The intervention with tDCS showed a statistically significant response in the reevaluation. Furthermore, non-invasive stimulation has been shown to be capable of promoting pain neuromodulation in people with chronic low back pain, as well as reducing pain sensation. Furthermore, the study demonstrated important information about therapeutic modalities to be used in the field of neuroscience and pain. Regarding the conclusion: Both tDCS and therapeutic exercises have the potential to influence pain perception. This study revealed that, in the short term, tDCS was more effective in modulating neuroplasticity than exercises, demonstrating its ability to act more powerfully in this aspect. Pain education based on neuroscience comprises changes in lifestyle habits, essential for the individual's deeper understanding of the nature of pain and, consequently, for the perception of the limitations that this painful condition imposes.Universidade Estadual da ParaíbaPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação Profissional em Ciência e Tecnologia em Saúde - PPGCTSVasconcelos, Danilo de AlmeidaCoutinho, Giselda FélixMaciel, Daniel GermanoSilva, Flávia Virgínia Dantas da2023-11-29T11:36:20Z2999-12-312023-09-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSILVA, Flávia Virgínia Dantas da. Desenvolvimento de protocolo da estimulação transcraniana por corrente contínua associada a educação em dor para tratamento da dor lombar crônica não específica. 2023. 61f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Profissional em Ciência e Tecnologia em Saúde - PPGCTS) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4821porinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2023-11-29T11:36:21Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/4821Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2023-11-29T11:36:21Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false
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