UNA MIRADA CRÍTICA A LA FUNCIÓN ASESORA DESDE LOS SERVICIOS DE APOYO EXTERNO. RECORRIDO Y PROSPECTIVA - Doi: http://dx.doi.org/10.5212/OlharProfr.v.11i1.063080

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Segovia, Jesús Domingo
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Rivero, Víctor Hernández
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Olhar de Professor (Online)
Texto Completo: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1500
Resumo: Diante da mudança em educação, professores e escolas se vêem submetidos a uma alavanche de novos desafios, responsabilidades e exigências. Estes podem atuar tanto com elementos dinamizadores de autonomia curricular e capacidade profissional, ou como escudo ou véu que oculta em projetos artificiosos, instigados e inspirados externamente o que realmente ocorre e é importante nas salas de aula. Não vale qualquer mudança, o essencial da melhora em educação são as boas aprendizagens de todos os estudantes. E isso com bons professore e boas escolas, para o que é vital estimular e apoiar os processos orientados de melhora. Mas não se pode apoiar a mudança sem considerar as lições aprendidas no caminho. A partir dessa ótica, o artigo revisa o sistema de apoio, extrai conclusões e implicações sobre a prática profissional. E conclui oferecendo uma proposta viável do que deveria ser um bom assessoramento.
id UEPG-31_603466f82cbc27418269be56c5ebcff9
oai_identifier_str oai:uepg.br:article/1500
network_acronym_str UEPG-31
network_name_str Olhar de Professor (Online)
repository_id_str
spelling UNA MIRADA CRÍTICA A LA FUNCIÓN ASESORA DESDE LOS SERVICIOS DE APOYO EXTERNO. RECORRIDO Y PROSPECTIVA - Doi: http://dx.doi.org/10.5212/OlharProfr.v.11i1.063080MudançaAssessoramentoMelhoraapoio externoDiante da mudança em educação, professores e escolas se vêem submetidos a uma alavanche de novos desafios, responsabilidades e exigências. Estes podem atuar tanto com elementos dinamizadores de autonomia curricular e capacidade profissional, ou como escudo ou véu que oculta em projetos artificiosos, instigados e inspirados externamente o que realmente ocorre e é importante nas salas de aula. Não vale qualquer mudança, o essencial da melhora em educação são as boas aprendizagens de todos os estudantes. E isso com bons professore e boas escolas, para o que é vital estimular e apoiar os processos orientados de melhora. Mas não se pode apoiar a mudança sem considerar as lições aprendidas no caminho. A partir dessa ótica, o artigo revisa o sistema de apoio, extrai conclusões e implicações sobre a prática profissional. E conclui oferecendo uma proposta viável do que deveria ser um bom assessoramento.Editora UEPG2009-03-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/150010.5212/OlharProfr.v.11i1.063080Olhar de Professor; Bd. 11 Nr. 1 (2008)Olhar de Professor; Vol. 11 No. 1 (2008)Olhar de Professor; Vol. 11 Núm. 1 (2008)Olhar de Professor; Vol. 11 No. 1 (2008)Olhar de Professor; v. 11 n. 1 (2008)1984-01871518-5648reponame:Olhar de Professor (Online)instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)instacron:UEPGporhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1500/1145Segovia, Jesús DomingoRivero, Víctor Hernándezinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-08T15:59:43Zoai:uepg.br:article/1500Revistahttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/indexPUBhttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/oaiolhardeprofessor@uepg.br||1984-01871518-5648opendoar:2021-03-08T15:59:43Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)false
dc.title.none.fl_str_mv UNA MIRADA CRÍTICA A LA FUNCIÓN ASESORA DESDE LOS SERVICIOS DE APOYO EXTERNO. RECORRIDO Y PROSPECTIVA - Doi: http://dx.doi.org/10.5212/OlharProfr.v.11i1.063080
title UNA MIRADA CRÍTICA A LA FUNCIÓN ASESORA DESDE LOS SERVICIOS DE APOYO EXTERNO. RECORRIDO Y PROSPECTIVA - Doi: http://dx.doi.org/10.5212/OlharProfr.v.11i1.063080
spellingShingle UNA MIRADA CRÍTICA A LA FUNCIÓN ASESORA DESDE LOS SERVICIOS DE APOYO EXTERNO. RECORRIDO Y PROSPECTIVA - Doi: http://dx.doi.org/10.5212/OlharProfr.v.11i1.063080
Segovia, Jesús Domingo
Mudança
Assessoramento
Melhora
apoio externo
title_short UNA MIRADA CRÍTICA A LA FUNCIÓN ASESORA DESDE LOS SERVICIOS DE APOYO EXTERNO. RECORRIDO Y PROSPECTIVA - Doi: http://dx.doi.org/10.5212/OlharProfr.v.11i1.063080
title_full UNA MIRADA CRÍTICA A LA FUNCIÓN ASESORA DESDE LOS SERVICIOS DE APOYO EXTERNO. RECORRIDO Y PROSPECTIVA - Doi: http://dx.doi.org/10.5212/OlharProfr.v.11i1.063080
title_fullStr UNA MIRADA CRÍTICA A LA FUNCIÓN ASESORA DESDE LOS SERVICIOS DE APOYO EXTERNO. RECORRIDO Y PROSPECTIVA - Doi: http://dx.doi.org/10.5212/OlharProfr.v.11i1.063080
title_full_unstemmed UNA MIRADA CRÍTICA A LA FUNCIÓN ASESORA DESDE LOS SERVICIOS DE APOYO EXTERNO. RECORRIDO Y PROSPECTIVA - Doi: http://dx.doi.org/10.5212/OlharProfr.v.11i1.063080
title_sort UNA MIRADA CRÍTICA A LA FUNCIÓN ASESORA DESDE LOS SERVICIOS DE APOYO EXTERNO. RECORRIDO Y PROSPECTIVA - Doi: http://dx.doi.org/10.5212/OlharProfr.v.11i1.063080
author Segovia, Jesús Domingo
author_facet Segovia, Jesús Domingo
Rivero, Víctor Hernández
author_role author
author2 Rivero, Víctor Hernández
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Segovia, Jesús Domingo
Rivero, Víctor Hernández
dc.subject.por.fl_str_mv Mudança
Assessoramento
Melhora
apoio externo
topic Mudança
Assessoramento
Melhora
apoio externo
description Diante da mudança em educação, professores e escolas se vêem submetidos a uma alavanche de novos desafios, responsabilidades e exigências. Estes podem atuar tanto com elementos dinamizadores de autonomia curricular e capacidade profissional, ou como escudo ou véu que oculta em projetos artificiosos, instigados e inspirados externamente o que realmente ocorre e é importante nas salas de aula. Não vale qualquer mudança, o essencial da melhora em educação são as boas aprendizagens de todos os estudantes. E isso com bons professore e boas escolas, para o que é vital estimular e apoiar os processos orientados de melhora. Mas não se pode apoiar a mudança sem considerar as lições aprendidas no caminho. A partir dessa ótica, o artigo revisa o sistema de apoio, extrai conclusões e implicações sobre a prática profissional. E conclui oferecendo uma proposta viável do que deveria ser um bom assessoramento.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-03-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1500
10.5212/OlharProfr.v.11i1.063080
url https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1500
identifier_str_mv 10.5212/OlharProfr.v.11i1.063080
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1500/1145
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UEPG
publisher.none.fl_str_mv Editora UEPG
dc.source.none.fl_str_mv Olhar de Professor; Bd. 11 Nr. 1 (2008)
Olhar de Professor; Vol. 11 No. 1 (2008)
Olhar de Professor; Vol. 11 Núm. 1 (2008)
Olhar de Professor; Vol. 11 No. 1 (2008)
Olhar de Professor; v. 11 n. 1 (2008)
1984-0187
1518-5648
reponame:Olhar de Professor (Online)
instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron:UEPG
instname_str Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron_str UEPG
institution UEPG
reponame_str Olhar de Professor (Online)
collection Olhar de Professor (Online)
repository.name.fl_str_mv Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
repository.mail.fl_str_mv olhardeprofessor@uepg.br||
_version_ 1797053495384211456