OS DESAFIOS DE MINISTRAR AULAS PARA IDOSOS(AS)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Olhar de Professor (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/12408 |
Resumo: | Diante de um cenário de crescente número de idosos em todo o mundo, pensar nesses sujeitos torna-se fundamental para a construção de um mundo apto para recebe-los, respeitando suas capacidades e dificuldades inerentes a idade. Destaca-se, assim, a educação, por possibilitar que esses sujeitos tenham mais autonomia e independência, tanto no espaço individual como no social. Dentro desta, depreende-se o ensino da língua espanhola para idosos como forma de fortalece-los, além da troca de experiência entre aluno-professor. Dentro desse contexto, a UnATI/UFPE se destaca por promover e incentivar ações para melhoria da qualidade de vida das pessoas idosas. A presente pesquisa é um relato de experiência da pesquisadora no período em que era professora na UnATI/UfPE. O trabalho tem por objetivo refletir sobre a utilização de material didático para classes de espanhol para idosos. A partir de observações feitas pela professora e por algumas sugestões dos próprios alunos ao longo do curso, a professora começou a refletir sobre novas ferramentas facilitadores para a assimilação e aprendizagem da língua espanhola em aula. Diante desses acontecimentos, a professora tentou incorporar outros tipos de materiais didáticos, como os lúdicos, vídeos e músicas/canção, como forma de envolver e motivar os alunos nas aulas. Dessa forma, o ensino da língua espanhola na UnATI/UFPE é uma das formas de empoderar os idosos. Salienta-se assim, o uso do livro e a dificuldade de envolvimento da turma a partir deste, mostrando-se necessário o uso de incorporação de novas técnicas para motivar os alunos. |
id |
UEPG-31_412c5781194e1941cb3b5fa10728b7e7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:uepg.br:article/12408 |
network_acronym_str |
UEPG-31 |
network_name_str |
Olhar de Professor (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
OS DESAFIOS DE MINISTRAR AULAS PARA IDOSOS(AS)DesafiosAulasIdosos.asUniversidade Aberta a Terceira IdadeDiante de um cenário de crescente número de idosos em todo o mundo, pensar nesses sujeitos torna-se fundamental para a construção de um mundo apto para recebe-los, respeitando suas capacidades e dificuldades inerentes a idade. Destaca-se, assim, a educação, por possibilitar que esses sujeitos tenham mais autonomia e independência, tanto no espaço individual como no social. Dentro desta, depreende-se o ensino da língua espanhola para idosos como forma de fortalece-los, além da troca de experiência entre aluno-professor. Dentro desse contexto, a UnATI/UFPE se destaca por promover e incentivar ações para melhoria da qualidade de vida das pessoas idosas. A presente pesquisa é um relato de experiência da pesquisadora no período em que era professora na UnATI/UfPE. O trabalho tem por objetivo refletir sobre a utilização de material didático para classes de espanhol para idosos. A partir de observações feitas pela professora e por algumas sugestões dos próprios alunos ao longo do curso, a professora começou a refletir sobre novas ferramentas facilitadores para a assimilação e aprendizagem da língua espanhola em aula. Diante desses acontecimentos, a professora tentou incorporar outros tipos de materiais didáticos, como os lúdicos, vídeos e músicas/canção, como forma de envolver e motivar os alunos nas aulas. Dessa forma, o ensino da língua espanhola na UnATI/UFPE é uma das formas de empoderar os idosos. Salienta-se assim, o uso do livro e a dificuldade de envolvimento da turma a partir deste, mostrando-se necessário o uso de incorporação de novas técnicas para motivar os alunos.Editora UEPG2019-05-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/xmlapplication/ziptext/htmlhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1240810.5212/OlharProfr.v.20i2.0008Olhar de Professor; Bd. 20 Nr. 2 (2017); 283-290Olhar de Professor; Vol. 20 No. 2 (2017); 283-290Olhar de Professor; Vol. 20 Núm. 2 (2017); 283-290Olhar de Professor; Vol. 20 No. 2 (2017); 283-290Olhar de Professor; v. 20 n. 2 (2017); 283-2901984-01871518-5648reponame:Olhar de Professor (Online)instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)instacron:UEPGporhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/12408/209209210903https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/12408/209209216093https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/12408/209209216094https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/12408/209209216113Copyright (c) 2019 Marina Holanda Kunstinfo:eu-repo/semantics/openAccessKunst, Marina Holanda2021-12-30T22:10:23Zoai:uepg.br:article/12408Revistahttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/indexPUBhttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/oaiolhardeprofessor@uepg.br||1984-01871518-5648opendoar:2021-12-30T22:10:23Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
OS DESAFIOS DE MINISTRAR AULAS PARA IDOSOS(AS) |
title |
OS DESAFIOS DE MINISTRAR AULAS PARA IDOSOS(AS) |
spellingShingle |
OS DESAFIOS DE MINISTRAR AULAS PARA IDOSOS(AS) Kunst, Marina Holanda Desafios Aulas Idosos.as Universidade Aberta a Terceira Idade |
title_short |
OS DESAFIOS DE MINISTRAR AULAS PARA IDOSOS(AS) |
title_full |
OS DESAFIOS DE MINISTRAR AULAS PARA IDOSOS(AS) |
title_fullStr |
OS DESAFIOS DE MINISTRAR AULAS PARA IDOSOS(AS) |
title_full_unstemmed |
OS DESAFIOS DE MINISTRAR AULAS PARA IDOSOS(AS) |
title_sort |
OS DESAFIOS DE MINISTRAR AULAS PARA IDOSOS(AS) |
author |
Kunst, Marina Holanda |
author_facet |
Kunst, Marina Holanda |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Kunst, Marina Holanda |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Desafios Aulas Idosos.as Universidade Aberta a Terceira Idade |
topic |
Desafios Aulas Idosos.as Universidade Aberta a Terceira Idade |
description |
Diante de um cenário de crescente número de idosos em todo o mundo, pensar nesses sujeitos torna-se fundamental para a construção de um mundo apto para recebe-los, respeitando suas capacidades e dificuldades inerentes a idade. Destaca-se, assim, a educação, por possibilitar que esses sujeitos tenham mais autonomia e independência, tanto no espaço individual como no social. Dentro desta, depreende-se o ensino da língua espanhola para idosos como forma de fortalece-los, além da troca de experiência entre aluno-professor. Dentro desse contexto, a UnATI/UFPE se destaca por promover e incentivar ações para melhoria da qualidade de vida das pessoas idosas. A presente pesquisa é um relato de experiência da pesquisadora no período em que era professora na UnATI/UfPE. O trabalho tem por objetivo refletir sobre a utilização de material didático para classes de espanhol para idosos. A partir de observações feitas pela professora e por algumas sugestões dos próprios alunos ao longo do curso, a professora começou a refletir sobre novas ferramentas facilitadores para a assimilação e aprendizagem da língua espanhola em aula. Diante desses acontecimentos, a professora tentou incorporar outros tipos de materiais didáticos, como os lúdicos, vídeos e músicas/canção, como forma de envolver e motivar os alunos nas aulas. Dessa forma, o ensino da língua espanhola na UnATI/UFPE é uma das formas de empoderar os idosos. Salienta-se assim, o uso do livro e a dificuldade de envolvimento da turma a partir deste, mostrando-se necessário o uso de incorporação de novas técnicas para motivar os alunos. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-05-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/12408 10.5212/OlharProfr.v.20i2.0008 |
url |
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/12408 |
identifier_str_mv |
10.5212/OlharProfr.v.20i2.0008 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/12408/209209210903 https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/12408/209209216093 https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/12408/209209216094 https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/12408/209209216113 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Marina Holanda Kunst info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Marina Holanda Kunst |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf text/xml application/zip text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora UEPG |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora UEPG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Olhar de Professor; Bd. 20 Nr. 2 (2017); 283-290 Olhar de Professor; Vol. 20 No. 2 (2017); 283-290 Olhar de Professor; Vol. 20 Núm. 2 (2017); 283-290 Olhar de Professor; Vol. 20 No. 2 (2017); 283-290 Olhar de Professor; v. 20 n. 2 (2017); 283-290 1984-0187 1518-5648 reponame:Olhar de Professor (Online) instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) instacron:UEPG |
instname_str |
Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) |
instacron_str |
UEPG |
institution |
UEPG |
reponame_str |
Olhar de Professor (Online) |
collection |
Olhar de Professor (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) |
repository.mail.fl_str_mv |
olhardeprofessor@uepg.br|| |
_version_ |
1797053496405524480 |