Apresentação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Luiz, Danuta Estrufika Cantóia
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Emancipação (Online)
Texto Completo: https://revistas.uepg.br/index.php/emancipacao/article/view/1080
Resumo: Apresentação   A Revista Emancipação, através de suas seis edições, tem materializado o compromisso com a socialização do conhecimento sob a perspectiva interdisciplinar, abordando temas que perpassam diferentes profissões vinculadas às ciências sociais, mas que possuem um eixo comum com vistas à cidadania e a efetivação de direitos sociais. Abrindo este volume temos um artigo que faz um alerta aos profissionais de Serviço Social quanto à importância de consolidação de seu projeto ético-político e a coragem de lutar pelos valores que o compõem, como horizonte de busca nas mais diferentes instâncias da profissão. Partindo para a discussão sobre o processo de construção do conhecimento científico temos dois artigos que abordam algumas categorias da teoria social de Marx como constitutivas do método crítico-dialético em pesquisa social. Na discussão dos fundamentos ao conhecimento científico a revista traz uma análise crítica a respeito do pensamento conservador e do papel marginal das mulheres no mundo da ciência, considerando os desafios para avançar em direção do pensamento emancipatório. Os artigos sobre a redução da jornada de trabalho, economia solidária e educação profissional traçam uma discussão sobre os determinantes do mundo do trabalho contemporâneo, sob diferentes aspectos, e apontam para as novas demandas sócio-econômicas e profissionais. No eixo de análise de políticas, programas e/ou práticas sociais a revista traz importantes contribuições que investigam o Programa Nacional Fome Zero; o Programa de Atendimento ao Alcoolismo (Espírito Santo) e o Programa de Casa Abrigo para mulheres (Paraná) perpassados pela efervescência do tema da violência no âmbito familiar. Na área da criança e adolescente, são analisados programas de apoio sócio-educativo realizadas em período alternado à escola, como uma proposta fundamental na vida de crianças e adolescentes que vivenciam as inúmeras situações de risco pessoal e social (Paraná) e outro artigo sobre a publicidade e proteção do consumidor infanto-juvenil diante do desrespeito aos valores humanos e sociais deste. Ainda na análise de Políticas Públicas, temos o artigo que discute a Política Habitacional (Paraná) como um fenômeno, também desafiante, no quadro das desigualdades sociais no país. Finalizamos a revista publicando um resumo expandido de trabalho de conclusão de curso de graduação em Serviço Social, como um compromisso assumido em oportunizar espaço de integração entre graduação e pós-graduação, destacando a importância deste diálogo na revista.   Danuta E. Cantóia Luiz Coordenadora da Revista
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