Lirismo e homoerotismo n As Canções de António Botto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade, Rosevan Marcolino de
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
Texto Completo: http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/1752
Resumo: O objetivo da pesquisa foi discutir a materialização do desejo homoerótico e do lirismo n As canções de António Botto. Inicialmente, foi feito um levantamento sobre a teoria da lírica apoiando-nos nas considerações de Adorno (2003), Pound (2006), Staiger (1975), Lima (1975), entre outros; outros levantamentos foram feitos a respeito do homoerotismo sobre os textos de Barcellos (2006), Silva (2007, 2008), dentre outros autores que teorizam sobre homoerotismo. Assim, procuramos apresentar uma leitura dos poemas de Botto à guisa do seguinte problema: de que maneira o autor mobiliza e articula os recursos da linguagem poética se mobilizam e se articulam para a construção das relações homoeróticas n As Canções de António Botto? Nesse sentido, escolhemos poemas das seções Olimpíadas, Adolescente, Ciúme e Curiosidades Estéticas para enfatizarmos a presença da temática do homoerotismo, mais precisamente no que diz respeito às construções imagético-semânticas que materializam o homoerotismo nos poemas. Como fundamentação complementar acerca das relações homossexuais no contexto grego, utilizamos Foucault (2007a, 2007b, 2007c), Dover (2007) e Ullmann (2005). Por fim, analisamos a maneira como a linguagem do corpo é configurada como um objeto de desejo nos relacionamentos homoeróticos n As Canções de António Botto. Consideramos o corpo não apenas como um conjunto de órgãos, mas como um objeto que suscita leituras e compreensões a respeito de condições culturais e de sexualidades. Discutimos alguns conceitos de corpo e a sua relação com o homoerotismo, principalmente, voltados para manifestação na literatura. Utilizamo-nos das considerações de Goelnner (2003), Louro (2004) para observarmos as várias imagens dos corpos sugeridas pelas expressões destacadas nos poemas, dentre elas o corpo juvenil , o corpo viril , o corpo alto , categorias configuradoras da predileção do sujeito lírico bottiano. Chegamos ao final desta pesquisa com a compreensão de que as relações homoeróticas n As canções de António Botto são construídas no plano da linguagem poética através de expressões linguístico-imagéticas que fazem parte do campo semântico dos sujeitos homoeróticos, reconstruindo um lirismo até então silenciado o lirismo homoerótico . Percebemos tambèm que a voz que conduz os poemas demonstra seus sentimentos através de confissões de suas experiências amorosas com sujeitos do mesmo sexo, sobretudo mais jovens, os quais, muitas vezes assumem a função do michê, como na visão de Perlongher (2008) em que os relacionamentos amorosos são muitas vezes restritos a apenas um encontro, configurando-se como um amor puro (Cf. Bauman)
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Nesse sentido, escolhemos poemas das seções Olimpíadas, Adolescente, Ciúme e Curiosidades Estéticas para enfatizarmos a presença da temática do homoerotismo, mais precisamente no que diz respeito às construções imagético-semânticas que materializam o homoerotismo nos poemas. Como fundamentação complementar acerca das relações homossexuais no contexto grego, utilizamos Foucault (2007a, 2007b, 2007c), Dover (2007) e Ullmann (2005). Por fim, analisamos a maneira como a linguagem do corpo é configurada como um objeto de desejo nos relacionamentos homoeróticos n As Canções de António Botto. Consideramos o corpo não apenas como um conjunto de órgãos, mas como um objeto que suscita leituras e compreensões a respeito de condições culturais e de sexualidades. Discutimos alguns conceitos de corpo e a sua relação com o homoerotismo, principalmente, voltados para manifestação na literatura. Utilizamo-nos das considerações de Goelnner (2003), Louro (2004) para observarmos as várias imagens dos corpos sugeridas pelas expressões destacadas nos poemas, dentre elas o corpo juvenil , o corpo viril , o corpo alto , categorias configuradoras da predileção do sujeito lírico bottiano. Chegamos ao final desta pesquisa com a compreensão de que as relações homoeróticas n As canções de António Botto são construídas no plano da linguagem poética através de expressões linguístico-imagéticas que fazem parte do campo semântico dos sujeitos homoeróticos, reconstruindo um lirismo até então silenciado o lirismo homoerótico . Percebemos tambèm que a voz que conduz os poemas demonstra seus sentimentos através de confissões de suas experiências amorosas com sujeitos do mesmo sexo, sobretudo mais jovens, os quais, muitas vezes assumem a função do michê, como na visão de Perlongher (2008) em que os relacionamentos amorosos são muitas vezes restritos a apenas um encontro, configurando-se como um amor puro (Cf. Bauman)The focus of this research was to discuss the materialization of the homoerotic desire and lyricism in As canções de António Botto. Firstly, we researched about the theory of lyric according to the studies of Adorno (2003), Pound (2006), Staiger (1975), Lima (1975), and others; other sources about the homoerotism from Barcellos (2006) and Silva (2007, 2008) were made. Thus, we intend to present an interpretation on Botto's poems in order to analyse the following: how does the poetic language means act in order to construct the homoerotic relationships in As Canções de António Botto? Consequently, we chose the poems from the chapters Olimpíadas, Adolescente, Ciúme e Curiosidades Estéticas to emphasize the presence of the homoerotism theme, focusing the semantic and imagery constructions that embody this theme in the poems. As a theorical complement on homosexual relationships from Greek period, we chose Foucault (2007a, 2007b, 2007c), Dover (2007) e Ullmann (2005). Finally, we analysed how the body language is set as an object of desire in homoerotic relationships in As Canções de António Botto. The body is considered not only as a mass full of organs, but also as an object which evokes an awareness about the cultural conditions and sexualities. We discussed some definitions about body and its relation with the homoerotism, primarily, oriented to its expression in literature. We used the concepts from Goelnner (2003), Louro (2004) to observe the several images of the bodies suggested by the expressions emphasized in the poems, focusing the "young body", the "body virile" and the "tall body", main categories from Botto's lirical subject. In the end of this study, we understand that the homoerotic relationships in As Canções de António Botto are made through the poetic language from the imagery and linguistic expressions that compose the semantic field of homoerotic subjects. Thus, a lyricism considered silenced theretofore - the "homoerotic lyricism". We also note that the poems are led by a emotional speech, made by confessions from his love relationships with people of same sex, maily younger men, which sometimes they assume the function of rentboys, according to Perlongher's (2008) points of view, which love relationships are often limited to a only one meetin, setting as a "pure love", according to Bauman.Universidade Estadual da ParaíbaLiteratura e Estudos InterculturaisBRUEPBMestrado em Literatura e Interculturalidade - MLISilva, Antônio de Pádua Dias daCPF:78852366415http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=N424959Garcia, Paulo César SouzaCPF:40467651515http://lattes.cnpq.br/1020067477583666Souza, Francisca Zuleide Duarte deCPF:11164093487http://lattes.cnpq.br/6581771727878518Andrade, Rosevan Marcolino de2015-09-25T12:19:20Z2012-09-042012-05-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfANDRADE, Rosevan Marcolino de. 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