O imigrante na política educacional brasileira: um sujeito ausente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Dalila Andrade
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Práxis Educativa (Online)
Texto Completo: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/13655
Resumo: O artigo discute o lugar dos imigrantes nas políticas educacionais brasileiras. Busca compreender, com base na legislação que orienta a política migratória e a educação, como os direitos dos imigrantes são (ou não) respeitados. Para tanto, o texto recorre à revisão de literatura sobre o tema, baseando-se em pesquisas realizadas com grupos de estudantes estrangeiros, e se procurou conhecer em que medida o direito à educação desse público tem sido efetivado. O artigo está estruturado em três partes. Na primeira, procurou-se compreender a política migratória brasileira e seu desenvolvimento mais recente; na segunda se buscou discutir a política educacional das últimas duas décadas que, tendo o foco na diversidade, deveria tratar especificamente do estudante estrangeiro; e, por fim, a terceira parte apresenta algumas contribuições como conclusão, em que se constata que o estudante estrangeiro, ou o imigrante, tem sido um sujeito ausente nas políticas educacionais no país.  Palavras-chave: Estudantes imigrantes. Política educacional. Política migratória. Educação inclusiva. Abstract The immigrant in Brazilian education politics: an absent subject The article discusses the place of immigrants in Brazilian education policies. It seeks to understand, based on legislation that guides migration policy and education, how immigrants' rights are (or are not) respected. To do so, it uses the literature review on the subject, based on research conducted with groups of foreign students, sought to know to what extent the right to education of this public has been effective. The article is structured in three parts. In the first one, it was tried to understand the Brazilian migratory policy and its more recent development; in the second, we sought to discuss the educational policy of the last two decades that, focusing on diversity, should specifically address the foreign student; and finally, the third part, which presents some contributions as a conclusion, in which it is found that the foreign student or the immigrant has been a subject absent in the education policies in the country. Keywords: Immigrant students. Education policies. Migration policy. Inclusive education. Resumen El inmigrante en la política educativa brasileña: un sujeto ausente El artículo discute el lugar de los inmigrantes en las políticas educativas brasileñas. Se busca comprender, con base en la legislación que orienta la política migratoria y la educación, como los derechos de los inmigrantes son (o no) respetados. Para ello, se recurre a la revisión de literatura sobre el tema, basándose en investigaciones realizadas con grupos de estudiantes extranjeros, se buscó conocer en qué medida cómo el derecho a la educación de ese público ha sido efectuado. El artículo está estructurado en tres partes. En la primera, se buscó comprender la política migratoria brasileña y su estado actual; en la segunda, se buscó discutir la política educativa de las últimas dos décadas que, teniendo el foco en la diversidad, debería tratar específicamente del estudiante extranjero; y, por último, la tercera parte, que presenta algunas contribuciones como conclusión, en que se constata que el estudiante extranjero, o el inmigrante, ha sido un sujeto ausente en las políticas educativas en el país. Palabras clave: Estudiantes inmigrantes. Políticas educativas. Política migratoria. Educación inclusiva.
id UEPG-26_62cdd8405a41b746793dc6ea9a1b01c1
oai_identifier_str oai:uepg.br:article/13655
network_acronym_str UEPG-26
network_name_str Práxis Educativa (Online)
repository_id_str
spelling O imigrante na política educacional brasileira: um sujeito ausenteEstudantes imigrantesPolítica educacionalPolítica migratóriaEducação inclusivaImmigrant studentsEducation policiesMigration policyInclusive educationEstudiantes inmigrantesPolíticas educativasPolítica migratoriaEducación inclusivaO artigo discute o lugar dos imigrantes nas políticas educacionais brasileiras. Busca compreender, com base na legislação que orienta a política migratória e a educação, como os direitos dos imigrantes são (ou não) respeitados. Para tanto, o texto recorre à revisão de literatura sobre o tema, baseando-se em pesquisas realizadas com grupos de estudantes estrangeiros, e se procurou conhecer em que medida o direito à educação desse público tem sido efetivado. O artigo está estruturado em três partes. Na primeira, procurou-se compreender a política migratória brasileira e seu desenvolvimento mais recente; na segunda se buscou discutir a política educacional das últimas duas décadas que, tendo o foco na diversidade, deveria tratar especificamente do estudante estrangeiro; e, por fim, a terceira parte apresenta algumas contribuições como conclusão, em que se constata que o estudante estrangeiro, ou o imigrante, tem sido um sujeito ausente nas políticas educacionais no país.  Palavras-chave: Estudantes imigrantes. Política educacional. Política migratória. Educação inclusiva. Abstract The immigrant in Brazilian education politics: an absent subject The article discusses the place of immigrants in Brazilian education policies. It seeks to understand, based on legislation that guides migration policy and education, how immigrants' rights are (or are not) respected. To do so, it uses the literature review on the subject, based on research conducted with groups of foreign students, sought to know to what extent the right to education of this public has been effective. The article is structured in three parts. In the first one, it was tried to understand the Brazilian migratory policy and its more recent development; in the second, we sought to discuss the educational policy of the last two decades that, focusing on diversity, should specifically address the foreign student; and finally, the third part, which presents some contributions as a conclusion, in which it is found that the foreign student or the immigrant has been a subject absent in the education policies in the country. Keywords: Immigrant students. Education policies. Migration policy. Inclusive education. Resumen El inmigrante en la política educativa brasileña: un sujeto ausente El artículo discute el lugar de los inmigrantes en las políticas educativas brasileñas. Se busca comprender, con base en la legislación que orienta la política migratoria y la educación, como los derechos de los inmigrantes son (o no) respetados. Para ello, se recurre a la revisión de literatura sobre el tema, basándose en investigaciones realizadas con grupos de estudiantes extranjeros, se buscó conocer en qué medida cómo el derecho a la educación de ese público ha sido efectuado. El artículo está estructurado en tres partes. En la primera, se buscó comprender la política migratoria brasileña y su estado actual; en la segunda, se buscó discutir la política educativa de las últimas dos décadas que, teniendo el foco en la diversidad, debería tratar específicamente del estudiante extranjero; y, por último, la tercera parte, que presenta algunas contribuciones como conclusión, en que se constata que el estudiante extranjero, o el inmigrante, ha sido un sujeto ausente en las políticas educativas en el país. Palabras clave: Estudiantes inmigrantes. Políticas educativas. Política migratoria. Educación inclusiva.Universidade Estadual de Ponta Grossa2019-08-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/xmlhttps://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/1365510.5212/PraxEduc.v.15.13655.004Práxis Educativa; Vol. 15 (2020): Publicação contínua; 1-15Práxis Educativa; Vol. 15 (2020): Publicação contínua; 1-15Práxis Educativa; V. 15 (2020): Publicação contínua; 1-15Práxis Educativa; v. 15 (2020): Publicação contínua; 1-151809-43091809-4031reponame:Práxis Educativa (Online)instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)instacron:UEPGporhttps://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/13655/209209211283https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/13655/209209213256Copyright (c) 2019 Práxis Educativainfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Dalila Andrade2020-04-16T20:04:52Zoai:uepg.br:article/13655Revistahttp://www.revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativaPUBhttps://revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa/oaipraxiseducativa@uepg.br||praxiseducativa@uepg.br1809-43091809-4031opendoar:2020-04-16T20:04:52Práxis Educativa (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)false
dc.title.none.fl_str_mv O imigrante na política educacional brasileira: um sujeito ausente
title O imigrante na política educacional brasileira: um sujeito ausente
spellingShingle O imigrante na política educacional brasileira: um sujeito ausente
Oliveira, Dalila Andrade
Estudantes imigrantes
Política educacional
Política migratória
Educação inclusiva
Immigrant students
Education policies
Migration policy
Inclusive education
Estudiantes inmigrantes
Políticas educativas
Política migratoria
Educación inclusiva
title_short O imigrante na política educacional brasileira: um sujeito ausente
title_full O imigrante na política educacional brasileira: um sujeito ausente
title_fullStr O imigrante na política educacional brasileira: um sujeito ausente
title_full_unstemmed O imigrante na política educacional brasileira: um sujeito ausente
title_sort O imigrante na política educacional brasileira: um sujeito ausente
author Oliveira, Dalila Andrade
author_facet Oliveira, Dalila Andrade
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Dalila Andrade
dc.subject.por.fl_str_mv Estudantes imigrantes
Política educacional
Política migratória
Educação inclusiva
Immigrant students
Education policies
Migration policy
Inclusive education
Estudiantes inmigrantes
Políticas educativas
Política migratoria
Educación inclusiva
topic Estudantes imigrantes
Política educacional
Política migratória
Educação inclusiva
Immigrant students
Education policies
Migration policy
Inclusive education
Estudiantes inmigrantes
Políticas educativas
Política migratoria
Educación inclusiva
description O artigo discute o lugar dos imigrantes nas políticas educacionais brasileiras. Busca compreender, com base na legislação que orienta a política migratória e a educação, como os direitos dos imigrantes são (ou não) respeitados. Para tanto, o texto recorre à revisão de literatura sobre o tema, baseando-se em pesquisas realizadas com grupos de estudantes estrangeiros, e se procurou conhecer em que medida o direito à educação desse público tem sido efetivado. O artigo está estruturado em três partes. Na primeira, procurou-se compreender a política migratória brasileira e seu desenvolvimento mais recente; na segunda se buscou discutir a política educacional das últimas duas décadas que, tendo o foco na diversidade, deveria tratar especificamente do estudante estrangeiro; e, por fim, a terceira parte apresenta algumas contribuições como conclusão, em que se constata que o estudante estrangeiro, ou o imigrante, tem sido um sujeito ausente nas políticas educacionais no país.  Palavras-chave: Estudantes imigrantes. Política educacional. Política migratória. Educação inclusiva. Abstract The immigrant in Brazilian education politics: an absent subject The article discusses the place of immigrants in Brazilian education policies. It seeks to understand, based on legislation that guides migration policy and education, how immigrants' rights are (or are not) respected. To do so, it uses the literature review on the subject, based on research conducted with groups of foreign students, sought to know to what extent the right to education of this public has been effective. The article is structured in three parts. In the first one, it was tried to understand the Brazilian migratory policy and its more recent development; in the second, we sought to discuss the educational policy of the last two decades that, focusing on diversity, should specifically address the foreign student; and finally, the third part, which presents some contributions as a conclusion, in which it is found that the foreign student or the immigrant has been a subject absent in the education policies in the country. Keywords: Immigrant students. Education policies. Migration policy. Inclusive education. Resumen El inmigrante en la política educativa brasileña: un sujeto ausente El artículo discute el lugar de los inmigrantes en las políticas educativas brasileñas. Se busca comprender, con base en la legislación que orienta la política migratoria y la educación, como los derechos de los inmigrantes son (o no) respetados. Para ello, se recurre a la revisión de literatura sobre el tema, basándose en investigaciones realizadas con grupos de estudiantes extranjeros, se buscó conocer en qué medida cómo el derecho a la educación de ese público ha sido efectuado. El artículo está estructurado en tres partes. En la primera, se buscó comprender la política migratoria brasileña y su estado actual; en la segunda, se buscó discutir la política educativa de las últimas dos décadas que, teniendo el foco en la diversidad, debería tratar específicamente del estudiante extranjero; y, por último, la tercera parte, que presenta algunas contribuciones como conclusión, en que se constata que el estudiante extranjero, o el inmigrante, ha sido un sujeto ausente en las políticas educativas en el país. Palabras clave: Estudiantes inmigrantes. Políticas educativas. Política migratoria. Educación inclusiva.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-08-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/13655
10.5212/PraxEduc.v.15.13655.004
url https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/13655
identifier_str_mv 10.5212/PraxEduc.v.15.13655.004
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/13655/209209211283
https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/13655/209209213256
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Práxis Educativa
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Práxis Educativa
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Ponta Grossa
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Ponta Grossa
dc.source.none.fl_str_mv Práxis Educativa; Vol. 15 (2020): Publicação contínua; 1-15
Práxis Educativa; Vol. 15 (2020): Publicação contínua; 1-15
Práxis Educativa; V. 15 (2020): Publicação contínua; 1-15
Práxis Educativa; v. 15 (2020): Publicação contínua; 1-15
1809-4309
1809-4031
reponame:Práxis Educativa (Online)
instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron:UEPG
instname_str Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron_str UEPG
institution UEPG
reponame_str Práxis Educativa (Online)
collection Práxis Educativa (Online)
repository.name.fl_str_mv Práxis Educativa (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
repository.mail.fl_str_mv praxiseducativa@uepg.br||praxiseducativa@uepg.br
_version_ 1799317613905444864