AS ORIGENS DO PROCESSO DE MARGINALIZAÇÃO DAS MULHERES NA CIÊNCIA: UMA ANÁLISE DAS INFLUÊNCIAS CULTURAIS NAS TEORIAS QUE LEGITIMARAM UMA EDUCAÇÃO DESIGUAL ENTRE OS SEXOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Vivian Matias
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Emancipação (Online)
Texto Completo: https://revistas.uepg.br/index.php/emancipacao/article/view/73
Resumo: Este artigo busca analisar as influências da cultura religiosa na marginalização feminina do processo de construção da Ciência, tomando como referência a sua participação no âmbito educacional. A posição de desvantagem em que historicamente a mulher se encontrou no mundo científico, foi legitimada por uma tradição intelectual que teorizou e construiu uma educação desigual para os sexos: o masculino sempre esteve associado ao racional e à capacidade de decisão, enquanto que o feminino foi tido como sinônimo de sensibilidade e submissão. Estas teorias buscaram e encontraram legitimidade em algumas das principais vertentes religiosas do Ocidente. PALAVRAS-CHAVE: Gênero; Ciência; Religião.
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