Trabalho Reprodutivo e Ensino de Geografia: Reflexões para a Abordagem do Tema nos Anos Finais no Ensino Fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Junkes Serenato, Luíza Maria
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Latino-americana de Geografia e Gênero
Texto Completo: https://revistas.uepg.br/index.php/rlagg/article/view/20914
Resumo: The imposition of curriculum and educational guidelines in formal Brazilian School, which content approaches are linked to market interests, based on the assumption of the homogenization of reality and the concealment of several social markers, including gender. Based on the analysis of the BNCC's World of Work axis in the geography component for the final years of Elementary School, we did this discussion about reproductive labor, imposed on women in capitalism, and teaching. We expect to highlight the spatiality of reproductive labor, its recognition being important in the geography teaching for the formation of critical students and with possibilities of reading the world less guided by the ideology of capital.
id UEPG-28_d3527a53aa14de33708fbb8f77c75a58
oai_identifier_str oai:uepg.br:article/20914
network_acronym_str UEPG-28
network_name_str Revista Latino-americana de Geografia e Gênero
repository_id_str
spelling Trabalho Reprodutivo e Ensino de Geografia: Reflexões para a Abordagem do Tema nos Anos Finais no Ensino FundamentalThe imposition of curriculum and educational guidelines in formal Brazilian School, which content approaches are linked to market interests, based on the assumption of the homogenization of reality and the concealment of several social markers, including gender. Based on the analysis of the BNCC's World of Work axis in the geography component for the final years of Elementary School, we did this discussion about reproductive labor, imposed on women in capitalism, and teaching. We expect to highlight the spatiality of reproductive labor, its recognition being important in the geography teaching for the formation of critical students and with possibilities of reading the world less guided by the ideology of capital.A imposição de currículos e diretrizes educacionais na educação brasileira, cujas abordagens, em seu conteúdo, estão ligadas aos interesses de mercado, tem como pressuposto a homogeneização da realidade e ocultamento de diversos marcadores sociais, dentre eles o de gênero. A partir da análise do eixo "Mundo do Trabalho", da BNCC, no componente de geografia, para os anos finais do Ensino Fundamental, realizamos uma breve discussão sobre ensino e o trabalho reprodutivo imposto às mulheres no capitalismo. Espera­se evidenciar a espacialidade do trabalho reprodutivo, sendo importante seu reconhecimento no ensino de geografia para a formação de estudantes críticos e com possibilidades de leituras do mundo menos direcionadas pela ideologia do capital.Revista Latino-Americana de Geografia e Gênero2023-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uepg.br/index.php/rlagg/article/view/2091410.5212/Rlagg.v.14.i1.0006Revista Latino-Americana de Geografia e Gênero; v. 14 n. 1 (2023); 98-1162177-288610.5212/Rlagg.v.14.i1reponame:Revista Latino-americana de Geografia e Gêneroinstname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)instacron:UEPGporhttps://revistas.uepg.br/index.php/rlagg/article/view/20914/209209217946Copyright (c) 2023 Revista Latino-Americana de Geografia e Gêneroinfo:eu-repo/semantics/openAccessJunkes Serenato, Luíza Maria2023-09-01T23:55:55Zoai:uepg.br:article/20914Revistahttps://revistas2.uepg.br/index.php/rlaggPUBhttps://revistas2.uepg.br/index.php/rlagg/oai||joseli.genero@gmail.com2177-28862177-2886opendoar:2023-09-01T23:55:55Revista Latino-americana de Geografia e Gênero - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)false
dc.title.none.fl_str_mv Trabalho Reprodutivo e Ensino de Geografia: Reflexões para a Abordagem do Tema nos Anos Finais no Ensino Fundamental
title Trabalho Reprodutivo e Ensino de Geografia: Reflexões para a Abordagem do Tema nos Anos Finais no Ensino Fundamental
spellingShingle Trabalho Reprodutivo e Ensino de Geografia: Reflexões para a Abordagem do Tema nos Anos Finais no Ensino Fundamental
Junkes Serenato, Luíza Maria
title_short Trabalho Reprodutivo e Ensino de Geografia: Reflexões para a Abordagem do Tema nos Anos Finais no Ensino Fundamental
title_full Trabalho Reprodutivo e Ensino de Geografia: Reflexões para a Abordagem do Tema nos Anos Finais no Ensino Fundamental
title_fullStr Trabalho Reprodutivo e Ensino de Geografia: Reflexões para a Abordagem do Tema nos Anos Finais no Ensino Fundamental
title_full_unstemmed Trabalho Reprodutivo e Ensino de Geografia: Reflexões para a Abordagem do Tema nos Anos Finais no Ensino Fundamental
title_sort Trabalho Reprodutivo e Ensino de Geografia: Reflexões para a Abordagem do Tema nos Anos Finais no Ensino Fundamental
author Junkes Serenato, Luíza Maria
author_facet Junkes Serenato, Luíza Maria
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Junkes Serenato, Luíza Maria
description The imposition of curriculum and educational guidelines in formal Brazilian School, which content approaches are linked to market interests, based on the assumption of the homogenization of reality and the concealment of several social markers, including gender. Based on the analysis of the BNCC's World of Work axis in the geography component for the final years of Elementary School, we did this discussion about reproductive labor, imposed on women in capitalism, and teaching. We expect to highlight the spatiality of reproductive labor, its recognition being important in the geography teaching for the formation of critical students and with possibilities of reading the world less guided by the ideology of capital.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/rlagg/article/view/20914
10.5212/Rlagg.v.14.i1.0006
url https://revistas.uepg.br/index.php/rlagg/article/view/20914
identifier_str_mv 10.5212/Rlagg.v.14.i1.0006
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/rlagg/article/view/20914/209209217946
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Revista Latino-Americana de Geografia e Gênero
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Revista Latino-Americana de Geografia e Gênero
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Geografia e Gênero
publisher.none.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Geografia e Gênero
dc.source.none.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Geografia e Gênero; v. 14 n. 1 (2023); 98-116
2177-2886
10.5212/Rlagg.v.14.i1
reponame:Revista Latino-americana de Geografia e Gênero
instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron:UEPG
instname_str Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron_str UEPG
institution UEPG
reponame_str Revista Latino-americana de Geografia e Gênero
collection Revista Latino-americana de Geografia e Gênero
repository.name.fl_str_mv Revista Latino-americana de Geografia e Gênero - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
repository.mail.fl_str_mv ||joseli.genero@gmail.com
_version_ 1799317644184125440