Aplicativos do Sistema Operacional Android na aprendizagem de Matemática: Aplicativos e jogos digitais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Leonardo Augusto de Figueiredo
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
Texto Completo: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3010
Resumo: É perceptível a presença constante das tecnologias na vida social e acadêmica de cada um de nós. As nossas escolas estão repletas de dispositivos móveis capazes de conectar toda a comunidade escolar com o conhecimento existente no mundo. São milhões de pessoas utilizando uma plataforma móvel como o sistema operacional Android, que dispõem de infinitas aplicações com diversificada especificidade para as diversas tarefas enfrentadas pelo ser humano, no seu dia-a-dia. Tendo em vista a presença desse material, nas nossas escolas e na vida social do nosso educando, objetivou-se analisar as potencialidades das aplicações e jogos digitais do sistema Android, no ensino de Matemática em duas escolas públicas das cidades de Catingueira-PB e Patos-PB. Tal estudo se inicia na Escola Estadual Inácio da Catingueira, no município de Catingueira-PB. Nessa primeira etapa do projeto, foi analisada a opinião dos alunos sobre a utilização do aplicativo Matrix, no ensino de Matrizes e Determinantes, coletada por meio de um questionário online. Após analisarmos os resultados, pensou-se na utilização de outros aplicativos e jogos digitais, numa escola pública na cidade de Patos-PB: Escola Estadual de ensino fundamental e médio José Gomes Alves. Após a realização da pesquisa, nessa escola, a qual é de cunho qualitativo, com técnica de estudo de caso, através da escala de Likert, buscamos compreender a opinião dos educandos após a utilização de alguns jogos e aplicativos nas aulas de função exponencial, numa turma de 1º ano médio. Após a análise, concluímos, por meio das respostas dos educandos, que a utilização dos aplicativos nas aulas de função exponencial caracterizou-se de forma significativa como instrumentos, no processo de aprendizagem matemática.
id UEPB_e9ecb0d6684a73277233ea9b3b694996
oai_identifier_str oai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/3010
network_acronym_str UEPB
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
repository_id_str
spelling Aplicativos do Sistema Operacional Android na aprendizagem de Matemática: Aplicativos e jogos digitaisEnsino da MatemáticaTecnologia educacionalAndroid - AplicativosJogos digitaisTeaching of MathematicsAndroid - Digital applicationsGamesEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMÉ perceptível a presença constante das tecnologias na vida social e acadêmica de cada um de nós. As nossas escolas estão repletas de dispositivos móveis capazes de conectar toda a comunidade escolar com o conhecimento existente no mundo. São milhões de pessoas utilizando uma plataforma móvel como o sistema operacional Android, que dispõem de infinitas aplicações com diversificada especificidade para as diversas tarefas enfrentadas pelo ser humano, no seu dia-a-dia. Tendo em vista a presença desse material, nas nossas escolas e na vida social do nosso educando, objetivou-se analisar as potencialidades das aplicações e jogos digitais do sistema Android, no ensino de Matemática em duas escolas públicas das cidades de Catingueira-PB e Patos-PB. Tal estudo se inicia na Escola Estadual Inácio da Catingueira, no município de Catingueira-PB. Nessa primeira etapa do projeto, foi analisada a opinião dos alunos sobre a utilização do aplicativo Matrix, no ensino de Matrizes e Determinantes, coletada por meio de um questionário online. Após analisarmos os resultados, pensou-se na utilização de outros aplicativos e jogos digitais, numa escola pública na cidade de Patos-PB: Escola Estadual de ensino fundamental e médio José Gomes Alves. Após a realização da pesquisa, nessa escola, a qual é de cunho qualitativo, com técnica de estudo de caso, através da escala de Likert, buscamos compreender a opinião dos educandos após a utilização de alguns jogos e aplicativos nas aulas de função exponencial, numa turma de 1º ano médio. Após a análise, concluímos, por meio das respostas dos educandos, que a utilização dos aplicativos nas aulas de função exponencial caracterizou-se de forma significativa como instrumentos, no processo de aprendizagem matemática.The constant presence of technologies in the social and academic life of each of us is perceptible. Our schools are full of mobile devices that can connect the entire school community with the world's knowledge. There are millions of people using a mobile platform such as the Android operating system, which have endless applications with diverse specificity for the various tasks faced by the human being in their day to day life. Considering the presence of this material, in our schools and in the social life of our student, the objective was to analyze the potential of Android applications and digital games in Mathematics teaching in two public schools in the cities of Catingueira-PB and Patos -PB. This study begins at the State School Inácio da Catingueira, in the municipality of Catingueira-PB. In this first stage of the project, the students' opinion about the use of the Matrix application, in Matrix and Determinants teaching, was analyzed through an online questionnaire. After analyzing the results, we considered the use of other applications and digital games, in a public school in the city of Patos-PB: state school of elementary and middle school José Gomes Alves. After the research, in this school, which is qualitative, with a case study technique, through the Likert scale, we seek to understand the students' opinion after using some games and applications in exponential function classes, in a middle grade. After the analysis, we conclude, through the students' answers, that the use of the applications in the classes of exponential function was significantly characterized as instruments, in the process of mathematical learning.Universidade Estadual da ParaíbaPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEMMenezes, Marcus Bessa de00902766716http://lattes.cnpq.br/7719250848803909Andrade, Silvanio de43807631534http://lattes.cnpq.br/8695612846450802Almeida, Fernando Emilio Leite de77044983472http://lattes.cnpq.br/6861562346345184Gomes, Leonardo Augusto de Figueiredo2018-04-23T20:27:54Z2017-12-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfGOMES, L. A. de F. Aplicativos do Sistema Operacional Android na aprendizagem de Matemática: Aplicativos e jogos digitais. 2017. 117f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3010porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2018-04-24T04:03:29Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/3010Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2018-04-24T04:03:29Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false
dc.title.none.fl_str_mv Aplicativos do Sistema Operacional Android na aprendizagem de Matemática: Aplicativos e jogos digitais
title Aplicativos do Sistema Operacional Android na aprendizagem de Matemática: Aplicativos e jogos digitais
spellingShingle Aplicativos do Sistema Operacional Android na aprendizagem de Matemática: Aplicativos e jogos digitais
Gomes, Leonardo Augusto de Figueiredo
Ensino da Matemática
Tecnologia educacional
Android - Aplicativos
Jogos digitais
Teaching of Mathematics
Android - Digital applications
Games
EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
title_short Aplicativos do Sistema Operacional Android na aprendizagem de Matemática: Aplicativos e jogos digitais
title_full Aplicativos do Sistema Operacional Android na aprendizagem de Matemática: Aplicativos e jogos digitais
title_fullStr Aplicativos do Sistema Operacional Android na aprendizagem de Matemática: Aplicativos e jogos digitais
title_full_unstemmed Aplicativos do Sistema Operacional Android na aprendizagem de Matemática: Aplicativos e jogos digitais
title_sort Aplicativos do Sistema Operacional Android na aprendizagem de Matemática: Aplicativos e jogos digitais
author Gomes, Leonardo Augusto de Figueiredo
author_facet Gomes, Leonardo Augusto de Figueiredo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Menezes, Marcus Bessa de
00902766716
http://lattes.cnpq.br/7719250848803909
Andrade, Silvanio de
43807631534
http://lattes.cnpq.br/8695612846450802
Almeida, Fernando Emilio Leite de
77044983472
http://lattes.cnpq.br/6861562346345184
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Leonardo Augusto de Figueiredo
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino da Matemática
Tecnologia educacional
Android - Aplicativos
Jogos digitais
Teaching of Mathematics
Android - Digital applications
Games
EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
topic Ensino da Matemática
Tecnologia educacional
Android - Aplicativos
Jogos digitais
Teaching of Mathematics
Android - Digital applications
Games
EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
description É perceptível a presença constante das tecnologias na vida social e acadêmica de cada um de nós. As nossas escolas estão repletas de dispositivos móveis capazes de conectar toda a comunidade escolar com o conhecimento existente no mundo. São milhões de pessoas utilizando uma plataforma móvel como o sistema operacional Android, que dispõem de infinitas aplicações com diversificada especificidade para as diversas tarefas enfrentadas pelo ser humano, no seu dia-a-dia. Tendo em vista a presença desse material, nas nossas escolas e na vida social do nosso educando, objetivou-se analisar as potencialidades das aplicações e jogos digitais do sistema Android, no ensino de Matemática em duas escolas públicas das cidades de Catingueira-PB e Patos-PB. Tal estudo se inicia na Escola Estadual Inácio da Catingueira, no município de Catingueira-PB. Nessa primeira etapa do projeto, foi analisada a opinião dos alunos sobre a utilização do aplicativo Matrix, no ensino de Matrizes e Determinantes, coletada por meio de um questionário online. Após analisarmos os resultados, pensou-se na utilização de outros aplicativos e jogos digitais, numa escola pública na cidade de Patos-PB: Escola Estadual de ensino fundamental e médio José Gomes Alves. Após a realização da pesquisa, nessa escola, a qual é de cunho qualitativo, com técnica de estudo de caso, através da escala de Likert, buscamos compreender a opinião dos educandos após a utilização de alguns jogos e aplicativos nas aulas de função exponencial, numa turma de 1º ano médio. Após a análise, concluímos, por meio das respostas dos educandos, que a utilização dos aplicativos nas aulas de função exponencial caracterizou-se de forma significativa como instrumentos, no processo de aprendizagem matemática.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-11
2018-04-23T20:27:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv GOMES, L. A. de F. Aplicativos do Sistema Operacional Android na aprendizagem de Matemática: Aplicativos e jogos digitais. 2017. 117f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3010
identifier_str_mv GOMES, L. A. de F. Aplicativos do Sistema Operacional Android na aprendizagem de Matemática: Aplicativos e jogos digitais. 2017. 117f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
url http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3010
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Brasil
UEPB
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Brasil
UEPB
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
instname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron:UEPB
instname_str Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron_str UEPB
institution UEPB
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
repository.mail.fl_str_mv bc@uepb.edu.br||
_version_ 1809458417917493248