FORMAÇÃO DE PROFESSORES DAS SÉRIES INICIAIS: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE A FORMAÇÃO MATEMÁTICA E A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DAS LICENCIATURAS EM PEDAGOGIA - Doi: http://dx.doi.org/10.5212/OlharProfr.v.12i2.287308

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Araujo Gualberto, Priscila Mara
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Almeida, Rafael
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Olhar de Professor (Online)
Texto Completo: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1512
Resumo: O presente trabalho teve como objetivos fazer uma análise comparativa dos norteadores dos cursos de Pedagogia, no Brasil, para o ensino de Matemática (Diretrizes curriculares, PCN de Matemática e Matrizes de Matemática de quarta série do Ensino Fundamental) e analisar as grades curriculares de sete universidades públicas no estado de São Paulo. A análise dos programas dos cursos de Pedagogia foi realizada a partir da quantificação das horas dedicadas à educação matemática escolar em relação à quantidade total de horas dos cursos, buscando verificar se o conteúdo no período de formação prepara suficientemente o professor para desenvolver as habilidades indicadas nos norteadores supracitados.  A comparação entre os dois tipos de análises demonstrou que há uma escassez de disciplinas sobre a educação matemática escolar nos cursos de Pedagogia avaliados neste estudo e que o tempo destinado a elas é muito pequeno em relação à duração total do curso, parecendo não ser suficiente para que o professor possa contemplar a matemática escolar em seu caráter sociocultural. Abstract This study aimed to make a comparative analysis of guiding the course of Education in Brazil for the teaching of mathematics (Curriculum guidelines, PCN Mathematics / Matrices Mathematics fourth grade of elementary school) and review the curricula of seven public universities in the state of São Paulo. The examination of the courses of Education was held from the quantification of hours devoted to mathematics education in relation to the total number of hours of courses, seeking to verify whether the content in their training prepares enough teachers to develop the skills listed in guiding above. The comparison between the two types of analysis showed that there is a shortage of courses on mathematics education in Pedagogy courses evaluated in this study and the time devoted to them is very small relative to the total length of the course seems to be insufficient to that the teacher can address the mathematics education in their socio-cultural feather. Key words: School Mathematics; Mathematic’s Curriculum; Teacher Formation; Early Series.  
id UEPG-31_1b4d39666a73184fa19bfe6300a32573
oai_identifier_str oai:uepg.br:article/1512
network_acronym_str UEPG-31
network_name_str Olhar de Professor (Online)
repository_id_str
spelling FORMAÇÃO DE PROFESSORES DAS SÉRIES INICIAIS: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE A FORMAÇÃO MATEMÁTICA E A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DAS LICENCIATURAS EM PEDAGOGIA - Doi: http://dx.doi.org/10.5212/OlharProfr.v.12i2.287308Matemática EscolarCurrículo de MatemáticaFormação de ProfessoresSéries Iniciais. O presente trabalho teve como objetivos fazer uma análise comparativa dos norteadores dos cursos de Pedagogia, no Brasil, para o ensino de Matemática (Diretrizes curriculares, PCN de Matemática e Matrizes de Matemática de quarta série do Ensino Fundamental) e analisar as grades curriculares de sete universidades públicas no estado de São Paulo. A análise dos programas dos cursos de Pedagogia foi realizada a partir da quantificação das horas dedicadas à educação matemática escolar em relação à quantidade total de horas dos cursos, buscando verificar se o conteúdo no período de formação prepara suficientemente o professor para desenvolver as habilidades indicadas nos norteadores supracitados.  A comparação entre os dois tipos de análises demonstrou que há uma escassez de disciplinas sobre a educação matemática escolar nos cursos de Pedagogia avaliados neste estudo e que o tempo destinado a elas é muito pequeno em relação à duração total do curso, parecendo não ser suficiente para que o professor possa contemplar a matemática escolar em seu caráter sociocultural. Abstract This study aimed to make a comparative analysis of guiding the course of Education in Brazil for the teaching of mathematics (Curriculum guidelines, PCN Mathematics / Matrices Mathematics fourth grade of elementary school) and review the curricula of seven public universities in the state of São Paulo. The examination of the courses of Education was held from the quantification of hours devoted to mathematics education in relation to the total number of hours of courses, seeking to verify whether the content in their training prepares enough teachers to develop the skills listed in guiding above. The comparison between the two types of analysis showed that there is a shortage of courses on mathematics education in Pedagogy courses evaluated in this study and the time devoted to them is very small relative to the total length of the course seems to be insufficient to that the teacher can address the mathematics education in their socio-cultural feather. Key words: School Mathematics; Mathematic’s Curriculum; Teacher Formation; Early Series.  Editora UEPG2010-08-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/151210.5212/OlharProfr.v.12i2.287308Olhar de Professor; Bd. 12 Nr. 2 (2009); 287-308Olhar de Professor; Vol. 12 No. 2 (2009); 287-308Olhar de Professor; Vol. 12 Núm. 2 (2009); 287-308Olhar de Professor; Vol. 12 No. 2 (2009); 287-308Olhar de Professor; v. 12 n. 2 (2009); 287-3081984-01871518-5648reponame:Olhar de Professor (Online)instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)instacron:UEPGporhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1512/1157de Araujo Gualberto, Priscila MaraAlmeida, Rafaelinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-06T14:41:02Zoai:uepg.br:article/1512Revistahttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/indexPUBhttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/oaiolhardeprofessor@uepg.br||1984-01871518-5648opendoar:2021-03-06T14:41:02Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)false
dc.title.none.fl_str_mv FORMAÇÃO DE PROFESSORES DAS SÉRIES INICIAIS: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE A FORMAÇÃO MATEMÁTICA E A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DAS LICENCIATURAS EM PEDAGOGIA - Doi: http://dx.doi.org/10.5212/OlharProfr.v.12i2.287308
title FORMAÇÃO DE PROFESSORES DAS SÉRIES INICIAIS: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE A FORMAÇÃO MATEMÁTICA E A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DAS LICENCIATURAS EM PEDAGOGIA - Doi: http://dx.doi.org/10.5212/OlharProfr.v.12i2.287308
spellingShingle FORMAÇÃO DE PROFESSORES DAS SÉRIES INICIAIS: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE A FORMAÇÃO MATEMÁTICA E A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DAS LICENCIATURAS EM PEDAGOGIA - Doi: http://dx.doi.org/10.5212/OlharProfr.v.12i2.287308
de Araujo Gualberto, Priscila Mara
Matemática Escolar
Currículo de Matemática
Formação de Professores
Séries Iniciais.
title_short FORMAÇÃO DE PROFESSORES DAS SÉRIES INICIAIS: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE A FORMAÇÃO MATEMÁTICA E A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DAS LICENCIATURAS EM PEDAGOGIA - Doi: http://dx.doi.org/10.5212/OlharProfr.v.12i2.287308
title_full FORMAÇÃO DE PROFESSORES DAS SÉRIES INICIAIS: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE A FORMAÇÃO MATEMÁTICA E A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DAS LICENCIATURAS EM PEDAGOGIA - Doi: http://dx.doi.org/10.5212/OlharProfr.v.12i2.287308
title_fullStr FORMAÇÃO DE PROFESSORES DAS SÉRIES INICIAIS: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE A FORMAÇÃO MATEMÁTICA E A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DAS LICENCIATURAS EM PEDAGOGIA - Doi: http://dx.doi.org/10.5212/OlharProfr.v.12i2.287308
title_full_unstemmed FORMAÇÃO DE PROFESSORES DAS SÉRIES INICIAIS: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE A FORMAÇÃO MATEMÁTICA E A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DAS LICENCIATURAS EM PEDAGOGIA - Doi: http://dx.doi.org/10.5212/OlharProfr.v.12i2.287308
title_sort FORMAÇÃO DE PROFESSORES DAS SÉRIES INICIAIS: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE A FORMAÇÃO MATEMÁTICA E A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DAS LICENCIATURAS EM PEDAGOGIA - Doi: http://dx.doi.org/10.5212/OlharProfr.v.12i2.287308
author de Araujo Gualberto, Priscila Mara
author_facet de Araujo Gualberto, Priscila Mara
Almeida, Rafael
author_role author
author2 Almeida, Rafael
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Araujo Gualberto, Priscila Mara
Almeida, Rafael
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática Escolar
Currículo de Matemática
Formação de Professores
Séries Iniciais.
topic Matemática Escolar
Currículo de Matemática
Formação de Professores
Séries Iniciais.
description O presente trabalho teve como objetivos fazer uma análise comparativa dos norteadores dos cursos de Pedagogia, no Brasil, para o ensino de Matemática (Diretrizes curriculares, PCN de Matemática e Matrizes de Matemática de quarta série do Ensino Fundamental) e analisar as grades curriculares de sete universidades públicas no estado de São Paulo. A análise dos programas dos cursos de Pedagogia foi realizada a partir da quantificação das horas dedicadas à educação matemática escolar em relação à quantidade total de horas dos cursos, buscando verificar se o conteúdo no período de formação prepara suficientemente o professor para desenvolver as habilidades indicadas nos norteadores supracitados.  A comparação entre os dois tipos de análises demonstrou que há uma escassez de disciplinas sobre a educação matemática escolar nos cursos de Pedagogia avaliados neste estudo e que o tempo destinado a elas é muito pequeno em relação à duração total do curso, parecendo não ser suficiente para que o professor possa contemplar a matemática escolar em seu caráter sociocultural. Abstract This study aimed to make a comparative analysis of guiding the course of Education in Brazil for the teaching of mathematics (Curriculum guidelines, PCN Mathematics / Matrices Mathematics fourth grade of elementary school) and review the curricula of seven public universities in the state of São Paulo. The examination of the courses of Education was held from the quantification of hours devoted to mathematics education in relation to the total number of hours of courses, seeking to verify whether the content in their training prepares enough teachers to develop the skills listed in guiding above. The comparison between the two types of analysis showed that there is a shortage of courses on mathematics education in Pedagogy courses evaluated in this study and the time devoted to them is very small relative to the total length of the course seems to be insufficient to that the teacher can address the mathematics education in their socio-cultural feather. Key words: School Mathematics; Mathematic’s Curriculum; Teacher Formation; Early Series.  
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-08-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1512
10.5212/OlharProfr.v.12i2.287308
url https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1512
identifier_str_mv 10.5212/OlharProfr.v.12i2.287308
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1512/1157
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UEPG
publisher.none.fl_str_mv Editora UEPG
dc.source.none.fl_str_mv Olhar de Professor; Bd. 12 Nr. 2 (2009); 287-308
Olhar de Professor; Vol. 12 No. 2 (2009); 287-308
Olhar de Professor; Vol. 12 Núm. 2 (2009); 287-308
Olhar de Professor; Vol. 12 No. 2 (2009); 287-308
Olhar de Professor; v. 12 n. 2 (2009); 287-308
1984-0187
1518-5648
reponame:Olhar de Professor (Online)
instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron:UEPG
instname_str Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron_str UEPG
institution UEPG
reponame_str Olhar de Professor (Online)
collection Olhar de Professor (Online)
repository.name.fl_str_mv Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
repository.mail.fl_str_mv olhardeprofessor@uepg.br||
_version_ 1797053495406231552