O atendimento às adolescentes em conflito com a lei: em foco as propostas educacionais no Rio Grande do Norte. DOI: 10.5212/Rlagg.v.7.i1.0006

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunha, Rocelly Dayane Teotonio da
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Paiva, Ilana Lemos de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Latino-americana de Geografia e Gênero
Texto Completo: https://revistas.uepg.br/index.php/rlagg/article/view/6872
Resumo:  The Assistance of Female Adolescents in Conflict with the Law: a Focus on Educational Proposals in Rio Grande do Norte / La Atención a las Adolescentes en Conflicto con la Ley: las Propuestas Educativas en Rio Grande do Norte   O presente estudo visa discutir as propostas educacionais voltadas para as adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas, no estado do Rio Grande do Norte (RN), do período de 1979 a 2014. Para a realização desta pesquisa, utilizou-se a história oral temática e análise documental. A partir de um roteiro semiestruturado, foram entrevistados oito profissionais que atuaram/atuam nas três unidades de internação feminina identificadas: Granja Santana, Instituto Padre João Maria e o Centro Educacional Padre João Maria (CEDUC). A análise documental foi realizada a partir de documentos da Fundação dos Direitos da Criança e do Adolescente (FUNDAC), CEDUC e Monografias do Departamento de Serviço Social da UFRN. A análise do material coletado esteve apoiada nos aspectos teóricos da teoria marxiana e na perspectiva feminista da divisão sexual do trabalho. Foram identificados três tipos de propostas educacionais: a educação baseada nos valores cristãos, a educação pelo trabalho e a socioeducação. Os dados evidenciam que as propostas educacionais, desenvolvidas ao logo de 35 anos de atendimento no estado potiguar têm sido executadas com base na naturalização do feminino. Palavras-Chave: Adolescência; Gênero e Socioeducação.    Abstract This study aims to discuss the educational proposals geared for adolescent girls who are under sócio-educational custody, in the state of Rio Grande do Norte (RN), in the period from 1979 to 2014. In this research, we recurred to oral thematic history and documentary analysis. Following a semi-structured plan, we interviewed eight professionals who worked or still work in one of the three female wards identified as: Granja Santana, Instituto Padre João Maria [Father João Maria Institute] and Centro Educacional Padre João Maria [Father João Maria Educational Center] (CEDUC). The documentary analysis was performed with documents from the Fundação dos Direitos da Criança e do Adolescente [Children and Adolescents Rights Foundation] (FUNDAC),the CEDUC, and from Monographs from the Department of Social Services of the Universidade Federal do Rio Grande do Norte [Federal University of Rio Grande do Norte] (UFRN). The data analysis was supported by the theoretical aspects of the Marxian theory and the feminist perspective on the sexual division of labor. Three types of educational proposals were identified: education based on Christian values, education for work and sócio-education. The data show that educational proposals, developed along 35 years of social service in Rio Grande do Norte, have been performed on the basis of the naturalization of feminine. Keywords: Adolescence; Gender and Socio-Education.     Resumen Este estudio tiene como objetivo discutir las propuestas educativas dirigidas a las adolescentes en cumplimiento de las medidas sócio-educativas, en el estado de Río Grande del Norte (RN), en el período de 1979 a 2014. Para esta investigación, se utilizó la historia oral tamática y el análisis documental. A partir de una guión semiestructurado, se entrevistaron ocho profesionales que actuaron / actúan en las tres unidades de internamiento femeninas identificadas: Granja Santana, Instituto Padre João Maria y el Centro Educativo Padre João Maria (CEDUC). El análisis documental se realizó a partir de documentos de la Fundación de los Derechos de la Infancia y del Adolescente (FUNDAC), CEDUC y Monografías del Departamento de Servicio Social de la UFRN. El análisis del material recogido se basa en los aspectos teóricos de la teoría marxiana y en la perspectiva feminista de la división sexual del trabajo. Se identificaron tres tipos de propuestas educativas: la educación basada en los valores cristianos, la educación para el trabajo y la sócio-educación. Los datos muestran que las propuestas educativas, desarrolladas a lo largo de 35 años de atención en el estado de Río Grande del Norte, han sido ejecutadas sobre la base de la naturalización de lo femenino. Palabras-Clave: Adolescencia, Género y Socioeducación.
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A análise documental foi realizada a partir de documentos da Fundação dos Direitos da Criança e do Adolescente (FUNDAC), CEDUC e Monografias do Departamento de Serviço Social da UFRN. A análise do material coletado esteve apoiada nos aspectos teóricos da teoria marxiana e na perspectiva feminista da divisão sexual do trabalho. Foram identificados três tipos de propostas educacionais: a educação baseada nos valores cristãos, a educação pelo trabalho e a socioeducação. Os dados evidenciam que as propostas educacionais, desenvolvidas ao logo de 35 anos de atendimento no estado potiguar têm sido executadas com base na naturalização do feminino. Palavras-Chave: Adolescência; Gênero e Socioeducação.    Abstract This study aims to discuss the educational proposals geared for adolescent girls who are under sócio-educational custody, in the state of Rio Grande do Norte (RN), in the period from 1979 to 2014. In this research, we recurred to oral thematic history and documentary analysis. 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