ESCRITAS DE PROFESSORES: TRILHAS NARRATIVAS PARA TORNAR-SE UM PROFESSOR-PESQUISADOR - Doi: http://dx.doi.org/10.5212/OlharProfr.v.12i1.075094

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marçal, Maristela
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Klein, Edna Scola, Pinheiro, Maria Angela de Melo, Sadalla, Ana Maria Falcão de Aragão, Prado, Guilherme do Val Toledo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Olhar de Professor (Online)
Texto Completo: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1563
Resumo: A reflexividade docente é o pano de fundo deste artigo que considera o professor um profissional que atua como sujeito na formulação de propósitos e objetivos de seu trabalho, bem como das estratégias e dos meios os mais adequados para atingir as metas desejadas, sendo a narrativa uma delas. Além disso, acreditamos que a reflexividade é constituída, necessariamente, pela possibilidade de fundamentar teoricamente as tomadas de decisão cotidianas na direção de uma ação cada vez mais intencional. A partir deste pressuposto, narramos os caminhos que têm sido trilhados por professores-pesquisadores, partícipes de dois projetos em parceria entre a escola e a universidade públicas, em que a escrita narrativa de textos é uma prática na direção da promoção da reflexividade docente. A construção desta escrita ocorre a partir de registros das experiências vividas, de leituras, de trocas de conhecimento com os alunos e colegas de trabalho, de observação e interação com o outro e com o seu espaço, realizada sistemática e cotidianamente por todos os participantes, o que promove uma transformação profunda no processo ensino-aprendizagem.
id UEPG-31_532c6f83ca3e70198f7cdf6c28418edc
oai_identifier_str oai:uepg.br:article/1563
network_acronym_str UEPG-31
network_name_str Olhar de Professor (Online)
repository_id_str
spelling ESCRITAS DE PROFESSORES: TRILHAS NARRATIVAS PARA TORNAR-SE UM PROFESSOR-PESQUISADOR - Doi: http://dx.doi.org/10.5212/OlharProfr.v.12i1.075094Reflexividade docente. Narrativa de professores. Parceria escola-universidade. A reflexividade docente é o pano de fundo deste artigo que considera o professor um profissional que atua como sujeito na formulação de propósitos e objetivos de seu trabalho, bem como das estratégias e dos meios os mais adequados para atingir as metas desejadas, sendo a narrativa uma delas. Além disso, acreditamos que a reflexividade é constituída, necessariamente, pela possibilidade de fundamentar teoricamente as tomadas de decisão cotidianas na direção de uma ação cada vez mais intencional. A partir deste pressuposto, narramos os caminhos que têm sido trilhados por professores-pesquisadores, partícipes de dois projetos em parceria entre a escola e a universidade públicas, em que a escrita narrativa de textos é uma prática na direção da promoção da reflexividade docente. A construção desta escrita ocorre a partir de registros das experiências vividas, de leituras, de trocas de conhecimento com os alunos e colegas de trabalho, de observação e interação com o outro e com o seu espaço, realizada sistemática e cotidianamente por todos os participantes, o que promove uma transformação profunda no processo ensino-aprendizagem.Editora UEPG2010-04-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/156310.5212/OlharProfr.v.12i1.075094Olhar de Professor; Bd. 12 Nr. 1 (2009); 75-94Olhar de Professor; Vol. 12 No. 1 (2009); 75-94Olhar de Professor; Vol. 12 Núm. 1 (2009); 75-94Olhar de Professor; Vol. 12 No. 1 (2009); 75-94Olhar de Professor; v. 12 n. 1 (2009); 75-941984-01871518-5648reponame:Olhar de Professor (Online)instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)instacron:UEPGporhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1563/1208Marçal, MaristelaKlein, Edna ScolaPinheiro, Maria Angela de MeloSadalla, Ana Maria Falcão de AragãoPrado, Guilherme do Val Toledoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-07T20:17:32Zoai:uepg.br:article/1563Revistahttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/indexPUBhttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/oaiolhardeprofessor@uepg.br||1984-01871518-5648opendoar:2021-03-07T20:17:32Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)false
dc.title.none.fl_str_mv ESCRITAS DE PROFESSORES: TRILHAS NARRATIVAS PARA TORNAR-SE UM PROFESSOR-PESQUISADOR - Doi: http://dx.doi.org/10.5212/OlharProfr.v.12i1.075094
title ESCRITAS DE PROFESSORES: TRILHAS NARRATIVAS PARA TORNAR-SE UM PROFESSOR-PESQUISADOR - Doi: http://dx.doi.org/10.5212/OlharProfr.v.12i1.075094
spellingShingle ESCRITAS DE PROFESSORES: TRILHAS NARRATIVAS PARA TORNAR-SE UM PROFESSOR-PESQUISADOR - Doi: http://dx.doi.org/10.5212/OlharProfr.v.12i1.075094
Marçal, Maristela
Reflexividade docente. Narrativa de professores. Parceria escola-universidade.
title_short ESCRITAS DE PROFESSORES: TRILHAS NARRATIVAS PARA TORNAR-SE UM PROFESSOR-PESQUISADOR - Doi: http://dx.doi.org/10.5212/OlharProfr.v.12i1.075094
title_full ESCRITAS DE PROFESSORES: TRILHAS NARRATIVAS PARA TORNAR-SE UM PROFESSOR-PESQUISADOR - Doi: http://dx.doi.org/10.5212/OlharProfr.v.12i1.075094
title_fullStr ESCRITAS DE PROFESSORES: TRILHAS NARRATIVAS PARA TORNAR-SE UM PROFESSOR-PESQUISADOR - Doi: http://dx.doi.org/10.5212/OlharProfr.v.12i1.075094
title_full_unstemmed ESCRITAS DE PROFESSORES: TRILHAS NARRATIVAS PARA TORNAR-SE UM PROFESSOR-PESQUISADOR - Doi: http://dx.doi.org/10.5212/OlharProfr.v.12i1.075094
title_sort ESCRITAS DE PROFESSORES: TRILHAS NARRATIVAS PARA TORNAR-SE UM PROFESSOR-PESQUISADOR - Doi: http://dx.doi.org/10.5212/OlharProfr.v.12i1.075094
author Marçal, Maristela
author_facet Marçal, Maristela
Klein, Edna Scola
Pinheiro, Maria Angela de Melo
Sadalla, Ana Maria Falcão de Aragão
Prado, Guilherme do Val Toledo
author_role author
author2 Klein, Edna Scola
Pinheiro, Maria Angela de Melo
Sadalla, Ana Maria Falcão de Aragão
Prado, Guilherme do Val Toledo
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marçal, Maristela
Klein, Edna Scola
Pinheiro, Maria Angela de Melo
Sadalla, Ana Maria Falcão de Aragão
Prado, Guilherme do Val Toledo
dc.subject.por.fl_str_mv Reflexividade docente. Narrativa de professores. Parceria escola-universidade.
topic Reflexividade docente. Narrativa de professores. Parceria escola-universidade.
description A reflexividade docente é o pano de fundo deste artigo que considera o professor um profissional que atua como sujeito na formulação de propósitos e objetivos de seu trabalho, bem como das estratégias e dos meios os mais adequados para atingir as metas desejadas, sendo a narrativa uma delas. Além disso, acreditamos que a reflexividade é constituída, necessariamente, pela possibilidade de fundamentar teoricamente as tomadas de decisão cotidianas na direção de uma ação cada vez mais intencional. A partir deste pressuposto, narramos os caminhos que têm sido trilhados por professores-pesquisadores, partícipes de dois projetos em parceria entre a escola e a universidade públicas, em que a escrita narrativa de textos é uma prática na direção da promoção da reflexividade docente. A construção desta escrita ocorre a partir de registros das experiências vividas, de leituras, de trocas de conhecimento com os alunos e colegas de trabalho, de observação e interação com o outro e com o seu espaço, realizada sistemática e cotidianamente por todos os participantes, o que promove uma transformação profunda no processo ensino-aprendizagem.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-04-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1563
10.5212/OlharProfr.v.12i1.075094
url https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1563
identifier_str_mv 10.5212/OlharProfr.v.12i1.075094
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1563/1208
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UEPG
publisher.none.fl_str_mv Editora UEPG
dc.source.none.fl_str_mv Olhar de Professor; Bd. 12 Nr. 1 (2009); 75-94
Olhar de Professor; Vol. 12 No. 1 (2009); 75-94
Olhar de Professor; Vol. 12 Núm. 1 (2009); 75-94
Olhar de Professor; Vol. 12 No. 1 (2009); 75-94
Olhar de Professor; v. 12 n. 1 (2009); 75-94
1984-0187
1518-5648
reponame:Olhar de Professor (Online)
instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron:UEPG
instname_str Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron_str UEPG
institution UEPG
reponame_str Olhar de Professor (Online)
collection Olhar de Professor (Online)
repository.name.fl_str_mv Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
repository.mail.fl_str_mv olhardeprofessor@uepg.br||
_version_ 1797053495457611776