AS VOZES DAS PROFESSORAS DA CRECHE: UM ESTUDO COMPARTILHADO ENTRE ESCOLA E UNIVERSIDADE SOBRE A PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Onofre, Márcia Regina
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Martins, Andressa de Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Olhar de Professor (Online)
Texto Completo: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/6767
Resumo: O estudo aqui apresentado objetivou ao longo de 18 meses, analisar o processo de profissionalização docente enfocando os dilemas, desafios e perspectivas do cotidiano de trabalho e dos reflexos desses fatores para a carreira dessas profissionais. Com um processo de formação centrado na escola estabelecemos a parceria entre universidade-rede, por meio, de um estudo exploratório descritivo envolvendo 20 participantes da CEMEI (2 educadoras, 14 professoras, 1 gestora e 3 agentes educacionais), 2 professoras da universidade e 4 licenciandas do curso de pedagogia da UFSCar. Os dados foram levantados por meio de análise de diários reflexivos e questionários com questões abertas. A análise dos diários e dos questionários foi realizada partindo de 5 categorias: identidade profissional; desafios e dilemas da carreira; parceria universidade-rede; processos formativos e saberes docentes; perspectivas profissionais e políticas. Os resultados apresentados confirmam que a construção da identidade profissional se dá longo da carreira e trajetória de vida do sujeito. Nesse exercício de construção e ressignificação da identidade profissional é preciso que haja mudanças que além de depender dos professores e da sua formação, também dependem da transformação das práticas pedagógicas na sala de aula e investimentos em políticas comprometidas com projetos desenvolvidos no interior da escola, possibilitando a parceria entre universidade e rede e a continuidade dessas ações a longo prazo.
id UEPG-31_23f5b6d7c354f3934f80bcabc261ec96
oai_identifier_str oai:uepg.br:article/6767
network_acronym_str UEPG-31
network_name_str Olhar de Professor (Online)
repository_id_str
spelling AS VOZES DAS PROFESSORAS DA CRECHE: UM ESTUDO COMPARTILHADO ENTRE ESCOLA E UNIVERSIDADE SOBRE A PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTEcrecheidentidade profissionalparceria universidade-redeO estudo aqui apresentado objetivou ao longo de 18 meses, analisar o processo de profissionalização docente enfocando os dilemas, desafios e perspectivas do cotidiano de trabalho e dos reflexos desses fatores para a carreira dessas profissionais. Com um processo de formação centrado na escola estabelecemos a parceria entre universidade-rede, por meio, de um estudo exploratório descritivo envolvendo 20 participantes da CEMEI (2 educadoras, 14 professoras, 1 gestora e 3 agentes educacionais), 2 professoras da universidade e 4 licenciandas do curso de pedagogia da UFSCar. Os dados foram levantados por meio de análise de diários reflexivos e questionários com questões abertas. A análise dos diários e dos questionários foi realizada partindo de 5 categorias: identidade profissional; desafios e dilemas da carreira; parceria universidade-rede; processos formativos e saberes docentes; perspectivas profissionais e políticas. Os resultados apresentados confirmam que a construção da identidade profissional se dá longo da carreira e trajetória de vida do sujeito. Nesse exercício de construção e ressignificação da identidade profissional é preciso que haja mudanças que além de depender dos professores e da sua formação, também dependem da transformação das práticas pedagógicas na sala de aula e investimentos em políticas comprometidas com projetos desenvolvidos no interior da escola, possibilitando a parceria entre universidade e rede e a continuidade dessas ações a longo prazo.Editora UEPG2018-04-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpesquisa qualitativa - estudo exploratório descritivoapplication/pdfhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/676710.5212/OlharProfr.v.18i2.0003Olhar de Professor; Bd. 18 Nr. 2 (2015); 206-220Olhar de Professor; Vol. 18 No. 2 (2015); 206-220Olhar de Professor; Vol. 18 Núm. 2 (2015); 206-220Olhar de Professor; Vol. 18 No. 2 (2015); 206-220Olhar de Professor; v. 18 n. 2 (2015); 206-2201984-01871518-5648reponame:Olhar de Professor (Online)instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)instacron:UEPGporhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/6767/209209209738Onofre, Márcia ReginaMartins, Andressa de Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-02-25T19:07:53Zoai:uepg.br:article/6767Revistahttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/indexPUBhttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/oaiolhardeprofessor@uepg.br||1984-01871518-5648opendoar:2021-02-25T19:07:53Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)false
dc.title.none.fl_str_mv AS VOZES DAS PROFESSORAS DA CRECHE: UM ESTUDO COMPARTILHADO ENTRE ESCOLA E UNIVERSIDADE SOBRE A PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE
title AS VOZES DAS PROFESSORAS DA CRECHE: UM ESTUDO COMPARTILHADO ENTRE ESCOLA E UNIVERSIDADE SOBRE A PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE
spellingShingle AS VOZES DAS PROFESSORAS DA CRECHE: UM ESTUDO COMPARTILHADO ENTRE ESCOLA E UNIVERSIDADE SOBRE A PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE
Onofre, Márcia Regina
creche
identidade profissional
parceria universidade-rede
title_short AS VOZES DAS PROFESSORAS DA CRECHE: UM ESTUDO COMPARTILHADO ENTRE ESCOLA E UNIVERSIDADE SOBRE A PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE
title_full AS VOZES DAS PROFESSORAS DA CRECHE: UM ESTUDO COMPARTILHADO ENTRE ESCOLA E UNIVERSIDADE SOBRE A PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE
title_fullStr AS VOZES DAS PROFESSORAS DA CRECHE: UM ESTUDO COMPARTILHADO ENTRE ESCOLA E UNIVERSIDADE SOBRE A PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE
title_full_unstemmed AS VOZES DAS PROFESSORAS DA CRECHE: UM ESTUDO COMPARTILHADO ENTRE ESCOLA E UNIVERSIDADE SOBRE A PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE
title_sort AS VOZES DAS PROFESSORAS DA CRECHE: UM ESTUDO COMPARTILHADO ENTRE ESCOLA E UNIVERSIDADE SOBRE A PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE
author Onofre, Márcia Regina
author_facet Onofre, Márcia Regina
Martins, Andressa de Oliveira
author_role author
author2 Martins, Andressa de Oliveira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Onofre, Márcia Regina
Martins, Andressa de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv creche
identidade profissional
parceria universidade-rede
topic creche
identidade profissional
parceria universidade-rede
description O estudo aqui apresentado objetivou ao longo de 18 meses, analisar o processo de profissionalização docente enfocando os dilemas, desafios e perspectivas do cotidiano de trabalho e dos reflexos desses fatores para a carreira dessas profissionais. Com um processo de formação centrado na escola estabelecemos a parceria entre universidade-rede, por meio, de um estudo exploratório descritivo envolvendo 20 participantes da CEMEI (2 educadoras, 14 professoras, 1 gestora e 3 agentes educacionais), 2 professoras da universidade e 4 licenciandas do curso de pedagogia da UFSCar. Os dados foram levantados por meio de análise de diários reflexivos e questionários com questões abertas. A análise dos diários e dos questionários foi realizada partindo de 5 categorias: identidade profissional; desafios e dilemas da carreira; parceria universidade-rede; processos formativos e saberes docentes; perspectivas profissionais e políticas. Os resultados apresentados confirmam que a construção da identidade profissional se dá longo da carreira e trajetória de vida do sujeito. Nesse exercício de construção e ressignificação da identidade profissional é preciso que haja mudanças que além de depender dos professores e da sua formação, também dependem da transformação das práticas pedagógicas na sala de aula e investimentos em políticas comprometidas com projetos desenvolvidos no interior da escola, possibilitando a parceria entre universidade e rede e a continuidade dessas ações a longo prazo.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-04-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
pesquisa qualitativa - estudo exploratório descritivo
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/6767
10.5212/OlharProfr.v.18i2.0003
url https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/6767
identifier_str_mv 10.5212/OlharProfr.v.18i2.0003
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/6767/209209209738
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UEPG
publisher.none.fl_str_mv Editora UEPG
dc.source.none.fl_str_mv Olhar de Professor; Bd. 18 Nr. 2 (2015); 206-220
Olhar de Professor; Vol. 18 No. 2 (2015); 206-220
Olhar de Professor; Vol. 18 Núm. 2 (2015); 206-220
Olhar de Professor; Vol. 18 No. 2 (2015); 206-220
Olhar de Professor; v. 18 n. 2 (2015); 206-220
1984-0187
1518-5648
reponame:Olhar de Professor (Online)
instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron:UEPG
instname_str Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron_str UEPG
institution UEPG
reponame_str Olhar de Professor (Online)
collection Olhar de Professor (Online)
repository.name.fl_str_mv Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
repository.mail.fl_str_mv olhardeprofessor@uepg.br||
_version_ 1797053496276549632