SISTEMAS APOSTILADOS DE ENSINO E A PARTICIPAÇÃO DO PROFESSORADO NO PROCESSO DE ADESÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Edimar Aparecido da
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Leite, Yoshie Ussami Ferrari
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Olhar de Professor (Online)
Texto Completo: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/12190
Resumo: Este artigo é parte da dissertação de mestrado intitulada “Sistemas Apostilados de Ensino: as percepções dos professores dos anos iniciais de Álvares Machado-SP” que teve como objetivo analisar as percepções dos professores em relação ao uso de Sistemas Apostilados de Ensino (SAE) na sala de aula. Sob uma abordagem qualitativa, a pesquisa constituiu-se como um estudo de caso, e a coleta de dados foi feita por meio de questionários aplicados a trinta e seis professores. Neste artigo, exploramos a participação dos professores no processo de adesão, discutindo três aspectos: 1) os motivos percebidos pelos professores para aderência de um SAE pela rede municipal de ensino; 2) a participação em momentos de discussão antes de firmada a parceria; e, 3) os sentimentos e as expectativas experenciadas pelos docentes diante da parceria firmada. Tais aspectos são analisados, tendo em vista que, a participação dos professores, no processo decisório torna-se fundamental para a avaliação e possível legitimação de uma política. Os dados coletados indicaram que, embora a maioria do professorado não tenha participado de discussões anteriores, estes profissionais percebem a adesão como uma estratégia para a busca da melhoria da qualidade da educação, pautada, em sua grande maioria por expectativas positivas que foram atendidas no momento de chegada do material no município. Problematizamos que essas percepções positivas, em relação ao material, podem estar, muitas vezes, atreladas a uma lógica mercadológica, embasada, sobretudo no assédio dos grupos empresariais, que atualmente buscam expandir o campo de atuação nas redes municipais.
id UEPG-31_68e1ff994c3939438cc96a1d8757e4aa
oai_identifier_str oai:uepg.br:article/12190
network_acronym_str UEPG-31
network_name_str Olhar de Professor (Online)
repository_id_str
spelling SISTEMAS APOSTILADOS DE ENSINO E A PARTICIPAÇÃO DO PROFESSORADO NO PROCESSO DE ADESÃOSistemas Apostilados de Ensino. Percepções de Professores. Redes Municipais de EnsinoPolíticas EducacionaisEste artigo é parte da dissertação de mestrado intitulada “Sistemas Apostilados de Ensino: as percepções dos professores dos anos iniciais de Álvares Machado-SP” que teve como objetivo analisar as percepções dos professores em relação ao uso de Sistemas Apostilados de Ensino (SAE) na sala de aula. Sob uma abordagem qualitativa, a pesquisa constituiu-se como um estudo de caso, e a coleta de dados foi feita por meio de questionários aplicados a trinta e seis professores. Neste artigo, exploramos a participação dos professores no processo de adesão, discutindo três aspectos: 1) os motivos percebidos pelos professores para aderência de um SAE pela rede municipal de ensino; 2) a participação em momentos de discussão antes de firmada a parceria; e, 3) os sentimentos e as expectativas experenciadas pelos docentes diante da parceria firmada. Tais aspectos são analisados, tendo em vista que, a participação dos professores, no processo decisório torna-se fundamental para a avaliação e possível legitimação de uma política. Os dados coletados indicaram que, embora a maioria do professorado não tenha participado de discussões anteriores, estes profissionais percebem a adesão como uma estratégia para a busca da melhoria da qualidade da educação, pautada, em sua grande maioria por expectativas positivas que foram atendidas no momento de chegada do material no município. Problematizamos que essas percepções positivas, em relação ao material, podem estar, muitas vezes, atreladas a uma lógica mercadológica, embasada, sobretudo no assédio dos grupos empresariais, que atualmente buscam expandir o campo de atuação nas redes municipais.Editora UEPG2019-02-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/xmlapplication/ziptext/htmlhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1219010.5212/OlharProfr.v.20i1.0011Olhar de Professor; Bd. 20 Nr. 1 (2017): Trabalho e Profissão Docente; 134-147Olhar de Professor; Vol. 20 No. 1 (2017): Trabalho e Profissão Docente; 134-147Olhar de Professor; Vol. 20 Núm. 1 (2017): Trabalho e Profissão Docente; 134-147Olhar de Professor; Vol. 20 No. 1 (2017): Trabalho e Profissão Docente; 134-147Olhar de Professor; v. 20 n. 1 (2017): Trabalho e Profissão Docente; 134-1471984-01871518-5648reponame:Olhar de Professor (Online)instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)instacron:UEPGporhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/12190/209209210695https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/12190/209209216214https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/12190/209209216215https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/12190/209209216216Copyright (c) 2019 Edimar Aparecido da Silva, Yoshie Ussami Ferrari Leiteinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Edimar Aparecido daLeite, Yoshie Ussami Ferrari2022-01-25T22:27:28Zoai:uepg.br:article/12190Revistahttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/indexPUBhttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/oaiolhardeprofessor@uepg.br||1984-01871518-5648opendoar:2022-01-25T22:27:28Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)false
dc.title.none.fl_str_mv SISTEMAS APOSTILADOS DE ENSINO E A PARTICIPAÇÃO DO PROFESSORADO NO PROCESSO DE ADESÃO
title SISTEMAS APOSTILADOS DE ENSINO E A PARTICIPAÇÃO DO PROFESSORADO NO PROCESSO DE ADESÃO
spellingShingle SISTEMAS APOSTILADOS DE ENSINO E A PARTICIPAÇÃO DO PROFESSORADO NO PROCESSO DE ADESÃO
Silva, Edimar Aparecido da
Sistemas Apostilados de Ensino. Percepções de Professores. Redes Municipais de Ensino
Políticas Educacionais
title_short SISTEMAS APOSTILADOS DE ENSINO E A PARTICIPAÇÃO DO PROFESSORADO NO PROCESSO DE ADESÃO
title_full SISTEMAS APOSTILADOS DE ENSINO E A PARTICIPAÇÃO DO PROFESSORADO NO PROCESSO DE ADESÃO
title_fullStr SISTEMAS APOSTILADOS DE ENSINO E A PARTICIPAÇÃO DO PROFESSORADO NO PROCESSO DE ADESÃO
title_full_unstemmed SISTEMAS APOSTILADOS DE ENSINO E A PARTICIPAÇÃO DO PROFESSORADO NO PROCESSO DE ADESÃO
title_sort SISTEMAS APOSTILADOS DE ENSINO E A PARTICIPAÇÃO DO PROFESSORADO NO PROCESSO DE ADESÃO
author Silva, Edimar Aparecido da
author_facet Silva, Edimar Aparecido da
Leite, Yoshie Ussami Ferrari
author_role author
author2 Leite, Yoshie Ussami Ferrari
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Edimar Aparecido da
Leite, Yoshie Ussami Ferrari
dc.subject.por.fl_str_mv Sistemas Apostilados de Ensino. Percepções de Professores. Redes Municipais de Ensino
Políticas Educacionais
topic Sistemas Apostilados de Ensino. Percepções de Professores. Redes Municipais de Ensino
Políticas Educacionais
description Este artigo é parte da dissertação de mestrado intitulada “Sistemas Apostilados de Ensino: as percepções dos professores dos anos iniciais de Álvares Machado-SP” que teve como objetivo analisar as percepções dos professores em relação ao uso de Sistemas Apostilados de Ensino (SAE) na sala de aula. Sob uma abordagem qualitativa, a pesquisa constituiu-se como um estudo de caso, e a coleta de dados foi feita por meio de questionários aplicados a trinta e seis professores. Neste artigo, exploramos a participação dos professores no processo de adesão, discutindo três aspectos: 1) os motivos percebidos pelos professores para aderência de um SAE pela rede municipal de ensino; 2) a participação em momentos de discussão antes de firmada a parceria; e, 3) os sentimentos e as expectativas experenciadas pelos docentes diante da parceria firmada. Tais aspectos são analisados, tendo em vista que, a participação dos professores, no processo decisório torna-se fundamental para a avaliação e possível legitimação de uma política. Os dados coletados indicaram que, embora a maioria do professorado não tenha participado de discussões anteriores, estes profissionais percebem a adesão como uma estratégia para a busca da melhoria da qualidade da educação, pautada, em sua grande maioria por expectativas positivas que foram atendidas no momento de chegada do material no município. Problematizamos que essas percepções positivas, em relação ao material, podem estar, muitas vezes, atreladas a uma lógica mercadológica, embasada, sobretudo no assédio dos grupos empresariais, que atualmente buscam expandir o campo de atuação nas redes municipais.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-02-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/12190
10.5212/OlharProfr.v.20i1.0011
url https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/12190
identifier_str_mv 10.5212/OlharProfr.v.20i1.0011
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/12190/209209210695
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/12190/209209216214
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/12190/209209216215
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/12190/209209216216
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Edimar Aparecido da Silva, Yoshie Ussami Ferrari Leite
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Edimar Aparecido da Silva, Yoshie Ussami Ferrari Leite
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/xml
application/zip
text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UEPG
publisher.none.fl_str_mv Editora UEPG
dc.source.none.fl_str_mv Olhar de Professor; Bd. 20 Nr. 1 (2017): Trabalho e Profissão Docente; 134-147
Olhar de Professor; Vol. 20 No. 1 (2017): Trabalho e Profissão Docente; 134-147
Olhar de Professor; Vol. 20 Núm. 1 (2017): Trabalho e Profissão Docente; 134-147
Olhar de Professor; Vol. 20 No. 1 (2017): Trabalho e Profissão Docente; 134-147
Olhar de Professor; v. 20 n. 1 (2017): Trabalho e Profissão Docente; 134-147
1984-0187
1518-5648
reponame:Olhar de Professor (Online)
instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron:UEPG
instname_str Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron_str UEPG
institution UEPG
reponame_str Olhar de Professor (Online)
collection Olhar de Professor (Online)
repository.name.fl_str_mv Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
repository.mail.fl_str_mv olhardeprofessor@uepg.br||
_version_ 1797053496401330176