Trabalho Reprodutivo e Ensino de Geografia: Reflexões para a Abordagem do Tema nos Anos Finais no Ensino Fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Latino-americana de Geografia e Gênero |
Texto Completo: | https://revistas.uepg.br/index.php/rlagg/article/view/20914 |
Resumo: | The imposition of curriculum and educational guidelines in formal Brazilian School, which content approaches are linked to market interests, based on the assumption of the homogenization of reality and the concealment of several social markers, including gender. Based on the analysis of the BNCC's World of Work axis in the geography component for the final years of Elementary School, we did this discussion about reproductive labor, imposed on women in capitalism, and teaching. We expect to highlight the spatiality of reproductive labor, its recognition being important in the geography teaching for the formation of critical students and with possibilities of reading the world less guided by the ideology of capital. |
id |
UEPG-28_d3527a53aa14de33708fbb8f77c75a58 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:uepg.br:article/20914 |
network_acronym_str |
UEPG-28 |
network_name_str |
Revista Latino-americana de Geografia e Gênero |
repository_id_str |
|
spelling |
Trabalho Reprodutivo e Ensino de Geografia: Reflexões para a Abordagem do Tema nos Anos Finais no Ensino FundamentalThe imposition of curriculum and educational guidelines in formal Brazilian School, which content approaches are linked to market interests, based on the assumption of the homogenization of reality and the concealment of several social markers, including gender. Based on the analysis of the BNCC's World of Work axis in the geography component for the final years of Elementary School, we did this discussion about reproductive labor, imposed on women in capitalism, and teaching. We expect to highlight the spatiality of reproductive labor, its recognition being important in the geography teaching for the formation of critical students and with possibilities of reading the world less guided by the ideology of capital.A imposição de currículos e diretrizes educacionais na educação brasileira, cujas abordagens, em seu conteúdo, estão ligadas aos interesses de mercado, tem como pressuposto a homogeneização da realidade e ocultamento de diversos marcadores sociais, dentre eles o de gênero. A partir da análise do eixo "Mundo do Trabalho", da BNCC, no componente de geografia, para os anos finais do Ensino Fundamental, realizamos uma breve discussão sobre ensino e o trabalho reprodutivo imposto às mulheres no capitalismo. Esperase evidenciar a espacialidade do trabalho reprodutivo, sendo importante seu reconhecimento no ensino de geografia para a formação de estudantes críticos e com possibilidades de leituras do mundo menos direcionadas pela ideologia do capital.Revista Latino-Americana de Geografia e Gênero2023-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uepg.br/index.php/rlagg/article/view/2091410.5212/Rlagg.v.14.i1.0006Revista Latino-Americana de Geografia e Gênero; v. 14 n. 1 (2023); 98-1162177-288610.5212/Rlagg.v.14.i1reponame:Revista Latino-americana de Geografia e Gêneroinstname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)instacron:UEPGporhttps://revistas.uepg.br/index.php/rlagg/article/view/20914/209209217946Copyright (c) 2023 Revista Latino-Americana de Geografia e Gêneroinfo:eu-repo/semantics/openAccessJunkes Serenato, Luíza Maria2023-09-01T23:55:55Zoai:uepg.br:article/20914Revistahttps://revistas2.uepg.br/index.php/rlaggPUBhttps://revistas2.uepg.br/index.php/rlagg/oai||joseli.genero@gmail.com2177-28862177-2886opendoar:2023-09-01T23:55:55Revista Latino-americana de Geografia e Gênero - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Trabalho Reprodutivo e Ensino de Geografia: Reflexões para a Abordagem do Tema nos Anos Finais no Ensino Fundamental |
title |
Trabalho Reprodutivo e Ensino de Geografia: Reflexões para a Abordagem do Tema nos Anos Finais no Ensino Fundamental |
spellingShingle |
Trabalho Reprodutivo e Ensino de Geografia: Reflexões para a Abordagem do Tema nos Anos Finais no Ensino Fundamental Junkes Serenato, Luíza Maria |
title_short |
Trabalho Reprodutivo e Ensino de Geografia: Reflexões para a Abordagem do Tema nos Anos Finais no Ensino Fundamental |
title_full |
Trabalho Reprodutivo e Ensino de Geografia: Reflexões para a Abordagem do Tema nos Anos Finais no Ensino Fundamental |
title_fullStr |
Trabalho Reprodutivo e Ensino de Geografia: Reflexões para a Abordagem do Tema nos Anos Finais no Ensino Fundamental |
title_full_unstemmed |
Trabalho Reprodutivo e Ensino de Geografia: Reflexões para a Abordagem do Tema nos Anos Finais no Ensino Fundamental |
title_sort |
Trabalho Reprodutivo e Ensino de Geografia: Reflexões para a Abordagem do Tema nos Anos Finais no Ensino Fundamental |
author |
Junkes Serenato, Luíza Maria |
author_facet |
Junkes Serenato, Luíza Maria |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Junkes Serenato, Luíza Maria |
description |
The imposition of curriculum and educational guidelines in formal Brazilian School, which content approaches are linked to market interests, based on the assumption of the homogenization of reality and the concealment of several social markers, including gender. Based on the analysis of the BNCC's World of Work axis in the geography component for the final years of Elementary School, we did this discussion about reproductive labor, imposed on women in capitalism, and teaching. We expect to highlight the spatiality of reproductive labor, its recognition being important in the geography teaching for the formation of critical students and with possibilities of reading the world less guided by the ideology of capital. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-09-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.uepg.br/index.php/rlagg/article/view/20914 10.5212/Rlagg.v.14.i1.0006 |
url |
https://revistas.uepg.br/index.php/rlagg/article/view/20914 |
identifier_str_mv |
10.5212/Rlagg.v.14.i1.0006 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.uepg.br/index.php/rlagg/article/view/20914/209209217946 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista Latino-Americana de Geografia e Gênero info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista Latino-Americana de Geografia e Gênero |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Latino-Americana de Geografia e Gênero |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Latino-Americana de Geografia e Gênero |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Latino-Americana de Geografia e Gênero; v. 14 n. 1 (2023); 98-116 2177-2886 10.5212/Rlagg.v.14.i1 reponame:Revista Latino-americana de Geografia e Gênero instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) instacron:UEPG |
instname_str |
Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) |
instacron_str |
UEPG |
institution |
UEPG |
reponame_str |
Revista Latino-americana de Geografia e Gênero |
collection |
Revista Latino-americana de Geografia e Gênero |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Latino-americana de Geografia e Gênero - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||joseli.genero@gmail.com |
_version_ |
1799317644184125440 |