Escola, Teatro e Folkcomunicação: ou de como a Escola Adalgisa de Barros (Várzea Grande – MT) promove o empoderamento dos jovens da comunidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Siqueira, Aline Wendpap Nunes de
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Rodrigues, Cibele Antônia de Souza, Campos, Jucelina Ferreira de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Internacional de Folkcomunicação
Texto Completo: https://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/19072
Resumo: Este artigo apresenta os desdobramentos do Projeto “Rádio e Teatro: da escrita à oralidade”, financiado pelo Programa “Mais Cultura nas Escolas”, em 2014, na Escola Estadual Professora Adalgisa de Barros, em Várzea Grande/MT. Tem por objetivo trazer à cena acadêmica as observações e discussões que emergiram deste período e se justifica na medida em que busca socializar as possibilidades transformadoras que a arte pode gerar, pois, de acordo com o PCN do Ensino Médio (1999), os estudantes podem descobrir uma pluralidade de interferências culturais e políticas atuantes nessas manifestações culturais. Assim, tendo como base a folkcomunicação, consideramos a escola um local privilegiado para o desenvolvimento local e o empoderamento de jovens marginalizados. Nesse contexto, o teatro pode desempenhar um importante papel.
id UEPG-29_63b455ccdc744e1decd4e775d43209d1
oai_identifier_str oai:uepg.br:article/19072
network_acronym_str UEPG-29
network_name_str Revista Internacional de Folkcomunicação
repository_id_str
spelling Escola, Teatro e Folkcomunicação: ou de como a Escola Adalgisa de Barros (Várzea Grande – MT) promove o empoderamento dos jovens da comunidadeEste artigo apresenta os desdobramentos do Projeto “Rádio e Teatro: da escrita à oralidade”, financiado pelo Programa “Mais Cultura nas Escolas”, em 2014, na Escola Estadual Professora Adalgisa de Barros, em Várzea Grande/MT. Tem por objetivo trazer à cena acadêmica as observações e discussões que emergiram deste período e se justifica na medida em que busca socializar as possibilidades transformadoras que a arte pode gerar, pois, de acordo com o PCN do Ensino Médio (1999), os estudantes podem descobrir uma pluralidade de interferências culturais e políticas atuantes nessas manifestações culturais. Assim, tendo como base a folkcomunicação, consideramos a escola um local privilegiado para o desenvolvimento local e o empoderamento de jovens marginalizados. Nesse contexto, o teatro pode desempenhar um importante papel.Editora UEPG2017-07-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/1907210.5212/RIF.v.15.i34.0002Revista Internacional de Folkcomunicação; v. 15 n. 34: (jan./jun. 2017): “Folkcomunicação e políticas públicas”; 26-411807-496010.5212/RIF.v.15.i34.00010018reponame:Revista Internacional de Folkcomunicaçãoinstname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)instacron:UEPGporhttps://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/19072/209209215004Copyright (c) 2017 Revista Internacional de Folkcomunicaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSiqueira, Aline Wendpap Nunes deRodrigues, Cibele Antônia de SouzaCampos, Jucelina Ferreira de2021-10-13T17:35:53Zoai:uepg.br:article/19072Revistahttp://www.revistas.uepg.br/index.php?journal=folkcomPUBhttp://www.revistas.uepg.br/index.php/folkcom/oairevistafolkcom@uepg.br||sergiogadini@yahoo.com.br1807-49601807-4960opendoar:2021-10-13T17:35:53Revista Internacional de Folkcomunicação - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)false
dc.title.none.fl_str_mv Escola, Teatro e Folkcomunicação: ou de como a Escola Adalgisa de Barros (Várzea Grande – MT) promove o empoderamento dos jovens da comunidade
title Escola, Teatro e Folkcomunicação: ou de como a Escola Adalgisa de Barros (Várzea Grande – MT) promove o empoderamento dos jovens da comunidade
spellingShingle Escola, Teatro e Folkcomunicação: ou de como a Escola Adalgisa de Barros (Várzea Grande – MT) promove o empoderamento dos jovens da comunidade
Siqueira, Aline Wendpap Nunes de
title_short Escola, Teatro e Folkcomunicação: ou de como a Escola Adalgisa de Barros (Várzea Grande – MT) promove o empoderamento dos jovens da comunidade
title_full Escola, Teatro e Folkcomunicação: ou de como a Escola Adalgisa de Barros (Várzea Grande – MT) promove o empoderamento dos jovens da comunidade
title_fullStr Escola, Teatro e Folkcomunicação: ou de como a Escola Adalgisa de Barros (Várzea Grande – MT) promove o empoderamento dos jovens da comunidade
title_full_unstemmed Escola, Teatro e Folkcomunicação: ou de como a Escola Adalgisa de Barros (Várzea Grande – MT) promove o empoderamento dos jovens da comunidade
title_sort Escola, Teatro e Folkcomunicação: ou de como a Escola Adalgisa de Barros (Várzea Grande – MT) promove o empoderamento dos jovens da comunidade
author Siqueira, Aline Wendpap Nunes de
author_facet Siqueira, Aline Wendpap Nunes de
Rodrigues, Cibele Antônia de Souza
Campos, Jucelina Ferreira de
author_role author
author2 Rodrigues, Cibele Antônia de Souza
Campos, Jucelina Ferreira de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Siqueira, Aline Wendpap Nunes de
Rodrigues, Cibele Antônia de Souza
Campos, Jucelina Ferreira de
description Este artigo apresenta os desdobramentos do Projeto “Rádio e Teatro: da escrita à oralidade”, financiado pelo Programa “Mais Cultura nas Escolas”, em 2014, na Escola Estadual Professora Adalgisa de Barros, em Várzea Grande/MT. Tem por objetivo trazer à cena acadêmica as observações e discussões que emergiram deste período e se justifica na medida em que busca socializar as possibilidades transformadoras que a arte pode gerar, pois, de acordo com o PCN do Ensino Médio (1999), os estudantes podem descobrir uma pluralidade de interferências culturais e políticas atuantes nessas manifestações culturais. Assim, tendo como base a folkcomunicação, consideramos a escola um local privilegiado para o desenvolvimento local e o empoderamento de jovens marginalizados. Nesse contexto, o teatro pode desempenhar um importante papel.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-07-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/19072
10.5212/RIF.v.15.i34.0002
url https://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/19072
identifier_str_mv 10.5212/RIF.v.15.i34.0002
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/19072/209209215004
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Internacional de Folkcomunicação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Internacional de Folkcomunicação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UEPG
publisher.none.fl_str_mv Editora UEPG
dc.source.none.fl_str_mv Revista Internacional de Folkcomunicação; v. 15 n. 34: (jan./jun. 2017): “Folkcomunicação e políticas públicas”; 26-41
1807-4960
10.5212/RIF.v.15.i34.00010018
reponame:Revista Internacional de Folkcomunicação
instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron:UEPG
instname_str Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron_str UEPG
institution UEPG
reponame_str Revista Internacional de Folkcomunicação
collection Revista Internacional de Folkcomunicação
repository.name.fl_str_mv Revista Internacional de Folkcomunicação - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
repository.mail.fl_str_mv revistafolkcom@uepg.br||sergiogadini@yahoo.com.br
_version_ 1799317371031126016