O ensino do movimento oscilatório a partir de situações problema estruturadas através do software Modellus

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Rosilene Meneses da
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
Texto Completo: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3356
Resumo: É extremamente comum que as aulas de Física sejam vistas pelos estudantes como monótonas, cansativas e sem conexão com o mundo real. Acreditamos que isso acontece em função do ensino da Física ser, em grande parte, restrito a estratégias de ensino baseadas apenas em aulas expositivas e resolução de problemas que enfatizam a utilização de equações através das quais os conteúdos são percebidos pelos estudantes como já terminados, distantes do seu cotidiano. Não há uma preocupação prévia em inserir os estudantes e as suas experiências no processo. Uma proposta de ensino que pretenda contribuir para a melhoria dessa realidade precisa estar atenta ao fato de que o estudante é parte integrante e viva no processo de construção do seu conhecimento e promover situações de ensino, em que ele participe, discuta, sugira e o professor atue como um mediador e não como um detentor do conhecimento. O nosso trabalho apresenta como objetivo investigar as contribuições da utilização do software de modelagem computacional Modellus como ferramenta computacional para construção de simulações interativas aplicadas no processo de ensino da Física através da aplicação de uma sequência didática investigativa sobre o Movimento Oscilatório. Na construção da nossa sequência procuramos nos apoiar no conceito de sequência didática como colocado por Zabala (1998), no conceito de atividades investigativas conforme proposto por Zômpero e Laburu (2011) e no conceito de situação advindo da Teoria dos Campos Conceituais de Gèrard Vergnaud. O processo foi organizado para acontecer em dez encontros a partir da apresentação de situações problema que os estudantes poderão solucionar interagindo com as atividades de simulação construídas para cada um desses encontros. Dessa forma, esperamos proporcionar ao estudante um processo de ensino da Física que desperte a sua curiosidade e o estimule a participar ativamente na construção do seu conhecimento.
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Uma proposta de ensino que pretenda contribuir para a melhoria dessa realidade precisa estar atenta ao fato de que o estudante é parte integrante e viva no processo de construção do seu conhecimento e promover situações de ensino, em que ele participe, discuta, sugira e o professor atue como um mediador e não como um detentor do conhecimento. O nosso trabalho apresenta como objetivo investigar as contribuições da utilização do software de modelagem computacional Modellus como ferramenta computacional para construção de simulações interativas aplicadas no processo de ensino da Física através da aplicação de uma sequência didática investigativa sobre o Movimento Oscilatório. Na construção da nossa sequência procuramos nos apoiar no conceito de sequência didática como colocado por Zabala (1998), no conceito de atividades investigativas conforme proposto por Zômpero e Laburu (2011) e no conceito de situação advindo da Teoria dos Campos Conceituais de Gèrard Vergnaud. O processo foi organizado para acontecer em dez encontros a partir da apresentação de situações problema que os estudantes poderão solucionar interagindo com as atividades de simulação construídas para cada um desses encontros. Dessa forma, esperamos proporcionar ao estudante um processo de ensino da Física que desperte a sua curiosidade e o estimule a participar ativamente na construção do seu conhecimento.It is not uncommon that Physics classes are seen by students as dull, tiring and showing no connection with the real world. We believe that happens because teaching Physics has become a sequence of strategies based on expository classes and on the resolution of problems that emphasize equations through which the contents are perceived by students as already finished and far from their daily lives. Besides, most of the times, students and their experiences are not taken into consideration in the whole teaching process. Therefore, any professional who intends to promote a different teaching environment has to take into account that students are a vital part of their knowledge construction, and thus, they are supposed to participate, discuss and suggest during the classes. Teachers, on the other hand, should function as mediators, not as the only ones who have an amount of knowledge. In this way, the objective of our research paper is to investigate the contributions of the computational modeling software Modellus, a computational tool which allows interactive simulations that can be applied to the Physics teaching process in a didactic investigative sequence about the Oscillatory Movement. In order to achieve our aim, we take into consideration the concept of didactic sequence as developed by Zabala (1998), the concept of investigative activities as proposed by Zômpero and Laburu (2011) as well as Gèrard Vergnaud‟s concept of situation that comes from his Theory of Conceptual Fields. Our teaching plan consists in posing problem situations that will be solved by students by means of simulation activities throughout ten meetings. Doing so, we hope to engage students‟ curiosity towards Physics and to stimulate them to actively participate in their knowledge construction process.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Estadual da ParaíbaPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação Profissional em Ensino de Física - PPGPEFAtaide, Ana Raquel Pereira de02197074950http://lattes.cnpq.br/5414171594917501Santos, Ivonete Batista do56876068404Rosa, Katemari Diogo da90376064072http://lattes.cnpq.br/2448258167033465Silva, Rosilene Meneses da2019-05-13T19:20:38Z2018-05-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSILVA, Rosilene Meneses da. O ensino do movimento oscilatório a partir de situações problema estruturadas através do software Modellus. 2018. 189f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Profissional em Ensino de Física - PPGPEF) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3356porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2019-05-14T04:29:24Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/3356Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2019-05-14T04:29:24Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false
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