Alienígenas na Escola: Corpos que Escapam ao Processo de Re/Produção dos Gêneros Imutáveis
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Latino-americana de Geografia e Gênero |
Texto Completo: | https://revistas.uepg.br/index.php/rlagg/article/view/8771 |
Resumo: | Este estudo tem como objetivo evidenciar o processo de (re)produção das identidades e das diferenças para as pessoas Trans – Travestis, Transexuais e Transgêneros e as barreiras que enfrentam para terem direitos básicos atendidos no cotidiano escolar. Buscando respaldo na Teoria dos Estudos Culturais, apresentamos os dados de uma pesquisa, que envolveu 37 educadores de 13 municípios do norte do Paraná, realizada para a obtenção do título de Mestre em Educação. Concluímos que a adoção de estratégias que discutam a identidade/violência de gênero, transfobia e manifestações das sexualidades devem fazer parte do cotidiano escolar, de forma a envolver todos os seus agentes no combate à violência imputada a Estudantes Trans – E.T., promovendo a cultura do respeito para com as diferenças. |
id |
UEPG-28_1da3f91f848e7801314c834142d42aeb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:uepg.br:article/8771 |
network_acronym_str |
UEPG-28 |
network_name_str |
Revista Latino-americana de Geografia e Gênero |
repository_id_str |
|
spelling |
Alienígenas na Escola: Corpos que Escapam ao Processo de Re/Produção dos Gêneros ImutáveisIdentidadesDiferençasGêneroEscolaEstudantes Trans.Este estudo tem como objetivo evidenciar o processo de (re)produção das identidades e das diferenças para as pessoas Trans – Travestis, Transexuais e Transgêneros e as barreiras que enfrentam para terem direitos básicos atendidos no cotidiano escolar. Buscando respaldo na Teoria dos Estudos Culturais, apresentamos os dados de uma pesquisa, que envolveu 37 educadores de 13 municípios do norte do Paraná, realizada para a obtenção do título de Mestre em Educação. Concluímos que a adoção de estratégias que discutam a identidade/violência de gênero, transfobia e manifestações das sexualidades devem fazer parte do cotidiano escolar, de forma a envolver todos os seus agentes no combate à violência imputada a Estudantes Trans – E.T., promovendo a cultura do respeito para com as diferenças.Revista Latino-Americana de Geografia e Gênero2017-07-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uepg.br/index.php/rlagg/article/view/877110.5212/Rlagg.v.8.i1.0021Revista Latino-Americana de Geografia e Gênero; v. 8 n. 1 (2017); 385-4052177-2886reponame:Revista Latino-americana de Geografia e Gêneroinstname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)instacron:UEPGporhttps://revistas.uepg.br/index.php/rlagg/article/view/8771/pdf16Copyright (c) 2017 Revista Latino-Americana de Geografia e Gêneroinfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira Júnior, Isaias Batista deFurlan, Marta ReginaMaio, Eliane Rose2018-02-27T16:26:18Zoai:uepg.br:article/8771Revistahttps://revistas2.uepg.br/index.php/rlaggPUBhttps://revistas2.uepg.br/index.php/rlagg/oai||joseli.genero@gmail.com2177-28862177-2886opendoar:2018-02-27T16:26:18Revista Latino-americana de Geografia e Gênero - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Alienígenas na Escola: Corpos que Escapam ao Processo de Re/Produção dos Gêneros Imutáveis |
title |
Alienígenas na Escola: Corpos que Escapam ao Processo de Re/Produção dos Gêneros Imutáveis |
spellingShingle |
Alienígenas na Escola: Corpos que Escapam ao Processo de Re/Produção dos Gêneros Imutáveis Oliveira Júnior, Isaias Batista de Identidades Diferenças Gênero Escola Estudantes Trans. |
title_short |
Alienígenas na Escola: Corpos que Escapam ao Processo de Re/Produção dos Gêneros Imutáveis |
title_full |
Alienígenas na Escola: Corpos que Escapam ao Processo de Re/Produção dos Gêneros Imutáveis |
title_fullStr |
Alienígenas na Escola: Corpos que Escapam ao Processo de Re/Produção dos Gêneros Imutáveis |
title_full_unstemmed |
Alienígenas na Escola: Corpos que Escapam ao Processo de Re/Produção dos Gêneros Imutáveis |
title_sort |
Alienígenas na Escola: Corpos que Escapam ao Processo de Re/Produção dos Gêneros Imutáveis |
author |
Oliveira Júnior, Isaias Batista de |
author_facet |
Oliveira Júnior, Isaias Batista de Furlan, Marta Regina Maio, Eliane Rose |
author_role |
author |
author2 |
Furlan, Marta Regina Maio, Eliane Rose |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira Júnior, Isaias Batista de Furlan, Marta Regina Maio, Eliane Rose |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Identidades Diferenças Gênero Escola Estudantes Trans. |
topic |
Identidades Diferenças Gênero Escola Estudantes Trans. |
description |
Este estudo tem como objetivo evidenciar o processo de (re)produção das identidades e das diferenças para as pessoas Trans – Travestis, Transexuais e Transgêneros e as barreiras que enfrentam para terem direitos básicos atendidos no cotidiano escolar. Buscando respaldo na Teoria dos Estudos Culturais, apresentamos os dados de uma pesquisa, que envolveu 37 educadores de 13 municípios do norte do Paraná, realizada para a obtenção do título de Mestre em Educação. Concluímos que a adoção de estratégias que discutam a identidade/violência de gênero, transfobia e manifestações das sexualidades devem fazer parte do cotidiano escolar, de forma a envolver todos os seus agentes no combate à violência imputada a Estudantes Trans – E.T., promovendo a cultura do respeito para com as diferenças. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-07-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.uepg.br/index.php/rlagg/article/view/8771 10.5212/Rlagg.v.8.i1.0021 |
url |
https://revistas.uepg.br/index.php/rlagg/article/view/8771 |
identifier_str_mv |
10.5212/Rlagg.v.8.i1.0021 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.uepg.br/index.php/rlagg/article/view/8771/pdf16 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Latino-Americana de Geografia e Gênero info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Latino-Americana de Geografia e Gênero |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Latino-Americana de Geografia e Gênero |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Latino-Americana de Geografia e Gênero |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Latino-Americana de Geografia e Gênero; v. 8 n. 1 (2017); 385-405 2177-2886 reponame:Revista Latino-americana de Geografia e Gênero instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) instacron:UEPG |
instname_str |
Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) |
instacron_str |
UEPG |
institution |
UEPG |
reponame_str |
Revista Latino-americana de Geografia e Gênero |
collection |
Revista Latino-americana de Geografia e Gênero |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Latino-americana de Geografia e Gênero - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||joseli.genero@gmail.com |
_version_ |
1799317643155472384 |