OS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO DE ONGS: UMA NOVA CATEGORIA DOCENTE?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Almeida, Cíntia Pereira Dozono
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Olhar de Professor (Online)
Texto Completo: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1472
Resumo: O objetivo desta pesquisa é compreender a tipologia do quadro de recursos humanos que compõem as ONGs envolvidas com a causa educativa, nesse início de século XXI, no Brasil. Ante a ausência de pesquisas próprias para essas organizações, estabeleceu-se como referência conceitual as discussões, trazidas pelo tema de formação de professores e pelo trabalho docente, relativas à educação escolar. Diante disso, a questão que se coloca, tendo em mente o cenário maior da educação nacional, é de teor comparativo: os profissionais da educação de ONGs podem ser considerados uma nova categoria docente? A partir das premissas da educação como um processo amplo – que extrapola limites institucionais – e do reconhecimento das ONGs como uma nova tipologia de agentes educacionais brasileiros, discute-se a qualidade do trabalho educativo desenvolvido por duas delas:a Ação Educativa e o Projeto EmCantar. Dentre as diversas atividades observadas, depoimentos recolhidos e relatos desenvolvidos no período de pesquisa de campo junto às organizações, selecionou-se para a presente análise aquelas relativas à temática da formação de seus trabalhadores como uma nova categoria profissional. A conclusão que se infere, ao final da presente pesquisa, é sobre um novo tempo para a educação nacional: tempo de parcerias e de cooperação.
id UEPG-31_7d285de19581b1f08ebea6938d3c3ecf
oai_identifier_str oai:uepg.br:article/1472
network_acronym_str UEPG-31
network_name_str Olhar de Professor (Online)
repository_id_str
spelling OS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO DE ONGS: UMA NOVA CATEGORIA DOCENTE?Educação escolarFormação de professoresOrganizações Não GovernamentaisTrabalho docenteO objetivo desta pesquisa é compreender a tipologia do quadro de recursos humanos que compõem as ONGs envolvidas com a causa educativa, nesse início de século XXI, no Brasil. Ante a ausência de pesquisas próprias para essas organizações, estabeleceu-se como referência conceitual as discussões, trazidas pelo tema de formação de professores e pelo trabalho docente, relativas à educação escolar. Diante disso, a questão que se coloca, tendo em mente o cenário maior da educação nacional, é de teor comparativo: os profissionais da educação de ONGs podem ser considerados uma nova categoria docente? A partir das premissas da educação como um processo amplo – que extrapola limites institucionais – e do reconhecimento das ONGs como uma nova tipologia de agentes educacionais brasileiros, discute-se a qualidade do trabalho educativo desenvolvido por duas delas:a Ação Educativa e o Projeto EmCantar. Dentre as diversas atividades observadas, depoimentos recolhidos e relatos desenvolvidos no período de pesquisa de campo junto às organizações, selecionou-se para a presente análise aquelas relativas à temática da formação de seus trabalhadores como uma nova categoria profissional. A conclusão que se infere, ao final da presente pesquisa, é sobre um novo tempo para a educação nacional: tempo de parcerias e de cooperação.Editora UEPG2009-03-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1472Olhar de Professor; Bd. 9 Nr. 2 (2006)Olhar de Professor; Vol. 9 No. 2 (2006)Olhar de Professor; Vol. 9 Núm. 2 (2006)Olhar de Professor; Vol. 9 No. 2 (2006)Olhar de Professor; v. 9 n. 2 (2006)1984-01871518-5648reponame:Olhar de Professor (Online)instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)instacron:UEPGporhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1472/1117de Almeida, Cíntia Pereira Dozonoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-02-16T17:06:12Zoai:uepg.br:article/1472Revistahttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/indexPUBhttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/oaiolhardeprofessor@uepg.br||1984-01871518-5648opendoar:2021-02-16T17:06:12Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)false
dc.title.none.fl_str_mv OS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO DE ONGS: UMA NOVA CATEGORIA DOCENTE?
title OS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO DE ONGS: UMA NOVA CATEGORIA DOCENTE?
spellingShingle OS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO DE ONGS: UMA NOVA CATEGORIA DOCENTE?
de Almeida, Cíntia Pereira Dozono
Educação escolar
Formação de professores
Organizações Não Governamentais
Trabalho docente
title_short OS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO DE ONGS: UMA NOVA CATEGORIA DOCENTE?
title_full OS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO DE ONGS: UMA NOVA CATEGORIA DOCENTE?
title_fullStr OS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO DE ONGS: UMA NOVA CATEGORIA DOCENTE?
title_full_unstemmed OS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO DE ONGS: UMA NOVA CATEGORIA DOCENTE?
title_sort OS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO DE ONGS: UMA NOVA CATEGORIA DOCENTE?
author de Almeida, Cíntia Pereira Dozono
author_facet de Almeida, Cíntia Pereira Dozono
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Almeida, Cíntia Pereira Dozono
dc.subject.por.fl_str_mv Educação escolar
Formação de professores
Organizações Não Governamentais
Trabalho docente
topic Educação escolar
Formação de professores
Organizações Não Governamentais
Trabalho docente
description O objetivo desta pesquisa é compreender a tipologia do quadro de recursos humanos que compõem as ONGs envolvidas com a causa educativa, nesse início de século XXI, no Brasil. Ante a ausência de pesquisas próprias para essas organizações, estabeleceu-se como referência conceitual as discussões, trazidas pelo tema de formação de professores e pelo trabalho docente, relativas à educação escolar. Diante disso, a questão que se coloca, tendo em mente o cenário maior da educação nacional, é de teor comparativo: os profissionais da educação de ONGs podem ser considerados uma nova categoria docente? A partir das premissas da educação como um processo amplo – que extrapola limites institucionais – e do reconhecimento das ONGs como uma nova tipologia de agentes educacionais brasileiros, discute-se a qualidade do trabalho educativo desenvolvido por duas delas:a Ação Educativa e o Projeto EmCantar. Dentre as diversas atividades observadas, depoimentos recolhidos e relatos desenvolvidos no período de pesquisa de campo junto às organizações, selecionou-se para a presente análise aquelas relativas à temática da formação de seus trabalhadores como uma nova categoria profissional. A conclusão que se infere, ao final da presente pesquisa, é sobre um novo tempo para a educação nacional: tempo de parcerias e de cooperação.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-03-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1472
url https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1472
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1472/1117
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UEPG
publisher.none.fl_str_mv Editora UEPG
dc.source.none.fl_str_mv Olhar de Professor; Bd. 9 Nr. 2 (2006)
Olhar de Professor; Vol. 9 No. 2 (2006)
Olhar de Professor; Vol. 9 Núm. 2 (2006)
Olhar de Professor; Vol. 9 No. 2 (2006)
Olhar de Professor; v. 9 n. 2 (2006)
1984-0187
1518-5648
reponame:Olhar de Professor (Online)
instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron:UEPG
instname_str Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron_str UEPG
institution UEPG
reponame_str Olhar de Professor (Online)
collection Olhar de Professor (Online)
repository.name.fl_str_mv Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
repository.mail.fl_str_mv olhardeprofessor@uepg.br||
_version_ 1797053495339122688