OS DESAFIOS DE MINISTRAR AULAS PARA IDOSOS(AS)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kunst, Marina Holanda
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Olhar de Professor (Online)
Texto Completo: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/12408
Resumo: Diante de um cenário de crescente número de idosos em todo o mundo, pensar nesses sujeitos torna-se fundamental para a construção de um mundo apto para recebe-los, respeitando suas capacidades e dificuldades inerentes a idade. Destaca-se, assim, a educação, por possibilitar que esses sujeitos tenham mais autonomia e independência, tanto no espaço individual como no social. Dentro desta, depreende-se o ensino da língua espanhola para idosos como forma de fortalece-los, além da troca de experiência entre aluno-professor. Dentro desse contexto, a UnATI/UFPE se destaca por promover e incentivar ações para melhoria da qualidade de vida das pessoas idosas. A presente pesquisa é um relato de experiência da pesquisadora no período em que era professora na UnATI/UfPE. O trabalho tem por objetivo refletir sobre a utilização de material didático para classes de espanhol para idosos. A partir de observações feitas pela professora e por algumas sugestões dos próprios alunos ao longo do curso, a professora começou a refletir sobre novas ferramentas facilitadores para a assimilação e aprendizagem da língua espanhola em aula. Diante desses acontecimentos, a professora tentou incorporar outros tipos de materiais didáticos, como os lúdicos, vídeos e músicas/canção, como forma de envolver e motivar os alunos nas aulas. Dessa forma, o ensino da língua espanhola na UnATI/UFPE é uma das formas de empoderar os idosos. Salienta-se assim, o uso do livro e a dificuldade de envolvimento da turma a partir deste, mostrando-se necessário o uso de incorporação de novas técnicas para motivar os alunos.
id UEPG-31_412c5781194e1941cb3b5fa10728b7e7
oai_identifier_str oai:uepg.br:article/12408
network_acronym_str UEPG-31
network_name_str Olhar de Professor (Online)
repository_id_str
spelling OS DESAFIOS DE MINISTRAR AULAS PARA IDOSOS(AS)DesafiosAulasIdosos.asUniversidade Aberta a Terceira IdadeDiante de um cenário de crescente número de idosos em todo o mundo, pensar nesses sujeitos torna-se fundamental para a construção de um mundo apto para recebe-los, respeitando suas capacidades e dificuldades inerentes a idade. Destaca-se, assim, a educação, por possibilitar que esses sujeitos tenham mais autonomia e independência, tanto no espaço individual como no social. Dentro desta, depreende-se o ensino da língua espanhola para idosos como forma de fortalece-los, além da troca de experiência entre aluno-professor. Dentro desse contexto, a UnATI/UFPE se destaca por promover e incentivar ações para melhoria da qualidade de vida das pessoas idosas. A presente pesquisa é um relato de experiência da pesquisadora no período em que era professora na UnATI/UfPE. O trabalho tem por objetivo refletir sobre a utilização de material didático para classes de espanhol para idosos. A partir de observações feitas pela professora e por algumas sugestões dos próprios alunos ao longo do curso, a professora começou a refletir sobre novas ferramentas facilitadores para a assimilação e aprendizagem da língua espanhola em aula. Diante desses acontecimentos, a professora tentou incorporar outros tipos de materiais didáticos, como os lúdicos, vídeos e músicas/canção, como forma de envolver e motivar os alunos nas aulas. Dessa forma, o ensino da língua espanhola na UnATI/UFPE é uma das formas de empoderar os idosos. Salienta-se assim, o uso do livro e a dificuldade de envolvimento da turma a partir deste, mostrando-se necessário o uso de incorporação de novas técnicas para motivar os alunos.Editora UEPG2019-05-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/xmlapplication/ziptext/htmlhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1240810.5212/OlharProfr.v.20i2.0008Olhar de Professor; Bd. 20 Nr. 2 (2017); 283-290Olhar de Professor; Vol. 20 No. 2 (2017); 283-290Olhar de Professor; Vol. 20 Núm. 2 (2017); 283-290Olhar de Professor; Vol. 20 No. 2 (2017); 283-290Olhar de Professor; v. 20 n. 2 (2017); 283-2901984-01871518-5648reponame:Olhar de Professor (Online)instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)instacron:UEPGporhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/12408/209209210903https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/12408/209209216093https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/12408/209209216094https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/12408/209209216113Copyright (c) 2019 Marina Holanda Kunstinfo:eu-repo/semantics/openAccessKunst, Marina Holanda2021-12-30T22:10:23Zoai:uepg.br:article/12408Revistahttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/indexPUBhttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/oaiolhardeprofessor@uepg.br||1984-01871518-5648opendoar:2021-12-30T22:10:23Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)false
dc.title.none.fl_str_mv OS DESAFIOS DE MINISTRAR AULAS PARA IDOSOS(AS)
title OS DESAFIOS DE MINISTRAR AULAS PARA IDOSOS(AS)
spellingShingle OS DESAFIOS DE MINISTRAR AULAS PARA IDOSOS(AS)
Kunst, Marina Holanda
Desafios
Aulas
Idosos.as
Universidade Aberta a Terceira Idade
title_short OS DESAFIOS DE MINISTRAR AULAS PARA IDOSOS(AS)
title_full OS DESAFIOS DE MINISTRAR AULAS PARA IDOSOS(AS)
title_fullStr OS DESAFIOS DE MINISTRAR AULAS PARA IDOSOS(AS)
title_full_unstemmed OS DESAFIOS DE MINISTRAR AULAS PARA IDOSOS(AS)
title_sort OS DESAFIOS DE MINISTRAR AULAS PARA IDOSOS(AS)
author Kunst, Marina Holanda
author_facet Kunst, Marina Holanda
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Kunst, Marina Holanda
dc.subject.por.fl_str_mv Desafios
Aulas
Idosos.as
Universidade Aberta a Terceira Idade
topic Desafios
Aulas
Idosos.as
Universidade Aberta a Terceira Idade
description Diante de um cenário de crescente número de idosos em todo o mundo, pensar nesses sujeitos torna-se fundamental para a construção de um mundo apto para recebe-los, respeitando suas capacidades e dificuldades inerentes a idade. Destaca-se, assim, a educação, por possibilitar que esses sujeitos tenham mais autonomia e independência, tanto no espaço individual como no social. Dentro desta, depreende-se o ensino da língua espanhola para idosos como forma de fortalece-los, além da troca de experiência entre aluno-professor. Dentro desse contexto, a UnATI/UFPE se destaca por promover e incentivar ações para melhoria da qualidade de vida das pessoas idosas. A presente pesquisa é um relato de experiência da pesquisadora no período em que era professora na UnATI/UfPE. O trabalho tem por objetivo refletir sobre a utilização de material didático para classes de espanhol para idosos. A partir de observações feitas pela professora e por algumas sugestões dos próprios alunos ao longo do curso, a professora começou a refletir sobre novas ferramentas facilitadores para a assimilação e aprendizagem da língua espanhola em aula. Diante desses acontecimentos, a professora tentou incorporar outros tipos de materiais didáticos, como os lúdicos, vídeos e músicas/canção, como forma de envolver e motivar os alunos nas aulas. Dessa forma, o ensino da língua espanhola na UnATI/UFPE é uma das formas de empoderar os idosos. Salienta-se assim, o uso do livro e a dificuldade de envolvimento da turma a partir deste, mostrando-se necessário o uso de incorporação de novas técnicas para motivar os alunos.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-05-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/12408
10.5212/OlharProfr.v.20i2.0008
url https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/12408
identifier_str_mv 10.5212/OlharProfr.v.20i2.0008
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/12408/209209210903
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/12408/209209216093
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/12408/209209216094
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/12408/209209216113
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Marina Holanda Kunst
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Marina Holanda Kunst
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/xml
application/zip
text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UEPG
publisher.none.fl_str_mv Editora UEPG
dc.source.none.fl_str_mv Olhar de Professor; Bd. 20 Nr. 2 (2017); 283-290
Olhar de Professor; Vol. 20 No. 2 (2017); 283-290
Olhar de Professor; Vol. 20 Núm. 2 (2017); 283-290
Olhar de Professor; Vol. 20 No. 2 (2017); 283-290
Olhar de Professor; v. 20 n. 2 (2017); 283-290
1984-0187
1518-5648
reponame:Olhar de Professor (Online)
instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron:UEPG
instname_str Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron_str UEPG
institution UEPG
reponame_str Olhar de Professor (Online)
collection Olhar de Professor (Online)
repository.name.fl_str_mv Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
repository.mail.fl_str_mv olhardeprofessor@uepg.br||
_version_ 1797053496405524480