A formação continuada dos professores da Educação Superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dudeque Pianovski Vieira, Alboni Marisa
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Filipak, Sirley Terezinha, Castellain Guebert, Mirian Celia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Olhar de Professor (Online)
Texto Completo: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/4281
Resumo: Ao ingressar como docentes na educação superior, os egressos de cursos de bacharelado, especialização, mestrado ou doutorado em áreas específicas passam a atuar numa área em que apenas o conhecimento dos conteúdos não é suficiente. A dinâmica da sala de aula e a orientação da aprendizagem dos alunos são procedimentos complexos, que exigem formação específica. Este artigo faz uma reflexão sobre a importância da formação continuada para professores iniciantes na educação superior. A partir da contextualização do tema, discute o conceito de formação inicial e continuada, para analisar os resultados da prática realizada em uma universidade privada. Fundamenta-se o estudo em Imbernón (1994), Canário (1997), Masetto (2001), Tardif (2002), Gil (2009) e Saviani (2009), entre outros. Foram utilizados, igualmente, como suporte, o documento “Educación y conocimiento: eje de la transformación productiva con equidad”, da CEPAL; a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – Lei nº 9.393/96; e o Relatório Delors, apresentado pela UNESCO. Do ponto de vista metodológico, trata-se de estudo de caso, cuja coleta de dados envolveu professores iniciantes que participaram de um curso de formação pedagógica no ano de 2011. Os dados foram tabulados e categorizados para, em seguida, serem analisados. Como resultado, espera-se haver colaborado para demonstrar a necessidade da formação pedagógica para os docentes que iniciam seu trabalho na educação superior, suscitando uma  reflexão aprofundada sobre suas práticas e as necessidades a partir delas evidenciadas.  
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