A Questão do Gênero nas Brincadeiras Infantis: um Estudo de Caso. DOI: 10.5212/Rlagg.v.4.i1.3044

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Ednélia Francisco dos
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Braga, Eliane Rose Maio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Latino-americana de Geografia e Gênero
Texto Completo: https://revistas.uepg.br/index.php/rlagg/article/view/3569
Resumo: Este texto tem por objetivo analisar de que forma as brincadeiras infantis podem estruturar os papéis socialmente definidos no que se refere à noção de gênero dentro do contexto escolar. Os pressupostos teórico-metodológicos utilizados neste trabalho recobrem a pesquisa de campo subsidiada pela Teoria Histórico-Cultural e pela Perspectiva Pós-Estruturalista. Entre os resultados obtidos, destaca-se o pensamento de alguns sujeitos da pesquisa, a saber, professoras e equipe pedagógica de uma Instituição de Educação Infantil, a respeito do gênero, ora como sinônimo de sexo, ora como classificação gramatical entre feminino e masculino. Por outro lado, destaca-se, também, o entendimento de gênero enquanto uma construção social. Quanto às brincadeiras, não houve consenso entre as entrevistadas.
id UEPG-28_88c0d11d15abebbf758a9e2774b7abe3
oai_identifier_str oai:uepg.br:article/3569
network_acronym_str UEPG-28
network_name_str Revista Latino-americana de Geografia e Gênero
repository_id_str
spelling A Questão do Gênero nas Brincadeiras Infantis: um Estudo de Caso. DOI: 10.5212/Rlagg.v.4.i1.3044GêneroBrincadeira InfantilFormação de ProfessoresTeoria Histórico-CulturalPerspectiva Pós-EstruturalistaEste texto tem por objetivo analisar de que forma as brincadeiras infantis podem estruturar os papéis socialmente definidos no que se refere à noção de gênero dentro do contexto escolar. Os pressupostos teórico-metodológicos utilizados neste trabalho recobrem a pesquisa de campo subsidiada pela Teoria Histórico-Cultural e pela Perspectiva Pós-Estruturalista. Entre os resultados obtidos, destaca-se o pensamento de alguns sujeitos da pesquisa, a saber, professoras e equipe pedagógica de uma Instituição de Educação Infantil, a respeito do gênero, ora como sinônimo de sexo, ora como classificação gramatical entre feminino e masculino. Por outro lado, destaca-se, também, o entendimento de gênero enquanto uma construção social. Quanto às brincadeiras, não houve consenso entre as entrevistadas.Revista Latino-Americana de Geografia e Gênero2012-10-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uepg.br/index.php/rlagg/article/view/3569Revista Latino-Americana de Geografia e Gênero; v. 4 n. 1 (2013); 103-1132177-2886reponame:Revista Latino-americana de Geografia e Gêneroinstname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)instacron:UEPGporhttps://revistas.uepg.br/index.php/rlagg/article/view/3569/pdf_42Santos, Ednélia Francisco dosBraga, Eliane Rose Maioinfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-11-09T10:54:23Zoai:uepg.br:article/3569Revistahttps://revistas2.uepg.br/index.php/rlaggPUBhttps://revistas2.uepg.br/index.php/rlagg/oai||joseli.genero@gmail.com2177-28862177-2886opendoar:2012-11-09T10:54:23Revista Latino-americana de Geografia e Gênero - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)false
dc.title.none.fl_str_mv A Questão do Gênero nas Brincadeiras Infantis: um Estudo de Caso. DOI: 10.5212/Rlagg.v.4.i1.3044
title A Questão do Gênero nas Brincadeiras Infantis: um Estudo de Caso. DOI: 10.5212/Rlagg.v.4.i1.3044
spellingShingle A Questão do Gênero nas Brincadeiras Infantis: um Estudo de Caso. DOI: 10.5212/Rlagg.v.4.i1.3044
Santos, Ednélia Francisco dos
Gênero
Brincadeira Infantil
Formação de Professores
Teoria Histórico-Cultural
Perspectiva Pós-Estruturalista
title_short A Questão do Gênero nas Brincadeiras Infantis: um Estudo de Caso. DOI: 10.5212/Rlagg.v.4.i1.3044
title_full A Questão do Gênero nas Brincadeiras Infantis: um Estudo de Caso. DOI: 10.5212/Rlagg.v.4.i1.3044
title_fullStr A Questão do Gênero nas Brincadeiras Infantis: um Estudo de Caso. DOI: 10.5212/Rlagg.v.4.i1.3044
title_full_unstemmed A Questão do Gênero nas Brincadeiras Infantis: um Estudo de Caso. DOI: 10.5212/Rlagg.v.4.i1.3044
title_sort A Questão do Gênero nas Brincadeiras Infantis: um Estudo de Caso. DOI: 10.5212/Rlagg.v.4.i1.3044
author Santos, Ednélia Francisco dos
author_facet Santos, Ednélia Francisco dos
Braga, Eliane Rose Maio
author_role author
author2 Braga, Eliane Rose Maio
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Ednélia Francisco dos
Braga, Eliane Rose Maio
dc.subject.por.fl_str_mv Gênero
Brincadeira Infantil
Formação de Professores
Teoria Histórico-Cultural
Perspectiva Pós-Estruturalista
topic Gênero
Brincadeira Infantil
Formação de Professores
Teoria Histórico-Cultural
Perspectiva Pós-Estruturalista
description Este texto tem por objetivo analisar de que forma as brincadeiras infantis podem estruturar os papéis socialmente definidos no que se refere à noção de gênero dentro do contexto escolar. Os pressupostos teórico-metodológicos utilizados neste trabalho recobrem a pesquisa de campo subsidiada pela Teoria Histórico-Cultural e pela Perspectiva Pós-Estruturalista. Entre os resultados obtidos, destaca-se o pensamento de alguns sujeitos da pesquisa, a saber, professoras e equipe pedagógica de uma Instituição de Educação Infantil, a respeito do gênero, ora como sinônimo de sexo, ora como classificação gramatical entre feminino e masculino. Por outro lado, destaca-se, também, o entendimento de gênero enquanto uma construção social. Quanto às brincadeiras, não houve consenso entre as entrevistadas.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-10-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/rlagg/article/view/3569
url https://revistas.uepg.br/index.php/rlagg/article/view/3569
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/rlagg/article/view/3569/pdf_42
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Geografia e Gênero
publisher.none.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Geografia e Gênero
dc.source.none.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Geografia e Gênero; v. 4 n. 1 (2013); 103-113
2177-2886
reponame:Revista Latino-americana de Geografia e Gênero
instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron:UEPG
instname_str Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron_str UEPG
institution UEPG
reponame_str Revista Latino-americana de Geografia e Gênero
collection Revista Latino-americana de Geografia e Gênero
repository.name.fl_str_mv Revista Latino-americana de Geografia e Gênero - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
repository.mail.fl_str_mv ||joseli.genero@gmail.com
_version_ 1799317642609164288