1932: águas redivididas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Olhar de Professor (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1339 |
Resumo: | Este texto propõe e defende a importância da metodologia da pesquisa em história para a pesquisa do ensino desta disciplina como possibilidade de investigação para os sucessos e impasses desta área. Nesse sentido, coloca-se o estudo da construção de 1932 como fato histórico e os embates que o tornam um conteúdo ensinável na escola, bem como as variações sobre a participação desta temática, nos currículos, nos diferentes estados da federação e ao longo do tempo. Procura-se, assim, contribuir para a elucidação das relações entre currículo de história, poder, classes sociais e intelectuais. |
id |
UEPG-31_7797028bcb896fb0fd4359b3296a996a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:uepg.br:article/1339 |
network_acronym_str |
UEPG-31 |
network_name_str |
Olhar de Professor (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
1932: águas redivididasHistória e EnsinoRegionalismoCurrículo e PoderRevolução de 1932Metodologia do EnsinoEste texto propõe e defende a importância da metodologia da pesquisa em história para a pesquisa do ensino desta disciplina como possibilidade de investigação para os sucessos e impasses desta área. Nesse sentido, coloca-se o estudo da construção de 1932 como fato histórico e os embates que o tornam um conteúdo ensinável na escola, bem como as variações sobre a participação desta temática, nos currículos, nos diferentes estados da federação e ao longo do tempo. Procura-se, assim, contribuir para a elucidação das relações entre currículo de história, poder, classes sociais e intelectuais.Editora UEPG2009-04-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1339Olhar de Professor; Bd. 1 Nr. 1 (1998)Olhar de Professor; Vol. 1 No. 1 (1998)Olhar de Professor; Vol. 1 Núm. 1 (1998)Olhar de Professor; Vol. 1 No. 1 (1998)Olhar de Professor; v. 1 n. 1 (1998)1984-01871518-5648reponame:Olhar de Professor (Online)instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)instacron:UEPGporhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1339/983Cerri, Luis Fernandoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-02-15T16:43:36Zoai:uepg.br:article/1339Revistahttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/indexPUBhttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/oaiolhardeprofessor@uepg.br||1984-01871518-5648opendoar:2021-02-15T16:43:36Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
1932: águas redivididas |
title |
1932: águas redivididas |
spellingShingle |
1932: águas redivididas Cerri, Luis Fernando História e Ensino Regionalismo Currículo e Poder Revolução de 1932 Metodologia do Ensino |
title_short |
1932: águas redivididas |
title_full |
1932: águas redivididas |
title_fullStr |
1932: águas redivididas |
title_full_unstemmed |
1932: águas redivididas |
title_sort |
1932: águas redivididas |
author |
Cerri, Luis Fernando |
author_facet |
Cerri, Luis Fernando |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cerri, Luis Fernando |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História e Ensino Regionalismo Currículo e Poder Revolução de 1932 Metodologia do Ensino |
topic |
História e Ensino Regionalismo Currículo e Poder Revolução de 1932 Metodologia do Ensino |
description |
Este texto propõe e defende a importância da metodologia da pesquisa em história para a pesquisa do ensino desta disciplina como possibilidade de investigação para os sucessos e impasses desta área. Nesse sentido, coloca-se o estudo da construção de 1932 como fato histórico e os embates que o tornam um conteúdo ensinável na escola, bem como as variações sobre a participação desta temática, nos currículos, nos diferentes estados da federação e ao longo do tempo. Procura-se, assim, contribuir para a elucidação das relações entre currículo de história, poder, classes sociais e intelectuais. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-04-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1339 |
url |
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1339 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1339/983 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora UEPG |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora UEPG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Olhar de Professor; Bd. 1 Nr. 1 (1998) Olhar de Professor; Vol. 1 No. 1 (1998) Olhar de Professor; Vol. 1 Núm. 1 (1998) Olhar de Professor; Vol. 1 No. 1 (1998) Olhar de Professor; v. 1 n. 1 (1998) 1984-0187 1518-5648 reponame:Olhar de Professor (Online) instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) instacron:UEPG |
instname_str |
Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) |
instacron_str |
UEPG |
institution |
UEPG |
reponame_str |
Olhar de Professor (Online) |
collection |
Olhar de Professor (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) |
repository.mail.fl_str_mv |
olhardeprofessor@uepg.br|| |
_version_ |
1797053494606168064 |