A Geografia dialogando comas ciências naturais e as artes para a compreensão interdisciplinar e crítica acerca de questões de gênero no contexto contemporâneo 10.5212/Rlagg.v.7.i2.0007

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Bruno de
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Bernardes, Maria Beatriz Junqueira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Latino-americana de Geografia e Gênero
Texto Completo: https://revistas.uepg.br/index.php/rlagg/article/view/8016
Resumo: Geography Dialogue With as Natural Sciences and the ARts for Understanding and Interdisciplinary Critical About Gender Issues in Contemporary Context / La Geografía Dialogando con las Ciencias Naturales y las Artes para la Comprensión Interdisciplinar y Crítica Sobre Cuestiones de Género en el Contexto Contemporáneo  O objetivo do presente artigo é apresentar os resultados obtidos, por meio da execução de um projeto interdisciplinar, na disciplina de Estágio Supervisionado, do Curso de Geografia, da Faculdade de Ciências Integradas do Pontal/Universidade Federal de Uberlândia (FACIP/UFU), localizada no município de Ituiutaba, MG. A realização deste projeto se justificou a partir de duas questões centrais: a primeira de trabalhar a importância da mulher no contexto contemporâneo, e além deste, trabalhar os temas transversais de forma interdisciplinar. A atividade consistia em possibilitar a compreensão crítica e interdisciplinar da mulher no mundo contemporâneo, por meio de áreas da ciência, tais como: Artes, Ciências Naturais e Geografia, se pautando nos temas transversais de Orientação Sexual e Pluralidade Cultural. A realização destas atividades se deu diretamente em uma turma do 8° Ano do Ensino Fundamental da Rede Básica de Ensino, no Centro Educacional de Santa Vitória (CESV). Do ponto de vista metodológico, foram realizadas leituras e discussões. Além disso, foi realizado um levantamento fotográfico na internet e elaboração de material didático. Considera­se que a realização da presente atividade possibilitou com que os alunos dessem início à compreensão das questões femininas de forma crítica e reflexiva.Palavras-Chave: Interdisciplinaridade; Gênero; Geografia; Ciências Naturais; Linguagens Artísticas.  AbstractThe purpose of this paper is to present the results achieved through the implementation of an interdisciplinary project on the Supervised Internship discipline of Geography Course of the School of Integrated Sciences of the Pontal / Federal University of Uberlândia (FACIP / UFU), in the municipality Ituiutaba, MG. The realization of this project is justified from two central issues: first to work the importance of women in the contemporary context, and beyond work cross­cutting issues in an interdisciplinary way. The activity was to enable the critical and interdisciplinary understanding of women in the contemporary world, through areas of science such as: Arts, Natural Sciences and Geography, and are based on cross­cutting issues of Sexual Orientation and Cultural Plurality. The performance of these activities took place directly in a class of the 8th year of Elementary School Teaching of Basic Network, the Educational Center of Santa Vittoria (CESV). From a methodological point of view it was held readings and discussions. In addition, it performed a photographic survey on the Internet and development of teaching materials. It is considered that the realization of this activity allowed the students gave start to the understanding of women'sissues critically and reflectively.Keywords: Interdisciplinary; Gender; Geography; Natural Sciences; Artistic Languages.  ResumenEl objetivo de este trabajo es presentar los resultados obtenidos mediante la ejecución de un proyecto interdisciplinar en la disciplina de prácticas supervisadas del curso de Geografía de la Facultad de Ciencias Integradas del Pontal / Universidad Federal de Uberlândia (FACIP / UFU), en el municipio de Ituiutaba, MG. La realización de este proyecto se justifica a partir de dos cuestiones centrales: en primer lugar, trabajar la importancia de la mujer en el contexto contemporáneo y, más allá de esto, trabajar cuestiones transversales de manera interdisciplinaria. La actividad consistía en posibilitar la comprensión crítica e interdisciplinar de la mujer en el mundo contemporáneo, a través de áreas de la ciencia tales como: Humanidades, Ciencias Naturales y Geografía, en base a temas transversales como la Orientación Sexual y la Pluralidad Cultural. La realización de estas actividades se llevó a cabo directamente en una clase del octavo año de la Escuela de Enseñanza de la Red Básica, en el Centro de Educación de Santa Victoria (CESV). Desde un punto de vista metodológico, se realizaron lecturas y discusiones. Además, se realizó una recogida de material fotográfico en internet y se elaboró material didáctico. Se considera que la realización de esta actividad permitió que los estudiantes iniciaran la comprensión de las cuestiones femeninas de manera crítica y reflexiva.Palabras-clave: Interdisciplinariedad; Género; Geografía; Ciencias Naturales; Lenguajes artísticos.
id UEPG-28_c2531335b2237bdb3dbc10af04d305f3
oai_identifier_str oai:uepg.br:article/8016
network_acronym_str UEPG-28
network_name_str Revista Latino-americana de Geografia e Gênero
repository_id_str
spelling A Geografia dialogando comas ciências naturais e as artes para a compreensão interdisciplinar e crítica acerca de questões de gênero no contexto contemporâneo 10.5212/Rlagg.v.7.i2.0007InterdisciplinaridadeGêneroGeografiaCiências NaturaisLinguagens Artísticas.Geography Dialogue With as Natural Sciences and the ARts for Understanding and Interdisciplinary Critical About Gender Issues in Contemporary Context / La Geografía Dialogando con las Ciencias Naturales y las Artes para la Comprensión Interdisciplinar y Crítica Sobre Cuestiones de Género en el Contexto Contemporáneo  O objetivo do presente artigo é apresentar os resultados obtidos, por meio da execução de um projeto interdisciplinar, na disciplina de Estágio Supervisionado, do Curso de Geografia, da Faculdade de Ciências Integradas do Pontal/Universidade Federal de Uberlândia (FACIP/UFU), localizada no município de Ituiutaba, MG. A realização deste projeto se justificou a partir de duas questões centrais: a primeira de trabalhar a importância da mulher no contexto contemporâneo, e além deste, trabalhar os temas transversais de forma interdisciplinar. A atividade consistia em possibilitar a compreensão crítica e interdisciplinar da mulher no mundo contemporâneo, por meio de áreas da ciência, tais como: Artes, Ciências Naturais e Geografia, se pautando nos temas transversais de Orientação Sexual e Pluralidade Cultural. A realização destas atividades se deu diretamente em uma turma do 8° Ano do Ensino Fundamental da Rede Básica de Ensino, no Centro Educacional de Santa Vitória (CESV). Do ponto de vista metodológico, foram realizadas leituras e discussões. Além disso, foi realizado um levantamento fotográfico na internet e elaboração de material didático. Considera­se que a realização da presente atividade possibilitou com que os alunos dessem início à compreensão das questões femininas de forma crítica e reflexiva.Palavras-Chave: Interdisciplinaridade; Gênero; Geografia; Ciências Naturais; Linguagens Artísticas.  AbstractThe purpose of this paper is to present the results achieved through the implementation of an interdisciplinary project on the Supervised Internship discipline of Geography Course of the School of Integrated Sciences of the Pontal / Federal University of Uberlândia (FACIP / UFU), in the municipality Ituiutaba, MG. The realization of this project is justified from two central issues: first to work the importance of women in the contemporary context, and beyond work cross­cutting issues in an interdisciplinary way. The activity was to enable the critical and interdisciplinary understanding of women in the contemporary world, through areas of science such as: Arts, Natural Sciences and Geography, and are based on cross­cutting issues of Sexual Orientation and Cultural Plurality. The performance of these activities took place directly in a class of the 8th year of Elementary School Teaching of Basic Network, the Educational Center of Santa Vittoria (CESV). From a methodological point of view it was held readings and discussions. In addition, it performed a photographic survey on the Internet and development of teaching materials. It is considered that the realization of this activity allowed the students gave start to the understanding of women'sissues critically and reflectively.Keywords: Interdisciplinary; Gender; Geography; Natural Sciences; Artistic Languages.  ResumenEl objetivo de este trabajo es presentar los resultados obtenidos mediante la ejecución de un proyecto interdisciplinar en la disciplina de prácticas supervisadas del curso de Geografía de la Facultad de Ciencias Integradas del Pontal / Universidad Federal de Uberlândia (FACIP / UFU), en el municipio de Ituiutaba, MG. La realización de este proyecto se justifica a partir de dos cuestiones centrales: en primer lugar, trabajar la importancia de la mujer en el contexto contemporáneo y, más allá de esto, trabajar cuestiones transversales de manera interdisciplinaria. La actividad consistía en posibilitar la comprensión crítica e interdisciplinar de la mujer en el mundo contemporáneo, a través de áreas de la ciencia tales como: Humanidades, Ciencias Naturales y Geografía, en base a temas transversales como la Orientación Sexual y la Pluralidad Cultural. La realización de estas actividades se llevó a cabo directamente en una clase del octavo año de la Escuela de Enseñanza de la Red Básica, en el Centro de Educación de Santa Victoria (CESV). Desde un punto de vista metodológico, se realizaron lecturas y discusiones. Además, se realizó una recogida de material fotográfico en internet y se elaboró material didáctico. Se considera que la realización de esta actividad permitió que los estudiantes iniciaran la comprensión de las cuestiones femeninas de manera crítica y reflexiva.Palabras-clave: Interdisciplinariedad; Género; Geografía; Ciencias Naturales; Lenguajes artísticos.Revista Latino-Americana de Geografia e Gênero2016-03-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uepg.br/index.php/rlagg/article/view/8016Revista Latino-Americana de Geografia e Gênero; v. 7 n. 2 (2016); 105-1292177-2886reponame:Revista Latino-americana de Geografia e Gêneroinstname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)instacron:UEPGporhttps://revistas.uepg.br/index.php/rlagg/article/view/8016/5006Copyright (c) 2016 Revista Latino-Americana de Geografia e Gêneroinfo:eu-repo/semantics/openAccessFreitas, Bruno deBernardes, Maria Beatriz Junqueira2017-02-22T12:07:12Zoai:uepg.br:article/8016Revistahttps://revistas2.uepg.br/index.php/rlaggPUBhttps://revistas2.uepg.br/index.php/rlagg/oai||joseli.genero@gmail.com2177-28862177-2886opendoar:2017-02-22T12:07:12Revista Latino-americana de Geografia e Gênero - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)false
dc.title.none.fl_str_mv A Geografia dialogando comas ciências naturais e as artes para a compreensão interdisciplinar e crítica acerca de questões de gênero no contexto contemporâneo 10.5212/Rlagg.v.7.i2.0007
title A Geografia dialogando comas ciências naturais e as artes para a compreensão interdisciplinar e crítica acerca de questões de gênero no contexto contemporâneo 10.5212/Rlagg.v.7.i2.0007
spellingShingle A Geografia dialogando comas ciências naturais e as artes para a compreensão interdisciplinar e crítica acerca de questões de gênero no contexto contemporâneo 10.5212/Rlagg.v.7.i2.0007
Freitas, Bruno de
Interdisciplinaridade
Gênero
Geografia
Ciências Naturais
Linguagens Artísticas.
title_short A Geografia dialogando comas ciências naturais e as artes para a compreensão interdisciplinar e crítica acerca de questões de gênero no contexto contemporâneo 10.5212/Rlagg.v.7.i2.0007
title_full A Geografia dialogando comas ciências naturais e as artes para a compreensão interdisciplinar e crítica acerca de questões de gênero no contexto contemporâneo 10.5212/Rlagg.v.7.i2.0007
title_fullStr A Geografia dialogando comas ciências naturais e as artes para a compreensão interdisciplinar e crítica acerca de questões de gênero no contexto contemporâneo 10.5212/Rlagg.v.7.i2.0007
title_full_unstemmed A Geografia dialogando comas ciências naturais e as artes para a compreensão interdisciplinar e crítica acerca de questões de gênero no contexto contemporâneo 10.5212/Rlagg.v.7.i2.0007
title_sort A Geografia dialogando comas ciências naturais e as artes para a compreensão interdisciplinar e crítica acerca de questões de gênero no contexto contemporâneo 10.5212/Rlagg.v.7.i2.0007
author Freitas, Bruno de
author_facet Freitas, Bruno de
Bernardes, Maria Beatriz Junqueira
author_role author
author2 Bernardes, Maria Beatriz Junqueira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Freitas, Bruno de
Bernardes, Maria Beatriz Junqueira
dc.subject.por.fl_str_mv Interdisciplinaridade
Gênero
Geografia
Ciências Naturais
Linguagens Artísticas.
topic Interdisciplinaridade
Gênero
Geografia
Ciências Naturais
Linguagens Artísticas.
description Geography Dialogue With as Natural Sciences and the ARts for Understanding and Interdisciplinary Critical About Gender Issues in Contemporary Context / La Geografía Dialogando con las Ciencias Naturales y las Artes para la Comprensión Interdisciplinar y Crítica Sobre Cuestiones de Género en el Contexto Contemporáneo  O objetivo do presente artigo é apresentar os resultados obtidos, por meio da execução de um projeto interdisciplinar, na disciplina de Estágio Supervisionado, do Curso de Geografia, da Faculdade de Ciências Integradas do Pontal/Universidade Federal de Uberlândia (FACIP/UFU), localizada no município de Ituiutaba, MG. A realização deste projeto se justificou a partir de duas questões centrais: a primeira de trabalhar a importância da mulher no contexto contemporâneo, e além deste, trabalhar os temas transversais de forma interdisciplinar. A atividade consistia em possibilitar a compreensão crítica e interdisciplinar da mulher no mundo contemporâneo, por meio de áreas da ciência, tais como: Artes, Ciências Naturais e Geografia, se pautando nos temas transversais de Orientação Sexual e Pluralidade Cultural. A realização destas atividades se deu diretamente em uma turma do 8° Ano do Ensino Fundamental da Rede Básica de Ensino, no Centro Educacional de Santa Vitória (CESV). Do ponto de vista metodológico, foram realizadas leituras e discussões. Além disso, foi realizado um levantamento fotográfico na internet e elaboração de material didático. Considera­se que a realização da presente atividade possibilitou com que os alunos dessem início à compreensão das questões femininas de forma crítica e reflexiva.Palavras-Chave: Interdisciplinaridade; Gênero; Geografia; Ciências Naturais; Linguagens Artísticas.  AbstractThe purpose of this paper is to present the results achieved through the implementation of an interdisciplinary project on the Supervised Internship discipline of Geography Course of the School of Integrated Sciences of the Pontal / Federal University of Uberlândia (FACIP / UFU), in the municipality Ituiutaba, MG. The realization of this project is justified from two central issues: first to work the importance of women in the contemporary context, and beyond work cross­cutting issues in an interdisciplinary way. The activity was to enable the critical and interdisciplinary understanding of women in the contemporary world, through areas of science such as: Arts, Natural Sciences and Geography, and are based on cross­cutting issues of Sexual Orientation and Cultural Plurality. The performance of these activities took place directly in a class of the 8th year of Elementary School Teaching of Basic Network, the Educational Center of Santa Vittoria (CESV). From a methodological point of view it was held readings and discussions. In addition, it performed a photographic survey on the Internet and development of teaching materials. It is considered that the realization of this activity allowed the students gave start to the understanding of women'sissues critically and reflectively.Keywords: Interdisciplinary; Gender; Geography; Natural Sciences; Artistic Languages.  ResumenEl objetivo de este trabajo es presentar los resultados obtenidos mediante la ejecución de un proyecto interdisciplinar en la disciplina de prácticas supervisadas del curso de Geografía de la Facultad de Ciencias Integradas del Pontal / Universidad Federal de Uberlândia (FACIP / UFU), en el municipio de Ituiutaba, MG. La realización de este proyecto se justifica a partir de dos cuestiones centrales: en primer lugar, trabajar la importancia de la mujer en el contexto contemporáneo y, más allá de esto, trabajar cuestiones transversales de manera interdisciplinaria. La actividad consistía en posibilitar la comprensión crítica e interdisciplinar de la mujer en el mundo contemporáneo, a través de áreas de la ciencia tales como: Humanidades, Ciencias Naturales y Geografía, en base a temas transversales como la Orientación Sexual y la Pluralidad Cultural. La realización de estas actividades se llevó a cabo directamente en una clase del octavo año de la Escuela de Enseñanza de la Red Básica, en el Centro de Educación de Santa Victoria (CESV). Desde un punto de vista metodológico, se realizaron lecturas y discusiones. Además, se realizó una recogida de material fotográfico en internet y se elaboró material didáctico. Se considera que la realización de esta actividad permitió que los estudiantes iniciaran la comprensión de las cuestiones femeninas de manera crítica y reflexiva.Palabras-clave: Interdisciplinariedad; Género; Geografía; Ciencias Naturales; Lenguajes artísticos.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-03-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/rlagg/article/view/8016
url https://revistas.uepg.br/index.php/rlagg/article/view/8016
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/rlagg/article/view/8016/5006
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Latino-Americana de Geografia e Gênero
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Latino-Americana de Geografia e Gênero
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Geografia e Gênero
publisher.none.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Geografia e Gênero
dc.source.none.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Geografia e Gênero; v. 7 n. 2 (2016); 105-129
2177-2886
reponame:Revista Latino-americana de Geografia e Gênero
instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron:UEPG
instname_str Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron_str UEPG
institution UEPG
reponame_str Revista Latino-americana de Geografia e Gênero
collection Revista Latino-americana de Geografia e Gênero
repository.name.fl_str_mv Revista Latino-americana de Geografia e Gênero - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
repository.mail.fl_str_mv ||joseli.genero@gmail.com
_version_ 1799317643120869376