ENSAIO SOBRE APLICAÇÕES DIDÁTICAS DA TEORIA DE REPRESENTAÇÃO SOCIAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rangel, Mary
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Olhar de Professor (Online)
Texto Completo: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1485
Resumo: Este estudo tem o propósito de sugerir aos professores que considerem a possibilidade de aplicação didática de categorias da representação social, com particular atenção à sua estrutura, constituída de um núcleo central e elementos periféricos. No estilo de um ensaio, o texto desenvolve uma argumentação apoiada em premissas teóricas que sustentam a seqüência das análises. O ensaio admite um encadeamento de idéias de modo menos rígido e mais flexível, sem pretender afirmações conclusivas, ou comprovação e generalização de dados. Enfatiza-se, na aplicação didática da teoria de representação social, a atenção a conceitos, observando-se o núcleo de significados em torno do qual se organizam as noções complementares. Desse modo, sugere-se que no processo de ensino-aprendizagem o professor fique atento à estrutura de cada conceito, de acordo com referências da estrutura das representações. Com essa proposta, o presente estudo insere-se também no movimento em favor da consolidação do vínculo entre ensino e pesquisa, observando que os princípios de uma teoria poderão também, conforme o encaminhamento de sua formulação, ser considerados como princípios didáticos.   
id UEPG-31_70fb48b9008af2d31083a9c3f51961a8
oai_identifier_str oai:uepg.br:article/1485
network_acronym_str UEPG-31
network_name_str Olhar de Professor (Online)
repository_id_str
spelling ENSAIO SOBRE APLICAÇÕES DIDÁTICAS DA TEORIA DE REPRESENTAÇÃO SOCIALEnsinoPesquisaRepresentação SocialDidática Este estudo tem o propósito de sugerir aos professores que considerem a possibilidade de aplicação didática de categorias da representação social, com particular atenção à sua estrutura, constituída de um núcleo central e elementos periféricos. No estilo de um ensaio, o texto desenvolve uma argumentação apoiada em premissas teóricas que sustentam a seqüência das análises. O ensaio admite um encadeamento de idéias de modo menos rígido e mais flexível, sem pretender afirmações conclusivas, ou comprovação e generalização de dados. Enfatiza-se, na aplicação didática da teoria de representação social, a atenção a conceitos, observando-se o núcleo de significados em torno do qual se organizam as noções complementares. Desse modo, sugere-se que no processo de ensino-aprendizagem o professor fique atento à estrutura de cada conceito, de acordo com referências da estrutura das representações. Com essa proposta, o presente estudo insere-se também no movimento em favor da consolidação do vínculo entre ensino e pesquisa, observando que os princípios de uma teoria poderão também, conforme o encaminhamento de sua formulação, ser considerados como princípios didáticos.   Editora UEPG2009-03-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1485Olhar de Professor; Bd. 10 Nr. 2 (2007)Olhar de Professor; Vol. 10 No. 2 (2007)Olhar de Professor; Vol. 10 Núm. 2 (2007)Olhar de Professor; Vol. 10 No. 2 (2007)Olhar de Professor; v. 10 n. 2 (2007)1984-01871518-5648reponame:Olhar de Professor (Online)instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)instacron:UEPGporhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1485/1130Rangel, Maryinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-02-16T16:58:46Zoai:uepg.br:article/1485Revistahttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/indexPUBhttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/oaiolhardeprofessor@uepg.br||1984-01871518-5648opendoar:2021-02-16T16:58:46Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)false
dc.title.none.fl_str_mv ENSAIO SOBRE APLICAÇÕES DIDÁTICAS DA TEORIA DE REPRESENTAÇÃO SOCIAL
title ENSAIO SOBRE APLICAÇÕES DIDÁTICAS DA TEORIA DE REPRESENTAÇÃO SOCIAL
spellingShingle ENSAIO SOBRE APLICAÇÕES DIDÁTICAS DA TEORIA DE REPRESENTAÇÃO SOCIAL
Rangel, Mary
Ensino
Pesquisa
Representação Social
Didática
title_short ENSAIO SOBRE APLICAÇÕES DIDÁTICAS DA TEORIA DE REPRESENTAÇÃO SOCIAL
title_full ENSAIO SOBRE APLICAÇÕES DIDÁTICAS DA TEORIA DE REPRESENTAÇÃO SOCIAL
title_fullStr ENSAIO SOBRE APLICAÇÕES DIDÁTICAS DA TEORIA DE REPRESENTAÇÃO SOCIAL
title_full_unstemmed ENSAIO SOBRE APLICAÇÕES DIDÁTICAS DA TEORIA DE REPRESENTAÇÃO SOCIAL
title_sort ENSAIO SOBRE APLICAÇÕES DIDÁTICAS DA TEORIA DE REPRESENTAÇÃO SOCIAL
author Rangel, Mary
author_facet Rangel, Mary
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rangel, Mary
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino
Pesquisa
Representação Social
Didática
topic Ensino
Pesquisa
Representação Social
Didática
description Este estudo tem o propósito de sugerir aos professores que considerem a possibilidade de aplicação didática de categorias da representação social, com particular atenção à sua estrutura, constituída de um núcleo central e elementos periféricos. No estilo de um ensaio, o texto desenvolve uma argumentação apoiada em premissas teóricas que sustentam a seqüência das análises. O ensaio admite um encadeamento de idéias de modo menos rígido e mais flexível, sem pretender afirmações conclusivas, ou comprovação e generalização de dados. Enfatiza-se, na aplicação didática da teoria de representação social, a atenção a conceitos, observando-se o núcleo de significados em torno do qual se organizam as noções complementares. Desse modo, sugere-se que no processo de ensino-aprendizagem o professor fique atento à estrutura de cada conceito, de acordo com referências da estrutura das representações. Com essa proposta, o presente estudo insere-se também no movimento em favor da consolidação do vínculo entre ensino e pesquisa, observando que os princípios de uma teoria poderão também, conforme o encaminhamento de sua formulação, ser considerados como princípios didáticos.   
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-03-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1485
url https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1485
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1485/1130
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UEPG
publisher.none.fl_str_mv Editora UEPG
dc.source.none.fl_str_mv Olhar de Professor; Bd. 10 Nr. 2 (2007)
Olhar de Professor; Vol. 10 No. 2 (2007)
Olhar de Professor; Vol. 10 Núm. 2 (2007)
Olhar de Professor; Vol. 10 No. 2 (2007)
Olhar de Professor; v. 10 n. 2 (2007)
1984-0187
1518-5648
reponame:Olhar de Professor (Online)
instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron:UEPG
instname_str Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron_str UEPG
institution UEPG
reponame_str Olhar de Professor (Online)
collection Olhar de Professor (Online)
repository.name.fl_str_mv Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
repository.mail.fl_str_mv olhardeprofessor@uepg.br||
_version_ 1797053495359045632