O devir lésbico na literatura brasileira: entre a tradição e a ruptura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melo, Carolinne Taveira de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
Texto Completo: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3723
Resumo: A história da lesbianidade foi, durante muito tempo, destituída da sua legimitimidade e marginalizada. Pouco se sabe a respeito de mulheres lésbicas, e isso reverbera nos amplos espaços artísticos. Não poderia ser diferente na Literatura. Nesse contexto, este trabalho se propõe a analisar as representações e figurações da lesbianidade na prosa de ficção brasileira partindo das primeiras narrativas com a presença de personagens lésbicas/com tendências homoeróticas, publicadas no final do século XIX, para em seguida discutir as narrativas de Amora (2015), de Natalia Borges Polesso, de modo a ler, em diálogo, pontos significativos que marcam trajetórias de tradição e ruptura das representações e figurações da lesbianidade na literatura brasileira. Para isso, fez-se um levantamento da presença dessas personagens em seus primórdios na narrativa brasileira, dentre as quais foram selecionados: O Cortiço (1890), Histórias da Gente Alegre (1910) e A Condessa Vésper (1902). Sabendo que a história não é necessariamente linear e apresenta vestígios no presente (BENJAMIN, 1987), lemos o passado da personagem lésbica na literatura brasileira não apenas no intuito de encontrar vestígios de figuras invisibilizadas socialmente, mas para analisar suas configurações e para compreender os pontos de atrito entre as narrativas. Identificamos, num primeiro momento, personagens categoricamente marginalizadas pela maneira subversiva como agem nas narrativas. Por sua vez, encontram formas alternativas de sobressair-se em meio aos entraves sociais e culturais, de modo que elas emergem como potências subjetivas, figurando um devir-lésbico (DELEUZE; GUATTARI, 2012) na literatura brasileira. Enquanto que as personagens de Polesso parecem, por vezes, mais comedidas, são também mais livres em suas ações. Para as discussões acerca de personagens lésbicas, são estudos fundamentais para a construção desta pesquisa: Judith Butler (2019) e suas contribuições dentro do campo de gênero e sexualidades; Monique Wittig (2019), ao problematizar o lugar do sujeito feminino construído socialmente; Maria Rita Kehl (2008), em seu estudo acerca da histeria feminina nos séculos passados. Consideramos, também, os períodos em que cada narrativa está inserida, de modo a não perder de vista as relações das narrativas dos séculos XIX e início do XX com o Naturalismo e o Decadentismo no Brasil. Para tanto, recorremos às discussões de Antonio Candido (1991), Araripe Jr. (2013), Nelson Werneck Sodré (1965) e Silviano Santiago (2004). Quanto às relações de continuidade e ruptura no contexto contemporâneo de representações da lesbianidade, centramo-nos no livro de contos Amora, de Natalia Borges Polesso, que explora inúmeras expressões subjetivas da mulher lésbica. Personagens infantis, jovens e idosas têm suas histórias entrelaçadas em fios afetuosos que permitem enxergar o amor em gestos silenciosos, mas também ensurdecedores, por vezes. Em Amora, destacamos as vivências lésbicas das personagens, a fim de analisar suas potências, representações, ler os seus silêncios e problematizar os seus lugares e formas de ser e viver. Empregamos, para isso, as reflexões de Spinoza (2019) a respeito do afeto e retomamos Deleuze e Guattari (2012) quanto ao ritornelo e aos movimentos de territorialização, desterritorialização e reterritorialização, lendo tais discussões para discorrer a respeito do ritmo da vivência do sentimento amoroso nos relatos analisados. Nesse sentido, nosso olhar para a lesbianidade e para esses textos literários é não-linear e visa a discussão das representações, das figurações, da legitimidade e das subjetividades das personagens lésbicas ou com tendências homoeróticas na literatura brasileira em prosa, nesses pontos selecionados de sua trajetória. Constata-se, nesse percurso, que as fissuras nas ações das personagens as tornam mais complexas do que o senso comum normalmente sugere em relação à mulher lésbica, talvez porque a própria condição de ser mulher implique, frequentemente, uma fissura, na arte, na vida.
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Para isso, fez-se um levantamento da presença dessas personagens em seus primórdios na narrativa brasileira, dentre as quais foram selecionados: O Cortiço (1890), Histórias da Gente Alegre (1910) e A Condessa Vésper (1902). Sabendo que a história não é necessariamente linear e apresenta vestígios no presente (BENJAMIN, 1987), lemos o passado da personagem lésbica na literatura brasileira não apenas no intuito de encontrar vestígios de figuras invisibilizadas socialmente, mas para analisar suas configurações e para compreender os pontos de atrito entre as narrativas. Identificamos, num primeiro momento, personagens categoricamente marginalizadas pela maneira subversiva como agem nas narrativas. Por sua vez, encontram formas alternativas de sobressair-se em meio aos entraves sociais e culturais, de modo que elas emergem como potências subjetivas, figurando um devir-lésbico (DELEUZE; GUATTARI, 2012) na literatura brasileira. Enquanto que as personagens de Polesso parecem, por vezes, mais comedidas, são também mais livres em suas ações. Para as discussões acerca de personagens lésbicas, são estudos fundamentais para a construção desta pesquisa: Judith Butler (2019) e suas contribuições dentro do campo de gênero e sexualidades; Monique Wittig (2019), ao problematizar o lugar do sujeito feminino construído socialmente; Maria Rita Kehl (2008), em seu estudo acerca da histeria feminina nos séculos passados. Consideramos, também, os períodos em que cada narrativa está inserida, de modo a não perder de vista as relações das narrativas dos séculos XIX e início do XX com o Naturalismo e o Decadentismo no Brasil. Para tanto, recorremos às discussões de Antonio Candido (1991), Araripe Jr. (2013), Nelson Werneck Sodré (1965) e Silviano Santiago (2004). Quanto às relações de continuidade e ruptura no contexto contemporâneo de representações da lesbianidade, centramo-nos no livro de contos Amora, de Natalia Borges Polesso, que explora inúmeras expressões subjetivas da mulher lésbica. Personagens infantis, jovens e idosas têm suas histórias entrelaçadas em fios afetuosos que permitem enxergar o amor em gestos silenciosos, mas também ensurdecedores, por vezes. Em Amora, destacamos as vivências lésbicas das personagens, a fim de analisar suas potências, representações, ler os seus silêncios e problematizar os seus lugares e formas de ser e viver. Empregamos, para isso, as reflexões de Spinoza (2019) a respeito do afeto e retomamos Deleuze e Guattari (2012) quanto ao ritornelo e aos movimentos de territorialização, desterritorialização e reterritorialização, lendo tais discussões para discorrer a respeito do ritmo da vivência do sentimento amoroso nos relatos analisados. Nesse sentido, nosso olhar para a lesbianidade e para esses textos literários é não-linear e visa a discussão das representações, das figurações, da legitimidade e das subjetividades das personagens lésbicas ou com tendências homoeróticas na literatura brasileira em prosa, nesses pontos selecionados de sua trajetória. Constata-se, nesse percurso, que as fissuras nas ações das personagens as tornam mais complexas do que o senso comum normalmente sugere em relação à mulher lésbica, talvez porque a própria condição de ser mulher implique, frequentemente, uma fissura, na arte, na vida.The history of lesbianity was, for a long time, devoid of its legitimacy and marginalized. Little is known about lesbian women, and this reverberates in the wide artistic spaces. It couldn't be different in Literature. In this context, this work proposes to analyze the representations and figurations of lesbianity in Brazilian prose fiction starting from the first narratives with the presence of lesbian characters/with homoerotic tendencies, published by the end of the 19th century, and then discuss the narratives of Amora (2015), by Natalia Borges Polesso, in order to read, in dialogue, significant points that mark trajectories of tradition and rupture of representations and figurations of lesbianism in Brazilian literature. In order to do so, an examination of the presence of these characters in their beginnings in the Brazilian narrative was made, among which were selected: O Cortiço (1890), Histórias da Gente Alegre (1910), and A Condessa Vésper (1902). Knowing that the story is not necessarily linear and bestows traces in the present (BENJAMIN, 1987), we read the lesbian character's past in Brazilian literature not only to find traces of socially invisible figures, but to analyze their configurations and to understand the points of friction between the narratives. At first, we identified characters categorically marginalized by the subversive way in which they act in the narratives. In turn, they find fissures, alternative ways to stand out in the midst of social and cultural obstacles, so that they emerge as subjective potencies, figuring a becoming-lesbian (DELEUZE; GUATTARI, 2012) in Brazilian literature. Although Polesso's characters sometimes seem more restrained, they are also more free in their actions. For discussions about lesbian characters, fundamental studies for the construction of this research are: Judith Butler (2019) and her contributions within the field of gender and sexualities; Monique Wittig (2019), when problematizing the place of the socially constructed female subject; Maria Rita Kehl (2008), in her study of female hysteria in past centuries. We also consider the periods in which each of the narrative is inserted, so as not to lose sight of the relationships between the narratives of the 19th and early 20th centuries with Naturalism and Decadentism in Brazil. For that, we resort to discussions by Antonio Candido (1991), Araripe Jr. (2013), Nelson Werneck Sodré (1965), and Silviano Santiago (2004). As for the relations of continuity and rupture in the contemporary context of representations of lesbianity, we focus on the book of short stories Amora, by Natalia Borges Polesso, which explores innumerable expressions subjectivities of lesbian women. Childish characters, young and old, have their stories intertwined in affectionate threads that allow us to see love in silent gestures, but also deafening at times. In Amora, we highlight the lesbian experiences, in order to analyze their potencies, representations, to read their silences and to problematize their places and ways of being and living. For this, we employ Spinoza's (2019) reflections on affection and we return to Deleuze and Guattari (2012) regarding the ritornelo and the movements of territorialization, deterritorialization and reterritorialization, reading such discussions to debate the pace of experiencing the feeling loving in the analyzed reports. In this sense, our look at lesbianity and these literary texts is non-linear and aims to discuss the representations, figurations, legitimacy and subjectivities of lesbian characters or with homoerotic tendencies in Brazilian literature in prose, in these selected points of their trajectory. It is observed, in this path, that the fissures in the actions of the characters make them more complex than common sense usually suggests in relation to the lesbian woman, perhaps because the very condition of being a woman often implies a fissure, in art, in life.CapesUniversidade Estadual da ParaíbaCentro de Educação - CEDUCBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade - PPGLIAlves, Wanderlan da SilvaMelo, Carolinne Taveira de2021-05-13T00:51:06Z2021-03-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMELO, C. T. O devir lésbico na literatura brasileira: entre a tradição e a ruptura. 2021. 154 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade - PPGLI) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3723porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2021-05-13T04:36:16Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/3723Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2021-05-13T04:36:16Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false
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