O ENSINO/APRENDIZAGEM DO INGLÊS NO 1º CICLO - CONCEPÇÕES E VIVÊNCIAS DOS PROFESSORES: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO - Doi: http://dx.doi.org/10.5212/OlharProfr.v.12i2.413439
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Olhar de Professor (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1519 |
Resumo: | Este artigo tem, como objectivo primeiro, apresentar os dados resultantes de uma investigação sobre as concepções e vivências dos professores do 1º ciclo do ensino básico, quanto à introdução do inglês neste nível de escolaridade, a partir das narrativas dos seus actores. Foram entrevistados onze professores, uma amostra acessível, porque próxima do local de leccionação da 2 ª autora do presente artigo. Foi possível concluir que os docentes abordados, regra geral, consideram não possuir boa preparação para esta abordagem do inglês em idades tão precoces. Referem a indisciplina, o desinteresse e desmotivação dos alunos para esta actividade de enriquecimento e a falta de estruturação e falta de preparação adequada desta nova medida legislativa, como pontos fracos da mesma. |
id |
UEPG-31_04759126640065956794af21d709a441 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:uepg.br:article/1519 |
network_acronym_str |
UEPG-31 |
network_name_str |
Olhar de Professor (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O ENSINO/APRENDIZAGEM DO INGLÊS NO 1º CICLO - CONCEPÇÕES E VIVÊNCIAS DOS PROFESSORES: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO - Doi: http://dx.doi.org/10.5212/OlharProfr.v.12i2.413439Este artigo tem, como objectivo primeiro, apresentar os dados resultantes de uma investigação sobre as concepções e vivências dos professores do 1º ciclo do ensino básico, quanto à introdução do inglês neste nível de escolaridade, a partir das narrativas dos seus actores. Foram entrevistados onze professores, uma amostra acessível, porque próxima do local de leccionação da 2 ª autora do presente artigo. Foi possível concluir que os docentes abordados, regra geral, consideram não possuir boa preparação para esta abordagem do inglês em idades tão precoces. Referem a indisciplina, o desinteresse e desmotivação dos alunos para esta actividade de enriquecimento e a falta de estruturação e falta de preparação adequada desta nova medida legislativa, como pontos fracos da mesma. Editora UEPG2010-08-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/151910.5212/OlharProfr.v.12i2.413439Olhar de Professor; Bd. 12 Nr. 2 (2009); 413-439Olhar de Professor; Vol. 12 No. 2 (2009); 413-439Olhar de Professor; Vol. 12 Núm. 2 (2009); 413-439Olhar de Professor; Vol. 12 No. 2 (2009); 413-439Olhar de Professor; v. 12 n. 2 (2009); 413-4391984-01871518-5648reponame:Olhar de Professor (Online)instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)instacron:UEPGporhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1519/1164Figueira, Ana Paula CouceiroSerra, Maria Alice Pereirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-06T14:41:02Zoai:uepg.br:article/1519Revistahttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/indexPUBhttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/oaiolhardeprofessor@uepg.br||1984-01871518-5648opendoar:2021-03-06T14:41:02Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ENSINO/APRENDIZAGEM DO INGLÊS NO 1º CICLO - CONCEPÇÕES E VIVÊNCIAS DOS PROFESSORES: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO - Doi: http://dx.doi.org/10.5212/OlharProfr.v.12i2.413439 |
title |
O ENSINO/APRENDIZAGEM DO INGLÊS NO 1º CICLO - CONCEPÇÕES E VIVÊNCIAS DOS PROFESSORES: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO - Doi: http://dx.doi.org/10.5212/OlharProfr.v.12i2.413439 |
spellingShingle |
O ENSINO/APRENDIZAGEM DO INGLÊS NO 1º CICLO - CONCEPÇÕES E VIVÊNCIAS DOS PROFESSORES: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO - Doi: http://dx.doi.org/10.5212/OlharProfr.v.12i2.413439 Figueira, Ana Paula Couceiro |
title_short |
O ENSINO/APRENDIZAGEM DO INGLÊS NO 1º CICLO - CONCEPÇÕES E VIVÊNCIAS DOS PROFESSORES: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO - Doi: http://dx.doi.org/10.5212/OlharProfr.v.12i2.413439 |
title_full |
O ENSINO/APRENDIZAGEM DO INGLÊS NO 1º CICLO - CONCEPÇÕES E VIVÊNCIAS DOS PROFESSORES: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO - Doi: http://dx.doi.org/10.5212/OlharProfr.v.12i2.413439 |
title_fullStr |
O ENSINO/APRENDIZAGEM DO INGLÊS NO 1º CICLO - CONCEPÇÕES E VIVÊNCIAS DOS PROFESSORES: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO - Doi: http://dx.doi.org/10.5212/OlharProfr.v.12i2.413439 |
title_full_unstemmed |
O ENSINO/APRENDIZAGEM DO INGLÊS NO 1º CICLO - CONCEPÇÕES E VIVÊNCIAS DOS PROFESSORES: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO - Doi: http://dx.doi.org/10.5212/OlharProfr.v.12i2.413439 |
title_sort |
O ENSINO/APRENDIZAGEM DO INGLÊS NO 1º CICLO - CONCEPÇÕES E VIVÊNCIAS DOS PROFESSORES: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO - Doi: http://dx.doi.org/10.5212/OlharProfr.v.12i2.413439 |
author |
Figueira, Ana Paula Couceiro |
author_facet |
Figueira, Ana Paula Couceiro Serra, Maria Alice Pereira |
author_role |
author |
author2 |
Serra, Maria Alice Pereira |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Figueira, Ana Paula Couceiro Serra, Maria Alice Pereira |
description |
Este artigo tem, como objectivo primeiro, apresentar os dados resultantes de uma investigação sobre as concepções e vivências dos professores do 1º ciclo do ensino básico, quanto à introdução do inglês neste nível de escolaridade, a partir das narrativas dos seus actores. Foram entrevistados onze professores, uma amostra acessível, porque próxima do local de leccionação da 2 ª autora do presente artigo. Foi possível concluir que os docentes abordados, regra geral, consideram não possuir boa preparação para esta abordagem do inglês em idades tão precoces. Referem a indisciplina, o desinteresse e desmotivação dos alunos para esta actividade de enriquecimento e a falta de estruturação e falta de preparação adequada desta nova medida legislativa, como pontos fracos da mesma. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-08-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1519 10.5212/OlharProfr.v.12i2.413439 |
url |
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1519 |
identifier_str_mv |
10.5212/OlharProfr.v.12i2.413439 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1519/1164 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora UEPG |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora UEPG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Olhar de Professor; Bd. 12 Nr. 2 (2009); 413-439 Olhar de Professor; Vol. 12 No. 2 (2009); 413-439 Olhar de Professor; Vol. 12 Núm. 2 (2009); 413-439 Olhar de Professor; Vol. 12 No. 2 (2009); 413-439 Olhar de Professor; v. 12 n. 2 (2009); 413-439 1984-0187 1518-5648 reponame:Olhar de Professor (Online) instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) instacron:UEPG |
instname_str |
Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) |
instacron_str |
UEPG |
institution |
UEPG |
reponame_str |
Olhar de Professor (Online) |
collection |
Olhar de Professor (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) |
repository.mail.fl_str_mv |
olhardeprofessor@uepg.br|| |
_version_ |
1797053495420911616 |