Capital social e desenvolvimento do turismo no Município de São Luiz do Paraitinga/SP, Brasil
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Internacional de Folkcomunicação |
Texto Completo: | https://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/18842 |
Resumo: | Este trabalho realiza o levantamento de informações sobre o papel dos atores sociais na formação do capital social local, e das possíveis ações de marketing, como ferramentas promotoras das atividades turísticas no Município de São Luiz do Paraitinga, Estado de São Paulo. Compreende-se o capital social como o conjunto de arranjos sociais e relações que possibilitam direcionar ações individuais e coletivas, em benefício de causas que atendam positivamente aos anseios da coletividade; e as ações de marketing, como os processos sociais e de gestão que são desenvolvidos para atender às satisfações das necessidades dos indivíduos e das organizações. A pesquisa caracteriza-se como descritiva e qualitativa, com coleta de dados por entrevista com atores sociais do Município. Verificou-se que as relações dos moradores – que resultaram em um representativo patrimônio cultural – e a cooperação entre os distintos atores sociais, implicou a potencialização do turismo no Município, ainda que sem um planejamento formal, mas decorrente de objetivos comuns que puderam ser alcançados por meio da participação e trabalho conjunto da população local. Portanto, a existência de elevado grau de capital social constitui uma variável diretamente relacionada com o desenvolvimento do Município estudado. |
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Capital social e desenvolvimento do turismo no Município de São Luiz do Paraitinga/SP, BrasilEste trabalho realiza o levantamento de informações sobre o papel dos atores sociais na formação do capital social local, e das possíveis ações de marketing, como ferramentas promotoras das atividades turísticas no Município de São Luiz do Paraitinga, Estado de São Paulo. Compreende-se o capital social como o conjunto de arranjos sociais e relações que possibilitam direcionar ações individuais e coletivas, em benefício de causas que atendam positivamente aos anseios da coletividade; e as ações de marketing, como os processos sociais e de gestão que são desenvolvidos para atender às satisfações das necessidades dos indivíduos e das organizações. A pesquisa caracteriza-se como descritiva e qualitativa, com coleta de dados por entrevista com atores sociais do Município. Verificou-se que as relações dos moradores – que resultaram em um representativo patrimônio cultural – e a cooperação entre os distintos atores sociais, implicou a potencialização do turismo no Município, ainda que sem um planejamento formal, mas decorrente de objetivos comuns que puderam ser alcançados por meio da participação e trabalho conjunto da população local. Portanto, a existência de elevado grau de capital social constitui uma variável diretamente relacionada com o desenvolvimento do Município estudado.Editora UEPG2012-08-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/18842Revista Internacional de Folkcomunicação; v. 10 n. 19: (jan./abr. 2012); 10-261807-4960reponame:Revista Internacional de Folkcomunicaçãoinstname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)instacron:UEPGporhttps://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/18842/209209214773Candelária Junior, Luiz Fernando de AlmeidaCarniello, Monica Franchiinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-08-04T14:49:49Zoai:uepg.br:article/18842Revistahttp://www.revistas.uepg.br/index.php?journal=folkcomPUBhttp://www.revistas.uepg.br/index.php/folkcom/oairevistafolkcom@uepg.br||sergiogadini@yahoo.com.br1807-49601807-4960opendoar:2021-08-04T14:49:49Revista Internacional de Folkcomunicação - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)false |
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