As relações e os atravessamentos das questões de gênero no ensino: uma análise da Revista Latino-Americana de Geografia e Gênero

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fraga, Amábili
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Elisabete Militz Wypyczynski Martins, Rosa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Latino-americana de Geografia e Gênero
Texto Completo: https://revistas.uepg.br/index.php/rlagg/article/view/15230
Resumo: The present work has as its central purpose to investigate the gender category and its approach in the Latin American Journal of Geography and Gender, aiming to analyze the scientific productions of this journal between 2010 and 2019. It adopts a qualitative approach, and the documentary and bibliographic research as its methodology. The selection of papers resulted in a total of twelve articles, which were evaluated and distributed in the categories of Education and Geography Teaching. From the analyses, it was concluded that it is indispensable to work with the theme of gender within geography studies. The social essay of these studies allows students to understand the different forms of local empowerment by different social groups.Keywords: Gender; Education; Geography teaching; Feminist Studies; Feminist Geographies.
id UEPG-28_21698e2ae4adc0a50e408a7e462a7ed9
oai_identifier_str oai:uepg.br:article/15230
network_acronym_str UEPG-28
network_name_str Revista Latino-americana de Geografia e Gênero
repository_id_str
spelling As relações e os atravessamentos das questões de gênero no ensino: uma análise da Revista Latino-Americana de Geografia e GêneroThe present work has as its central purpose to investigate the gender category and its approach in the Latin American Journal of Geography and Gender, aiming to analyze the scientific productions of this journal between 2010 and 2019. It adopts a qualitative approach, and the documentary and bibliographic research as its methodology. The selection of papers resulted in a total of twelve articles, which were evaluated and distributed in the categories of Education and Geography Teaching. From the analyses, it was concluded that it is indispensable to work with the theme of gender within geography studies. The social essay of these studies allows students to understand the different forms of local empowerment by different social groups.Keywords: Gender; Education; Geography teaching; Feminist Studies; Feminist Geographies.El presente trabajo posee, como tema central, investigar la categoría de género y su enfoque en la Revista Latino­americana de Geografía y Género, teniendo como objetivo analizar las producciones científicas del periódico, entre los años 2010 y 2019. Se caracteriza por un enfoque cualitativo, teniendo como metodología la búsqueda documental y bibliográfica. La selección de trabajos resultó en un total de doce artículos, que fueron divididos y evaluados en las categorías de Educación y Enseñanza de Geografía. A partir de los análisis se concluyó que es indispensable trabajar la temática de género dentro de la geografía. El ensayo social de esos estudios permite que los estudiantes comprendan las diferentes formas de empoderamiento de lo local por parte de los diferentes grupos sociales.Palabras-­Clave: Género; Educación; Enseñanza de Geografía; Estudios Feministas;Geografías Feministas.O presente trabalho possui, como tema central, investigar a categoria de gênero e a sua abordagem na Revista Latino­americana de Geografia e Gênero, tendo como objetivo analisar as produções científicas do periódico, entre os anos de 2010 e 2019. Caracteriza­se por uma abordagem qualitativa, tendo como metodologia a pesquisa documental e bibliográfica. A seleção de trabalhos resultou num total de doze artigos, que foram divididos e apreciados nas categorias de Educação e Ensino de Geografia. A partir das análises foi concluído que é indispensável trabalhar a temática de gênero dentro da geografia. O ensaio social desses estudos permite que os/as estudantes compreendam as diferentes formas de empoderamento do local por parte dos diferentes grupos sociais.Palavras-­Chave: Gênero; Educação; Ensino de Geografia; Estudos Feministas; GeografiasFeministas.Revista Latino-Americana de Geografia e Gênero2020-09-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uepg.br/index.php/rlagg/article/view/1523010.5212/Rlagg.v.11.i1.0014Revista Latino-Americana de Geografia e Gênero; v. 11 n. 1 (2020); 262-2852177-2886reponame:Revista Latino-americana de Geografia e Gêneroinstname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)instacron:UEPGporhttps://revistas.uepg.br/index.php/rlagg/article/view/15230/209209213612Copyright (c) 2020 Revista Latino-Americana de Geografia e Gêneroinfo:eu-repo/semantics/openAccessFraga, AmábiliElisabete Militz Wypyczynski Martins, Rosa2021-03-09T22:48:08Zoai:uepg.br:article/15230Revistahttps://revistas2.uepg.br/index.php/rlaggPUBhttps://revistas2.uepg.br/index.php/rlagg/oai||joseli.genero@gmail.com2177-28862177-2886opendoar:2021-03-09T22:48:08Revista Latino-americana de Geografia e Gênero - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)false
dc.title.none.fl_str_mv As relações e os atravessamentos das questões de gênero no ensino: uma análise da Revista Latino-Americana de Geografia e Gênero
title As relações e os atravessamentos das questões de gênero no ensino: uma análise da Revista Latino-Americana de Geografia e Gênero
spellingShingle As relações e os atravessamentos das questões de gênero no ensino: uma análise da Revista Latino-Americana de Geografia e Gênero
Fraga, Amábili
title_short As relações e os atravessamentos das questões de gênero no ensino: uma análise da Revista Latino-Americana de Geografia e Gênero
title_full As relações e os atravessamentos das questões de gênero no ensino: uma análise da Revista Latino-Americana de Geografia e Gênero
title_fullStr As relações e os atravessamentos das questões de gênero no ensino: uma análise da Revista Latino-Americana de Geografia e Gênero
title_full_unstemmed As relações e os atravessamentos das questões de gênero no ensino: uma análise da Revista Latino-Americana de Geografia e Gênero
title_sort As relações e os atravessamentos das questões de gênero no ensino: uma análise da Revista Latino-Americana de Geografia e Gênero
author Fraga, Amábili
author_facet Fraga, Amábili
Elisabete Militz Wypyczynski Martins, Rosa
author_role author
author2 Elisabete Militz Wypyczynski Martins, Rosa
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fraga, Amábili
Elisabete Militz Wypyczynski Martins, Rosa
description The present work has as its central purpose to investigate the gender category and its approach in the Latin American Journal of Geography and Gender, aiming to analyze the scientific productions of this journal between 2010 and 2019. It adopts a qualitative approach, and the documentary and bibliographic research as its methodology. The selection of papers resulted in a total of twelve articles, which were evaluated and distributed in the categories of Education and Geography Teaching. From the analyses, it was concluded that it is indispensable to work with the theme of gender within geography studies. The social essay of these studies allows students to understand the different forms of local empowerment by different social groups.Keywords: Gender; Education; Geography teaching; Feminist Studies; Feminist Geographies.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-09-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/rlagg/article/view/15230
10.5212/Rlagg.v.11.i1.0014
url https://revistas.uepg.br/index.php/rlagg/article/view/15230
identifier_str_mv 10.5212/Rlagg.v.11.i1.0014
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/rlagg/article/view/15230/209209213612
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Latino-Americana de Geografia e Gênero
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Latino-Americana de Geografia e Gênero
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Geografia e Gênero
publisher.none.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Geografia e Gênero
dc.source.none.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Geografia e Gênero; v. 11 n. 1 (2020); 262-285
2177-2886
reponame:Revista Latino-americana de Geografia e Gênero
instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron:UEPG
instname_str Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron_str UEPG
institution UEPG
reponame_str Revista Latino-americana de Geografia e Gênero
collection Revista Latino-americana de Geografia e Gênero
repository.name.fl_str_mv Revista Latino-americana de Geografia e Gênero - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
repository.mail.fl_str_mv ||joseli.genero@gmail.com
_version_ 1799317644052004864