ESCRITAS DE PROFESSORES: TRILHAS NARRATIVAS PARA TORNAR-SE UM PROFESSOR-PESQUISADOR - Doi: http://dx.doi.org/10.5212/OlharProfr.v.12i1.075094
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Olhar de Professor (Online) |
DOI: | 10.5212/OlharProfr.v.12i1.075094 |
Texto Completo: | https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1563 |
Resumo: | A reflexividade docente é o pano de fundo deste artigo que considera o professor um profissional que atua como sujeito na formulação de propósitos e objetivos de seu trabalho, bem como das estratégias e dos meios os mais adequados para atingir as metas desejadas, sendo a narrativa uma delas. Além disso, acreditamos que a reflexividade é constituída, necessariamente, pela possibilidade de fundamentar teoricamente as tomadas de decisão cotidianas na direção de uma ação cada vez mais intencional. A partir deste pressuposto, narramos os caminhos que têm sido trilhados por professores-pesquisadores, partícipes de dois projetos em parceria entre a escola e a universidade públicas, em que a escrita narrativa de textos é uma prática na direção da promoção da reflexividade docente. A construção desta escrita ocorre a partir de registros das experiências vividas, de leituras, de trocas de conhecimento com os alunos e colegas de trabalho, de observação e interação com o outro e com o seu espaço, realizada sistemática e cotidianamente por todos os participantes, o que promove uma transformação profunda no processo ensino-aprendizagem. |
id |
UEPG-31_532c6f83ca3e70198f7cdf6c28418edc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:uepg.br:article/1563 |
network_acronym_str |
UEPG-31 |
network_name_str |
Olhar de Professor (Online) |
spelling |
ESCRITAS DE PROFESSORES: TRILHAS NARRATIVAS PARA TORNAR-SE UM PROFESSOR-PESQUISADOR - Doi: http://dx.doi.org/10.5212/OlharProfr.v.12i1.075094Reflexividade docente. Narrativa de professores. Parceria escola-universidade. A reflexividade docente é o pano de fundo deste artigo que considera o professor um profissional que atua como sujeito na formulação de propósitos e objetivos de seu trabalho, bem como das estratégias e dos meios os mais adequados para atingir as metas desejadas, sendo a narrativa uma delas. Além disso, acreditamos que a reflexividade é constituída, necessariamente, pela possibilidade de fundamentar teoricamente as tomadas de decisão cotidianas na direção de uma ação cada vez mais intencional. A partir deste pressuposto, narramos os caminhos que têm sido trilhados por professores-pesquisadores, partícipes de dois projetos em parceria entre a escola e a universidade públicas, em que a escrita narrativa de textos é uma prática na direção da promoção da reflexividade docente. A construção desta escrita ocorre a partir de registros das experiências vividas, de leituras, de trocas de conhecimento com os alunos e colegas de trabalho, de observação e interação com o outro e com o seu espaço, realizada sistemática e cotidianamente por todos os participantes, o que promove uma transformação profunda no processo ensino-aprendizagem.Editora UEPG2010-04-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/156310.5212/OlharProfr.v.12i1.075094Olhar de Professor; Bd. 12 Nr. 1 (2009); 75-94Olhar de Professor; Vol. 12 No. 1 (2009); 75-94Olhar de Professor; Vol. 12 Núm. 1 (2009); 75-94Olhar de Professor; Vol. 12 No. 1 (2009); 75-94Olhar de Professor; v. 12 n. 1 (2009); 75-941984-01871518-5648reponame:Olhar de Professor (Online)instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)instacron:UEPGporhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1563/1208Marçal, MaristelaKlein, Edna ScolaPinheiro, Maria Angela de MeloSadalla, Ana Maria Falcão de AragãoPrado, Guilherme do Val Toledoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-07T20:17:32Zoai:uepg.br:article/1563Revistahttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/indexPUBhttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/oaiolhardeprofessor@uepg.br||1984-01871518-5648opendoar:2021-03-07T20:17:32Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ESCRITAS DE PROFESSORES: TRILHAS NARRATIVAS PARA TORNAR-SE UM PROFESSOR-PESQUISADOR - Doi: http://dx.doi.org/10.5212/OlharProfr.v.12i1.075094 |
title |
ESCRITAS DE PROFESSORES: TRILHAS NARRATIVAS PARA TORNAR-SE UM PROFESSOR-PESQUISADOR - Doi: http://dx.doi.org/10.5212/OlharProfr.v.12i1.075094 |
spellingShingle |
ESCRITAS DE PROFESSORES: TRILHAS NARRATIVAS PARA TORNAR-SE UM PROFESSOR-PESQUISADOR - Doi: http://dx.doi.org/10.5212/OlharProfr.v.12i1.075094 ESCRITAS DE PROFESSORES: TRILHAS NARRATIVAS PARA TORNAR-SE UM PROFESSOR-PESQUISADOR - Doi: http://dx.doi.org/10.5212/OlharProfr.v.12i1.075094 Marçal, Maristela Reflexividade docente. Narrativa de professores. Parceria escola-universidade. Marçal, Maristela Reflexividade docente. Narrativa de professores. Parceria escola-universidade. |
title_short |
ESCRITAS DE PROFESSORES: TRILHAS NARRATIVAS PARA TORNAR-SE UM PROFESSOR-PESQUISADOR - Doi: http://dx.doi.org/10.5212/OlharProfr.v.12i1.075094 |
title_full |
ESCRITAS DE PROFESSORES: TRILHAS NARRATIVAS PARA TORNAR-SE UM PROFESSOR-PESQUISADOR - Doi: http://dx.doi.org/10.5212/OlharProfr.v.12i1.075094 |
title_fullStr |
ESCRITAS DE PROFESSORES: TRILHAS NARRATIVAS PARA TORNAR-SE UM PROFESSOR-PESQUISADOR - Doi: http://dx.doi.org/10.5212/OlharProfr.v.12i1.075094 ESCRITAS DE PROFESSORES: TRILHAS NARRATIVAS PARA TORNAR-SE UM PROFESSOR-PESQUISADOR - Doi: http://dx.doi.org/10.5212/OlharProfr.v.12i1.075094 |
title_full_unstemmed |
ESCRITAS DE PROFESSORES: TRILHAS NARRATIVAS PARA TORNAR-SE UM PROFESSOR-PESQUISADOR - Doi: http://dx.doi.org/10.5212/OlharProfr.v.12i1.075094 ESCRITAS DE PROFESSORES: TRILHAS NARRATIVAS PARA TORNAR-SE UM PROFESSOR-PESQUISADOR - Doi: http://dx.doi.org/10.5212/OlharProfr.v.12i1.075094 |
title_sort |
ESCRITAS DE PROFESSORES: TRILHAS NARRATIVAS PARA TORNAR-SE UM PROFESSOR-PESQUISADOR - Doi: http://dx.doi.org/10.5212/OlharProfr.v.12i1.075094 |
author |
Marçal, Maristela |
author_facet |
Marçal, Maristela Marçal, Maristela Klein, Edna Scola Pinheiro, Maria Angela de Melo Sadalla, Ana Maria Falcão de Aragão Prado, Guilherme do Val Toledo Klein, Edna Scola Pinheiro, Maria Angela de Melo Sadalla, Ana Maria Falcão de Aragão Prado, Guilherme do Val Toledo |
author_role |
author |
author2 |
Klein, Edna Scola Pinheiro, Maria Angela de Melo Sadalla, Ana Maria Falcão de Aragão Prado, Guilherme do Val Toledo |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marçal, Maristela Klein, Edna Scola Pinheiro, Maria Angela de Melo Sadalla, Ana Maria Falcão de Aragão Prado, Guilherme do Val Toledo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Reflexividade docente. Narrativa de professores. Parceria escola-universidade. |
topic |
Reflexividade docente. Narrativa de professores. Parceria escola-universidade. |
description |
A reflexividade docente é o pano de fundo deste artigo que considera o professor um profissional que atua como sujeito na formulação de propósitos e objetivos de seu trabalho, bem como das estratégias e dos meios os mais adequados para atingir as metas desejadas, sendo a narrativa uma delas. Além disso, acreditamos que a reflexividade é constituída, necessariamente, pela possibilidade de fundamentar teoricamente as tomadas de decisão cotidianas na direção de uma ação cada vez mais intencional. A partir deste pressuposto, narramos os caminhos que têm sido trilhados por professores-pesquisadores, partícipes de dois projetos em parceria entre a escola e a universidade públicas, em que a escrita narrativa de textos é uma prática na direção da promoção da reflexividade docente. A construção desta escrita ocorre a partir de registros das experiências vividas, de leituras, de trocas de conhecimento com os alunos e colegas de trabalho, de observação e interação com o outro e com o seu espaço, realizada sistemática e cotidianamente por todos os participantes, o que promove uma transformação profunda no processo ensino-aprendizagem. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-04-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1563 10.5212/OlharProfr.v.12i1.075094 |
url |
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1563 |
identifier_str_mv |
10.5212/OlharProfr.v.12i1.075094 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1563/1208 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora UEPG |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora UEPG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Olhar de Professor; Bd. 12 Nr. 1 (2009); 75-94 Olhar de Professor; Vol. 12 No. 1 (2009); 75-94 Olhar de Professor; Vol. 12 Núm. 1 (2009); 75-94 Olhar de Professor; Vol. 12 No. 1 (2009); 75-94 Olhar de Professor; v. 12 n. 1 (2009); 75-94 1984-0187 1518-5648 reponame:Olhar de Professor (Online) instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) instacron:UEPG |
instname_str |
Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) |
instacron_str |
UEPG |
institution |
UEPG |
reponame_str |
Olhar de Professor (Online) |
collection |
Olhar de Professor (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) |
repository.mail.fl_str_mv |
olhardeprofessor@uepg.br|| |
_version_ |
1822178710358327296 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.5212/OlharProfr.v.12i1.075094 |