Estudo das Disciplinas sobre Gênero e Sexualidade na Formação Inicial de Professores e Professoras de Geografia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Faria, Ruan Pinheiro do Nascimento
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Latino-americana de Geografia e Gênero
Texto Completo: https://revistas.uepg.br/index.php/rlagg/article/view/9407
Resumo: Em meio as atuais discussões políticas a respeito da educação e do currículo, é que promovemos no âmbito do curso de formação inicial em Geografia, o debate sobre a diversidade sexual, sobretudo, a não-heterossexual, presente entre estudantes, docentes e funcionários do espaço escolar. O objetivo da pesquisa é investigar a presença de disciplinas no currículo de Geografia que abordam temas de gênero e sexualidade. Com recorte ao espaço escolar, observamos que as relações de poder da heteronormatividade são, sem questionamentos, institucionalizadas na prática escolar diária. Sendo percebidos pelos movimentos sociais, os estudos de gênero e sexualidade estiveram no cerne de discussões sobre a educação brasileira, incluindo a Geografia para reconhecimento e inserção da temática em suas abordagens.
id UEPG-28_da73ba7f84bc1a2d3af8f27f8ff2aa03
oai_identifier_str oai:uepg.br:article/9407
network_acronym_str UEPG-28
network_name_str Revista Latino-americana de Geografia e Gênero
repository_id_str
spelling Estudo das Disciplinas sobre Gênero e Sexualidade na Formação Inicial de Professores e Professoras de GeografiaGeografiaGêneroSexualidadeEspaço EscolarFormação InicialEm meio as atuais discussões políticas a respeito da educação e do currículo, é que promovemos no âmbito do curso de formação inicial em Geografia, o debate sobre a diversidade sexual, sobretudo, a não-heterossexual, presente entre estudantes, docentes e funcionários do espaço escolar. O objetivo da pesquisa é investigar a presença de disciplinas no currículo de Geografia que abordam temas de gênero e sexualidade. Com recorte ao espaço escolar, observamos que as relações de poder da heteronormatividade são, sem questionamentos, institucionalizadas na prática escolar diária. Sendo percebidos pelos movimentos sociais, os estudos de gênero e sexualidade estiveram no cerne de discussões sobre a educação brasileira, incluindo a Geografia para reconhecimento e inserção da temática em suas abordagens.Revista Latino-Americana de Geografia e Gênero2018-01-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uepg.br/index.php/rlagg/article/view/940710.5212/Rlagg.v.8.i2.0012Revista Latino-Americana de Geografia e Gênero; v. 8 n. 2 (2017); 242-2622177-2886reponame:Revista Latino-americana de Geografia e Gêneroinstname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)instacron:UEPGporhttps://revistas.uepg.br/index.php/rlagg/article/view/9407/pdf13Copyright (c) 2018 Revista Latino-Americana de Geografia e Gêneroinfo:eu-repo/semantics/openAccessFaria, Ruan Pinheiro do Nascimento2018-06-14T14:18:38Zoai:uepg.br:article/9407Revistahttps://revistas2.uepg.br/index.php/rlaggPUBhttps://revistas2.uepg.br/index.php/rlagg/oai||joseli.genero@gmail.com2177-28862177-2886opendoar:2018-06-14T14:18:38Revista Latino-americana de Geografia e Gênero - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)false
dc.title.none.fl_str_mv Estudo das Disciplinas sobre Gênero e Sexualidade na Formação Inicial de Professores e Professoras de Geografia
title Estudo das Disciplinas sobre Gênero e Sexualidade na Formação Inicial de Professores e Professoras de Geografia
spellingShingle Estudo das Disciplinas sobre Gênero e Sexualidade na Formação Inicial de Professores e Professoras de Geografia
Faria, Ruan Pinheiro do Nascimento
Geografia
Gênero
Sexualidade
Espaço Escolar
Formação Inicial
title_short Estudo das Disciplinas sobre Gênero e Sexualidade na Formação Inicial de Professores e Professoras de Geografia
title_full Estudo das Disciplinas sobre Gênero e Sexualidade na Formação Inicial de Professores e Professoras de Geografia
title_fullStr Estudo das Disciplinas sobre Gênero e Sexualidade na Formação Inicial de Professores e Professoras de Geografia
title_full_unstemmed Estudo das Disciplinas sobre Gênero e Sexualidade na Formação Inicial de Professores e Professoras de Geografia
title_sort Estudo das Disciplinas sobre Gênero e Sexualidade na Formação Inicial de Professores e Professoras de Geografia
author Faria, Ruan Pinheiro do Nascimento
author_facet Faria, Ruan Pinheiro do Nascimento
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Faria, Ruan Pinheiro do Nascimento
dc.subject.por.fl_str_mv Geografia
Gênero
Sexualidade
Espaço Escolar
Formação Inicial
topic Geografia
Gênero
Sexualidade
Espaço Escolar
Formação Inicial
description Em meio as atuais discussões políticas a respeito da educação e do currículo, é que promovemos no âmbito do curso de formação inicial em Geografia, o debate sobre a diversidade sexual, sobretudo, a não-heterossexual, presente entre estudantes, docentes e funcionários do espaço escolar. O objetivo da pesquisa é investigar a presença de disciplinas no currículo de Geografia que abordam temas de gênero e sexualidade. Com recorte ao espaço escolar, observamos que as relações de poder da heteronormatividade são, sem questionamentos, institucionalizadas na prática escolar diária. Sendo percebidos pelos movimentos sociais, os estudos de gênero e sexualidade estiveram no cerne de discussões sobre a educação brasileira, incluindo a Geografia para reconhecimento e inserção da temática em suas abordagens.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-01-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/rlagg/article/view/9407
10.5212/Rlagg.v.8.i2.0012
url https://revistas.uepg.br/index.php/rlagg/article/view/9407
identifier_str_mv 10.5212/Rlagg.v.8.i2.0012
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/rlagg/article/view/9407/pdf13
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Latino-Americana de Geografia e Gênero
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Latino-Americana de Geografia e Gênero
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Geografia e Gênero
publisher.none.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Geografia e Gênero
dc.source.none.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Geografia e Gênero; v. 8 n. 2 (2017); 242-262
2177-2886
reponame:Revista Latino-americana de Geografia e Gênero
instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron:UEPG
instname_str Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron_str UEPG
institution UEPG
reponame_str Revista Latino-americana de Geografia e Gênero
collection Revista Latino-americana de Geografia e Gênero
repository.name.fl_str_mv Revista Latino-americana de Geografia e Gênero - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
repository.mail.fl_str_mv ||joseli.genero@gmail.com
_version_ 1799317643170152448