Ações socioeducativas: reflexões a partir de Freire (Social educational actions: refl ections based on Freire) DOI: http://dx.doi.org/10.5212/Emancipacao.v.9i1.127139

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Evangelina Sanches
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Carloto, Cássia Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Emancipação (Online)
Texto Completo: https://revistas.uepg.br/index.php/emancipacao/article/view/692
Resumo: As ações socioeducativas têm sido proclamadas como uma das principais ações da Política Nacional de Assistência Social para a concretização da proteção social, em especial da proteção social básica. Por ações socioeducativas compreende-se, neste texto, um conjunto de atividades: grupos socioeducativos, campanhas socioeducativas, grupos de convivência familiar, grupos de desenvolvimento familiar. A ênfase é para que essas ações fundamentem-se em uma visão participativa e dialógica. Sob essa ótica, o conceito de ações socioeducativas apresenta uma associação à idéia de educação como prática da liberdade, de Paulo Freire. Nesse sentido, a proposta deste trabalho é discutir esse conceito a partir da obra de Freire e comentar a concepção de ação socioeducativa que tem norteado algumas práticas profissionais, tendo por base pesquisa por nós realizadaPalavras-chave: A pedagogia de Paulo Freire. Ações socioeducativas. Política de assistência social. Abstract: Social educational actions have been considered as some of the main actions of the Social Assistance National Policy for the achievement of social protection, in particular basic social protection. In this article, the following set of activities are described as social educational actions: social educational groups, social educational campaigns, family relationship groups, and family development groups. It is emphasized that these actions should be based on a dialogical participative view. From this perspective, the concept of social educational actions refers to education as the practice of freedom as proposed by Paulo Freire. Thus, this article aims to discuss the concept from Paulo Freire’s perspective, and analyze the social educational action conception that has orientated some professional practices. The discussion presented in the article is based on research.Keywords: Paulo Freire’s pedagogy. Social educational actions. Social assistance policy.
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