A INDÚSTRIA CULTURAL E A FOLKMÍDIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Maria Isabel de
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Internacional de Folkcomunicação
Texto Completo: https://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/18567
Resumo: O presente artigo consiste em mostrar a relação entre a Folkmídia e a Indústria Cultural. Processos de reprodução são registrados desde a Antigüidade. Os avanços tecnológicos vêm acelerar esse processo e possibilitar a utilização dos mass media para a expansão de produtos de cultura. Os meios de comunicação massivos apropriam-se da cultura popular e projetam o folclore nos mass media, devolvendo à grande massa da população um produto da Industria Cultural. A partir de McLuhan, veremos que a Industrial Cultural é, para ele, o que hoje chamamos de Folkmídia. Devido ao processo de globalização, a cultura tornou-se um alvo para a mass culture em escala global.
id UEPG-29_cb5d5e69640ce5e00bd68132f3ce71c9
oai_identifier_str oai:uepg.br:article/18567
network_acronym_str UEPG-29
network_name_str Revista Internacional de Folkcomunicação
repository_id_str
spelling A INDÚSTRIA CULTURAL E A FOLKMÍDIAO presente artigo consiste em mostrar a relação entre a Folkmídia e a Indústria Cultural. Processos de reprodução são registrados desde a Antigüidade. Os avanços tecnológicos vêm acelerar esse processo e possibilitar a utilização dos mass media para a expansão de produtos de cultura. Os meios de comunicação massivos apropriam-se da cultura popular e projetam o folclore nos mass media, devolvendo à grande massa da população um produto da Industria Cultural. A partir de McLuhan, veremos que a Industrial Cultural é, para ele, o que hoje chamamos de Folkmídia. Devido ao processo de globalização, a cultura tornou-se um alvo para a mass culture em escala global.Editora UEPG2008-12-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/18567Revista Internacional de Folkcomunicação; v. 1 n. 2: (jul./dez. 2003)1807-4960reponame:Revista Internacional de Folkcomunicaçãoinstname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)instacron:UEPGporhttps://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/18567/209209214506Souza, Maria Isabel deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-07-29T16:44:38Zoai:uepg.br:article/18567Revistahttp://www.revistas.uepg.br/index.php?journal=folkcomPUBhttp://www.revistas.uepg.br/index.php/folkcom/oairevistafolkcom@uepg.br||sergiogadini@yahoo.com.br1807-49601807-4960opendoar:2021-07-29T16:44:38Revista Internacional de Folkcomunicação - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)false
dc.title.none.fl_str_mv A INDÚSTRIA CULTURAL E A FOLKMÍDIA
title A INDÚSTRIA CULTURAL E A FOLKMÍDIA
spellingShingle A INDÚSTRIA CULTURAL E A FOLKMÍDIA
Souza, Maria Isabel de
title_short A INDÚSTRIA CULTURAL E A FOLKMÍDIA
title_full A INDÚSTRIA CULTURAL E A FOLKMÍDIA
title_fullStr A INDÚSTRIA CULTURAL E A FOLKMÍDIA
title_full_unstemmed A INDÚSTRIA CULTURAL E A FOLKMÍDIA
title_sort A INDÚSTRIA CULTURAL E A FOLKMÍDIA
author Souza, Maria Isabel de
author_facet Souza, Maria Isabel de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Maria Isabel de
description O presente artigo consiste em mostrar a relação entre a Folkmídia e a Indústria Cultural. Processos de reprodução são registrados desde a Antigüidade. Os avanços tecnológicos vêm acelerar esse processo e possibilitar a utilização dos mass media para a expansão de produtos de cultura. Os meios de comunicação massivos apropriam-se da cultura popular e projetam o folclore nos mass media, devolvendo à grande massa da população um produto da Industria Cultural. A partir de McLuhan, veremos que a Industrial Cultural é, para ele, o que hoje chamamos de Folkmídia. Devido ao processo de globalização, a cultura tornou-se um alvo para a mass culture em escala global.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-12-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/18567
url https://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/18567
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/18567/209209214506
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UEPG
publisher.none.fl_str_mv Editora UEPG
dc.source.none.fl_str_mv Revista Internacional de Folkcomunicação; v. 1 n. 2: (jul./dez. 2003)
1807-4960
reponame:Revista Internacional de Folkcomunicação
instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron:UEPG
instname_str Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron_str UEPG
institution UEPG
reponame_str Revista Internacional de Folkcomunicação
collection Revista Internacional de Folkcomunicação
repository.name.fl_str_mv Revista Internacional de Folkcomunicação - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
repository.mail.fl_str_mv revistafolkcom@uepg.br||sergiogadini@yahoo.com.br
_version_ 1799317369507545088