Educação física escolar: uma leitura na concepção emergente do desenvolvimento humano
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Olhar de Professor (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1338 |
Resumo: | O objetivo principal neste trabalho é focalizar alguns aspectos da Educação Física Escolar utilizando como referencial teórico uma das teorias que tratam do Desenvolvimento Humano, a Teoria Ecológica de Urie Bronfenbrenner, interpretada e discutida pelo Profº Rui Jornada Krebs. Primeiramente evidencia-se alguns questionamentos que permeiam a Educação Física Escolar, os quais fazem parte da realidade que vivencia-se e das preocupações que se têm. Em seguida, aborda-se sobre o Desenvolvimento Humano, sua relação com o comportamento e seus principais princípios numa perspectiva ecológica. Dentre as teorias emergentes que tratam do Desenvolvimento Humano, optou-se pela Teoria Ecológica de Urie Bronfenbrenner para discutir algumas questões que permeiam a Educação Física Escolar. Dessa forma, situa-se a escola enquanto um microssistema, a aula de Educação Física como atividade molar, os diferentes papéis que são vivenciados pelas pessoas, principalmente o aluno, no ambiente da escola, assim como, as estruturas interpessoais que nela são estabelecidas. Algumas considerações são colocadas no término do trabalho não no sentido de concluir, mas de instigar outros questionamentos que envolvem o tema em questão e que possam vir a colaborar para seu enriquecimento. |
id |
UEPG-31_4e3f15a1a0810ee2035a114c043d874a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:uepg.br:article/1338 |
network_acronym_str |
UEPG-31 |
network_name_str |
Olhar de Professor (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação física escolar: uma leitura na concepção emergente do desenvolvimento humanoEducação Física escolardesenvolvimento humanoteoria cológica O objetivo principal neste trabalho é focalizar alguns aspectos da Educação Física Escolar utilizando como referencial teórico uma das teorias que tratam do Desenvolvimento Humano, a Teoria Ecológica de Urie Bronfenbrenner, interpretada e discutida pelo Profº Rui Jornada Krebs. Primeiramente evidencia-se alguns questionamentos que permeiam a Educação Física Escolar, os quais fazem parte da realidade que vivencia-se e das preocupações que se têm. Em seguida, aborda-se sobre o Desenvolvimento Humano, sua relação com o comportamento e seus principais princípios numa perspectiva ecológica. Dentre as teorias emergentes que tratam do Desenvolvimento Humano, optou-se pela Teoria Ecológica de Urie Bronfenbrenner para discutir algumas questões que permeiam a Educação Física Escolar. Dessa forma, situa-se a escola enquanto um microssistema, a aula de Educação Física como atividade molar, os diferentes papéis que são vivenciados pelas pessoas, principalmente o aluno, no ambiente da escola, assim como, as estruturas interpessoais que nela são estabelecidas. Algumas considerações são colocadas no término do trabalho não no sentido de concluir, mas de instigar outros questionamentos que envolvem o tema em questão e que possam vir a colaborar para seu enriquecimento.Editora UEPG2009-04-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1338Olhar de Professor; Bd. 1 Nr. 1 (1998)Olhar de Professor; Vol. 1 No. 1 (1998)Olhar de Professor; Vol. 1 Núm. 1 (1998)Olhar de Professor; Vol. 1 No. 1 (1998)Olhar de Professor; v. 1 n. 1 (1998)1984-01871518-5648reponame:Olhar de Professor (Online)instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)instacron:UEPGporhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1338/982Finck, Silvia Christina Madridinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-02-15T16:44:06Zoai:uepg.br:article/1338Revistahttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/indexPUBhttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/oaiolhardeprofessor@uepg.br||1984-01871518-5648opendoar:2021-02-15T16:44:06Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação física escolar: uma leitura na concepção emergente do desenvolvimento humano |
title |
Educação física escolar: uma leitura na concepção emergente do desenvolvimento humano |
spellingShingle |
Educação física escolar: uma leitura na concepção emergente do desenvolvimento humano Finck, Silvia Christina Madrid Educação Física escolar desenvolvimento humano teoria cológica |
title_short |
Educação física escolar: uma leitura na concepção emergente do desenvolvimento humano |
title_full |
Educação física escolar: uma leitura na concepção emergente do desenvolvimento humano |
title_fullStr |
Educação física escolar: uma leitura na concepção emergente do desenvolvimento humano |
title_full_unstemmed |
Educação física escolar: uma leitura na concepção emergente do desenvolvimento humano |
title_sort |
Educação física escolar: uma leitura na concepção emergente do desenvolvimento humano |
author |
Finck, Silvia Christina Madrid |
author_facet |
Finck, Silvia Christina Madrid |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Finck, Silvia Christina Madrid |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Física escolar desenvolvimento humano teoria cológica |
topic |
Educação Física escolar desenvolvimento humano teoria cológica |
description |
O objetivo principal neste trabalho é focalizar alguns aspectos da Educação Física Escolar utilizando como referencial teórico uma das teorias que tratam do Desenvolvimento Humano, a Teoria Ecológica de Urie Bronfenbrenner, interpretada e discutida pelo Profº Rui Jornada Krebs. Primeiramente evidencia-se alguns questionamentos que permeiam a Educação Física Escolar, os quais fazem parte da realidade que vivencia-se e das preocupações que se têm. Em seguida, aborda-se sobre o Desenvolvimento Humano, sua relação com o comportamento e seus principais princípios numa perspectiva ecológica. Dentre as teorias emergentes que tratam do Desenvolvimento Humano, optou-se pela Teoria Ecológica de Urie Bronfenbrenner para discutir algumas questões que permeiam a Educação Física Escolar. Dessa forma, situa-se a escola enquanto um microssistema, a aula de Educação Física como atividade molar, os diferentes papéis que são vivenciados pelas pessoas, principalmente o aluno, no ambiente da escola, assim como, as estruturas interpessoais que nela são estabelecidas. Algumas considerações são colocadas no término do trabalho não no sentido de concluir, mas de instigar outros questionamentos que envolvem o tema em questão e que possam vir a colaborar para seu enriquecimento. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-04-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1338 |
url |
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1338 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1338/982 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora UEPG |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora UEPG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Olhar de Professor; Bd. 1 Nr. 1 (1998) Olhar de Professor; Vol. 1 No. 1 (1998) Olhar de Professor; Vol. 1 Núm. 1 (1998) Olhar de Professor; Vol. 1 No. 1 (1998) Olhar de Professor; v. 1 n. 1 (1998) 1984-0187 1518-5648 reponame:Olhar de Professor (Online) instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) instacron:UEPG |
instname_str |
Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) |
instacron_str |
UEPG |
institution |
UEPG |
reponame_str |
Olhar de Professor (Online) |
collection |
Olhar de Professor (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) |
repository.mail.fl_str_mv |
olhardeprofessor@uepg.br|| |
_version_ |
1797053494605119488 |