O processo folkcomunicacional como estratégia para o desenvolvimento local: o caso da Associação de Mamulengueiros de Glória do Goitá, Pernambuco

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santana, Everaldo Costa
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Filho, Severino Alves de Lucena
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Internacional de Folkcomunicação
Texto Completo: https://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/18847
Resumo: O objetivo deste estudo é analisar o processo folkcomunicacional como uma estratégia para o desenvolvimento local, a partir do estudo de caso da experiência da Associação de Mamulengueiros1 e Artesãos de Glória do Goitá, Pernambuco. O aporte teórico embasa-se no conceito de Luiz Beltrão, que define a Folkcomunicação como “o processo de intercâmbio de informações e manifestações de opiniões, ideias e atitudes de massa através de agentes e meios ligados direta ou indiretamente ao folclore”. Metodologicamente, os estudos foram direcionados a partir de pesquisas bibliográficas, e empiricamente, com realização de entrevistas semi-estruturadas. Dessa forma, chega-se a conclusão de que as experiências folkcomunicacionais da Associação de Mamulengueiros e Artesãos de Glória do Goitá contribuem para o desenvolvimento local.
id UEPG-29_c727c3932f65e570e0b07b016f61e55a
oai_identifier_str oai:uepg.br:article/18847
network_acronym_str UEPG-29
network_name_str Revista Internacional de Folkcomunicação
repository_id_str
spelling O processo folkcomunicacional como estratégia para o desenvolvimento local: o caso da Associação de Mamulengueiros de Glória do Goitá, PernambucoO objetivo deste estudo é analisar o processo folkcomunicacional como uma estratégia para o desenvolvimento local, a partir do estudo de caso da experiência da Associação de Mamulengueiros1 e Artesãos de Glória do Goitá, Pernambuco. O aporte teórico embasa-se no conceito de Luiz Beltrão, que define a Folkcomunicação como “o processo de intercâmbio de informações e manifestações de opiniões, ideias e atitudes de massa através de agentes e meios ligados direta ou indiretamente ao folclore”. Metodologicamente, os estudos foram direcionados a partir de pesquisas bibliográficas, e empiricamente, com realização de entrevistas semi-estruturadas. Dessa forma, chega-se a conclusão de que as experiências folkcomunicacionais da Associação de Mamulengueiros e Artesãos de Glória do Goitá contribuem para o desenvolvimento local.Editora UEPG2012-08-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/18847Revista Internacional de Folkcomunicação; v. 10 n. 19: (jan./abr. 2012); 100-1101807-4960reponame:Revista Internacional de Folkcomunicaçãoinstname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)instacron:UEPGporhttps://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/18847/209209214778Santana, Everaldo CostaFilho, Severino Alves de Lucenainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-08-04T14:49:49Zoai:uepg.br:article/18847Revistahttp://www.revistas.uepg.br/index.php?journal=folkcomPUBhttp://www.revistas.uepg.br/index.php/folkcom/oairevistafolkcom@uepg.br||sergiogadini@yahoo.com.br1807-49601807-4960opendoar:2021-08-04T14:49:49Revista Internacional de Folkcomunicação - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)false
dc.title.none.fl_str_mv O processo folkcomunicacional como estratégia para o desenvolvimento local: o caso da Associação de Mamulengueiros de Glória do Goitá, Pernambuco
title O processo folkcomunicacional como estratégia para o desenvolvimento local: o caso da Associação de Mamulengueiros de Glória do Goitá, Pernambuco
spellingShingle O processo folkcomunicacional como estratégia para o desenvolvimento local: o caso da Associação de Mamulengueiros de Glória do Goitá, Pernambuco
Santana, Everaldo Costa
title_short O processo folkcomunicacional como estratégia para o desenvolvimento local: o caso da Associação de Mamulengueiros de Glória do Goitá, Pernambuco
title_full O processo folkcomunicacional como estratégia para o desenvolvimento local: o caso da Associação de Mamulengueiros de Glória do Goitá, Pernambuco
title_fullStr O processo folkcomunicacional como estratégia para o desenvolvimento local: o caso da Associação de Mamulengueiros de Glória do Goitá, Pernambuco
title_full_unstemmed O processo folkcomunicacional como estratégia para o desenvolvimento local: o caso da Associação de Mamulengueiros de Glória do Goitá, Pernambuco
title_sort O processo folkcomunicacional como estratégia para o desenvolvimento local: o caso da Associação de Mamulengueiros de Glória do Goitá, Pernambuco
author Santana, Everaldo Costa
author_facet Santana, Everaldo Costa
Filho, Severino Alves de Lucena
author_role author
author2 Filho, Severino Alves de Lucena
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santana, Everaldo Costa
Filho, Severino Alves de Lucena
description O objetivo deste estudo é analisar o processo folkcomunicacional como uma estratégia para o desenvolvimento local, a partir do estudo de caso da experiência da Associação de Mamulengueiros1 e Artesãos de Glória do Goitá, Pernambuco. O aporte teórico embasa-se no conceito de Luiz Beltrão, que define a Folkcomunicação como “o processo de intercâmbio de informações e manifestações de opiniões, ideias e atitudes de massa através de agentes e meios ligados direta ou indiretamente ao folclore”. Metodologicamente, os estudos foram direcionados a partir de pesquisas bibliográficas, e empiricamente, com realização de entrevistas semi-estruturadas. Dessa forma, chega-se a conclusão de que as experiências folkcomunicacionais da Associação de Mamulengueiros e Artesãos de Glória do Goitá contribuem para o desenvolvimento local.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-08-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/18847
url https://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/18847
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/18847/209209214778
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UEPG
publisher.none.fl_str_mv Editora UEPG
dc.source.none.fl_str_mv Revista Internacional de Folkcomunicação; v. 10 n. 19: (jan./abr. 2012); 100-110
1807-4960
reponame:Revista Internacional de Folkcomunicação
instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron:UEPG
instname_str Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron_str UEPG
institution UEPG
reponame_str Revista Internacional de Folkcomunicação
collection Revista Internacional de Folkcomunicação
repository.name.fl_str_mv Revista Internacional de Folkcomunicação - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
repository.mail.fl_str_mv revistafolkcom@uepg.br||sergiogadini@yahoo.com.br
_version_ 1799317370312851456