A rede nacional de formação continuada de professores, o Pró-Letramento e os modos de “formar” os professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Sonia Regina Mendes dos
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Práxis Educativa (Online)
Texto Completo: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/331
Resumo: This article analyses the possibilities for constructing the professional autonomy of the teachers involved in a special program of continuous teacher training called Programa Pró-Letramento, launched by the Ministry of Education in 2006, as a part of the National Network of Continuous Teacher Training of Basic Education Teachers. The research involved interviews carried out with the three main coordinators of the program in the Duque de Caxias City (Rio de Janeiro State). It was possible to conclude that the program investigated has reproduced the pragmatic model of continuous teacher training.   Keywords: Continuous teacher training. Pró-Letramento Program. Teacher autonomy.
id UEPG-26_134e64157fafe796684e976f165ab29a
oai_identifier_str oai:uepg.br:article/331
network_acronym_str UEPG-26
network_name_str Práxis Educativa (Online)
repository_id_str
spelling A rede nacional de formação continuada de professores, o Pró-Letramento e os modos de “formar” os professoresThis article analyses the possibilities for constructing the professional autonomy of the teachers involved in a special program of continuous teacher training called Programa Pró-Letramento, launched by the Ministry of Education in 2006, as a part of the National Network of Continuous Teacher Training of Basic Education Teachers. The research involved interviews carried out with the three main coordinators of the program in the Duque de Caxias City (Rio de Janeiro State). It was possible to conclude that the program investigated has reproduced the pragmatic model of continuous teacher training.   Keywords: Continuous teacher training. Pró-Letramento Program. Teacher autonomy. Neste artigo, são analisadas as possibilidades de construção da autonomia profissional de professores participantes do Programa Pró-Letramento, lançado pelo MEC em 2006, como parte da Rede Nacional de Formação Continuada de Professores da Educação Básica. A pesquisa envolveu a realização de entrevistas com os três principais gestores do Programa no município de Duque de Caxias – RJ. Concluiu-se que é possível identificar, no programa investigado, a permanência de um modelo de formação aplicacionista.   Palavras-chave: Formação continuada. Programa Pró-Letramento. Autonomia docente.Universidade Estadual de Ponta Grossa2009-05-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/33110.5212/PraxEduc.v.3i.2.143148Práxis Educativa; Vol. 3 No. 2 (2008); 143-148Práxis Educativa; Vol. 3 Núm. 2 (2008); 143-148Práxis Educativa; V. 3 N. 2 (2008); 143-148Práxis Educativa; v. 3 n. 2 (2008); 143-1481809-43091809-403110.5212/PraxEduc.v.3i2reponame:Práxis Educativa (Online)instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)instacron:UEPGporhttps://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/331/339Santos, Sonia Regina Mendes dosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-04-02T19:15:09Zoai:uepg.br:article/331Revistahttp://www.revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativaPUBhttps://revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa/oaipraxiseducativa@uepg.br||praxiseducativa@uepg.br1809-43091809-4031opendoar:2020-04-02T19:15:09Práxis Educativa (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)false
dc.title.none.fl_str_mv A rede nacional de formação continuada de professores, o Pró-Letramento e os modos de “formar” os professores
title A rede nacional de formação continuada de professores, o Pró-Letramento e os modos de “formar” os professores
spellingShingle A rede nacional de formação continuada de professores, o Pró-Letramento e os modos de “formar” os professores
Santos, Sonia Regina Mendes dos
title_short A rede nacional de formação continuada de professores, o Pró-Letramento e os modos de “formar” os professores
title_full A rede nacional de formação continuada de professores, o Pró-Letramento e os modos de “formar” os professores
title_fullStr A rede nacional de formação continuada de professores, o Pró-Letramento e os modos de “formar” os professores
title_full_unstemmed A rede nacional de formação continuada de professores, o Pró-Letramento e os modos de “formar” os professores
title_sort A rede nacional de formação continuada de professores, o Pró-Letramento e os modos de “formar” os professores
author Santos, Sonia Regina Mendes dos
author_facet Santos, Sonia Regina Mendes dos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Sonia Regina Mendes dos
description This article analyses the possibilities for constructing the professional autonomy of the teachers involved in a special program of continuous teacher training called Programa Pró-Letramento, launched by the Ministry of Education in 2006, as a part of the National Network of Continuous Teacher Training of Basic Education Teachers. The research involved interviews carried out with the three main coordinators of the program in the Duque de Caxias City (Rio de Janeiro State). It was possible to conclude that the program investigated has reproduced the pragmatic model of continuous teacher training.   Keywords: Continuous teacher training. Pró-Letramento Program. Teacher autonomy.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-05-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/331
10.5212/PraxEduc.v.3i.2.143148
url https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/331
identifier_str_mv 10.5212/PraxEduc.v.3i.2.143148
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/331/339
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Ponta Grossa
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Ponta Grossa
dc.source.none.fl_str_mv Práxis Educativa; Vol. 3 No. 2 (2008); 143-148
Práxis Educativa; Vol. 3 Núm. 2 (2008); 143-148
Práxis Educativa; V. 3 N. 2 (2008); 143-148
Práxis Educativa; v. 3 n. 2 (2008); 143-148
1809-4309
1809-4031
10.5212/PraxEduc.v.3i2
reponame:Práxis Educativa (Online)
instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron:UEPG
instname_str Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron_str UEPG
institution UEPG
reponame_str Práxis Educativa (Online)
collection Práxis Educativa (Online)
repository.name.fl_str_mv Práxis Educativa (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
repository.mail.fl_str_mv praxiseducativa@uepg.br||praxiseducativa@uepg.br
_version_ 1799317611169710080