O CURRÍCULO SOB O PRISMA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Orlowski, Rosely Bittencourt
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Olhar de Professor (Online)
Texto Completo: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1385
Resumo: Propõe-se para o presente o estudo da Educação Profissional sob a perspectiva do currículo, com base na legislação e tradição histórica do tema. Para a melhor compreensão, teoriza-se sobre a prática curricular, abordando-se as diferentes concepções de currículos e as classificações de posturas curriculares mais freqüentes no cotidiano da escola. Situa-se a influência da racionalidade técnica no currículo do Ensino Profissional e a força da postura tecnicista no contexto educacional brasileiro. O caminho para a mudança do paradigma do currículo perpassa pela noção de competência como eixo central do ensino profissionalizante.  
id UEPG-31_15fd3acdde47801086f93dd45c87b400
oai_identifier_str oai:uepg.br:article/1385
network_acronym_str UEPG-31
network_name_str Olhar de Professor (Online)
repository_id_str
spelling O CURRÍCULO SOB O PRISMA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONALcurrículoeducação profissionaltécnicotecnológicoinstrumentaltecnicistacompetência Propõe-se para o presente o estudo da Educação Profissional sob a perspectiva do currículo, com base na legislação e tradição histórica do tema. Para a melhor compreensão, teoriza-se sobre a prática curricular, abordando-se as diferentes concepções de currículos e as classificações de posturas curriculares mais freqüentes no cotidiano da escola. Situa-se a influência da racionalidade técnica no currículo do Ensino Profissional e a força da postura tecnicista no contexto educacional brasileiro. O caminho para a mudança do paradigma do currículo perpassa pela noção de competência como eixo central do ensino profissionalizante.  Editora UEPG2009-02-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1385Olhar de Professor; Bd. 5 Nr. 1 (2002)Olhar de Professor; Vol. 5 No. 1 (2002)Olhar de Professor; Vol. 5 Núm. 1 (2002)Olhar de Professor; Vol. 5 No. 1 (2002)Olhar de Professor; v. 5 n. 1 (2002)1984-01871518-5648reponame:Olhar de Professor (Online)instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)instacron:UEPGporhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1385/1030Orlowski, Rosely Bittencourtinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-05-22T20:56:47Zoai:uepg.br:article/1385Revistahttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/indexPUBhttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/oaiolhardeprofessor@uepg.br||1984-01871518-5648opendoar:2020-05-22T20:56:47Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)false
dc.title.none.fl_str_mv O CURRÍCULO SOB O PRISMA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
title O CURRÍCULO SOB O PRISMA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
spellingShingle O CURRÍCULO SOB O PRISMA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
Orlowski, Rosely Bittencourt
currículo
educação profissional
técnico
tecnológico
instrumental
tecnicista
competência
title_short O CURRÍCULO SOB O PRISMA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
title_full O CURRÍCULO SOB O PRISMA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
title_fullStr O CURRÍCULO SOB O PRISMA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
title_full_unstemmed O CURRÍCULO SOB O PRISMA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
title_sort O CURRÍCULO SOB O PRISMA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
author Orlowski, Rosely Bittencourt
author_facet Orlowski, Rosely Bittencourt
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Orlowski, Rosely Bittencourt
dc.subject.por.fl_str_mv currículo
educação profissional
técnico
tecnológico
instrumental
tecnicista
competência
topic currículo
educação profissional
técnico
tecnológico
instrumental
tecnicista
competência
description Propõe-se para o presente o estudo da Educação Profissional sob a perspectiva do currículo, com base na legislação e tradição histórica do tema. Para a melhor compreensão, teoriza-se sobre a prática curricular, abordando-se as diferentes concepções de currículos e as classificações de posturas curriculares mais freqüentes no cotidiano da escola. Situa-se a influência da racionalidade técnica no currículo do Ensino Profissional e a força da postura tecnicista no contexto educacional brasileiro. O caminho para a mudança do paradigma do currículo perpassa pela noção de competência como eixo central do ensino profissionalizante.  
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-02-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1385
url https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1385
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1385/1030
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UEPG
publisher.none.fl_str_mv Editora UEPG
dc.source.none.fl_str_mv Olhar de Professor; Bd. 5 Nr. 1 (2002)
Olhar de Professor; Vol. 5 No. 1 (2002)
Olhar de Professor; Vol. 5 Núm. 1 (2002)
Olhar de Professor; Vol. 5 No. 1 (2002)
Olhar de Professor; v. 5 n. 1 (2002)
1984-0187
1518-5648
reponame:Olhar de Professor (Online)
instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron:UEPG
instname_str Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron_str UEPG
institution UEPG
reponame_str Olhar de Professor (Online)
collection Olhar de Professor (Online)
repository.name.fl_str_mv Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
repository.mail.fl_str_mv olhardeprofessor@uepg.br||
_version_ 1797053494943809536