Um Design Curricular de Formação: Uma Nova Racionalidade Em Construção

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ranghetti, Diva Spezia
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Gesser, Verônica
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Olhar de Professor (Online)
Texto Completo: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1402
Resumo: Este artigo é resultado de estudos e pesquisas realizadas, na literatura educacional, nas duas últimas décadas, que discutem o currículo para formação de professores. Em termos de estrutura e de conteúdo as pesquisas apontam que os currículos de formação de professores devem partir da análise da função docente e das tarefas de ensino. Diante disto, pensamos numa proposta curricular que contempla, em sua matriz, os problemas reais do contexto da formação, a pesquisa, o ser humano como construtor da própria história e co-responsável pela formação profissional. Portanto, o currículo vai se compondo ao longo do processo, visto que se faz e se refaz na/pela interação e relações que se estabelecem na/pela história e historicidade dos seres e dos conhecimentos, na medida em que cada ser humano produz a sua vida e sua profissão.
id UEPG-31_47c41097c9b17ea4b5266c6527a9a836
oai_identifier_str oai:uepg.br:article/1402
network_acronym_str UEPG-31
network_name_str Olhar de Professor (Online)
repository_id_str
spelling Um Design Curricular de Formação: Uma Nova Racionalidade Em Construçãoformação de professorescurrículointerdisciplinaridadeEste artigo é resultado de estudos e pesquisas realizadas, na literatura educacional, nas duas últimas décadas, que discutem o currículo para formação de professores. Em termos de estrutura e de conteúdo as pesquisas apontam que os currículos de formação de professores devem partir da análise da função docente e das tarefas de ensino. Diante disto, pensamos numa proposta curricular que contempla, em sua matriz, os problemas reais do contexto da formação, a pesquisa, o ser humano como construtor da própria história e co-responsável pela formação profissional. Portanto, o currículo vai se compondo ao longo do processo, visto que se faz e se refaz na/pela interação e relações que se estabelecem na/pela história e historicidade dos seres e dos conhecimentos, na medida em que cada ser humano produz a sua vida e sua profissão.Editora UEPG2009-02-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1402Olhar de Professor; Bd. 7 Nr. 2 (2004)Olhar de Professor; Vol. 7 No. 2 (2004)Olhar de Professor; Vol. 7 Núm. 2 (2004)Olhar de Professor; Vol. 7 No. 2 (2004)Olhar de Professor; v. 7 n. 2 (2004)1984-01871518-5648reponame:Olhar de Professor (Online)instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)instacron:UEPGporhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1402/1047Ranghetti, Diva SpeziaGesser, Verônicainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-02-18T16:53:36Zoai:uepg.br:article/1402Revistahttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/indexPUBhttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/oaiolhardeprofessor@uepg.br||1984-01871518-5648opendoar:2021-02-18T16:53:36Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)false
dc.title.none.fl_str_mv Um Design Curricular de Formação: Uma Nova Racionalidade Em Construção
title Um Design Curricular de Formação: Uma Nova Racionalidade Em Construção
spellingShingle Um Design Curricular de Formação: Uma Nova Racionalidade Em Construção
Ranghetti, Diva Spezia
formação de professores
currículo
interdisciplinaridade
title_short Um Design Curricular de Formação: Uma Nova Racionalidade Em Construção
title_full Um Design Curricular de Formação: Uma Nova Racionalidade Em Construção
title_fullStr Um Design Curricular de Formação: Uma Nova Racionalidade Em Construção
title_full_unstemmed Um Design Curricular de Formação: Uma Nova Racionalidade Em Construção
title_sort Um Design Curricular de Formação: Uma Nova Racionalidade Em Construção
author Ranghetti, Diva Spezia
author_facet Ranghetti, Diva Spezia
Gesser, Verônica
author_role author
author2 Gesser, Verônica
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ranghetti, Diva Spezia
Gesser, Verônica
dc.subject.por.fl_str_mv formação de professores
currículo
interdisciplinaridade
topic formação de professores
currículo
interdisciplinaridade
description Este artigo é resultado de estudos e pesquisas realizadas, na literatura educacional, nas duas últimas décadas, que discutem o currículo para formação de professores. Em termos de estrutura e de conteúdo as pesquisas apontam que os currículos de formação de professores devem partir da análise da função docente e das tarefas de ensino. Diante disto, pensamos numa proposta curricular que contempla, em sua matriz, os problemas reais do contexto da formação, a pesquisa, o ser humano como construtor da própria história e co-responsável pela formação profissional. Portanto, o currículo vai se compondo ao longo do processo, visto que se faz e se refaz na/pela interação e relações que se estabelecem na/pela história e historicidade dos seres e dos conhecimentos, na medida em que cada ser humano produz a sua vida e sua profissão.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-02-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1402
url https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1402
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1402/1047
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UEPG
publisher.none.fl_str_mv Editora UEPG
dc.source.none.fl_str_mv Olhar de Professor; Bd. 7 Nr. 2 (2004)
Olhar de Professor; Vol. 7 No. 2 (2004)
Olhar de Professor; Vol. 7 Núm. 2 (2004)
Olhar de Professor; Vol. 7 No. 2 (2004)
Olhar de Professor; v. 7 n. 2 (2004)
1984-0187
1518-5648
reponame:Olhar de Professor (Online)
instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron:UEPG
instname_str Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron_str UEPG
institution UEPG
reponame_str Olhar de Professor (Online)
collection Olhar de Professor (Online)
repository.name.fl_str_mv Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
repository.mail.fl_str_mv olhardeprofessor@uepg.br||
_version_ 1797053494966878208