A Madona de Cedro: um diálogo entre literatura e religião.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
Texto Completo: | http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/2505 |
Resumo: | Análise do romance A Madona de Cedro, de Antonio Callado, numa interpretação hermenêutica que privilegia a interface entre literatura e religião. Essa obra literária está marcada pelo contexto religioso de sua época e pelo diálogo incessante com o universo bíblico. Por isso, nosso foco se centraliza na narrativa, nas tramas, nos personagens, nos discursos e na estrutura cultural e religiosa da sociedade do interior de Minas Gerais nos meados do século XX, espaço privilegiado pela riqueza material e simbólica da arte barroca e dos costumes e doutrinas da Igreja Católica, assim como narrados no texto de Callado. A narrativa comporta variadas alusões às histórias bíblicas, possibilitando leituras intertextuais. O confronto com as variadas vozes dos personagens permite realizar um diálogo interdiscursivo com a Bíblia e a cultura religiosa católica. Sendo assim, esse estudo acaba privilegiando leituras do sagrado, de dogmas, de rituais, do pecado e da remissão. A partir dessas percepções, este estudo busca ainda arcabouços que evidenciem outros romances do mesmo autor com a mesma riqueza simbólica e metafórica do universo da Bíblia. Contempla-se então um levantamento breve das obras Assunção de Salviano e Quarup, numa leitura também intertextual e interdiscursiva. No desfecho da obra A Madona de Cedro, principal foco dessa análise, são perceptíveis as relações com a via crucis da tradição católica, permitindo realizar um confronto por meio da teoria da hipertextualidade de Gerárd Genette e dos efeitos de carnavalização dessa narrativa na percepção de Bakhtin. Dentre as contribuições para essa análise, elencamos as seguintes. Nas considerações sobre os estudos da literatura e religião, atentamo-nos para Magalhães (2008) e (2009) e Brandão da Silva (2004). Na revisão da crítica literária do autor, concentramo-nos em Leite (1982), Martineli (2006), Sandroni (2005) e Silva (2011). Quanto ao construtivo teórico-metodológico, focamo-nos principalmente nas contribuições de Genette (2006), Bakhtin (1993), Maingueneau (1997), Brandão (2004) e Samoyault (2008). |
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A Madona de Cedro: um diálogo entre literatura e religião.Literatura. Religião. Análise literária.CIENCIAS SOCIAIS APLICADASAnálise do romance A Madona de Cedro, de Antonio Callado, numa interpretação hermenêutica que privilegia a interface entre literatura e religião. Essa obra literária está marcada pelo contexto religioso de sua época e pelo diálogo incessante com o universo bíblico. Por isso, nosso foco se centraliza na narrativa, nas tramas, nos personagens, nos discursos e na estrutura cultural e religiosa da sociedade do interior de Minas Gerais nos meados do século XX, espaço privilegiado pela riqueza material e simbólica da arte barroca e dos costumes e doutrinas da Igreja Católica, assim como narrados no texto de Callado. A narrativa comporta variadas alusões às histórias bíblicas, possibilitando leituras intertextuais. O confronto com as variadas vozes dos personagens permite realizar um diálogo interdiscursivo com a Bíblia e a cultura religiosa católica. Sendo assim, esse estudo acaba privilegiando leituras do sagrado, de dogmas, de rituais, do pecado e da remissão. A partir dessas percepções, este estudo busca ainda arcabouços que evidenciem outros romances do mesmo autor com a mesma riqueza simbólica e metafórica do universo da Bíblia. Contempla-se então um levantamento breve das obras Assunção de Salviano e Quarup, numa leitura também intertextual e interdiscursiva. No desfecho da obra A Madona de Cedro, principal foco dessa análise, são perceptíveis as relações com a via crucis da tradição católica, permitindo realizar um confronto por meio da teoria da hipertextualidade de Gerárd Genette e dos efeitos de carnavalização dessa narrativa na percepção de Bakhtin. Dentre as contribuições para essa análise, elencamos as seguintes. Nas considerações sobre os estudos da literatura e religião, atentamo-nos para Magalhães (2008) e (2009) e Brandão da Silva (2004). Na revisão da crítica literária do autor, concentramo-nos em Leite (1982), Martineli (2006), Sandroni (2005) e Silva (2011). Quanto ao construtivo teórico-metodológico, focamo-nos principalmente nas contribuições de Genette (2006), Bakhtin (1993), Maingueneau (1997), Brandão (2004) e Samoyault (2008).Analysis of the novel A Madona de Cedro, by Antonio Callado, a hermeneutic interpretation that favors the interface between literature and religion. This novel is marked by the religious context of his times and the unceasing dialogue with the biblical universe. Therefore, our focus centers on the narrative, on the plot, on the characters, on the discourses and on the cultural and religious structure of society in Minas Gerais in the mid-twentieth century, privileged by material and symbolic wealth of the Baroque art and the customs and doctrines of the Catholic Church, as narrated in the text by Callado. The narrative involves various allusions to biblical stories and allows intertextual readings. The confrontation with the varied voices of the characters allows us to conduct a dialogue with the interdiscursive on the Bible and the Catholic religious culture. Therefore, this study ends up focusing on readings of the sacred, dogmas, rituals, and the remission of sin. From these perceptions, our study also seeks scaffolds that show other novels by the same author with the same symbolic and metaphorical richness of the universe of the Bible. We contemplate then a brief survey of the novel Assunção de Salviano and Quarup, also on an intertextual and interdiscursive reading. In the outcome of the novel A Madona de Cedro, main focus this analysis, we realized the via crucis relations with the Catholic tradition, which allows us to perform a confrontation by the hypertextuality theory by Genette and the effects of carnivalization in this narrative in the perception by Bakhtin. Among the contributions to this analysis, we list the following. In the consideration of the studies of literature and religion, we base at Magalhães (2008) (2009) and Brandão da Silva (2004). In reviewing the author's literary criticism, we focus on Leite (1982), Martineli (2006), Sandroni (2005) and Silva (2011). As to constructive theoretical and methodological, we base mainly on contributions from Genette (2006), Bakhtin (1993), Maingueneau (1997), Brandão (2004) and Samoyault (2008).Universidade Estadual da ParaíbaUniversidade Estadual da ParaíbaCentro de Educação - CEDUCBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade - PPGLIMagalhães, Antonio Carlos de MeloGomes, Geam Karlo2016-09-02T14:23:59Z2013-05-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfGomes, Geam Karlo. A Madona de Cedro: um diálogo entre literatura e religião.. 2013. 113 p. 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