Estudo das Disciplinas sobre Gênero e Sexualidade na Formação Inicial de Professores e Professoras de Geografia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Latino-americana de Geografia e Gênero |
Texto Completo: | https://revistas.uepg.br/index.php/rlagg/article/view/9407 |
Resumo: | Em meio as atuais discussões políticas a respeito da educação e do currículo, é que promovemos no âmbito do curso de formação inicial em Geografia, o debate sobre a diversidade sexual, sobretudo, a não-heterossexual, presente entre estudantes, docentes e funcionários do espaço escolar. O objetivo da pesquisa é investigar a presença de disciplinas no currículo de Geografia que abordam temas de gênero e sexualidade. Com recorte ao espaço escolar, observamos que as relações de poder da heteronormatividade são, sem questionamentos, institucionalizadas na prática escolar diária. Sendo percebidos pelos movimentos sociais, os estudos de gênero e sexualidade estiveram no cerne de discussões sobre a educação brasileira, incluindo a Geografia para reconhecimento e inserção da temática em suas abordagens. |
id |
UEPG-28_da73ba7f84bc1a2d3af8f27f8ff2aa03 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:uepg.br:article/9407 |
network_acronym_str |
UEPG-28 |
network_name_str |
Revista Latino-americana de Geografia e Gênero |
repository_id_str |
|
spelling |
Estudo das Disciplinas sobre Gênero e Sexualidade na Formação Inicial de Professores e Professoras de GeografiaGeografiaGêneroSexualidadeEspaço EscolarFormação InicialEm meio as atuais discussões políticas a respeito da educação e do currículo, é que promovemos no âmbito do curso de formação inicial em Geografia, o debate sobre a diversidade sexual, sobretudo, a não-heterossexual, presente entre estudantes, docentes e funcionários do espaço escolar. O objetivo da pesquisa é investigar a presença de disciplinas no currículo de Geografia que abordam temas de gênero e sexualidade. Com recorte ao espaço escolar, observamos que as relações de poder da heteronormatividade são, sem questionamentos, institucionalizadas na prática escolar diária. Sendo percebidos pelos movimentos sociais, os estudos de gênero e sexualidade estiveram no cerne de discussões sobre a educação brasileira, incluindo a Geografia para reconhecimento e inserção da temática em suas abordagens.Revista Latino-Americana de Geografia e Gênero2018-01-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uepg.br/index.php/rlagg/article/view/940710.5212/Rlagg.v.8.i2.0012Revista Latino-Americana de Geografia e Gênero; v. 8 n. 2 (2017); 242-2622177-2886reponame:Revista Latino-americana de Geografia e Gêneroinstname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)instacron:UEPGporhttps://revistas.uepg.br/index.php/rlagg/article/view/9407/pdf13Copyright (c) 2018 Revista Latino-Americana de Geografia e Gêneroinfo:eu-repo/semantics/openAccessFaria, Ruan Pinheiro do Nascimento2018-06-14T14:18:38Zoai:uepg.br:article/9407Revistahttps://revistas2.uepg.br/index.php/rlaggPUBhttps://revistas2.uepg.br/index.php/rlagg/oai||joseli.genero@gmail.com2177-28862177-2886opendoar:2018-06-14T14:18:38Revista Latino-americana de Geografia e Gênero - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estudo das Disciplinas sobre Gênero e Sexualidade na Formação Inicial de Professores e Professoras de Geografia |
title |
Estudo das Disciplinas sobre Gênero e Sexualidade na Formação Inicial de Professores e Professoras de Geografia |
spellingShingle |
Estudo das Disciplinas sobre Gênero e Sexualidade na Formação Inicial de Professores e Professoras de Geografia Faria, Ruan Pinheiro do Nascimento Geografia Gênero Sexualidade Espaço Escolar Formação Inicial |
title_short |
Estudo das Disciplinas sobre Gênero e Sexualidade na Formação Inicial de Professores e Professoras de Geografia |
title_full |
Estudo das Disciplinas sobre Gênero e Sexualidade na Formação Inicial de Professores e Professoras de Geografia |
title_fullStr |
Estudo das Disciplinas sobre Gênero e Sexualidade na Formação Inicial de Professores e Professoras de Geografia |
title_full_unstemmed |
Estudo das Disciplinas sobre Gênero e Sexualidade na Formação Inicial de Professores e Professoras de Geografia |
title_sort |
Estudo das Disciplinas sobre Gênero e Sexualidade na Formação Inicial de Professores e Professoras de Geografia |
author |
Faria, Ruan Pinheiro do Nascimento |
author_facet |
Faria, Ruan Pinheiro do Nascimento |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Faria, Ruan Pinheiro do Nascimento |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Geografia Gênero Sexualidade Espaço Escolar Formação Inicial |
topic |
Geografia Gênero Sexualidade Espaço Escolar Formação Inicial |
description |
Em meio as atuais discussões políticas a respeito da educação e do currículo, é que promovemos no âmbito do curso de formação inicial em Geografia, o debate sobre a diversidade sexual, sobretudo, a não-heterossexual, presente entre estudantes, docentes e funcionários do espaço escolar. O objetivo da pesquisa é investigar a presença de disciplinas no currículo de Geografia que abordam temas de gênero e sexualidade. Com recorte ao espaço escolar, observamos que as relações de poder da heteronormatividade são, sem questionamentos, institucionalizadas na prática escolar diária. Sendo percebidos pelos movimentos sociais, os estudos de gênero e sexualidade estiveram no cerne de discussões sobre a educação brasileira, incluindo a Geografia para reconhecimento e inserção da temática em suas abordagens. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-01-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.uepg.br/index.php/rlagg/article/view/9407 10.5212/Rlagg.v.8.i2.0012 |
url |
https://revistas.uepg.br/index.php/rlagg/article/view/9407 |
identifier_str_mv |
10.5212/Rlagg.v.8.i2.0012 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.uepg.br/index.php/rlagg/article/view/9407/pdf13 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Latino-Americana de Geografia e Gênero info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Latino-Americana de Geografia e Gênero |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Latino-Americana de Geografia e Gênero |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Latino-Americana de Geografia e Gênero |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Latino-Americana de Geografia e Gênero; v. 8 n. 2 (2017); 242-262 2177-2886 reponame:Revista Latino-americana de Geografia e Gênero instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) instacron:UEPG |
instname_str |
Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) |
instacron_str |
UEPG |
institution |
UEPG |
reponame_str |
Revista Latino-americana de Geografia e Gênero |
collection |
Revista Latino-americana de Geografia e Gênero |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Latino-americana de Geografia e Gênero - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||joseli.genero@gmail.com |
_version_ |
1799317643170152448 |