Do #ForaDilma ao #ForaTemer – as duas faces antagônicas de Jano
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pauta Geral (Ponta Grossa) |
Texto Completo: | https://revistas.uepg.br/index.php/pauta/article/view/9296 |
Resumo: | O Twitter é uma rede de mensagens curtas, criada em 2006, que permite aos seus usuários escrever mensagens de 140 caracteres. Estudos recentes apontam que esta ferramenta vem sendo utilizada como um instrumento de mobilização política. Neste ponto, o objetivo deste trabalho é aferir de que forma o Twitter está sendo utilizado como uma ferramenta de mobilização contra os governos Dilma Rousseff (PT) e Michel Temer (PMDB). Utiliza-se a ferramenta Hashtagify <Hashtagify.me> para a coleta de dados no período de 12 de maio até 7 de julho de 2016, o que permitiu estudar o padrão de distribuição das hashtags. Dois resultados merecem destaque: (I) as contas de Twitter “anti Dilma” são formadas, sobretudo por meios de comunicação de massa; (II) Somados, os seguidores das contas anti Dilma representam seis vezes mais que os seguidores das contas anti Temer. |
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Do #ForaDilma ao #ForaTemer – as duas faces antagônicas de JanoImpeachmentOpinião públicaTwitterO uso do Twitter como ferramenta de mobilização políticaO Twitter é uma rede de mensagens curtas, criada em 2006, que permite aos seus usuários escrever mensagens de 140 caracteres. Estudos recentes apontam que esta ferramenta vem sendo utilizada como um instrumento de mobilização política. Neste ponto, o objetivo deste trabalho é aferir de que forma o Twitter está sendo utilizado como uma ferramenta de mobilização contra os governos Dilma Rousseff (PT) e Michel Temer (PMDB). Utiliza-se a ferramenta Hashtagify <Hashtagify.me> para a coleta de dados no período de 12 de maio até 7 de julho de 2016, o que permitiu estudar o padrão de distribuição das hashtags. Dois resultados merecem destaque: (I) as contas de Twitter “anti Dilma” são formadas, sobretudo por meios de comunicação de massa; (II) Somados, os seguidores das contas anti Dilma representam seis vezes mais que os seguidores das contas anti Temer.Universidade Estadual de Ponta Grossa2016-11-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uepg.br/index.php/pauta/article/view/9296Pauta Geral - Journalism Studies; Vol. 3 No. 2 (2016): Pauta Geral - Estudos em Jornalismo; 66-82Pauta Geral - Estudos em Jornalismo; v. 3 n. 2 (2016): Pauta Geral - Estudos em Jornalismo; 66-822318-857Xreponame:Pauta Geral (Ponta Grossa)instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)instacron:UEPGporhttps://revistas.uepg.br/index.php/pauta/article/view/9296/5387Copyright (c) 2017 Pauta Geral - Estudos em Jornalismoinfo:eu-repo/semantics/openAccessBernardes de Moraes, Thiago PerezSantos, Romer Mottinha2016-12-13T21:15:32Zoai:uepg.br:article/9296Revistahttps://revistas2.uepg.br/index.php/pauta/PUBhttps://revistas2.uepg.br/index.php/pauta/oaipmrocha@uepg.br||pautageral@uepg.br2318-857X2318-857Xopendoar:2024-05-17T13:17:24.827367Pauta Geral (Ponta Grossa) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)false |
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