Influências iluministas na proposta de Lacroix para o ensino de Geometria

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Flávia Aparecida Bezerra da
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
Texto Completo: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3227
Resumo: Em toda a história é possível percebermos rastros geométricos deixados nos diferentes períodos atravessados pela humanidade. Das pinturas e artefatos deixados pelos primeiros povos ao conhecimento desenvolvido e formalizado na Antiguidade, que mesmo escondido nos mosteiros medievais, acenou para o desenvolvimento do mundo moderno quando uma nova visão de mundo deu aos iluministas um motivo a mais para evidenciar a importância do conhecimento geométrico. Em uma era de revoluções, onde o cenário é a Europa eos personagens principais são a França, a Inglaterra e a Alemanha, alterações nos diferentes setores da sociedade e ideias misturam-se. Na França, especialmente, influenciaum pedido geral por mudanças que é fortalecido pelas ideias iluministas que fervem a época e, em particular, para o ensino propõem reformas, impossibilitadas pela destruição causada pela Revolução Francesa, aparecem em ações deLacroix, que convidado à reconstrução no período pós-revolucionário transforma em ações as ideias pensadas por iluministas desde muito tempo, destacando a importância da geometria no currículo escolar. Na busca de contribuirmos com as discussões que envolvem o ensino de geometria no campo da Educação Matemática, escrevemos este trabalho que é um estudo bibliográfico que trata das influências iluministas emLacroix. Pautados em uma abordagem histórico-filosófica,buscamos analisar em que medida as ideias iluministas do século XVIII podem ser percebidas na proposta de ensino de geometriaLacroix, em seu Essaissurl'enseignementengénéral, etsurceluidesmathématiquesenparticulier, datado do início do século XIX, na França pós revolucionária.
id UEPB_fb48db426ddaf626aae9e5b2d1d17c6b
oai_identifier_str oai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/3227
network_acronym_str UEPB
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
repository_id_str
spelling Influências iluministas na proposta de Lacroix para o ensino de GeometriaLesinfluenceslumièresdanslaproposition de Lacroixpourl’enseignement de lagéométrieIlluminists influences in the proposal of Lacroix for teaching geometryEnsino de geometriaLacroixRevolução FrancesaIluminismoLacroixFrench RevolutionIlluministsTeaching geometryLacroixRévolutionFrançaiseLumièresEnseignement de la géométrieEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMEm toda a história é possível percebermos rastros geométricos deixados nos diferentes períodos atravessados pela humanidade. Das pinturas e artefatos deixados pelos primeiros povos ao conhecimento desenvolvido e formalizado na Antiguidade, que mesmo escondido nos mosteiros medievais, acenou para o desenvolvimento do mundo moderno quando uma nova visão de mundo deu aos iluministas um motivo a mais para evidenciar a importância do conhecimento geométrico. Em uma era de revoluções, onde o cenário é a Europa eos personagens principais são a França, a Inglaterra e a Alemanha, alterações nos diferentes setores da sociedade e ideias misturam-se. Na França, especialmente, influenciaum pedido geral por mudanças que é fortalecido pelas ideias iluministas que fervem a época e, em particular, para o ensino propõem reformas, impossibilitadas pela destruição causada pela Revolução Francesa, aparecem em ações deLacroix, que convidado à reconstrução no período pós-revolucionário transforma em ações as ideias pensadas por iluministas desde muito tempo, destacando a importância da geometria no currículo escolar. Na busca de contribuirmos com as discussões que envolvem o ensino de geometria no campo da Educação Matemática, escrevemos este trabalho que é um estudo bibliográfico que trata das influências iluministas emLacroix. Pautados em uma abordagem histórico-filosófica,buscamos analisar em que medida as ideias iluministas do século XVIII podem ser percebidas na proposta de ensino de geometriaLacroix, em seu Essaissurl'enseignementengénéral, etsurceluidesmathématiquesenparticulier, datado do início do século XIX, na França pós revolucionária.In all the history it is possible we realisegeometric tracks left in the different periods crossed by the humanity. Since paintings and artifacts left by the first peoples at the knowledge developed and formalised in ancient that even hidden in the monasteries medieval waved to the development of the modern world when a new world vision it has given for the Illuminists one more reason to show the importance of geometric knowledge. In an era of revolutions, where thhe scenario is Europe and, main characters are france, england and germany, changes in the different sectores of society and ideas had been mixed. In France, particularly, influences a general request for changes that is strengthened by ideas illuminists that warmed the times and, in particular, propose reforms for teaching, impossible because of the destruction caused by the French Revolution, arise in actions of Lacroix, that invited to the reconstruction in the post-revolution period it turns ideas illuminists into actions, highlighting the importance of geometry in the school curriculum. With the objective of contributing to the debate about the teaching of geometry in the area of mathematical education, we wrote this research work that is a bibliographic study about the illuminist influences in Lacroix. Organized from an approach historical and philosophical. In which we seek to analyze to what extent the illuminist ideas of the eighteenth century influenced the proposal of geometry teaching of Lacroix In his Essaissurl'enseignement en général, etsurcelui des mathématiques en particulier, dated from the beginning of the XIX century, in France.Danstoutel'histoireil est possiblenoter traces géométriqueslaissésdanslesdifférentespériodes de l'histoire de l'humanité. Des peintureset d'artefactslaissés par les premiers peuples à connaissancesdéveloppé et formalisé de l'antiquité que mêmecachédansmonastèresmédiévales a envoyéunsignalaudéveloppementdu monde moderne a donnéauxLumières une raison de pluspourmontrerl'importancedusavoirgéométrique. Dans une ère de révolutionsoùlescénario est l'Europe et, lespersonnagesprincipauxsontla France, l'Angleterre et L'Allemagne, transformationsdansdifférentssecteurs de lasociété et idées se mélangent. En France, particulièrement, influence une demande général de modificationrenforcépourlesidéesLumièresquiaugmentelatempérature de l'époque et, particulièrement, sontproposéesdes reformes dansledomaine de l'éducation, impossiblesenraisondesdestructionsoccasionnées par larévolutionfrançaise, apparaissentenactions de Lacroixinvitépour à reconstructiondanslapériodesuivante de larévolution transforme lespenséesLumièresenactionsmontrantl'importance de lagéométriedansle curriculum scolaire. Afin de contribuerauxdiscussionsrelatives à l'enseignement de lagéométriedansledomaine de l'éducationmathématiques, nousavonsécritcetexte. Cetexteestuneétudebibliographiquesur les influences Lumièresdansméthodesd'enseignement de Lacroix. Tracé en uneapprochehistoriqueetphilosophique. Nous avons pour objectifanalyserdansquellemesure les principes des Lumières du XVIIIe siècle avaitinflué la proposition d'enseignement de la géométrie de Lacroixdans son Essaissurl'enseignement en général, et surcelui des mathématiques en particulier, daté du XIXe siècle, en France.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Estadual da ParaíbaPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEMAlmeida, José Joelson Pimentel de63284626468http://lattes.cnpq.br/8166150091846962Barbosa, José Lamartine da Costa13145592491http://lattes.cnpq.br/6154502536150355Garnica, Antonio Vicente Marafioti07734293875http://lattes.cnpq.br/5089072868644414Silva, Flávia Aparecida Bezerra da2019-03-21T19:28:31Z2018-08-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSILVA, F. A. B. da. Influências iluministas na proposta de Lacroix para o ensino de Geometria. 2018. 110f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3227porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2019-03-22T04:27:05Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/3227Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2019-03-22T04:27:05Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false
dc.title.none.fl_str_mv Influências iluministas na proposta de Lacroix para o ensino de Geometria
Lesinfluenceslumièresdanslaproposition de Lacroixpourl’enseignement de lagéométrie
Illuminists influences in the proposal of Lacroix for teaching geometry
title Influências iluministas na proposta de Lacroix para o ensino de Geometria
spellingShingle Influências iluministas na proposta de Lacroix para o ensino de Geometria
Silva, Flávia Aparecida Bezerra da
Ensino de geometria
Lacroix
Revolução Francesa
Iluminismo
Lacroix
French Revolution
Illuminists
Teaching geometry
Lacroix
RévolutionFrançaise
Lumières
Enseignement de la géométrie
EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
title_short Influências iluministas na proposta de Lacroix para o ensino de Geometria
title_full Influências iluministas na proposta de Lacroix para o ensino de Geometria
title_fullStr Influências iluministas na proposta de Lacroix para o ensino de Geometria
title_full_unstemmed Influências iluministas na proposta de Lacroix para o ensino de Geometria
title_sort Influências iluministas na proposta de Lacroix para o ensino de Geometria
author Silva, Flávia Aparecida Bezerra da
author_facet Silva, Flávia Aparecida Bezerra da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Almeida, José Joelson Pimentel de
63284626468
http://lattes.cnpq.br/8166150091846962
Barbosa, José Lamartine da Costa
13145592491
http://lattes.cnpq.br/6154502536150355
Garnica, Antonio Vicente Marafioti
07734293875
http://lattes.cnpq.br/5089072868644414
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Flávia Aparecida Bezerra da
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de geometria
Lacroix
Revolução Francesa
Iluminismo
Lacroix
French Revolution
Illuminists
Teaching geometry
Lacroix
RévolutionFrançaise
Lumières
Enseignement de la géométrie
EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
topic Ensino de geometria
Lacroix
Revolução Francesa
Iluminismo
Lacroix
French Revolution
Illuminists
Teaching geometry
Lacroix
RévolutionFrançaise
Lumières
Enseignement de la géométrie
EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
description Em toda a história é possível percebermos rastros geométricos deixados nos diferentes períodos atravessados pela humanidade. Das pinturas e artefatos deixados pelos primeiros povos ao conhecimento desenvolvido e formalizado na Antiguidade, que mesmo escondido nos mosteiros medievais, acenou para o desenvolvimento do mundo moderno quando uma nova visão de mundo deu aos iluministas um motivo a mais para evidenciar a importância do conhecimento geométrico. Em uma era de revoluções, onde o cenário é a Europa eos personagens principais são a França, a Inglaterra e a Alemanha, alterações nos diferentes setores da sociedade e ideias misturam-se. Na França, especialmente, influenciaum pedido geral por mudanças que é fortalecido pelas ideias iluministas que fervem a época e, em particular, para o ensino propõem reformas, impossibilitadas pela destruição causada pela Revolução Francesa, aparecem em ações deLacroix, que convidado à reconstrução no período pós-revolucionário transforma em ações as ideias pensadas por iluministas desde muito tempo, destacando a importância da geometria no currículo escolar. Na busca de contribuirmos com as discussões que envolvem o ensino de geometria no campo da Educação Matemática, escrevemos este trabalho que é um estudo bibliográfico que trata das influências iluministas emLacroix. Pautados em uma abordagem histórico-filosófica,buscamos analisar em que medida as ideias iluministas do século XVIII podem ser percebidas na proposta de ensino de geometriaLacroix, em seu Essaissurl'enseignementengénéral, etsurceluidesmathématiquesenparticulier, datado do início do século XIX, na França pós revolucionária.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-08-01
2019-03-21T19:28:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, F. A. B. da. Influências iluministas na proposta de Lacroix para o ensino de Geometria. 2018. 110f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3227
identifier_str_mv SILVA, F. A. B. da. Influências iluministas na proposta de Lacroix para o ensino de Geometria. 2018. 110f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
url http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3227
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Brasil
UEPB
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Brasil
UEPB
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
instname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron:UEPB
instname_str Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron_str UEPB
institution UEPB
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
repository.mail.fl_str_mv bc@uepb.edu.br||
_version_ 1809458420624916480