SISTEMAS APOSTILADOS DE ENSINO E A PARTICIPAÇÃO DO PROFESSORADO NO PROCESSO DE ADESÃO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Olhar de Professor (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/12190 |
Resumo: | Este artigo é parte da dissertação de mestrado intitulada “Sistemas Apostilados de Ensino: as percepções dos professores dos anos iniciais de Álvares Machado-SP” que teve como objetivo analisar as percepções dos professores em relação ao uso de Sistemas Apostilados de Ensino (SAE) na sala de aula. Sob uma abordagem qualitativa, a pesquisa constituiu-se como um estudo de caso, e a coleta de dados foi feita por meio de questionários aplicados a trinta e seis professores. Neste artigo, exploramos a participação dos professores no processo de adesão, discutindo três aspectos: 1) os motivos percebidos pelos professores para aderência de um SAE pela rede municipal de ensino; 2) a participação em momentos de discussão antes de firmada a parceria; e, 3) os sentimentos e as expectativas experenciadas pelos docentes diante da parceria firmada. Tais aspectos são analisados, tendo em vista que, a participação dos professores, no processo decisório torna-se fundamental para a avaliação e possível legitimação de uma política. Os dados coletados indicaram que, embora a maioria do professorado não tenha participado de discussões anteriores, estes profissionais percebem a adesão como uma estratégia para a busca da melhoria da qualidade da educação, pautada, em sua grande maioria por expectativas positivas que foram atendidas no momento de chegada do material no município. Problematizamos que essas percepções positivas, em relação ao material, podem estar, muitas vezes, atreladas a uma lógica mercadológica, embasada, sobretudo no assédio dos grupos empresariais, que atualmente buscam expandir o campo de atuação nas redes municipais. |
id |
UEPG-31_68e1ff994c3939438cc96a1d8757e4aa |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:uepg.br:article/12190 |
network_acronym_str |
UEPG-31 |
network_name_str |
Olhar de Professor (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
SISTEMAS APOSTILADOS DE ENSINO E A PARTICIPAÇÃO DO PROFESSORADO NO PROCESSO DE ADESÃOSistemas Apostilados de Ensino. Percepções de Professores. Redes Municipais de EnsinoPolíticas EducacionaisEste artigo é parte da dissertação de mestrado intitulada “Sistemas Apostilados de Ensino: as percepções dos professores dos anos iniciais de Álvares Machado-SP” que teve como objetivo analisar as percepções dos professores em relação ao uso de Sistemas Apostilados de Ensino (SAE) na sala de aula. Sob uma abordagem qualitativa, a pesquisa constituiu-se como um estudo de caso, e a coleta de dados foi feita por meio de questionários aplicados a trinta e seis professores. Neste artigo, exploramos a participação dos professores no processo de adesão, discutindo três aspectos: 1) os motivos percebidos pelos professores para aderência de um SAE pela rede municipal de ensino; 2) a participação em momentos de discussão antes de firmada a parceria; e, 3) os sentimentos e as expectativas experenciadas pelos docentes diante da parceria firmada. Tais aspectos são analisados, tendo em vista que, a participação dos professores, no processo decisório torna-se fundamental para a avaliação e possível legitimação de uma política. Os dados coletados indicaram que, embora a maioria do professorado não tenha participado de discussões anteriores, estes profissionais percebem a adesão como uma estratégia para a busca da melhoria da qualidade da educação, pautada, em sua grande maioria por expectativas positivas que foram atendidas no momento de chegada do material no município. Problematizamos que essas percepções positivas, em relação ao material, podem estar, muitas vezes, atreladas a uma lógica mercadológica, embasada, sobretudo no assédio dos grupos empresariais, que atualmente buscam expandir o campo de atuação nas redes municipais.Editora UEPG2019-02-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/xmlapplication/ziptext/htmlhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1219010.5212/OlharProfr.v.20i1.0011Olhar de Professor; Bd. 20 Nr. 1 (2017): Trabalho e Profissão Docente; 134-147Olhar de Professor; Vol. 20 No. 1 (2017): Trabalho e Profissão Docente; 134-147Olhar de Professor; Vol. 20 Núm. 1 (2017): Trabalho e Profissão Docente; 134-147Olhar de Professor; Vol. 20 No. 1 (2017): Trabalho e Profissão Docente; 134-147Olhar de Professor; v. 20 n. 1 (2017): Trabalho e Profissão Docente; 134-1471984-01871518-5648reponame:Olhar de Professor (Online)instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)instacron:UEPGporhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/12190/209209210695https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/12190/209209216214https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/12190/209209216215https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/12190/209209216216Copyright (c) 2019 Edimar Aparecido da Silva, Yoshie Ussami Ferrari Leiteinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Edimar Aparecido daLeite, Yoshie Ussami Ferrari2022-01-25T22:27:28Zoai:uepg.br:article/12190Revistahttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/indexPUBhttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/oaiolhardeprofessor@uepg.br||1984-01871518-5648opendoar:2022-01-25T22:27:28Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
SISTEMAS APOSTILADOS DE ENSINO E A PARTICIPAÇÃO DO PROFESSORADO NO PROCESSO DE ADESÃO |
title |
SISTEMAS APOSTILADOS DE ENSINO E A PARTICIPAÇÃO DO PROFESSORADO NO PROCESSO DE ADESÃO |
spellingShingle |
SISTEMAS APOSTILADOS DE ENSINO E A PARTICIPAÇÃO DO PROFESSORADO NO PROCESSO DE ADESÃO Silva, Edimar Aparecido da Sistemas Apostilados de Ensino. Percepções de Professores. Redes Municipais de Ensino Políticas Educacionais |
title_short |
SISTEMAS APOSTILADOS DE ENSINO E A PARTICIPAÇÃO DO PROFESSORADO NO PROCESSO DE ADESÃO |
title_full |
SISTEMAS APOSTILADOS DE ENSINO E A PARTICIPAÇÃO DO PROFESSORADO NO PROCESSO DE ADESÃO |
title_fullStr |
SISTEMAS APOSTILADOS DE ENSINO E A PARTICIPAÇÃO DO PROFESSORADO NO PROCESSO DE ADESÃO |
title_full_unstemmed |
SISTEMAS APOSTILADOS DE ENSINO E A PARTICIPAÇÃO DO PROFESSORADO NO PROCESSO DE ADESÃO |
title_sort |
SISTEMAS APOSTILADOS DE ENSINO E A PARTICIPAÇÃO DO PROFESSORADO NO PROCESSO DE ADESÃO |
author |
Silva, Edimar Aparecido da |
author_facet |
Silva, Edimar Aparecido da Leite, Yoshie Ussami Ferrari |
author_role |
author |
author2 |
Leite, Yoshie Ussami Ferrari |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Edimar Aparecido da Leite, Yoshie Ussami Ferrari |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sistemas Apostilados de Ensino. Percepções de Professores. Redes Municipais de Ensino Políticas Educacionais |
topic |
Sistemas Apostilados de Ensino. Percepções de Professores. Redes Municipais de Ensino Políticas Educacionais |
description |
Este artigo é parte da dissertação de mestrado intitulada “Sistemas Apostilados de Ensino: as percepções dos professores dos anos iniciais de Álvares Machado-SP” que teve como objetivo analisar as percepções dos professores em relação ao uso de Sistemas Apostilados de Ensino (SAE) na sala de aula. Sob uma abordagem qualitativa, a pesquisa constituiu-se como um estudo de caso, e a coleta de dados foi feita por meio de questionários aplicados a trinta e seis professores. Neste artigo, exploramos a participação dos professores no processo de adesão, discutindo três aspectos: 1) os motivos percebidos pelos professores para aderência de um SAE pela rede municipal de ensino; 2) a participação em momentos de discussão antes de firmada a parceria; e, 3) os sentimentos e as expectativas experenciadas pelos docentes diante da parceria firmada. Tais aspectos são analisados, tendo em vista que, a participação dos professores, no processo decisório torna-se fundamental para a avaliação e possível legitimação de uma política. Os dados coletados indicaram que, embora a maioria do professorado não tenha participado de discussões anteriores, estes profissionais percebem a adesão como uma estratégia para a busca da melhoria da qualidade da educação, pautada, em sua grande maioria por expectativas positivas que foram atendidas no momento de chegada do material no município. Problematizamos que essas percepções positivas, em relação ao material, podem estar, muitas vezes, atreladas a uma lógica mercadológica, embasada, sobretudo no assédio dos grupos empresariais, que atualmente buscam expandir o campo de atuação nas redes municipais. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-02-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/12190 10.5212/OlharProfr.v.20i1.0011 |
url |
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/12190 |
identifier_str_mv |
10.5212/OlharProfr.v.20i1.0011 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/12190/209209210695 https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/12190/209209216214 https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/12190/209209216215 https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/12190/209209216216 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Edimar Aparecido da Silva, Yoshie Ussami Ferrari Leite info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Edimar Aparecido da Silva, Yoshie Ussami Ferrari Leite |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf text/xml application/zip text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora UEPG |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora UEPG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Olhar de Professor; Bd. 20 Nr. 1 (2017): Trabalho e Profissão Docente; 134-147 Olhar de Professor; Vol. 20 No. 1 (2017): Trabalho e Profissão Docente; 134-147 Olhar de Professor; Vol. 20 Núm. 1 (2017): Trabalho e Profissão Docente; 134-147 Olhar de Professor; Vol. 20 No. 1 (2017): Trabalho e Profissão Docente; 134-147 Olhar de Professor; v. 20 n. 1 (2017): Trabalho e Profissão Docente; 134-147 1984-0187 1518-5648 reponame:Olhar de Professor (Online) instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) instacron:UEPG |
instname_str |
Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) |
instacron_str |
UEPG |
institution |
UEPG |
reponame_str |
Olhar de Professor (Online) |
collection |
Olhar de Professor (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) |
repository.mail.fl_str_mv |
olhardeprofessor@uepg.br|| |
_version_ |
1797053496401330176 |