A Vida das Mulheres Parteiras Ribeirinhas: Experiências a partir do Trabalho de Campo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vilas Bôas, Luana Michele da Silva
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Silva, Josué da Costa, Oliveira, Denize Cristia de, Cedaro, José Juliano
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Latino-americana de Geografia e Gênero
Texto Completo: https://revistas.uepg.br/index.php/rlagg/article/view/10364
Resumo: O artigo tem, por finalidade, descrever as experiências dos atendimentos psicológicos às mulheres do distrito de Calama, da cidade de Porto Velho, Rondônia, referente à participação no Projeto de Extensão “Projeto Calama: Ribeirinhos do Rio Madeira”, ocorrido no período de outubro de 2006 a outubro de 2007. Os relatos que se seguem tratarão de apresentar a experiência de campo dos autores e aspectos importantes da história de vida e da subjetividade das mulheres que participaram das atividades desenvolvidas, por meio da formação de grupo focal clínico (Fern, 2001), e dos atendimentos individuais (Rogers, 1970/1978), metodologias utilizadas para a melhor compreensão da dinâmica de vida e da sexualidade das mulheres ribeirinhas, com ênfase aos conteúdos evocados pelas parteiras existentes em Calama. A análise dos dados foi realizada por meio dos conteúdos (Bardin, 1977) que emergiram na conversação empreendida no grupo, no nível de análise grupal, codificando e interpretando o conteúdo trazido através desses relatos. Concluiu-se, a partir deste enriquecedor trabalho, que as parteiras possuem elevado conhecimento, um saber muito apropriado sobre sexualidade, corpo e a reprodução humana. E o resgate desse saber representou, para os envolvidos, a conservação da intimidade dos partos, o fortalecimento do laço de confiança existente entre as pessoas da comunidade e as parteiras. As parteiras fazem parte da simbologia do parto, na comunidade, como um momento de amor, demonstrando não ser vantagem perdê-lo.
id UEPG-28_559f4ac2e7998bbfc2b5f54cdb34068f
oai_identifier_str oai:uepg.br:article/10364
network_acronym_str UEPG-28
network_name_str Revista Latino-americana de Geografia e Gênero
repository_id_str
spelling A Vida das Mulheres Parteiras Ribeirinhas: Experiências a partir do Trabalho de CampoMulheresParteirasComunidade RuralO artigo tem, por finalidade, descrever as experiências dos atendimentos psicológicos às mulheres do distrito de Calama, da cidade de Porto Velho, Rondônia, referente à participação no Projeto de Extensão “Projeto Calama: Ribeirinhos do Rio Madeira”, ocorrido no período de outubro de 2006 a outubro de 2007. Os relatos que se seguem tratarão de apresentar a experiência de campo dos autores e aspectos importantes da história de vida e da subjetividade das mulheres que participaram das atividades desenvolvidas, por meio da formação de grupo focal clínico (Fern, 2001), e dos atendimentos individuais (Rogers, 1970/1978), metodologias utilizadas para a melhor compreensão da dinâmica de vida e da sexualidade das mulheres ribeirinhas, com ênfase aos conteúdos evocados pelas parteiras existentes em Calama. A análise dos dados foi realizada por meio dos conteúdos (Bardin, 1977) que emergiram na conversação empreendida no grupo, no nível de análise grupal, codificando e interpretando o conteúdo trazido através desses relatos. Concluiu-se, a partir deste enriquecedor trabalho, que as parteiras possuem elevado conhecimento, um saber muito apropriado sobre sexualidade, corpo e a reprodução humana. E o resgate desse saber representou, para os envolvidos, a conservação da intimidade dos partos, o fortalecimento do laço de confiança existente entre as pessoas da comunidade e as parteiras. As parteiras fazem parte da simbologia do parto, na comunidade, como um momento de amor, demonstrando não ser vantagem perdê-lo.Revista Latino-Americana de Geografia e Gênero2018-01-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uepg.br/index.php/rlagg/article/view/1036410.5212/Rlagg.v.8.i2.0011Revista Latino-Americana de Geografia e Gênero; v. 8 n. 2 (2017); 224-2412177-2886reponame:Revista Latino-americana de Geografia e Gêneroinstname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)instacron:UEPGporhttps://revistas.uepg.br/index.php/rlagg/article/view/10364/pdf12Copyright (c) 2018 Revista Latino-Americana de Geografia e Gêneroinfo:eu-repo/semantics/openAccessVilas Bôas, Luana Michele da SilvaSilva, Josué da CostaOliveira, Denize Cristia deCedaro, José Juliano2018-06-14T14:17:25Zoai:uepg.br:article/10364Revistahttps://revistas2.uepg.br/index.php/rlaggPUBhttps://revistas2.uepg.br/index.php/rlagg/oai||joseli.genero@gmail.com2177-28862177-2886opendoar:2018-06-14T14:17:25Revista Latino-americana de Geografia e Gênero - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)false
dc.title.none.fl_str_mv A Vida das Mulheres Parteiras Ribeirinhas: Experiências a partir do Trabalho de Campo
title A Vida das Mulheres Parteiras Ribeirinhas: Experiências a partir do Trabalho de Campo
spellingShingle A Vida das Mulheres Parteiras Ribeirinhas: Experiências a partir do Trabalho de Campo
Vilas Bôas, Luana Michele da Silva
Mulheres
Parteiras
Comunidade Rural
title_short A Vida das Mulheres Parteiras Ribeirinhas: Experiências a partir do Trabalho de Campo
title_full A Vida das Mulheres Parteiras Ribeirinhas: Experiências a partir do Trabalho de Campo
title_fullStr A Vida das Mulheres Parteiras Ribeirinhas: Experiências a partir do Trabalho de Campo
title_full_unstemmed A Vida das Mulheres Parteiras Ribeirinhas: Experiências a partir do Trabalho de Campo
title_sort A Vida das Mulheres Parteiras Ribeirinhas: Experiências a partir do Trabalho de Campo
author Vilas Bôas, Luana Michele da Silva
author_facet Vilas Bôas, Luana Michele da Silva
Silva, Josué da Costa
Oliveira, Denize Cristia de
Cedaro, José Juliano
author_role author
author2 Silva, Josué da Costa
Oliveira, Denize Cristia de
Cedaro, José Juliano
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vilas Bôas, Luana Michele da Silva
Silva, Josué da Costa
Oliveira, Denize Cristia de
Cedaro, José Juliano
dc.subject.por.fl_str_mv Mulheres
Parteiras
Comunidade Rural
topic Mulheres
Parteiras
Comunidade Rural
description O artigo tem, por finalidade, descrever as experiências dos atendimentos psicológicos às mulheres do distrito de Calama, da cidade de Porto Velho, Rondônia, referente à participação no Projeto de Extensão “Projeto Calama: Ribeirinhos do Rio Madeira”, ocorrido no período de outubro de 2006 a outubro de 2007. Os relatos que se seguem tratarão de apresentar a experiência de campo dos autores e aspectos importantes da história de vida e da subjetividade das mulheres que participaram das atividades desenvolvidas, por meio da formação de grupo focal clínico (Fern, 2001), e dos atendimentos individuais (Rogers, 1970/1978), metodologias utilizadas para a melhor compreensão da dinâmica de vida e da sexualidade das mulheres ribeirinhas, com ênfase aos conteúdos evocados pelas parteiras existentes em Calama. A análise dos dados foi realizada por meio dos conteúdos (Bardin, 1977) que emergiram na conversação empreendida no grupo, no nível de análise grupal, codificando e interpretando o conteúdo trazido através desses relatos. Concluiu-se, a partir deste enriquecedor trabalho, que as parteiras possuem elevado conhecimento, um saber muito apropriado sobre sexualidade, corpo e a reprodução humana. E o resgate desse saber representou, para os envolvidos, a conservação da intimidade dos partos, o fortalecimento do laço de confiança existente entre as pessoas da comunidade e as parteiras. As parteiras fazem parte da simbologia do parto, na comunidade, como um momento de amor, demonstrando não ser vantagem perdê-lo.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-01-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/rlagg/article/view/10364
10.5212/Rlagg.v.8.i2.0011
url https://revistas.uepg.br/index.php/rlagg/article/view/10364
identifier_str_mv 10.5212/Rlagg.v.8.i2.0011
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/rlagg/article/view/10364/pdf12
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Latino-Americana de Geografia e Gênero
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Latino-Americana de Geografia e Gênero
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Geografia e Gênero
publisher.none.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Geografia e Gênero
dc.source.none.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Geografia e Gênero; v. 8 n. 2 (2017); 224-241
2177-2886
reponame:Revista Latino-americana de Geografia e Gênero
instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron:UEPG
instname_str Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron_str UEPG
institution UEPG
reponame_str Revista Latino-americana de Geografia e Gênero
collection Revista Latino-americana de Geografia e Gênero
repository.name.fl_str_mv Revista Latino-americana de Geografia e Gênero - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
repository.mail.fl_str_mv ||joseli.genero@gmail.com
_version_ 1799317643553931264