As relações e os atravessamentos das questões de gênero no ensino: uma análise da Revista Latino-Americana de Geografia e Gênero
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Latino-americana de Geografia e Gênero |
Texto Completo: | https://revistas.uepg.br/index.php/rlagg/article/view/15230 |
Resumo: | The present work has as its central purpose to investigate the gender category and its approach in the Latin American Journal of Geography and Gender, aiming to analyze the scientific productions of this journal between 2010 and 2019. It adopts a qualitative approach, and the documentary and bibliographic research as its methodology. The selection of papers resulted in a total of twelve articles, which were evaluated and distributed in the categories of Education and Geography Teaching. From the analyses, it was concluded that it is indispensable to work with the theme of gender within geography studies. The social essay of these studies allows students to understand the different forms of local empowerment by different social groups.Keywords: Gender; Education; Geography teaching; Feminist Studies; Feminist Geographies. |
id |
UEPG-28_21698e2ae4adc0a50e408a7e462a7ed9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:uepg.br:article/15230 |
network_acronym_str |
UEPG-28 |
network_name_str |
Revista Latino-americana de Geografia e Gênero |
repository_id_str |
|
spelling |
As relações e os atravessamentos das questões de gênero no ensino: uma análise da Revista Latino-Americana de Geografia e GêneroThe present work has as its central purpose to investigate the gender category and its approach in the Latin American Journal of Geography and Gender, aiming to analyze the scientific productions of this journal between 2010 and 2019. It adopts a qualitative approach, and the documentary and bibliographic research as its methodology. The selection of papers resulted in a total of twelve articles, which were evaluated and distributed in the categories of Education and Geography Teaching. From the analyses, it was concluded that it is indispensable to work with the theme of gender within geography studies. The social essay of these studies allows students to understand the different forms of local empowerment by different social groups.Keywords: Gender; Education; Geography teaching; Feminist Studies; Feminist Geographies.El presente trabajo posee, como tema central, investigar la categoría de género y su enfoque en la Revista Latinoamericana de Geografía y Género, teniendo como objetivo analizar las producciones científicas del periódico, entre los años 2010 y 2019. Se caracteriza por un enfoque cualitativo, teniendo como metodología la búsqueda documental y bibliográfica. La selección de trabajos resultó en un total de doce artículos, que fueron divididos y evaluados en las categorías de Educación y Enseñanza de Geografía. A partir de los análisis se concluyó que es indispensable trabajar la temática de género dentro de la geografía. El ensayo social de esos estudios permite que los estudiantes comprendan las diferentes formas de empoderamiento de lo local por parte de los diferentes grupos sociales.Palabras-Clave: Género; Educación; Enseñanza de Geografía; Estudios Feministas;Geografías Feministas.O presente trabalho possui, como tema central, investigar a categoria de gênero e a sua abordagem na Revista Latinoamericana de Geografia e Gênero, tendo como objetivo analisar as produções científicas do periódico, entre os anos de 2010 e 2019. Caracterizase por uma abordagem qualitativa, tendo como metodologia a pesquisa documental e bibliográfica. A seleção de trabalhos resultou num total de doze artigos, que foram divididos e apreciados nas categorias de Educação e Ensino de Geografia. A partir das análises foi concluído que é indispensável trabalhar a temática de gênero dentro da geografia. O ensaio social desses estudos permite que os/as estudantes compreendam as diferentes formas de empoderamento do local por parte dos diferentes grupos sociais.Palavras-Chave: Gênero; Educação; Ensino de Geografia; Estudos Feministas; GeografiasFeministas.Revista Latino-Americana de Geografia e Gênero2020-09-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uepg.br/index.php/rlagg/article/view/1523010.5212/Rlagg.v.11.i1.0014Revista Latino-Americana de Geografia e Gênero; v. 11 n. 1 (2020); 262-2852177-2886reponame:Revista Latino-americana de Geografia e Gêneroinstname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)instacron:UEPGporhttps://revistas.uepg.br/index.php/rlagg/article/view/15230/209209213612Copyright (c) 2020 Revista Latino-Americana de Geografia e Gêneroinfo:eu-repo/semantics/openAccessFraga, AmábiliElisabete Militz Wypyczynski Martins, Rosa2021-03-09T22:48:08Zoai:uepg.br:article/15230Revistahttps://revistas2.uepg.br/index.php/rlaggPUBhttps://revistas2.uepg.br/index.php/rlagg/oai||joseli.genero@gmail.com2177-28862177-2886opendoar:2021-03-09T22:48:08Revista Latino-americana de Geografia e Gênero - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As relações e os atravessamentos das questões de gênero no ensino: uma análise da Revista Latino-Americana de Geografia e Gênero |
title |
As relações e os atravessamentos das questões de gênero no ensino: uma análise da Revista Latino-Americana de Geografia e Gênero |
spellingShingle |
As relações e os atravessamentos das questões de gênero no ensino: uma análise da Revista Latino-Americana de Geografia e Gênero Fraga, Amábili |
title_short |
As relações e os atravessamentos das questões de gênero no ensino: uma análise da Revista Latino-Americana de Geografia e Gênero |
title_full |
As relações e os atravessamentos das questões de gênero no ensino: uma análise da Revista Latino-Americana de Geografia e Gênero |
title_fullStr |
As relações e os atravessamentos das questões de gênero no ensino: uma análise da Revista Latino-Americana de Geografia e Gênero |
title_full_unstemmed |
As relações e os atravessamentos das questões de gênero no ensino: uma análise da Revista Latino-Americana de Geografia e Gênero |
title_sort |
As relações e os atravessamentos das questões de gênero no ensino: uma análise da Revista Latino-Americana de Geografia e Gênero |
author |
Fraga, Amábili |
author_facet |
Fraga, Amábili Elisabete Militz Wypyczynski Martins, Rosa |
author_role |
author |
author2 |
Elisabete Militz Wypyczynski Martins, Rosa |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fraga, Amábili Elisabete Militz Wypyczynski Martins, Rosa |
description |
The present work has as its central purpose to investigate the gender category and its approach in the Latin American Journal of Geography and Gender, aiming to analyze the scientific productions of this journal between 2010 and 2019. It adopts a qualitative approach, and the documentary and bibliographic research as its methodology. The selection of papers resulted in a total of twelve articles, which were evaluated and distributed in the categories of Education and Geography Teaching. From the analyses, it was concluded that it is indispensable to work with the theme of gender within geography studies. The social essay of these studies allows students to understand the different forms of local empowerment by different social groups.Keywords: Gender; Education; Geography teaching; Feminist Studies; Feminist Geographies. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-09-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.uepg.br/index.php/rlagg/article/view/15230 10.5212/Rlagg.v.11.i1.0014 |
url |
https://revistas.uepg.br/index.php/rlagg/article/view/15230 |
identifier_str_mv |
10.5212/Rlagg.v.11.i1.0014 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.uepg.br/index.php/rlagg/article/view/15230/209209213612 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Latino-Americana de Geografia e Gênero info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Latino-Americana de Geografia e Gênero |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Latino-Americana de Geografia e Gênero |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Latino-Americana de Geografia e Gênero |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Latino-Americana de Geografia e Gênero; v. 11 n. 1 (2020); 262-285 2177-2886 reponame:Revista Latino-americana de Geografia e Gênero instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) instacron:UEPG |
instname_str |
Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) |
instacron_str |
UEPG |
institution |
UEPG |
reponame_str |
Revista Latino-americana de Geografia e Gênero |
collection |
Revista Latino-americana de Geografia e Gênero |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Latino-americana de Geografia e Gênero - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||joseli.genero@gmail.com |
_version_ |
1799317644052004864 |