A relação generificada entre o zoneamento urbano do transporte público e as implicações para a provisão de banheiros públicos. Doi: 10.5212/Rlagg.v.3.i2.061075
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Latino-americana de Geografia e Gênero |
Texto Completo: | https://revistas.uepg.br/index.php/rlagg/article/view/3266 |
Resumo: | Este artigo analisa a relação entre a provisão de banheiros públicos e os sistemas de transportes terrestres urbanos, associado as "diferentes" necessidades das mulheres, tendo como referência o Reino Unido, bem como as preocupações compartilhadas internacionalmente. 'Banheiros' são os componentes de gênero finais do ambiente construído e uma das fronteiras remanescentes da desigualdade sexual. As mulheres, historicamente, têm menos provisões de banheiros públicos do que os homens. Embora as mulheres sejam a maioria da população (52%), suas necessidades raramente são levadas em conta na realização da política urbana. A primeira parte do artigo discute os problemas que as mulheres encontram em cidades concebidas e planejadas sem levar em conta o gênero. A segunda parte do artigo, como ilustração de um aspecto da situação, discute as formas nas quais melhores banheiros públicos possibilitam as mulheres e outros grupos desfavorecidos, acessar e se locomover dentro da cidade de forma mais confortável, sem ser impedido pela 'bexiga'. Argumenta-se que provisão de banheiros deve ser uma questão de planejamento espacial para qualquer governo, buscando implementar a igualdade de seus cidadãos. As mulheres são maioria dos usuários do transporte público, tendo menos chances de ter acesso a um carro do que os homens. As mulheres têm padrões e cadeias de deslocamento diferentes dos homens, sendo que elas buscam combinar os seus deveres domésticos, os compromissos com as crianças e o trabalho fora de casa. Há uma necessidade de relacionar a localização e provisão do banheiro às questões de gênero, porque as mulheres são mais propensas a estarem fora de casa com as suas famílias, bebês, crianças pequenas e idosos. Banheiros públicos são o elo que falta na criação de cidades sustentáveis, acessíveis e equitativas. Se o governo quer que as pessoas abandonem seus automóveis e voltem para o transporte público, caminhem e andem de bicicleta (WDS, 2005), é essencial fornecer banheiros públicos nas estações ferroviárias, pontos de ônibus, terminais de transporte, ciclovias e centros da atividade como como mercados, shopping centers e zonas de emprego. Se melhores projetos e ações forem desenvolvidos para as mulheres, então é provável que um grande número de outros grupos de desfavorecidos sejam beneficiados também, os quais compartilham semelhantes problemas de acesso à um banheiro decente, incluindo idosos e pessoas com deficiência. |
id |
UEPG-28_c61dbdb022f989b5985b6ba542c81ea3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:uepg.br:article/3266 |
network_acronym_str |
UEPG-28 |
network_name_str |
Revista Latino-americana de Geografia e Gênero |
repository_id_str |
|
spelling |
A relação generificada entre o zoneamento urbano do transporte público e as implicações para a provisão de banheiros públicos. Doi: 10.5212/Rlagg.v.3.i2.061075banheiros públicosgênerosustentabilidadeplanejamentotransportes Este artigo analisa a relação entre a provisão de banheiros públicos e os sistemas de transportes terrestres urbanos, associado as "diferentes" necessidades das mulheres, tendo como referência o Reino Unido, bem como as preocupações compartilhadas internacionalmente. 'Banheiros' são os componentes de gênero finais do ambiente construído e uma das fronteiras remanescentes da desigualdade sexual. As mulheres, historicamente, têm menos provisões de banheiros públicos do que os homens. Embora as mulheres sejam a maioria da população (52%), suas necessidades raramente são levadas em conta na realização da política urbana. A primeira parte do artigo discute os problemas que as mulheres encontram em cidades concebidas e planejadas sem levar em conta o gênero. A segunda parte do artigo, como ilustração de um aspecto da situação, discute as formas nas quais melhores banheiros públicos possibilitam as mulheres e outros grupos desfavorecidos, acessar e se locomover dentro da cidade de forma mais confortável, sem ser impedido pela 'bexiga'. Argumenta-se que provisão de banheiros deve ser uma questão de planejamento espacial para qualquer governo, buscando implementar a igualdade de seus cidadãos. As mulheres são maioria dos usuários do transporte público, tendo menos chances de ter acesso a um carro do que os homens. As mulheres têm padrões e cadeias de deslocamento diferentes dos homens, sendo que elas buscam combinar os seus deveres domésticos, os compromissos com as crianças e o trabalho fora de casa. Há uma necessidade de relacionar a localização e provisão do banheiro às questões de gênero, porque as mulheres são mais propensas a estarem fora de casa com as suas famílias, bebês, crianças pequenas e idosos. Banheiros públicos são o elo que falta na criação de cidades sustentáveis, acessíveis e equitativas. Se o governo quer que as pessoas abandonem seus automóveis e voltem para o transporte público, caminhem e andem de bicicleta (WDS, 2005), é essencial fornecer banheiros públicos nas estações ferroviárias, pontos de ônibus, terminais de transporte, ciclovias e centros da atividade como como mercados, shopping centers e zonas de emprego. Se melhores projetos e ações forem desenvolvidos para as mulheres, então é provável que um grande número de outros grupos de desfavorecidos sejam beneficiados também, os quais compartilham semelhantes problemas de acesso à um banheiro decente, incluindo idosos e pessoas com deficiência. Revista Latino-Americana de Geografia e Gênero2012-06-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uepg.br/index.php/rlagg/article/view/3266Revista Latino-Americana de Geografia e Gênero; v. 3 n. 2 (2012); 61-752177-2886reponame:Revista Latino-americana de Geografia e Gêneroinstname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)instacron:UEPGporhttps://revistas.uepg.br/index.php/rlagg/article/view/3266/pdf_25Greed, Clara Henriettainfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-09-27T10:20:50Zoai:uepg.br:article/3266Revistahttps://revistas2.uepg.br/index.php/rlaggPUBhttps://revistas2.uepg.br/index.php/rlagg/oai||joseli.genero@gmail.com2177-28862177-2886opendoar:2012-09-27T10:20:50Revista Latino-americana de Geografia e Gênero - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A relação generificada entre o zoneamento urbano do transporte público e as implicações para a provisão de banheiros públicos. Doi: 10.5212/Rlagg.v.3.i2.061075 |
title |
A relação generificada entre o zoneamento urbano do transporte público e as implicações para a provisão de banheiros públicos. Doi: 10.5212/Rlagg.v.3.i2.061075 |
spellingShingle |
A relação generificada entre o zoneamento urbano do transporte público e as implicações para a provisão de banheiros públicos. Doi: 10.5212/Rlagg.v.3.i2.061075 Greed, Clara Henrietta banheiros públicos gênero sustentabilidade planejamento transportes |
title_short |
A relação generificada entre o zoneamento urbano do transporte público e as implicações para a provisão de banheiros públicos. Doi: 10.5212/Rlagg.v.3.i2.061075 |
title_full |
A relação generificada entre o zoneamento urbano do transporte público e as implicações para a provisão de banheiros públicos. Doi: 10.5212/Rlagg.v.3.i2.061075 |
title_fullStr |
A relação generificada entre o zoneamento urbano do transporte público e as implicações para a provisão de banheiros públicos. Doi: 10.5212/Rlagg.v.3.i2.061075 |
title_full_unstemmed |
A relação generificada entre o zoneamento urbano do transporte público e as implicações para a provisão de banheiros públicos. Doi: 10.5212/Rlagg.v.3.i2.061075 |
title_sort |
A relação generificada entre o zoneamento urbano do transporte público e as implicações para a provisão de banheiros públicos. Doi: 10.5212/Rlagg.v.3.i2.061075 |
author |
Greed, Clara Henrietta |
author_facet |
Greed, Clara Henrietta |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Greed, Clara Henrietta |
dc.subject.por.fl_str_mv |
banheiros públicos gênero sustentabilidade planejamento transportes |
topic |
banheiros públicos gênero sustentabilidade planejamento transportes |
description |
Este artigo analisa a relação entre a provisão de banheiros públicos e os sistemas de transportes terrestres urbanos, associado as "diferentes" necessidades das mulheres, tendo como referência o Reino Unido, bem como as preocupações compartilhadas internacionalmente. 'Banheiros' são os componentes de gênero finais do ambiente construído e uma das fronteiras remanescentes da desigualdade sexual. As mulheres, historicamente, têm menos provisões de banheiros públicos do que os homens. Embora as mulheres sejam a maioria da população (52%), suas necessidades raramente são levadas em conta na realização da política urbana. A primeira parte do artigo discute os problemas que as mulheres encontram em cidades concebidas e planejadas sem levar em conta o gênero. A segunda parte do artigo, como ilustração de um aspecto da situação, discute as formas nas quais melhores banheiros públicos possibilitam as mulheres e outros grupos desfavorecidos, acessar e se locomover dentro da cidade de forma mais confortável, sem ser impedido pela 'bexiga'. Argumenta-se que provisão de banheiros deve ser uma questão de planejamento espacial para qualquer governo, buscando implementar a igualdade de seus cidadãos. As mulheres são maioria dos usuários do transporte público, tendo menos chances de ter acesso a um carro do que os homens. As mulheres têm padrões e cadeias de deslocamento diferentes dos homens, sendo que elas buscam combinar os seus deveres domésticos, os compromissos com as crianças e o trabalho fora de casa. Há uma necessidade de relacionar a localização e provisão do banheiro às questões de gênero, porque as mulheres são mais propensas a estarem fora de casa com as suas famílias, bebês, crianças pequenas e idosos. Banheiros públicos são o elo que falta na criação de cidades sustentáveis, acessíveis e equitativas. Se o governo quer que as pessoas abandonem seus automóveis e voltem para o transporte público, caminhem e andem de bicicleta (WDS, 2005), é essencial fornecer banheiros públicos nas estações ferroviárias, pontos de ônibus, terminais de transporte, ciclovias e centros da atividade como como mercados, shopping centers e zonas de emprego. Se melhores projetos e ações forem desenvolvidos para as mulheres, então é provável que um grande número de outros grupos de desfavorecidos sejam beneficiados também, os quais compartilham semelhantes problemas de acesso à um banheiro decente, incluindo idosos e pessoas com deficiência. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-06-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.uepg.br/index.php/rlagg/article/view/3266 |
url |
https://revistas.uepg.br/index.php/rlagg/article/view/3266 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.uepg.br/index.php/rlagg/article/view/3266/pdf_25 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Latino-Americana de Geografia e Gênero |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Latino-Americana de Geografia e Gênero |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Latino-Americana de Geografia e Gênero; v. 3 n. 2 (2012); 61-75 2177-2886 reponame:Revista Latino-americana de Geografia e Gênero instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) instacron:UEPG |
instname_str |
Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) |
instacron_str |
UEPG |
institution |
UEPG |
reponame_str |
Revista Latino-americana de Geografia e Gênero |
collection |
Revista Latino-americana de Geografia e Gênero |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Latino-americana de Geografia e Gênero - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||joseli.genero@gmail.com |
_version_ |
1799317642583998464 |