ESCRITAS DE PROFESSORES: TRILHAS NARRATIVAS PARA TORNAR-SE UM PROFESSOR-PESQUISADOR - Doi: http://dx.doi.org/10.5212/OlharProfr.v.12i1.075094

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marçal, Maristela
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Klein, Edna Scola, Pinheiro, Maria Angela de Melo, Sadalla, Ana Maria Falcão de Aragão, Prado, Guilherme do Val Toledo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Olhar de Professor (Online)
DOI: 10.5212/OlharProfr.v.12i1.075094
Texto Completo: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1563
Resumo: A reflexividade docente é o pano de fundo deste artigo que considera o professor um profissional que atua como sujeito na formulação de propósitos e objetivos de seu trabalho, bem como das estratégias e dos meios os mais adequados para atingir as metas desejadas, sendo a narrativa uma delas. Além disso, acreditamos que a reflexividade é constituída, necessariamente, pela possibilidade de fundamentar teoricamente as tomadas de decisão cotidianas na direção de uma ação cada vez mais intencional. A partir deste pressuposto, narramos os caminhos que têm sido trilhados por professores-pesquisadores, partícipes de dois projetos em parceria entre a escola e a universidade públicas, em que a escrita narrativa de textos é uma prática na direção da promoção da reflexividade docente. A construção desta escrita ocorre a partir de registros das experiências vividas, de leituras, de trocas de conhecimento com os alunos e colegas de trabalho, de observação e interação com o outro e com o seu espaço, realizada sistemática e cotidianamente por todos os participantes, o que promove uma transformação profunda no processo ensino-aprendizagem.
id UEPG-31_532c6f83ca3e70198f7cdf6c28418edc
oai_identifier_str oai:uepg.br:article/1563
network_acronym_str UEPG-31
network_name_str Olhar de Professor (Online)
spelling ESCRITAS DE PROFESSORES: TRILHAS NARRATIVAS PARA TORNAR-SE UM PROFESSOR-PESQUISADOR - Doi: http://dx.doi.org/10.5212/OlharProfr.v.12i1.075094Reflexividade docente. Narrativa de professores. Parceria escola-universidade. A reflexividade docente é o pano de fundo deste artigo que considera o professor um profissional que atua como sujeito na formulação de propósitos e objetivos de seu trabalho, bem como das estratégias e dos meios os mais adequados para atingir as metas desejadas, sendo a narrativa uma delas. Além disso, acreditamos que a reflexividade é constituída, necessariamente, pela possibilidade de fundamentar teoricamente as tomadas de decisão cotidianas na direção de uma ação cada vez mais intencional. A partir deste pressuposto, narramos os caminhos que têm sido trilhados por professores-pesquisadores, partícipes de dois projetos em parceria entre a escola e a universidade públicas, em que a escrita narrativa de textos é uma prática na direção da promoção da reflexividade docente. A construção desta escrita ocorre a partir de registros das experiências vividas, de leituras, de trocas de conhecimento com os alunos e colegas de trabalho, de observação e interação com o outro e com o seu espaço, realizada sistemática e cotidianamente por todos os participantes, o que promove uma transformação profunda no processo ensino-aprendizagem.Editora UEPG2010-04-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/156310.5212/OlharProfr.v.12i1.075094Olhar de Professor; Bd. 12 Nr. 1 (2009); 75-94Olhar de Professor; Vol. 12 No. 1 (2009); 75-94Olhar de Professor; Vol. 12 Núm. 1 (2009); 75-94Olhar de Professor; Vol. 12 No. 1 (2009); 75-94Olhar de Professor; v. 12 n. 1 (2009); 75-941984-01871518-5648reponame:Olhar de Professor (Online)instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)instacron:UEPGporhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1563/1208Marçal, MaristelaKlein, Edna ScolaPinheiro, Maria Angela de MeloSadalla, Ana Maria Falcão de AragãoPrado, Guilherme do Val Toledoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-07T20:17:32Zoai:uepg.br:article/1563Revistahttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/indexPUBhttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/oaiolhardeprofessor@uepg.br||1984-01871518-5648opendoar:2021-03-07T20:17:32Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)false
dc.title.none.fl_str_mv ESCRITAS DE PROFESSORES: TRILHAS NARRATIVAS PARA TORNAR-SE UM PROFESSOR-PESQUISADOR - Doi: http://dx.doi.org/10.5212/OlharProfr.v.12i1.075094
title ESCRITAS DE PROFESSORES: TRILHAS NARRATIVAS PARA TORNAR-SE UM PROFESSOR-PESQUISADOR - Doi: http://dx.doi.org/10.5212/OlharProfr.v.12i1.075094
spellingShingle ESCRITAS DE PROFESSORES: TRILHAS NARRATIVAS PARA TORNAR-SE UM PROFESSOR-PESQUISADOR - Doi: http://dx.doi.org/10.5212/OlharProfr.v.12i1.075094
ESCRITAS DE PROFESSORES: TRILHAS NARRATIVAS PARA TORNAR-SE UM PROFESSOR-PESQUISADOR - Doi: http://dx.doi.org/10.5212/OlharProfr.v.12i1.075094
Marçal, Maristela
Reflexividade docente. Narrativa de professores. Parceria escola-universidade.
Marçal, Maristela
Reflexividade docente. Narrativa de professores. Parceria escola-universidade.
title_short ESCRITAS DE PROFESSORES: TRILHAS NARRATIVAS PARA TORNAR-SE UM PROFESSOR-PESQUISADOR - Doi: http://dx.doi.org/10.5212/OlharProfr.v.12i1.075094
title_full ESCRITAS DE PROFESSORES: TRILHAS NARRATIVAS PARA TORNAR-SE UM PROFESSOR-PESQUISADOR - Doi: http://dx.doi.org/10.5212/OlharProfr.v.12i1.075094
title_fullStr ESCRITAS DE PROFESSORES: TRILHAS NARRATIVAS PARA TORNAR-SE UM PROFESSOR-PESQUISADOR - Doi: http://dx.doi.org/10.5212/OlharProfr.v.12i1.075094
ESCRITAS DE PROFESSORES: TRILHAS NARRATIVAS PARA TORNAR-SE UM PROFESSOR-PESQUISADOR - Doi: http://dx.doi.org/10.5212/OlharProfr.v.12i1.075094
title_full_unstemmed ESCRITAS DE PROFESSORES: TRILHAS NARRATIVAS PARA TORNAR-SE UM PROFESSOR-PESQUISADOR - Doi: http://dx.doi.org/10.5212/OlharProfr.v.12i1.075094
ESCRITAS DE PROFESSORES: TRILHAS NARRATIVAS PARA TORNAR-SE UM PROFESSOR-PESQUISADOR - Doi: http://dx.doi.org/10.5212/OlharProfr.v.12i1.075094
title_sort ESCRITAS DE PROFESSORES: TRILHAS NARRATIVAS PARA TORNAR-SE UM PROFESSOR-PESQUISADOR - Doi: http://dx.doi.org/10.5212/OlharProfr.v.12i1.075094
author Marçal, Maristela
author_facet Marçal, Maristela
Marçal, Maristela
Klein, Edna Scola
Pinheiro, Maria Angela de Melo
Sadalla, Ana Maria Falcão de Aragão
Prado, Guilherme do Val Toledo
Klein, Edna Scola
Pinheiro, Maria Angela de Melo
Sadalla, Ana Maria Falcão de Aragão
Prado, Guilherme do Val Toledo
author_role author
author2 Klein, Edna Scola
Pinheiro, Maria Angela de Melo
Sadalla, Ana Maria Falcão de Aragão
Prado, Guilherme do Val Toledo
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marçal, Maristela
Klein, Edna Scola
Pinheiro, Maria Angela de Melo
Sadalla, Ana Maria Falcão de Aragão
Prado, Guilherme do Val Toledo
dc.subject.por.fl_str_mv Reflexividade docente. Narrativa de professores. Parceria escola-universidade.
topic Reflexividade docente. Narrativa de professores. Parceria escola-universidade.
description A reflexividade docente é o pano de fundo deste artigo que considera o professor um profissional que atua como sujeito na formulação de propósitos e objetivos de seu trabalho, bem como das estratégias e dos meios os mais adequados para atingir as metas desejadas, sendo a narrativa uma delas. Além disso, acreditamos que a reflexividade é constituída, necessariamente, pela possibilidade de fundamentar teoricamente as tomadas de decisão cotidianas na direção de uma ação cada vez mais intencional. A partir deste pressuposto, narramos os caminhos que têm sido trilhados por professores-pesquisadores, partícipes de dois projetos em parceria entre a escola e a universidade públicas, em que a escrita narrativa de textos é uma prática na direção da promoção da reflexividade docente. A construção desta escrita ocorre a partir de registros das experiências vividas, de leituras, de trocas de conhecimento com os alunos e colegas de trabalho, de observação e interação com o outro e com o seu espaço, realizada sistemática e cotidianamente por todos os participantes, o que promove uma transformação profunda no processo ensino-aprendizagem.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-04-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1563
10.5212/OlharProfr.v.12i1.075094
url https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1563
identifier_str_mv 10.5212/OlharProfr.v.12i1.075094
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1563/1208
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UEPG
publisher.none.fl_str_mv Editora UEPG
dc.source.none.fl_str_mv Olhar de Professor; Bd. 12 Nr. 1 (2009); 75-94
Olhar de Professor; Vol. 12 No. 1 (2009); 75-94
Olhar de Professor; Vol. 12 Núm. 1 (2009); 75-94
Olhar de Professor; Vol. 12 No. 1 (2009); 75-94
Olhar de Professor; v. 12 n. 1 (2009); 75-94
1984-0187
1518-5648
reponame:Olhar de Professor (Online)
instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron:UEPG
instname_str Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron_str UEPG
institution UEPG
reponame_str Olhar de Professor (Online)
collection Olhar de Professor (Online)
repository.name.fl_str_mv Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
repository.mail.fl_str_mv olhardeprofessor@uepg.br||
_version_ 1822178710358327296
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.5212/OlharProfr.v.12i1.075094