(Re)visitando conceitos de infância e educação. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.16i1.0001
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Data de Publicação: | 2013 |
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Título da fonte: | Olhar de Professor (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/6094 |
Resumo: | O presente texto discute o conceito de infância, criança e educação em uma dimensão histórico-cultural. Reconhece que o conceito de infância e criança é um constructo social, fruto de um processo histórico atrelado às diferentes formas de organização da sociedade. Dessa maneira, não há como desvencilhar o conceito de criança e infância do âmbito social, uma vez que tais conceitos são coletivos e interconectados com seus contextos, com sua cultura, com sua história. Historicamente, a alteração desse conceito significou a alteração das instituições escolares. As discussões teóricas estão fundamentadas nos estudos de Heywood (2004), Philippe Ariès (1973), Postman (1999) e Rousseau (1973). O artigo resgata as concepções rousseaunianas que permearam o pensamento de Pestalozzi e de Fröbel, que criou o Kindergarten, uma espécie de jardim de infância que primava pela liberdade das crianças no processo de aprendizagem. Reconhece a importância dos trabalhos de Decroly, Montessori e Freinet como contribuições para a consolidação de novos conceitos sobre infância, criança e escola. |
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(Re)visitando conceitos de infância e educação. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.16i1.0001Educação. Criança. Infância. O presente texto discute o conceito de infância, criança e educação em uma dimensão histórico-cultural. Reconhece que o conceito de infância e criança é um constructo social, fruto de um processo histórico atrelado às diferentes formas de organização da sociedade. Dessa maneira, não há como desvencilhar o conceito de criança e infância do âmbito social, uma vez que tais conceitos são coletivos e interconectados com seus contextos, com sua cultura, com sua história. Historicamente, a alteração desse conceito significou a alteração das instituições escolares. As discussões teóricas estão fundamentadas nos estudos de Heywood (2004), Philippe Ariès (1973), Postman (1999) e Rousseau (1973). O artigo resgata as concepções rousseaunianas que permearam o pensamento de Pestalozzi e de Fröbel, que criou o Kindergarten, uma espécie de jardim de infância que primava pela liberdade das crianças no processo de aprendizagem. Reconhece a importância dos trabalhos de Decroly, Montessori e Freinet como contribuições para a consolidação de novos conceitos sobre infância, criança e escola. Editora UEPG2013-12-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/609410.5212/OlharProfr.v.16i1.0001Olhar de Professor; Bd. 16 Nr. 1 (2013); 17-30Olhar de Professor; Vol. 16 No. 1 (2013); 17-30Olhar de Professor; Vol. 16 Núm. 1 (2013); 17-30Olhar de Professor; Vol. 16 No. 1 (2013); 17-30Olhar de Professor; v. 16 n. 1 (2013); 17-301984-01871518-5648reponame:Olhar de Professor (Online)instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)instacron:UEPGporhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/6094/3696Saveli, Esméria de LourdesTenreiro, Maria Odete VieiraPires, Marta Maria Gonçalves Balbéinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-05-17T17:17:29Zoai:uepg.br:article/6094Revistahttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/indexPUBhttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/oaiolhardeprofessor@uepg.br||1984-01871518-5648opendoar:2022-05-17T17:17:29Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)false |
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