Folkgastronomia x folkmarketing: um estudo sobre o bolo Souza Leão, patrimônio imaterial de Pernambuco

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, Eliana Maria de Queiroz
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: da Silva, Jademilson Manoel, Maciel, Betânia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Internacional de Folkcomunicação
Texto Completo: https://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/18829
Resumo: O presente artigo estuda o bolo Souza leão, patrimônio imaterial de Pernambuco, como elemento folkgastronômico híbrido, que gera sentimento de identidade e de pertencimento em boa parte do povo pernambucano, compreendendo a cozinha como elemento folkcomunicacional e de folkmarketing. Como lócus de experiências íntimas e coletivas, compreendemos que a folkgastronomia promove intercâmbio de informações e manifestação de ideias de agentes e meios ligados direta ou indiretamente ao folclore, além de exercer uma função social e ser mais um instrumento midiático. Concluímos com a experiência do grupo focal que a expropriação da cultura popular, com a comercialização do tradicional bolo Souza Leão, que tinha uma autoria familiar e agora se encontra industrializado, ainda não consegue degradar as expressões do imaginário popular e da gastronomia, no aspecto odores e sabor.
id UEPG-29_4b0c448e49156595b7593f16b5c34647
oai_identifier_str oai:uepg.br:article/18829
network_acronym_str UEPG-29
network_name_str Revista Internacional de Folkcomunicação
repository_id_str
spelling Folkgastronomia x folkmarketing: um estudo sobre o bolo Souza Leão, patrimônio imaterial de PernambucoO presente artigo estuda o bolo Souza leão, patrimônio imaterial de Pernambuco, como elemento folkgastronômico híbrido, que gera sentimento de identidade e de pertencimento em boa parte do povo pernambucano, compreendendo a cozinha como elemento folkcomunicacional e de folkmarketing. Como lócus de experiências íntimas e coletivas, compreendemos que a folkgastronomia promove intercâmbio de informações e manifestação de ideias de agentes e meios ligados direta ou indiretamente ao folclore, além de exercer uma função social e ser mais um instrumento midiático. Concluímos com a experiência do grupo focal que a expropriação da cultura popular, com a comercialização do tradicional bolo Souza Leão, que tinha uma autoria familiar e agora se encontra industrializado, ainda não consegue degradar as expressões do imaginário popular e da gastronomia, no aspecto odores e sabor.Editora UEPG2011-12-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/18829Revista Internacional de Folkcomunicação; v. 9 n. 18: (jul./dez. 2011)1807-4960reponame:Revista Internacional de Folkcomunicaçãoinstname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)instacron:UEPGporhttps://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/18829/209209214754https://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/18829/209209214755Ramos, Eliana Maria de Queirozda Silva, Jademilson ManoelMaciel, Betâniainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-08-04T14:45:12Zoai:uepg.br:article/18829Revistahttp://www.revistas.uepg.br/index.php?journal=folkcomPUBhttp://www.revistas.uepg.br/index.php/folkcom/oairevistafolkcom@uepg.br||sergiogadini@yahoo.com.br1807-49601807-4960opendoar:2021-08-04T14:45:12Revista Internacional de Folkcomunicação - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)false
dc.title.none.fl_str_mv Folkgastronomia x folkmarketing: um estudo sobre o bolo Souza Leão, patrimônio imaterial de Pernambuco
title Folkgastronomia x folkmarketing: um estudo sobre o bolo Souza Leão, patrimônio imaterial de Pernambuco
spellingShingle Folkgastronomia x folkmarketing: um estudo sobre o bolo Souza Leão, patrimônio imaterial de Pernambuco
Ramos, Eliana Maria de Queiroz
title_short Folkgastronomia x folkmarketing: um estudo sobre o bolo Souza Leão, patrimônio imaterial de Pernambuco
title_full Folkgastronomia x folkmarketing: um estudo sobre o bolo Souza Leão, patrimônio imaterial de Pernambuco
title_fullStr Folkgastronomia x folkmarketing: um estudo sobre o bolo Souza Leão, patrimônio imaterial de Pernambuco
title_full_unstemmed Folkgastronomia x folkmarketing: um estudo sobre o bolo Souza Leão, patrimônio imaterial de Pernambuco
title_sort Folkgastronomia x folkmarketing: um estudo sobre o bolo Souza Leão, patrimônio imaterial de Pernambuco
author Ramos, Eliana Maria de Queiroz
author_facet Ramos, Eliana Maria de Queiroz
da Silva, Jademilson Manoel
Maciel, Betânia
author_role author
author2 da Silva, Jademilson Manoel
Maciel, Betânia
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramos, Eliana Maria de Queiroz
da Silva, Jademilson Manoel
Maciel, Betânia
description O presente artigo estuda o bolo Souza leão, patrimônio imaterial de Pernambuco, como elemento folkgastronômico híbrido, que gera sentimento de identidade e de pertencimento em boa parte do povo pernambucano, compreendendo a cozinha como elemento folkcomunicacional e de folkmarketing. Como lócus de experiências íntimas e coletivas, compreendemos que a folkgastronomia promove intercâmbio de informações e manifestação de ideias de agentes e meios ligados direta ou indiretamente ao folclore, além de exercer uma função social e ser mais um instrumento midiático. Concluímos com a experiência do grupo focal que a expropriação da cultura popular, com a comercialização do tradicional bolo Souza Leão, que tinha uma autoria familiar e agora se encontra industrializado, ainda não consegue degradar as expressões do imaginário popular e da gastronomia, no aspecto odores e sabor.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-12-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/18829
url https://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/18829
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/18829/209209214754
https://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/18829/209209214755
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UEPG
publisher.none.fl_str_mv Editora UEPG
dc.source.none.fl_str_mv Revista Internacional de Folkcomunicação; v. 9 n. 18: (jul./dez. 2011)
1807-4960
reponame:Revista Internacional de Folkcomunicação
instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron:UEPG
instname_str Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron_str UEPG
institution UEPG
reponame_str Revista Internacional de Folkcomunicação
collection Revista Internacional de Folkcomunicação
repository.name.fl_str_mv Revista Internacional de Folkcomunicação - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
repository.mail.fl_str_mv revistafolkcom@uepg.br||sergiogadini@yahoo.com.br
_version_ 1799317370296074240