Psicólogos no Sistema Único e Assistência Social (SUAS): Considerações acerca da Formação Profissional em Instituições Públicas do Estado do Paraná (Psychologists in Unique System of Social Assistance: Considerations about Professional training ...)

Bibliographic Details
Main Author: Litenski, Andriele Caroline de Lima
Publication Date: 2017
Other Authors: Souza, Cristiane Gonçalves de
Format: Article
Language: por
Source: Emancipação (Online)
Download full: https://revistas.uepg.br/index.php/emancipacao/article/view/8449
Summary: Resumo: O artigo discute a formação profissional dos psicólogos para a atuação no Sistema Único da Assistência Social (SUAS) por meio de um estudo documental dos currículos de quatro cursos de graduação em Psicologia no estado do Paraná. O objetivo foi verificar se os currículos abordam a política da assistência social e se eles estão de acordo com as normativas da Política Nacional de Assistência Social (PNAS) quanto à atuação profissional neste campo. O estudo indicou que as disciplinas obrigatórias referentes à Psicologia Social estiveram presentes em todos os currículos, além disso, notou-se que tais conteúdos oferecem alguns subsídios para a atuação do profissional no SUAS. Por fim, conclui-se que estão ausentes nos currículos os princípios fundamentais do SUAS e discute-se acerca da importância de uma adaptação curricular ou até mesmo a necessidade de uma pós-graduação específica na área.Palavras-chave: Psicologia. Políticas Públicas. Política Nacional de Assistência Social.Abstract: The article discusses the training of psychologists to act in Unique System of Social Assistence, called SUAS, through a documental study of the curriculum of four Psychology undergraduate courses at Paraná State. The goal was to verify if the disciplines address the public policy of social assistance, and if these in accordance with the PNAS’s normatives for the professional performance in the field. The study indicate that the compulsory disciplines related to social psychology were present in all curriculum, furthermore, it is noted that contents offer some subsidies to the professional work at SUAS. Finally, it is concluded that the curriculum are missing the fundamental principles of SUAS, and discusses about the importance of curricular adaptation or even the necessity for a specific postgraduate in the area.Keywords: Psychology. Public Policy. National Social Assistance Policy.
id UEPG-30_5fa308a81eedf5f78695ecd793fc746e
oai_identifier_str oai:uepg.br:article/8449
network_acronym_str UEPG-30
network_name_str Emancipação (Online)
repository_id_str
spelling Psicólogos no Sistema Único e Assistência Social (SUAS): Considerações acerca da Formação Profissional em Instituições Públicas do Estado do Paraná (Psychologists in Unique System of Social Assistance: Considerations about Professional training ...)PsicologiaFormação ProfissionalPolítica Nacional de Assistência Social.Formação profissional para a política pública da Assistência SocialResumo: O artigo discute a formação profissional dos psicólogos para a atuação no Sistema Único da Assistência Social (SUAS) por meio de um estudo documental dos currículos de quatro cursos de graduação em Psicologia no estado do Paraná. O objetivo foi verificar se os currículos abordam a política da assistência social e se eles estão de acordo com as normativas da Política Nacional de Assistência Social (PNAS) quanto à atuação profissional neste campo. O estudo indicou que as disciplinas obrigatórias referentes à Psicologia Social estiveram presentes em todos os currículos, além disso, notou-se que tais conteúdos oferecem alguns subsídios para a atuação do profissional no SUAS. Por fim, conclui-se que estão ausentes nos currículos os princípios fundamentais do SUAS e discute-se acerca da importância de uma adaptação curricular ou até mesmo a necessidade de uma pós-graduação específica na área.Palavras-chave: Psicologia. Políticas Públicas. Política Nacional de Assistência Social.Abstract: The article discusses the training of psychologists to act in Unique System of Social Assistence, called SUAS, through a documental study of the curriculum of four Psychology undergraduate courses at Paraná State. The goal was to verify if the disciplines address the public policy of social assistance, and if these in accordance with the PNAS’s normatives for the professional performance in the field. The study indicate that the compulsory disciplines related to social psychology were present in all curriculum, furthermore, it is noted that contents offer some subsidies to the professional work at SUAS. Finally, it is concluded that the curriculum are missing the fundamental principles of SUAS, and discusses about the importance of curricular adaptation or even the necessity for a specific postgraduate in the area.Keywords: Psychology. Public Policy. National Social Assistance Policy.Universidade Estadual de Ponta Grossa2017-10-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://revistas.uepg.br/index.php/emancipacao/article/view/844910.5212/Emancipacao.v.17i1.0005Emancipação; v. 17 n. 1 (2017); 58-731982-7814reponame:Emancipação (Online)instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)instacron:UEPGporhttps://revistas.uepg.br/index.php/emancipacao/article/view/8449/6176Litenski, Andriele Caroline de LimaSouza, Cristiane Gonçalves deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-07-29T21:11:11Zoai:uepg.br:article/8449Revistahttps://www.revistas2.uepg.br/index.php/emancipacaoPUBhttps://www.revistas2.uepg.br/index.php/emancipacao/oaiemancipacao@uepg.br||revistaemancipacao@yahoo.com.br1982-78141519-7611opendoar:2020-07-29T21:11:11Emancipação (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)false
dc.title.none.fl_str_mv Psicólogos no Sistema Único e Assistência Social (SUAS): Considerações acerca da Formação Profissional em Instituições Públicas do Estado do Paraná (Psychologists in Unique System of Social Assistance: Considerations about Professional training ...)
title Psicólogos no Sistema Único e Assistência Social (SUAS): Considerações acerca da Formação Profissional em Instituições Públicas do Estado do Paraná (Psychologists in Unique System of Social Assistance: Considerations about Professional training ...)
spellingShingle Psicólogos no Sistema Único e Assistência Social (SUAS): Considerações acerca da Formação Profissional em Instituições Públicas do Estado do Paraná (Psychologists in Unique System of Social Assistance: Considerations about Professional training ...)
Litenski, Andriele Caroline de Lima
Psicologia
Formação Profissional
Política Nacional de Assistência Social.
Formação profissional para a política pública da Assistência Social
title_short Psicólogos no Sistema Único e Assistência Social (SUAS): Considerações acerca da Formação Profissional em Instituições Públicas do Estado do Paraná (Psychologists in Unique System of Social Assistance: Considerations about Professional training ...)
title_full Psicólogos no Sistema Único e Assistência Social (SUAS): Considerações acerca da Formação Profissional em Instituições Públicas do Estado do Paraná (Psychologists in Unique System of Social Assistance: Considerations about Professional training ...)
title_fullStr Psicólogos no Sistema Único e Assistência Social (SUAS): Considerações acerca da Formação Profissional em Instituições Públicas do Estado do Paraná (Psychologists in Unique System of Social Assistance: Considerations about Professional training ...)
title_full_unstemmed Psicólogos no Sistema Único e Assistência Social (SUAS): Considerações acerca da Formação Profissional em Instituições Públicas do Estado do Paraná (Psychologists in Unique System of Social Assistance: Considerations about Professional training ...)
title_sort Psicólogos no Sistema Único e Assistência Social (SUAS): Considerações acerca da Formação Profissional em Instituições Públicas do Estado do Paraná (Psychologists in Unique System of Social Assistance: Considerations about Professional training ...)
author Litenski, Andriele Caroline de Lima
author_facet Litenski, Andriele Caroline de Lima
Souza, Cristiane Gonçalves de
author_role author
author2 Souza, Cristiane Gonçalves de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Litenski, Andriele Caroline de Lima
Souza, Cristiane Gonçalves de
dc.subject.por.fl_str_mv Psicologia
Formação Profissional
Política Nacional de Assistência Social.
Formação profissional para a política pública da Assistência Social
topic Psicologia
Formação Profissional
Política Nacional de Assistência Social.
Formação profissional para a política pública da Assistência Social
description Resumo: O artigo discute a formação profissional dos psicólogos para a atuação no Sistema Único da Assistência Social (SUAS) por meio de um estudo documental dos currículos de quatro cursos de graduação em Psicologia no estado do Paraná. O objetivo foi verificar se os currículos abordam a política da assistência social e se eles estão de acordo com as normativas da Política Nacional de Assistência Social (PNAS) quanto à atuação profissional neste campo. O estudo indicou que as disciplinas obrigatórias referentes à Psicologia Social estiveram presentes em todos os currículos, além disso, notou-se que tais conteúdos oferecem alguns subsídios para a atuação do profissional no SUAS. Por fim, conclui-se que estão ausentes nos currículos os princípios fundamentais do SUAS e discute-se acerca da importância de uma adaptação curricular ou até mesmo a necessidade de uma pós-graduação específica na área.Palavras-chave: Psicologia. Políticas Públicas. Política Nacional de Assistência Social.Abstract: The article discusses the training of psychologists to act in Unique System of Social Assistence, called SUAS, through a documental study of the curriculum of four Psychology undergraduate courses at Paraná State. The goal was to verify if the disciplines address the public policy of social assistance, and if these in accordance with the PNAS’s normatives for the professional performance in the field. The study indicate that the compulsory disciplines related to social psychology were present in all curriculum, furthermore, it is noted that contents offer some subsidies to the professional work at SUAS. Finally, it is concluded that the curriculum are missing the fundamental principles of SUAS, and discusses about the importance of curricular adaptation or even the necessity for a specific postgraduate in the area.Keywords: Psychology. Public Policy. National Social Assistance Policy.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/emancipacao/article/view/8449
10.5212/Emancipacao.v.17i1.0005
url https://revistas.uepg.br/index.php/emancipacao/article/view/8449
identifier_str_mv 10.5212/Emancipacao.v.17i1.0005
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/emancipacao/article/view/8449/6176
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Ponta Grossa
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Ponta Grossa
dc.source.none.fl_str_mv Emancipação; v. 17 n. 1 (2017); 58-73
1982-7814
reponame:Emancipação (Online)
instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron:UEPG
instname_str Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron_str UEPG
institution UEPG
reponame_str Emancipação (Online)
collection Emancipação (Online)
repository.name.fl_str_mv Emancipação (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
repository.mail.fl_str_mv emancipacao@uepg.br||revistaemancipacao@yahoo.com.br
_version_ 1797220438787489792