Capital social e desenvolvimento do turismo no Município de São Luiz do Paraitinga/SP, Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Candelária Junior, Luiz Fernando de Almeida
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Carniello, Monica Franchi
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Internacional de Folkcomunicação
Texto Completo: https://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/18842
Resumo: Este trabalho realiza o levantamento de informações sobre o papel dos atores sociais na formação do capital social local, e das possíveis ações de marketing, como ferramentas promotoras das atividades turísticas no Município de São Luiz do Paraitinga, Estado de São Paulo. Compreende-se o capital social como o conjunto de arranjos sociais e relações que possibilitam direcionar ações individuais e coletivas, em benefício de causas que atendam positivamente aos anseios da coletividade; e as ações de marketing, como os processos sociais e de gestão que são desenvolvidos para atender às satisfações das necessidades dos indivíduos e das organizações. A pesquisa caracteriza-se como descritiva e qualitativa, com coleta de dados por entrevista com atores sociais do Município. Verificou-se que as relações dos moradores – que resultaram em um representativo patrimônio cultural – e a cooperação entre os distintos atores sociais, implicou a potencialização do turismo no Município, ainda que sem um planejamento formal, mas decorrente de objetivos comuns que puderam ser alcançados por meio da participação e trabalho conjunto da população local. Portanto, a existência de elevado grau de capital social constitui uma variável diretamente relacionada com o desenvolvimento do Município estudado.
id UEPG-29_41f190a7dd931f2514b337f3883da7f8
oai_identifier_str oai:uepg.br:article/18842
network_acronym_str UEPG-29
network_name_str Revista Internacional de Folkcomunicação
repository_id_str
spelling Capital social e desenvolvimento do turismo no Município de São Luiz do Paraitinga/SP, BrasilEste trabalho realiza o levantamento de informações sobre o papel dos atores sociais na formação do capital social local, e das possíveis ações de marketing, como ferramentas promotoras das atividades turísticas no Município de São Luiz do Paraitinga, Estado de São Paulo. Compreende-se o capital social como o conjunto de arranjos sociais e relações que possibilitam direcionar ações individuais e coletivas, em benefício de causas que atendam positivamente aos anseios da coletividade; e as ações de marketing, como os processos sociais e de gestão que são desenvolvidos para atender às satisfações das necessidades dos indivíduos e das organizações. A pesquisa caracteriza-se como descritiva e qualitativa, com coleta de dados por entrevista com atores sociais do Município. Verificou-se que as relações dos moradores – que resultaram em um representativo patrimônio cultural – e a cooperação entre os distintos atores sociais, implicou a potencialização do turismo no Município, ainda que sem um planejamento formal, mas decorrente de objetivos comuns que puderam ser alcançados por meio da participação e trabalho conjunto da população local. Portanto, a existência de elevado grau de capital social constitui uma variável diretamente relacionada com o desenvolvimento do Município estudado.Editora UEPG2012-08-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/18842Revista Internacional de Folkcomunicação; v. 10 n. 19: (jan./abr. 2012); 10-261807-4960reponame:Revista Internacional de Folkcomunicaçãoinstname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)instacron:UEPGporhttps://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/18842/209209214773Candelária Junior, Luiz Fernando de AlmeidaCarniello, Monica Franchiinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-08-04T14:49:49Zoai:uepg.br:article/18842Revistahttp://www.revistas.uepg.br/index.php?journal=folkcomPUBhttp://www.revistas.uepg.br/index.php/folkcom/oairevistafolkcom@uepg.br||sergiogadini@yahoo.com.br1807-49601807-4960opendoar:2021-08-04T14:49:49Revista Internacional de Folkcomunicação - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)false
dc.title.none.fl_str_mv Capital social e desenvolvimento do turismo no Município de São Luiz do Paraitinga/SP, Brasil
title Capital social e desenvolvimento do turismo no Município de São Luiz do Paraitinga/SP, Brasil
spellingShingle Capital social e desenvolvimento do turismo no Município de São Luiz do Paraitinga/SP, Brasil
Candelária Junior, Luiz Fernando de Almeida
title_short Capital social e desenvolvimento do turismo no Município de São Luiz do Paraitinga/SP, Brasil
title_full Capital social e desenvolvimento do turismo no Município de São Luiz do Paraitinga/SP, Brasil
title_fullStr Capital social e desenvolvimento do turismo no Município de São Luiz do Paraitinga/SP, Brasil
title_full_unstemmed Capital social e desenvolvimento do turismo no Município de São Luiz do Paraitinga/SP, Brasil
title_sort Capital social e desenvolvimento do turismo no Município de São Luiz do Paraitinga/SP, Brasil
author Candelária Junior, Luiz Fernando de Almeida
author_facet Candelária Junior, Luiz Fernando de Almeida
Carniello, Monica Franchi
author_role author
author2 Carniello, Monica Franchi
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Candelária Junior, Luiz Fernando de Almeida
Carniello, Monica Franchi
description Este trabalho realiza o levantamento de informações sobre o papel dos atores sociais na formação do capital social local, e das possíveis ações de marketing, como ferramentas promotoras das atividades turísticas no Município de São Luiz do Paraitinga, Estado de São Paulo. Compreende-se o capital social como o conjunto de arranjos sociais e relações que possibilitam direcionar ações individuais e coletivas, em benefício de causas que atendam positivamente aos anseios da coletividade; e as ações de marketing, como os processos sociais e de gestão que são desenvolvidos para atender às satisfações das necessidades dos indivíduos e das organizações. A pesquisa caracteriza-se como descritiva e qualitativa, com coleta de dados por entrevista com atores sociais do Município. Verificou-se que as relações dos moradores – que resultaram em um representativo patrimônio cultural – e a cooperação entre os distintos atores sociais, implicou a potencialização do turismo no Município, ainda que sem um planejamento formal, mas decorrente de objetivos comuns que puderam ser alcançados por meio da participação e trabalho conjunto da população local. Portanto, a existência de elevado grau de capital social constitui uma variável diretamente relacionada com o desenvolvimento do Município estudado.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-08-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/18842
url https://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/18842
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/18842/209209214773
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UEPG
publisher.none.fl_str_mv Editora UEPG
dc.source.none.fl_str_mv Revista Internacional de Folkcomunicação; v. 10 n. 19: (jan./abr. 2012); 10-26
1807-4960
reponame:Revista Internacional de Folkcomunicação
instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron:UEPG
instname_str Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron_str UEPG
institution UEPG
reponame_str Revista Internacional de Folkcomunicação
collection Revista Internacional de Folkcomunicação
repository.name.fl_str_mv Revista Internacional de Folkcomunicação - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
repository.mail.fl_str_mv revistafolkcom@uepg.br||sergiogadini@yahoo.com.br
_version_ 1799317370306560000