A Questão do Gênero nas Brincadeiras Infantis: um Estudo de Caso. DOI: 10.5212/Rlagg.v.4.i1.3044
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Latino-americana de Geografia e Gênero |
Texto Completo: | https://revistas.uepg.br/index.php/rlagg/article/view/3569 |
Resumo: | Este texto tem por objetivo analisar de que forma as brincadeiras infantis podem estruturar os papéis socialmente definidos no que se refere à noção de gênero dentro do contexto escolar. Os pressupostos teórico-metodológicos utilizados neste trabalho recobrem a pesquisa de campo subsidiada pela Teoria Histórico-Cultural e pela Perspectiva Pós-Estruturalista. Entre os resultados obtidos, destaca-se o pensamento de alguns sujeitos da pesquisa, a saber, professoras e equipe pedagógica de uma Instituição de Educação Infantil, a respeito do gênero, ora como sinônimo de sexo, ora como classificação gramatical entre feminino e masculino. Por outro lado, destaca-se, também, o entendimento de gênero enquanto uma construção social. Quanto às brincadeiras, não houve consenso entre as entrevistadas. |
id |
UEPG-28_88c0d11d15abebbf758a9e2774b7abe3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:uepg.br:article/3569 |
network_acronym_str |
UEPG-28 |
network_name_str |
Revista Latino-americana de Geografia e Gênero |
repository_id_str |
|
spelling |
A Questão do Gênero nas Brincadeiras Infantis: um Estudo de Caso. DOI: 10.5212/Rlagg.v.4.i1.3044GêneroBrincadeira InfantilFormação de ProfessoresTeoria Histórico-CulturalPerspectiva Pós-EstruturalistaEste texto tem por objetivo analisar de que forma as brincadeiras infantis podem estruturar os papéis socialmente definidos no que se refere à noção de gênero dentro do contexto escolar. Os pressupostos teórico-metodológicos utilizados neste trabalho recobrem a pesquisa de campo subsidiada pela Teoria Histórico-Cultural e pela Perspectiva Pós-Estruturalista. Entre os resultados obtidos, destaca-se o pensamento de alguns sujeitos da pesquisa, a saber, professoras e equipe pedagógica de uma Instituição de Educação Infantil, a respeito do gênero, ora como sinônimo de sexo, ora como classificação gramatical entre feminino e masculino. Por outro lado, destaca-se, também, o entendimento de gênero enquanto uma construção social. Quanto às brincadeiras, não houve consenso entre as entrevistadas.Revista Latino-Americana de Geografia e Gênero2012-10-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uepg.br/index.php/rlagg/article/view/3569Revista Latino-Americana de Geografia e Gênero; v. 4 n. 1 (2013); 103-1132177-2886reponame:Revista Latino-americana de Geografia e Gêneroinstname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)instacron:UEPGporhttps://revistas.uepg.br/index.php/rlagg/article/view/3569/pdf_42Santos, Ednélia Francisco dosBraga, Eliane Rose Maioinfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-11-09T10:54:23Zoai:uepg.br:article/3569Revistahttps://revistas2.uepg.br/index.php/rlaggPUBhttps://revistas2.uepg.br/index.php/rlagg/oai||joseli.genero@gmail.com2177-28862177-2886opendoar:2012-11-09T10:54:23Revista Latino-americana de Geografia e Gênero - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Questão do Gênero nas Brincadeiras Infantis: um Estudo de Caso. DOI: 10.5212/Rlagg.v.4.i1.3044 |
title |
A Questão do Gênero nas Brincadeiras Infantis: um Estudo de Caso. DOI: 10.5212/Rlagg.v.4.i1.3044 |
spellingShingle |
A Questão do Gênero nas Brincadeiras Infantis: um Estudo de Caso. DOI: 10.5212/Rlagg.v.4.i1.3044 Santos, Ednélia Francisco dos Gênero Brincadeira Infantil Formação de Professores Teoria Histórico-Cultural Perspectiva Pós-Estruturalista |
title_short |
A Questão do Gênero nas Brincadeiras Infantis: um Estudo de Caso. DOI: 10.5212/Rlagg.v.4.i1.3044 |
title_full |
A Questão do Gênero nas Brincadeiras Infantis: um Estudo de Caso. DOI: 10.5212/Rlagg.v.4.i1.3044 |
title_fullStr |
A Questão do Gênero nas Brincadeiras Infantis: um Estudo de Caso. DOI: 10.5212/Rlagg.v.4.i1.3044 |
title_full_unstemmed |
A Questão do Gênero nas Brincadeiras Infantis: um Estudo de Caso. DOI: 10.5212/Rlagg.v.4.i1.3044 |
title_sort |
A Questão do Gênero nas Brincadeiras Infantis: um Estudo de Caso. DOI: 10.5212/Rlagg.v.4.i1.3044 |
author |
Santos, Ednélia Francisco dos |
author_facet |
Santos, Ednélia Francisco dos Braga, Eliane Rose Maio |
author_role |
author |
author2 |
Braga, Eliane Rose Maio |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Ednélia Francisco dos Braga, Eliane Rose Maio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gênero Brincadeira Infantil Formação de Professores Teoria Histórico-Cultural Perspectiva Pós-Estruturalista |
topic |
Gênero Brincadeira Infantil Formação de Professores Teoria Histórico-Cultural Perspectiva Pós-Estruturalista |
description |
Este texto tem por objetivo analisar de que forma as brincadeiras infantis podem estruturar os papéis socialmente definidos no que se refere à noção de gênero dentro do contexto escolar. Os pressupostos teórico-metodológicos utilizados neste trabalho recobrem a pesquisa de campo subsidiada pela Teoria Histórico-Cultural e pela Perspectiva Pós-Estruturalista. Entre os resultados obtidos, destaca-se o pensamento de alguns sujeitos da pesquisa, a saber, professoras e equipe pedagógica de uma Instituição de Educação Infantil, a respeito do gênero, ora como sinônimo de sexo, ora como classificação gramatical entre feminino e masculino. Por outro lado, destaca-se, também, o entendimento de gênero enquanto uma construção social. Quanto às brincadeiras, não houve consenso entre as entrevistadas. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-10-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.uepg.br/index.php/rlagg/article/view/3569 |
url |
https://revistas.uepg.br/index.php/rlagg/article/view/3569 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.uepg.br/index.php/rlagg/article/view/3569/pdf_42 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Latino-Americana de Geografia e Gênero |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Latino-Americana de Geografia e Gênero |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Latino-Americana de Geografia e Gênero; v. 4 n. 1 (2013); 103-113 2177-2886 reponame:Revista Latino-americana de Geografia e Gênero instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) instacron:UEPG |
instname_str |
Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) |
instacron_str |
UEPG |
institution |
UEPG |
reponame_str |
Revista Latino-americana de Geografia e Gênero |
collection |
Revista Latino-americana de Geografia e Gênero |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Latino-americana de Geografia e Gênero - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||joseli.genero@gmail.com |
_version_ |
1799317642609164288 |