Alienígenas na Escola: Corpos que Escapam ao Processo de Re/Produção dos Gêneros Imutáveis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira Júnior, Isaias Batista de
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Furlan, Marta Regina, Maio, Eliane Rose
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Latino-americana de Geografia e Gênero
Texto Completo: https://revistas.uepg.br/index.php/rlagg/article/view/8771
Resumo: Este estudo tem como objetivo evidenciar o processo de (re)produção das identidades e das diferenças para as pessoas Trans – Travestis, Transexuais e Transgêneros e as barreiras que enfrentam para terem direitos básicos atendidos no cotidiano escolar. Buscando respaldo na Teoria dos Estudos Culturais, apresentamos os dados de uma pesquisa, que envolveu 37 educadores de 13 municípios do norte do Paraná, realizada para a obtenção do título de Mestre em Educação. Concluímos que a adoção de estratégias que discutam a identidade/violência de gênero, transfobia e manifestações das sexualidades devem fazer parte do cotidiano escolar, de forma a envolver todos os seus agentes no combate à violência imputada a Estudantes Trans – E.T., promovendo a cultura do respeito para com as diferenças.
id UEPG-28_1da3f91f848e7801314c834142d42aeb
oai_identifier_str oai:uepg.br:article/8771
network_acronym_str UEPG-28
network_name_str Revista Latino-americana de Geografia e Gênero
repository_id_str
spelling Alienígenas na Escola: Corpos que Escapam ao Processo de Re/Produção dos Gêneros ImutáveisIdentidadesDiferençasGêneroEscolaEstudantes Trans.Este estudo tem como objetivo evidenciar o processo de (re)produção das identidades e das diferenças para as pessoas Trans – Travestis, Transexuais e Transgêneros e as barreiras que enfrentam para terem direitos básicos atendidos no cotidiano escolar. Buscando respaldo na Teoria dos Estudos Culturais, apresentamos os dados de uma pesquisa, que envolveu 37 educadores de 13 municípios do norte do Paraná, realizada para a obtenção do título de Mestre em Educação. Concluímos que a adoção de estratégias que discutam a identidade/violência de gênero, transfobia e manifestações das sexualidades devem fazer parte do cotidiano escolar, de forma a envolver todos os seus agentes no combate à violência imputada a Estudantes Trans – E.T., promovendo a cultura do respeito para com as diferenças.Revista Latino-Americana de Geografia e Gênero2017-07-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uepg.br/index.php/rlagg/article/view/877110.5212/Rlagg.v.8.i1.0021Revista Latino-Americana de Geografia e Gênero; v. 8 n. 1 (2017); 385-4052177-2886reponame:Revista Latino-americana de Geografia e Gêneroinstname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)instacron:UEPGporhttps://revistas.uepg.br/index.php/rlagg/article/view/8771/pdf16Copyright (c) 2017 Revista Latino-Americana de Geografia e Gêneroinfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira Júnior, Isaias Batista deFurlan, Marta ReginaMaio, Eliane Rose2018-02-27T16:26:18Zoai:uepg.br:article/8771Revistahttps://revistas2.uepg.br/index.php/rlaggPUBhttps://revistas2.uepg.br/index.php/rlagg/oai||joseli.genero@gmail.com2177-28862177-2886opendoar:2018-02-27T16:26:18Revista Latino-americana de Geografia e Gênero - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)false
dc.title.none.fl_str_mv Alienígenas na Escola: Corpos que Escapam ao Processo de Re/Produção dos Gêneros Imutáveis
title Alienígenas na Escola: Corpos que Escapam ao Processo de Re/Produção dos Gêneros Imutáveis
spellingShingle Alienígenas na Escola: Corpos que Escapam ao Processo de Re/Produção dos Gêneros Imutáveis
Oliveira Júnior, Isaias Batista de
Identidades
Diferenças
Gênero
Escola
Estudantes Trans.
title_short Alienígenas na Escola: Corpos que Escapam ao Processo de Re/Produção dos Gêneros Imutáveis
title_full Alienígenas na Escola: Corpos que Escapam ao Processo de Re/Produção dos Gêneros Imutáveis
title_fullStr Alienígenas na Escola: Corpos que Escapam ao Processo de Re/Produção dos Gêneros Imutáveis
title_full_unstemmed Alienígenas na Escola: Corpos que Escapam ao Processo de Re/Produção dos Gêneros Imutáveis
title_sort Alienígenas na Escola: Corpos que Escapam ao Processo de Re/Produção dos Gêneros Imutáveis
author Oliveira Júnior, Isaias Batista de
author_facet Oliveira Júnior, Isaias Batista de
Furlan, Marta Regina
Maio, Eliane Rose
author_role author
author2 Furlan, Marta Regina
Maio, Eliane Rose
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira Júnior, Isaias Batista de
Furlan, Marta Regina
Maio, Eliane Rose
dc.subject.por.fl_str_mv Identidades
Diferenças
Gênero
Escola
Estudantes Trans.
topic Identidades
Diferenças
Gênero
Escola
Estudantes Trans.
description Este estudo tem como objetivo evidenciar o processo de (re)produção das identidades e das diferenças para as pessoas Trans – Travestis, Transexuais e Transgêneros e as barreiras que enfrentam para terem direitos básicos atendidos no cotidiano escolar. Buscando respaldo na Teoria dos Estudos Culturais, apresentamos os dados de uma pesquisa, que envolveu 37 educadores de 13 municípios do norte do Paraná, realizada para a obtenção do título de Mestre em Educação. Concluímos que a adoção de estratégias que discutam a identidade/violência de gênero, transfobia e manifestações das sexualidades devem fazer parte do cotidiano escolar, de forma a envolver todos os seus agentes no combate à violência imputada a Estudantes Trans – E.T., promovendo a cultura do respeito para com as diferenças.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-07-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/rlagg/article/view/8771
10.5212/Rlagg.v.8.i1.0021
url https://revistas.uepg.br/index.php/rlagg/article/view/8771
identifier_str_mv 10.5212/Rlagg.v.8.i1.0021
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/rlagg/article/view/8771/pdf16
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Latino-Americana de Geografia e Gênero
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Latino-Americana de Geografia e Gênero
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Geografia e Gênero
publisher.none.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Geografia e Gênero
dc.source.none.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Geografia e Gênero; v. 8 n. 1 (2017); 385-405
2177-2886
reponame:Revista Latino-americana de Geografia e Gênero
instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron:UEPG
instname_str Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron_str UEPG
institution UEPG
reponame_str Revista Latino-americana de Geografia e Gênero
collection Revista Latino-americana de Geografia e Gênero
repository.name.fl_str_mv Revista Latino-americana de Geografia e Gênero - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
repository.mail.fl_str_mv ||joseli.genero@gmail.com
_version_ 1799317643155472384