O CEMITÉRIO COMO FONTE PARA ESTUDOS DE FOLKCOMUNICAÇÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Steyer, Fábio
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Internacional de Folkcomunicação
Texto Completo: https://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/18607
Resumo: Os cemitérios cada vez mais são utilizados como fonte para pesquisas em diversas áreas do conhecimento, como a Religião, a Antropologia, a História, a Arte, entre tantos outros. Nosso grupo de estudos vem pesquisando os cemitérios do Rio Grande do Sul há mais de dez anos, a partir de uma série de abordagens e enfoques. Coordenado pelo historiador e professor da PUCRS Harry Rodrigues Bellomo, o projeto “Arte Cemiterial no Rio Grande do Sul”, do qual são participantes alunos de graduação e pós-graduação e professores de diversas instituições de ensino superior, como UNISINOS, UNIVATES, FEEVALE, FARGS E FAFIMC, predominando docentes e discentes vinculados à PUCRS, é um dos maiores do Brasil no que se refere à pesquisa cemiterial. Até o presente momento foram visitados cerca de 500 cemitérios na capital e interior do Estado, tendo sido registradas inúmeras informações para as diferentes áreas da pesquisa. O resultado dos estudos realizados até 1998 foi reunido no livro “Cemitérios do Rio Grande do Sul: Arte, Sociedade, Ideologia”, lançado pela EDIPUCRS, e todos os anos os participantes do grupo apresentam comunicações e palestras em congressos, seminários e outros eventos ligados ao tema, além de publicarem textos em anais e periódicos especializados.
id UEPG-29_1ca8a3f426e3e8592265c60c7147b66f
oai_identifier_str oai:uepg.br:article/18607
network_acronym_str UEPG-29
network_name_str Revista Internacional de Folkcomunicação
repository_id_str
spelling O CEMITÉRIO COMO FONTE PARA ESTUDOS DE FOLKCOMUNICAÇÃOOs cemitérios cada vez mais são utilizados como fonte para pesquisas em diversas áreas do conhecimento, como a Religião, a Antropologia, a História, a Arte, entre tantos outros. Nosso grupo de estudos vem pesquisando os cemitérios do Rio Grande do Sul há mais de dez anos, a partir de uma série de abordagens e enfoques. Coordenado pelo historiador e professor da PUCRS Harry Rodrigues Bellomo, o projeto “Arte Cemiterial no Rio Grande do Sul”, do qual são participantes alunos de graduação e pós-graduação e professores de diversas instituições de ensino superior, como UNISINOS, UNIVATES, FEEVALE, FARGS E FAFIMC, predominando docentes e discentes vinculados à PUCRS, é um dos maiores do Brasil no que se refere à pesquisa cemiterial. Até o presente momento foram visitados cerca de 500 cemitérios na capital e interior do Estado, tendo sido registradas inúmeras informações para as diferentes áreas da pesquisa. O resultado dos estudos realizados até 1998 foi reunido no livro “Cemitérios do Rio Grande do Sul: Arte, Sociedade, Ideologia”, lançado pela EDIPUCRS, e todos os anos os participantes do grupo apresentam comunicações e palestras em congressos, seminários e outros eventos ligados ao tema, além de publicarem textos em anais e periódicos especializados.Editora UEPG2008-12-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/18607Revista Internacional de Folkcomunicação; v. 2 n. 3: (jan./jun. 2004)1807-4960reponame:Revista Internacional de Folkcomunicaçãoinstname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)instacron:UEPGporhttps://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/18607/209209214544Steyer, Fábioinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-07-29T16:58:28Zoai:uepg.br:article/18607Revistahttp://www.revistas.uepg.br/index.php?journal=folkcomPUBhttp://www.revistas.uepg.br/index.php/folkcom/oairevistafolkcom@uepg.br||sergiogadini@yahoo.com.br1807-49601807-4960opendoar:2021-07-29T16:58:28Revista Internacional de Folkcomunicação - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)false
dc.title.none.fl_str_mv O CEMITÉRIO COMO FONTE PARA ESTUDOS DE FOLKCOMUNICAÇÃO
title O CEMITÉRIO COMO FONTE PARA ESTUDOS DE FOLKCOMUNICAÇÃO
spellingShingle O CEMITÉRIO COMO FONTE PARA ESTUDOS DE FOLKCOMUNICAÇÃO
Steyer, Fábio
title_short O CEMITÉRIO COMO FONTE PARA ESTUDOS DE FOLKCOMUNICAÇÃO
title_full O CEMITÉRIO COMO FONTE PARA ESTUDOS DE FOLKCOMUNICAÇÃO
title_fullStr O CEMITÉRIO COMO FONTE PARA ESTUDOS DE FOLKCOMUNICAÇÃO
title_full_unstemmed O CEMITÉRIO COMO FONTE PARA ESTUDOS DE FOLKCOMUNICAÇÃO
title_sort O CEMITÉRIO COMO FONTE PARA ESTUDOS DE FOLKCOMUNICAÇÃO
author Steyer, Fábio
author_facet Steyer, Fábio
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Steyer, Fábio
description Os cemitérios cada vez mais são utilizados como fonte para pesquisas em diversas áreas do conhecimento, como a Religião, a Antropologia, a História, a Arte, entre tantos outros. Nosso grupo de estudos vem pesquisando os cemitérios do Rio Grande do Sul há mais de dez anos, a partir de uma série de abordagens e enfoques. Coordenado pelo historiador e professor da PUCRS Harry Rodrigues Bellomo, o projeto “Arte Cemiterial no Rio Grande do Sul”, do qual são participantes alunos de graduação e pós-graduação e professores de diversas instituições de ensino superior, como UNISINOS, UNIVATES, FEEVALE, FARGS E FAFIMC, predominando docentes e discentes vinculados à PUCRS, é um dos maiores do Brasil no que se refere à pesquisa cemiterial. Até o presente momento foram visitados cerca de 500 cemitérios na capital e interior do Estado, tendo sido registradas inúmeras informações para as diferentes áreas da pesquisa. O resultado dos estudos realizados até 1998 foi reunido no livro “Cemitérios do Rio Grande do Sul: Arte, Sociedade, Ideologia”, lançado pela EDIPUCRS, e todos os anos os participantes do grupo apresentam comunicações e palestras em congressos, seminários e outros eventos ligados ao tema, além de publicarem textos em anais e periódicos especializados.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-12-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/18607
url https://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/18607
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/18607/209209214544
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UEPG
publisher.none.fl_str_mv Editora UEPG
dc.source.none.fl_str_mv Revista Internacional de Folkcomunicação; v. 2 n. 3: (jan./jun. 2004)
1807-4960
reponame:Revista Internacional de Folkcomunicação
instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron:UEPG
instname_str Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron_str UEPG
institution UEPG
reponame_str Revista Internacional de Folkcomunicação
collection Revista Internacional de Folkcomunicação
repository.name.fl_str_mv Revista Internacional de Folkcomunicação - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
repository.mail.fl_str_mv revistafolkcom@uepg.br||sergiogadini@yahoo.com.br
_version_ 1799317369520128000