Proposta didática para o ensino de coordenadas polares: tópicos das disciplinas Cálculo II e Cálculo III

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moura, Maria Lidianny da Silva
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
Texto Completo: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4842
Resumo: A pesquisa de cunho teórico teve como objetivo refletir como construtos teóricos da didática, podem contribuir para um trabalho envolvendo o GeoGebra para o ensino de Coordenadas Polares. Para isso, construímos duas sequências didáticas com auxílio da Teoria das Situações Didáticas e da plataforma GeoGebra, associamos a utilização da plataforma GeoGebra na validação/resolução das sequências propostas e analisamos a efetividade do meio construído para as sequências didáticas. Utilizemos como referencial teórico e metodológico a pesquisa bibliográfica, a Engenharia Didática, a Teoria das Situações Didáticas, o GeoGebra, o Modelo de Plano de Aula NOVA ESCOLA e os Níveis de Atividades do Professor de Margolinas. Dessa forma, podemos perceber que atingimos o objetivo desta pesquisa, quando os resultados mostram caminhos e alternativas de ensino para tópicos em Coordenadas Polares, tendo como aporte a elaboração de duas sequências de ensino, apresentadas como: Plano de Aula 1 e Plano de Aula 2. Diante das construções, percebemos que o professor precisa: tomar decisões diariamente para elaboração e condução das aulas, tendo em vista a realidade de sua sala de aula e sua formação docente, refletir sobre suas aplicações em sala de aula, alterando e adaptando seu plano de aula, caso necessário, pensar no meio didático proposto e no existente, sobre quem são seus alunos, os pré-requisitos que eles trazem e se o meio construído foi suficiente. Portanto, consideramos que a utilização de recursos tecnológicos aliados com teorias de ensino para ensinar conceitos matemáticos no Ensino Superior, pode se mostrar um caminho para diminuir as dificuldades em aprender assuntos que contemplem coordenadas polares.
id UEPB_f76d5039336231c8befe9ecf56e75faf
oai_identifier_str oai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/4842
network_acronym_str UEPB
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
repository_id_str
spelling Proposta didática para o ensino de coordenadas polares: tópicos das disciplinas Cálculo II e Cálculo IIIEnsino da matemáticaCoordenadas polaresEngenharia didáticaCIENCIAS EXATAS E DA TERRAA pesquisa de cunho teórico teve como objetivo refletir como construtos teóricos da didática, podem contribuir para um trabalho envolvendo o GeoGebra para o ensino de Coordenadas Polares. Para isso, construímos duas sequências didáticas com auxílio da Teoria das Situações Didáticas e da plataforma GeoGebra, associamos a utilização da plataforma GeoGebra na validação/resolução das sequências propostas e analisamos a efetividade do meio construído para as sequências didáticas. Utilizemos como referencial teórico e metodológico a pesquisa bibliográfica, a Engenharia Didática, a Teoria das Situações Didáticas, o GeoGebra, o Modelo de Plano de Aula NOVA ESCOLA e os Níveis de Atividades do Professor de Margolinas. Dessa forma, podemos perceber que atingimos o objetivo desta pesquisa, quando os resultados mostram caminhos e alternativas de ensino para tópicos em Coordenadas Polares, tendo como aporte a elaboração de duas sequências de ensino, apresentadas como: Plano de Aula 1 e Plano de Aula 2. Diante das construções, percebemos que o professor precisa: tomar decisões diariamente para elaboração e condução das aulas, tendo em vista a realidade de sua sala de aula e sua formação docente, refletir sobre suas aplicações em sala de aula, alterando e adaptando seu plano de aula, caso necessário, pensar no meio didático proposto e no existente, sobre quem são seus alunos, os pré-requisitos que eles trazem e se o meio construído foi suficiente. Portanto, consideramos que a utilização de recursos tecnológicos aliados com teorias de ensino para ensinar conceitos matemáticos no Ensino Superior, pode se mostrar um caminho para diminuir as dificuldades em aprender assuntos que contemplem coordenadas polares.The theoretical research aimed to reflect on how theoretical didactic constructs can contribute to work involving GeoGebra for teaching Polar Coordinates. To this end, we built two didactic sequences with the help of the Theory of Didactic Situations and the GeoGebra platform, associated the use of the GeoGebra platform in validating/solving the proposed sequences and analyzed the effectiveness of the means constructed for the didactic sequences. Let us use bibliographical research, Didactic Engineering, the Theory of Didactic Situations, GeoGebra, the NOVA ESCOLA Lesson Plan Model and the Margolinas Teacher Activity Levels as a theoretical and methodological reference. In this way, we can see that we have achieved the objective of this research, when the results show teaching paths and alternatives for topics in Polar Coordinates, supported by the development of two teaching sequences, presented as: Lesson Plan 1 and Lesson Plan 2 . In view of the constructions, we realize that the teacher needs to: make decisions daily to prepare and conduct classes, taking into account the reality of their classroom and their teaching training, reflect on their applications in the classroom, changing and adapting their teaching plan class, if necessary, think about the proposed and existing teaching environment, about who your students are, the prerequisites they bring and whether the constructed environment was sufficient. Therefore, we consider that the use of technological resources combined with teaching theories to teach mathematical concepts in Higher Education may prove to be a way to reduce the difficulties in learning subjects that include polar coordinates.Universidade Estadual da ParaíbaPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEMMenezes, Marcus BessaAlmeida, José Joelson Pimentel deAlmeida, Fernando Emilio Leite deMoura, Maria Lidianny da Silva2024-01-04T13:27:39Z2999-12-312023-09-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMOURA, Maria Lidianny da Silva. Proposta didática para o ensino de coordenadas polares: tópicos das disciplinas Cálculo II e Cálculo III. 2023. 129 p. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4842porinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2024-01-04T13:27:57Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/4842Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2024-01-04T13:27:57Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false
dc.title.none.fl_str_mv Proposta didática para o ensino de coordenadas polares: tópicos das disciplinas Cálculo II e Cálculo III
title Proposta didática para o ensino de coordenadas polares: tópicos das disciplinas Cálculo II e Cálculo III
spellingShingle Proposta didática para o ensino de coordenadas polares: tópicos das disciplinas Cálculo II e Cálculo III
Moura, Maria Lidianny da Silva
Ensino da matemática
Coordenadas polares
Engenharia didática
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
title_short Proposta didática para o ensino de coordenadas polares: tópicos das disciplinas Cálculo II e Cálculo III
title_full Proposta didática para o ensino de coordenadas polares: tópicos das disciplinas Cálculo II e Cálculo III
title_fullStr Proposta didática para o ensino de coordenadas polares: tópicos das disciplinas Cálculo II e Cálculo III
title_full_unstemmed Proposta didática para o ensino de coordenadas polares: tópicos das disciplinas Cálculo II e Cálculo III
title_sort Proposta didática para o ensino de coordenadas polares: tópicos das disciplinas Cálculo II e Cálculo III
author Moura, Maria Lidianny da Silva
author_facet Moura, Maria Lidianny da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Menezes, Marcus Bessa
Almeida, José Joelson Pimentel de
Almeida, Fernando Emilio Leite de
dc.contributor.author.fl_str_mv Moura, Maria Lidianny da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino da matemática
Coordenadas polares
Engenharia didática
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
topic Ensino da matemática
Coordenadas polares
Engenharia didática
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
description A pesquisa de cunho teórico teve como objetivo refletir como construtos teóricos da didática, podem contribuir para um trabalho envolvendo o GeoGebra para o ensino de Coordenadas Polares. Para isso, construímos duas sequências didáticas com auxílio da Teoria das Situações Didáticas e da plataforma GeoGebra, associamos a utilização da plataforma GeoGebra na validação/resolução das sequências propostas e analisamos a efetividade do meio construído para as sequências didáticas. Utilizemos como referencial teórico e metodológico a pesquisa bibliográfica, a Engenharia Didática, a Teoria das Situações Didáticas, o GeoGebra, o Modelo de Plano de Aula NOVA ESCOLA e os Níveis de Atividades do Professor de Margolinas. Dessa forma, podemos perceber que atingimos o objetivo desta pesquisa, quando os resultados mostram caminhos e alternativas de ensino para tópicos em Coordenadas Polares, tendo como aporte a elaboração de duas sequências de ensino, apresentadas como: Plano de Aula 1 e Plano de Aula 2. Diante das construções, percebemos que o professor precisa: tomar decisões diariamente para elaboração e condução das aulas, tendo em vista a realidade de sua sala de aula e sua formação docente, refletir sobre suas aplicações em sala de aula, alterando e adaptando seu plano de aula, caso necessário, pensar no meio didático proposto e no existente, sobre quem são seus alunos, os pré-requisitos que eles trazem e se o meio construído foi suficiente. Portanto, consideramos que a utilização de recursos tecnológicos aliados com teorias de ensino para ensinar conceitos matemáticos no Ensino Superior, pode se mostrar um caminho para diminuir as dificuldades em aprender assuntos que contemplem coordenadas polares.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-09-22
2024-01-04T13:27:39Z
2999-12-31
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MOURA, Maria Lidianny da Silva. Proposta didática para o ensino de coordenadas polares: tópicos das disciplinas Cálculo II e Cálculo III. 2023. 129 p. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.
http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4842
identifier_str_mv MOURA, Maria Lidianny da Silva. Proposta didática para o ensino de coordenadas polares: tópicos das disciplinas Cálculo II e Cálculo III. 2023. 129 p. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.
url http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4842
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/embargoedAccess
eu_rights_str_mv embargoedAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Brasil
UEPB
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Brasil
UEPB
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
instname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron:UEPB
instname_str Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron_str UEPB
institution UEPB
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
repository.mail.fl_str_mv bc@uepb.edu.br||
_version_ 1813709232272310272