O processo folkcomunicacional como estratégia para o desenvolvimento local: o caso da Associação de Mamulengueiros de Glória do Goitá, Pernambuco
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Internacional de Folkcomunicação |
Texto Completo: | https://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/18847 |
Resumo: | O objetivo deste estudo é analisar o processo folkcomunicacional como uma estratégia para o desenvolvimento local, a partir do estudo de caso da experiência da Associação de Mamulengueiros1 e Artesãos de Glória do Goitá, Pernambuco. O aporte teórico embasa-se no conceito de Luiz Beltrão, que define a Folkcomunicação como “o processo de intercâmbio de informações e manifestações de opiniões, ideias e atitudes de massa através de agentes e meios ligados direta ou indiretamente ao folclore”. Metodologicamente, os estudos foram direcionados a partir de pesquisas bibliográficas, e empiricamente, com realização de entrevistas semi-estruturadas. Dessa forma, chega-se a conclusão de que as experiências folkcomunicacionais da Associação de Mamulengueiros e Artesãos de Glória do Goitá contribuem para o desenvolvimento local. |
id |
UEPG-29_c727c3932f65e570e0b07b016f61e55a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:uepg.br:article/18847 |
network_acronym_str |
UEPG-29 |
network_name_str |
Revista Internacional de Folkcomunicação |
repository_id_str |
|
spelling |
O processo folkcomunicacional como estratégia para o desenvolvimento local: o caso da Associação de Mamulengueiros de Glória do Goitá, PernambucoO objetivo deste estudo é analisar o processo folkcomunicacional como uma estratégia para o desenvolvimento local, a partir do estudo de caso da experiência da Associação de Mamulengueiros1 e Artesãos de Glória do Goitá, Pernambuco. O aporte teórico embasa-se no conceito de Luiz Beltrão, que define a Folkcomunicação como “o processo de intercâmbio de informações e manifestações de opiniões, ideias e atitudes de massa através de agentes e meios ligados direta ou indiretamente ao folclore”. Metodologicamente, os estudos foram direcionados a partir de pesquisas bibliográficas, e empiricamente, com realização de entrevistas semi-estruturadas. Dessa forma, chega-se a conclusão de que as experiências folkcomunicacionais da Associação de Mamulengueiros e Artesãos de Glória do Goitá contribuem para o desenvolvimento local.Editora UEPG2012-08-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/18847Revista Internacional de Folkcomunicação; v. 10 n. 19: (jan./abr. 2012); 100-1101807-4960reponame:Revista Internacional de Folkcomunicaçãoinstname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)instacron:UEPGporhttps://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/18847/209209214778Santana, Everaldo CostaFilho, Severino Alves de Lucenainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-08-04T14:49:49Zoai:uepg.br:article/18847Revistahttp://www.revistas.uepg.br/index.php?journal=folkcomPUBhttp://www.revistas.uepg.br/index.php/folkcom/oairevistafolkcom@uepg.br||sergiogadini@yahoo.com.br1807-49601807-4960opendoar:2021-08-04T14:49:49Revista Internacional de Folkcomunicação - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O processo folkcomunicacional como estratégia para o desenvolvimento local: o caso da Associação de Mamulengueiros de Glória do Goitá, Pernambuco |
title |
O processo folkcomunicacional como estratégia para o desenvolvimento local: o caso da Associação de Mamulengueiros de Glória do Goitá, Pernambuco |
spellingShingle |
O processo folkcomunicacional como estratégia para o desenvolvimento local: o caso da Associação de Mamulengueiros de Glória do Goitá, Pernambuco Santana, Everaldo Costa |
title_short |
O processo folkcomunicacional como estratégia para o desenvolvimento local: o caso da Associação de Mamulengueiros de Glória do Goitá, Pernambuco |
title_full |
O processo folkcomunicacional como estratégia para o desenvolvimento local: o caso da Associação de Mamulengueiros de Glória do Goitá, Pernambuco |
title_fullStr |
O processo folkcomunicacional como estratégia para o desenvolvimento local: o caso da Associação de Mamulengueiros de Glória do Goitá, Pernambuco |
title_full_unstemmed |
O processo folkcomunicacional como estratégia para o desenvolvimento local: o caso da Associação de Mamulengueiros de Glória do Goitá, Pernambuco |
title_sort |
O processo folkcomunicacional como estratégia para o desenvolvimento local: o caso da Associação de Mamulengueiros de Glória do Goitá, Pernambuco |
author |
Santana, Everaldo Costa |
author_facet |
Santana, Everaldo Costa Filho, Severino Alves de Lucena |
author_role |
author |
author2 |
Filho, Severino Alves de Lucena |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santana, Everaldo Costa Filho, Severino Alves de Lucena |
description |
O objetivo deste estudo é analisar o processo folkcomunicacional como uma estratégia para o desenvolvimento local, a partir do estudo de caso da experiência da Associação de Mamulengueiros1 e Artesãos de Glória do Goitá, Pernambuco. O aporte teórico embasa-se no conceito de Luiz Beltrão, que define a Folkcomunicação como “o processo de intercâmbio de informações e manifestações de opiniões, ideias e atitudes de massa através de agentes e meios ligados direta ou indiretamente ao folclore”. Metodologicamente, os estudos foram direcionados a partir de pesquisas bibliográficas, e empiricamente, com realização de entrevistas semi-estruturadas. Dessa forma, chega-se a conclusão de que as experiências folkcomunicacionais da Associação de Mamulengueiros e Artesãos de Glória do Goitá contribuem para o desenvolvimento local. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-08-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/18847 |
url |
https://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/18847 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/18847/209209214778 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora UEPG |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora UEPG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Internacional de Folkcomunicação; v. 10 n. 19: (jan./abr. 2012); 100-110 1807-4960 reponame:Revista Internacional de Folkcomunicação instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) instacron:UEPG |
instname_str |
Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) |
instacron_str |
UEPG |
institution |
UEPG |
reponame_str |
Revista Internacional de Folkcomunicação |
collection |
Revista Internacional de Folkcomunicação |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Internacional de Folkcomunicação - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistafolkcom@uepg.br||sergiogadini@yahoo.com.br |
_version_ |
1799317370312851456 |