As Educadoras e o Sistema de Ensino do Município de Porto Velho: Uma História de Ausências. DOI: 10.5212/Rlagg.v.5.i2.0017

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Basilio, Luciana
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Latino-americana de Geografia e Gênero
Texto Completo: https://revistas.uepg.br/index.php/rlagg/article/view/5428
Resumo: The Teachers and the Education System in the City of Porto Velho: a history of absences Esse trabalho integra os estudos iniciados no Mestrado em História e Direitos Humanos, dando início a essa pesquisa, onde nos propomos a refletir sobre o papel exercido pelas mulheres educadoras no Sistema de Ensino do Município de Porto Velho. Nesse sentido, a pesquisa visa identificar e analisar as causas da sub-representação das mulheres educadoras, buscando ressaltar a necessidade de se implantar políticas públicas capazes de promover sua maior participação na gestão do sistema educacional. Ressalta-se a condição feminina na escola, onde mesmo como espaço de construção das relações sociais, esta apresenta as formas como a sociedade pensa, planeja e age no masculino, assim o discurso expresso tanto nas linguagens quanto no imaginário social, ainda tem como referência um mundo definido pelos homens.Palavras-chave: Educadoras, História das Mulheres,Sistema de Ensino.   AbastractThis work integrates the studies initiated in the Master's Degree in History and Human Rights, beginning a research in which we propose to reflect on the role played by women educators in the Education System of the Municipality of Porto Velho. In this sense, the research aims to identify and analyze the causes of under-representation of women educators, seeking to emphasize the need for implementing public policies to promote a higher participation of them in the management of the educational system. We emphasize the feminine condition in school, that even as a space for the construction of social relations, reproduces the ways society thinks, plans and acts according to the male point of view, so the discourse expressed both in speech and in social representations,still has as its reference a world defined by men.Keywords: Educators, Women's History, Education System. 
id UEPG-28_6dede26b7de958075c65866d8bb25e18
oai_identifier_str oai:uepg.br:article/5428
network_acronym_str UEPG-28
network_name_str Revista Latino-americana de Geografia e Gênero
repository_id_str
spelling As Educadoras e o Sistema de Ensino do Município de Porto Velho: Uma História de Ausências. DOI: 10.5212/Rlagg.v.5.i2.0017EducadorasHistória das MulheresSistema de EnsinoThe Teachers and the Education System in the City of Porto Velho: a history of absences Esse trabalho integra os estudos iniciados no Mestrado em História e Direitos Humanos, dando início a essa pesquisa, onde nos propomos a refletir sobre o papel exercido pelas mulheres educadoras no Sistema de Ensino do Município de Porto Velho. Nesse sentido, a pesquisa visa identificar e analisar as causas da sub-representação das mulheres educadoras, buscando ressaltar a necessidade de se implantar políticas públicas capazes de promover sua maior participação na gestão do sistema educacional. Ressalta-se a condição feminina na escola, onde mesmo como espaço de construção das relações sociais, esta apresenta as formas como a sociedade pensa, planeja e age no masculino, assim o discurso expresso tanto nas linguagens quanto no imaginário social, ainda tem como referência um mundo definido pelos homens.Palavras-chave: Educadoras, História das Mulheres,Sistema de Ensino.   AbastractThis work integrates the studies initiated in the Master's Degree in History and Human Rights, beginning a research in which we propose to reflect on the role played by women educators in the Education System of the Municipality of Porto Velho. In this sense, the research aims to identify and analyze the causes of under-representation of women educators, seeking to emphasize the need for implementing public policies to promote a higher participation of them in the management of the educational system. We emphasize the feminine condition in school, that even as a space for the construction of social relations, reproduces the ways society thinks, plans and acts according to the male point of view, so the discourse expressed both in speech and in social representations,still has as its reference a world defined by men.Keywords: Educators, Women's History, Education System. Revista Latino-Americana de Geografia e Gênero2014-02-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uepg.br/index.php/rlagg/article/view/5428Revista Latino-Americana de Geografia e Gênero; v. 5 n. 2 (2014); 209-2292177-2886reponame:Revista Latino-americana de Geografia e Gêneroinstname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)instacron:UEPGporhttps://revistas.uepg.br/index.php/rlagg/article/view/5428/pdf_123Basilio, Lucianainfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-22T21:18:02Zoai:uepg.br:article/5428Revistahttps://revistas2.uepg.br/index.php/rlaggPUBhttps://revistas2.uepg.br/index.php/rlagg/oai||joseli.genero@gmail.com2177-28862177-2886opendoar:2017-02-22T21:18:02Revista Latino-americana de Geografia e Gênero - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)false
dc.title.none.fl_str_mv As Educadoras e o Sistema de Ensino do Município de Porto Velho: Uma História de Ausências. DOI: 10.5212/Rlagg.v.5.i2.0017
title As Educadoras e o Sistema de Ensino do Município de Porto Velho: Uma História de Ausências. DOI: 10.5212/Rlagg.v.5.i2.0017
spellingShingle As Educadoras e o Sistema de Ensino do Município de Porto Velho: Uma História de Ausências. DOI: 10.5212/Rlagg.v.5.i2.0017
Basilio, Luciana
Educadoras
História das Mulheres
Sistema de Ensino
title_short As Educadoras e o Sistema de Ensino do Município de Porto Velho: Uma História de Ausências. DOI: 10.5212/Rlagg.v.5.i2.0017
title_full As Educadoras e o Sistema de Ensino do Município de Porto Velho: Uma História de Ausências. DOI: 10.5212/Rlagg.v.5.i2.0017
title_fullStr As Educadoras e o Sistema de Ensino do Município de Porto Velho: Uma História de Ausências. DOI: 10.5212/Rlagg.v.5.i2.0017
title_full_unstemmed As Educadoras e o Sistema de Ensino do Município de Porto Velho: Uma História de Ausências. DOI: 10.5212/Rlagg.v.5.i2.0017
title_sort As Educadoras e o Sistema de Ensino do Município de Porto Velho: Uma História de Ausências. DOI: 10.5212/Rlagg.v.5.i2.0017
author Basilio, Luciana
author_facet Basilio, Luciana
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Basilio, Luciana
dc.subject.por.fl_str_mv Educadoras
História das Mulheres
Sistema de Ensino
topic Educadoras
História das Mulheres
Sistema de Ensino
description The Teachers and the Education System in the City of Porto Velho: a history of absences Esse trabalho integra os estudos iniciados no Mestrado em História e Direitos Humanos, dando início a essa pesquisa, onde nos propomos a refletir sobre o papel exercido pelas mulheres educadoras no Sistema de Ensino do Município de Porto Velho. Nesse sentido, a pesquisa visa identificar e analisar as causas da sub-representação das mulheres educadoras, buscando ressaltar a necessidade de se implantar políticas públicas capazes de promover sua maior participação na gestão do sistema educacional. Ressalta-se a condição feminina na escola, onde mesmo como espaço de construção das relações sociais, esta apresenta as formas como a sociedade pensa, planeja e age no masculino, assim o discurso expresso tanto nas linguagens quanto no imaginário social, ainda tem como referência um mundo definido pelos homens.Palavras-chave: Educadoras, História das Mulheres,Sistema de Ensino.   AbastractThis work integrates the studies initiated in the Master's Degree in History and Human Rights, beginning a research in which we propose to reflect on the role played by women educators in the Education System of the Municipality of Porto Velho. In this sense, the research aims to identify and analyze the causes of under-representation of women educators, seeking to emphasize the need for implementing public policies to promote a higher participation of them in the management of the educational system. We emphasize the feminine condition in school, that even as a space for the construction of social relations, reproduces the ways society thinks, plans and acts according to the male point of view, so the discourse expressed both in speech and in social representations,still has as its reference a world defined by men.Keywords: Educators, Women's History, Education System. 
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-02-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/rlagg/article/view/5428
url https://revistas.uepg.br/index.php/rlagg/article/view/5428
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/rlagg/article/view/5428/pdf_123
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Geografia e Gênero
publisher.none.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Geografia e Gênero
dc.source.none.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Geografia e Gênero; v. 5 n. 2 (2014); 209-229
2177-2886
reponame:Revista Latino-americana de Geografia e Gênero
instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron:UEPG
instname_str Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron_str UEPG
institution UEPG
reponame_str Revista Latino-americana de Geografia e Gênero
collection Revista Latino-americana de Geografia e Gênero
repository.name.fl_str_mv Revista Latino-americana de Geografia e Gênero - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
repository.mail.fl_str_mv ||joseli.genero@gmail.com
_version_ 1799317642677321728