A implementação da política de saúde mental em município de pequeno porte – o caso de São José do Calçado/ ES - Brasil - DOI: http://dx.doi.org/10.5212/Emancipacao.v.9i2.181195

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alvarenga, Mirella Souza
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Garcia, Maria Lúcia Teixeira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Emancipação (Online)
Texto Completo: https://revistas.uepg.br/index.php/emancipacao/article/view/1064
Resumo: Este artigo analisa como o município de São José do Calçado (Espírito Santo), implantou o CAPs I em 2000 e estruturou, entre 2001 e 2007, sua rede de atenção à saúde mental. Utilizou-se uma abordagem qualitativa e, como método, o estudo de caso. Foi realizada pesquisa documental e visita ao município para contatos com o gestor municipal de saúde e coordenador do CAPs. Realizaram-se entrevistas semiestruturadas com cinco informantes-chaves sobre a política municipal de saúde mental. Para análise utilizou-se análise de conteúdo. A implantação do CAPs no município de São José do Calçado aconteceu em decorrência da constatação do alto índice de internações em Hospital Psiquiátrico (HP), motivadas tanto por transtornos mentais quanto por uso abusivo de substâncias psicoativas. Esses números chamavam a atenção dos técnicos da saúde pelo fl uxo de usuários do Ambulatório de Saúde Mental existente em 1999 na cidade. Alguns atores políticos participaram desse processo: os atores governamentais (técnicos), e a comunidade (expressa na reação dos familiares ao tratamento dispensado pela Clínica a seus membros quando lá internados). O CAPs foi implantado e mantido com recursos da Prefeitura Municipal de São José do Calçado durante cinco anos, de 2000 até 2005, e a partir daí passou a contar com repasse do Ministério da Saúde para organização da rede municipal em saúde mental (sendo o CAPs responsável pela referência e contrarreferência em saúde mental). O estudo conclui que o CAPs vem buscando uma interação com outros serviços de saúde – especialmente os serviços de atenção primária – e também com outras secretarias da rede municipal, como a secretaria de Educação e a secretaria de Assistência Social. Isso nos permite dizer que há nesse percurso uma reafi rmação da necessidade do trabalho intersetorial. Entretanto, essa prática intersetorial delega ao PSF um papel marginal de busca ativa, não assumindo a direção de apoio matricial proposto pelo MS. Palavras-chave: Política pública. Política de saúde mental. Centros de Atenção Psicossocial (CAPs).  Abstract: This research analyzes how the district of São José do Calçado, ES created the Attention Center of Mental Health (CAPs) in 2000 and structured between 2001 and 2007 its network of mental health care. The methods employed were a qualitative approach along with a case study utilizing documental research. The research also included visiting the city and contacting the municipal health manager and coordinator of the CAPs. Semi-structured interviews were held with five informants on the municipal mental health policy. Content analysis was chosen as a method to analyze the data. The CAPs were implemented in the district of São José do Calçado due to the fi nding of a high rate of hospitalizations in Psychiatric Hospitals (HP), motivated both by mental disorders and abuse of psychoactive substances. These numbers caught the attention of health professional due to the flow of users of Mental Health Outpatient Facilities in the city during the year of 1999. Some political actors took part in this process: the governmental actors (health professionals), and the community (expressed in the reaction of the patients’ relatives to their treatment while hospitalized at the Center). The CAPs was established and maintained with funds from the district of São José do Calçado for five years (2000 to 2005) and in 2006 the district received support by Ministry of Health to organize the mental health network (the CAPs remaining responsible for the organization of the mental health patients’ flow). The study concludes that the CAPs is seeking to interact with other health  services – especially primary health services – and also with other departments of the municipal network, such as the Education department and the Social Assistance department. Therefore, this trajectory can be interpreted as a reaffi rmation of the need for intersectoral work. However, these intersectorial practices delegate a marginal role of active search to the Family Health Program, which fails to assume the role of supportive matrix proposed by Ministry of Health.Keywords: Public policy. Mental health policy. Psychosocial center suport.
id UEPG-30_3023d6d00c9b7d1a8cd3f00707e742e1
oai_identifier_str oai:uepg.br:article/1064
network_acronym_str UEPG-30
network_name_str Emancipação (Online)
repository_id_str
spelling A implementação da política de saúde mental em município de pequeno porte – o caso de São José do Calçado/ ES - Brasil - DOI: http://dx.doi.org/10.5212/Emancipacao.v.9i2.181195Este artigo analisa como o município de São José do Calçado (Espírito Santo), implantou o CAPs I em 2000 e estruturou, entre 2001 e 2007, sua rede de atenção à saúde mental. Utilizou-se uma abordagem qualitativa e, como método, o estudo de caso. Foi realizada pesquisa documental e visita ao município para contatos com o gestor municipal de saúde e coordenador do CAPs. Realizaram-se entrevistas semiestruturadas com cinco informantes-chaves sobre a política municipal de saúde mental. Para análise utilizou-se análise de conteúdo. A implantação do CAPs no município de São José do Calçado aconteceu em decorrência da constatação do alto índice de internações em Hospital Psiquiátrico (HP), motivadas tanto por transtornos mentais quanto por uso abusivo de substâncias psicoativas. Esses números chamavam a atenção dos técnicos da saúde pelo fl uxo de usuários do Ambulatório de Saúde Mental existente em 1999 na cidade. Alguns atores políticos participaram desse processo: os atores governamentais (técnicos), e a comunidade (expressa na reação dos familiares ao tratamento dispensado pela Clínica a seus membros quando lá internados). O CAPs foi implantado e mantido com recursos da Prefeitura Municipal de São José do Calçado durante cinco anos, de 2000 até 2005, e a partir daí passou a contar com repasse do Ministério da Saúde para organização da rede municipal em saúde mental (sendo o CAPs responsável pela referência e contrarreferência em saúde mental). O estudo conclui que o CAPs vem buscando uma interação com outros serviços de saúde – especialmente os serviços de atenção primária – e também com outras secretarias da rede municipal, como a secretaria de Educação e a secretaria de Assistência Social. Isso nos permite dizer que há nesse percurso uma reafi rmação da necessidade do trabalho intersetorial. Entretanto, essa prática intersetorial delega ao PSF um papel marginal de busca ativa, não assumindo a direção de apoio matricial proposto pelo MS. Palavras-chave: Política pública. Política de saúde mental. Centros de Atenção Psicossocial (CAPs).  Abstract: This research analyzes how the district of São José do Calçado, ES created the Attention Center of Mental Health (CAPs) in 2000 and structured between 2001 and 2007 its network of mental health care. The methods employed were a qualitative approach along with a case study utilizing documental research. The research also included visiting the city and contacting the municipal health manager and coordinator of the CAPs. Semi-structured interviews were held with five informants on the municipal mental health policy. Content analysis was chosen as a method to analyze the data. The CAPs were implemented in the district of São José do Calçado due to the fi nding of a high rate of hospitalizations in Psychiatric Hospitals (HP), motivated both by mental disorders and abuse of psychoactive substances. These numbers caught the attention of health professional due to the flow of users of Mental Health Outpatient Facilities in the city during the year of 1999. Some political actors took part in this process: the governmental actors (health professionals), and the community (expressed in the reaction of the patients’ relatives to their treatment while hospitalized at the Center). The CAPs was established and maintained with funds from the district of São José do Calçado for five years (2000 to 2005) and in 2006 the district received support by Ministry of Health to organize the mental health network (the CAPs remaining responsible for the organization of the mental health patients’ flow). The study concludes that the CAPs is seeking to interact with other health  services – especially primary health services – and also with other departments of the municipal network, such as the Education department and the Social Assistance department. Therefore, this trajectory can be interpreted as a reaffi rmation of the need for intersectoral work. However, these intersectorial practices delegate a marginal role of active search to the Family Health Program, which fails to assume the role of supportive matrix proposed by Ministry of Health.Keywords: Public policy. Mental health policy. Psychosocial center suport.Universidade Estadual de Ponta Grossa2010-03-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://revistas.uepg.br/index.php/emancipacao/article/view/1064Emancipação; v. 9 n. 2 (2009)1982-7814reponame:Emancipação (Online)instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)instacron:UEPGporhttps://revistas.uepg.br/index.php/emancipacao/article/view/1064/829Alvarenga, Mirella SouzaGarcia, Maria Lúcia Teixeirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-04-12T16:56:01Zoai:uepg.br:article/1064Revistahttps://www.revistas2.uepg.br/index.php/emancipacaoPUBhttps://www.revistas2.uepg.br/index.php/emancipacao/oaiemancipacao@uepg.br||revistaemancipacao@yahoo.com.br1982-78141519-7611opendoar:2017-04-12T16:56:01Emancipação (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)false
dc.title.none.fl_str_mv A implementação da política de saúde mental em município de pequeno porte – o caso de São José do Calçado/ ES - Brasil - DOI: http://dx.doi.org/10.5212/Emancipacao.v.9i2.181195
title A implementação da política de saúde mental em município de pequeno porte – o caso de São José do Calçado/ ES - Brasil - DOI: http://dx.doi.org/10.5212/Emancipacao.v.9i2.181195
spellingShingle A implementação da política de saúde mental em município de pequeno porte – o caso de São José do Calçado/ ES - Brasil - DOI: http://dx.doi.org/10.5212/Emancipacao.v.9i2.181195
Alvarenga, Mirella Souza
title_short A implementação da política de saúde mental em município de pequeno porte – o caso de São José do Calçado/ ES - Brasil - DOI: http://dx.doi.org/10.5212/Emancipacao.v.9i2.181195
title_full A implementação da política de saúde mental em município de pequeno porte – o caso de São José do Calçado/ ES - Brasil - DOI: http://dx.doi.org/10.5212/Emancipacao.v.9i2.181195
title_fullStr A implementação da política de saúde mental em município de pequeno porte – o caso de São José do Calçado/ ES - Brasil - DOI: http://dx.doi.org/10.5212/Emancipacao.v.9i2.181195
title_full_unstemmed A implementação da política de saúde mental em município de pequeno porte – o caso de São José do Calçado/ ES - Brasil - DOI: http://dx.doi.org/10.5212/Emancipacao.v.9i2.181195
title_sort A implementação da política de saúde mental em município de pequeno porte – o caso de São José do Calçado/ ES - Brasil - DOI: http://dx.doi.org/10.5212/Emancipacao.v.9i2.181195
author Alvarenga, Mirella Souza
author_facet Alvarenga, Mirella Souza
Garcia, Maria Lúcia Teixeira
author_role author
author2 Garcia, Maria Lúcia Teixeira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alvarenga, Mirella Souza
Garcia, Maria Lúcia Teixeira
description Este artigo analisa como o município de São José do Calçado (Espírito Santo), implantou o CAPs I em 2000 e estruturou, entre 2001 e 2007, sua rede de atenção à saúde mental. Utilizou-se uma abordagem qualitativa e, como método, o estudo de caso. Foi realizada pesquisa documental e visita ao município para contatos com o gestor municipal de saúde e coordenador do CAPs. Realizaram-se entrevistas semiestruturadas com cinco informantes-chaves sobre a política municipal de saúde mental. Para análise utilizou-se análise de conteúdo. A implantação do CAPs no município de São José do Calçado aconteceu em decorrência da constatação do alto índice de internações em Hospital Psiquiátrico (HP), motivadas tanto por transtornos mentais quanto por uso abusivo de substâncias psicoativas. Esses números chamavam a atenção dos técnicos da saúde pelo fl uxo de usuários do Ambulatório de Saúde Mental existente em 1999 na cidade. Alguns atores políticos participaram desse processo: os atores governamentais (técnicos), e a comunidade (expressa na reação dos familiares ao tratamento dispensado pela Clínica a seus membros quando lá internados). O CAPs foi implantado e mantido com recursos da Prefeitura Municipal de São José do Calçado durante cinco anos, de 2000 até 2005, e a partir daí passou a contar com repasse do Ministério da Saúde para organização da rede municipal em saúde mental (sendo o CAPs responsável pela referência e contrarreferência em saúde mental). O estudo conclui que o CAPs vem buscando uma interação com outros serviços de saúde – especialmente os serviços de atenção primária – e também com outras secretarias da rede municipal, como a secretaria de Educação e a secretaria de Assistência Social. Isso nos permite dizer que há nesse percurso uma reafi rmação da necessidade do trabalho intersetorial. Entretanto, essa prática intersetorial delega ao PSF um papel marginal de busca ativa, não assumindo a direção de apoio matricial proposto pelo MS. Palavras-chave: Política pública. Política de saúde mental. Centros de Atenção Psicossocial (CAPs).  Abstract: This research analyzes how the district of São José do Calçado, ES created the Attention Center of Mental Health (CAPs) in 2000 and structured between 2001 and 2007 its network of mental health care. The methods employed were a qualitative approach along with a case study utilizing documental research. The research also included visiting the city and contacting the municipal health manager and coordinator of the CAPs. Semi-structured interviews were held with five informants on the municipal mental health policy. Content analysis was chosen as a method to analyze the data. The CAPs were implemented in the district of São José do Calçado due to the fi nding of a high rate of hospitalizations in Psychiatric Hospitals (HP), motivated both by mental disorders and abuse of psychoactive substances. These numbers caught the attention of health professional due to the flow of users of Mental Health Outpatient Facilities in the city during the year of 1999. Some political actors took part in this process: the governmental actors (health professionals), and the community (expressed in the reaction of the patients’ relatives to their treatment while hospitalized at the Center). The CAPs was established and maintained with funds from the district of São José do Calçado for five years (2000 to 2005) and in 2006 the district received support by Ministry of Health to organize the mental health network (the CAPs remaining responsible for the organization of the mental health patients’ flow). The study concludes that the CAPs is seeking to interact with other health  services – especially primary health services – and also with other departments of the municipal network, such as the Education department and the Social Assistance department. Therefore, this trajectory can be interpreted as a reaffi rmation of the need for intersectoral work. However, these intersectorial practices delegate a marginal role of active search to the Family Health Program, which fails to assume the role of supportive matrix proposed by Ministry of Health.Keywords: Public policy. Mental health policy. Psychosocial center suport.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-03-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/emancipacao/article/view/1064
url https://revistas.uepg.br/index.php/emancipacao/article/view/1064
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/emancipacao/article/view/1064/829
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Ponta Grossa
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Ponta Grossa
dc.source.none.fl_str_mv Emancipação; v. 9 n. 2 (2009)
1982-7814
reponame:Emancipação (Online)
instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron:UEPG
instname_str Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron_str UEPG
institution UEPG
reponame_str Emancipação (Online)
collection Emancipação (Online)
repository.name.fl_str_mv Emancipação (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
repository.mail.fl_str_mv emancipacao@uepg.br||revistaemancipacao@yahoo.com.br
_version_ 1797220438163587072