EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: AS DIMENSÕES POLÍTICA, PROFISSIONAL E PESSOAL NA FORMAÇÃO DOCENTE - Doi: http://dx.doi.org/10.5212/OlharProfr.v.11i1.103122
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Olhar de Professor (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1502 |
Resumo: | O presente artigo constitui parte de um estudo sobre a formação docente na Educação de Jovens e Adultos - EJA. Seu objetivo é discutir a formação desse educador no contexto da sua atuação, considerando as dimensões política, profissional e pessoal. Revisão bibliográfica, entrevistas, questionários, análise curricular e documentos foram utilizados como procedimentos metodológicos no estudo. Os resultados da pesquisa mostram que embora a falta de verbas, a má estruturação das salas de aula, a ausência de investimentos na formação profissional sejam alguns exemplos dos maiores problemas vivenciados pelos educadores que optam em trabalhar com a EJA, o comprometimento político e a realização pessoal têm se mostrado como os principais aspectos positivos para que o educador da EJA se mantenha como um profissional comprometido. |
id |
UEPG-31_806e6b444f79c5e54e38565304b97db8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:uepg.br:article/1502 |
network_acronym_str |
UEPG-31 |
network_name_str |
Olhar de Professor (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: AS DIMENSÕES POLÍTICA, PROFISSIONAL E PESSOAL NA FORMAÇÃO DOCENTE - Doi: http://dx.doi.org/10.5212/OlharProfr.v.11i1.103122Educação de Jovens e AdultosFormação docenteCurrículoO presente artigo constitui parte de um estudo sobre a formação docente na Educação de Jovens e Adultos - EJA. Seu objetivo é discutir a formação desse educador no contexto da sua atuação, considerando as dimensões política, profissional e pessoal. Revisão bibliográfica, entrevistas, questionários, análise curricular e documentos foram utilizados como procedimentos metodológicos no estudo. Os resultados da pesquisa mostram que embora a falta de verbas, a má estruturação das salas de aula, a ausência de investimentos na formação profissional sejam alguns exemplos dos maiores problemas vivenciados pelos educadores que optam em trabalhar com a EJA, o comprometimento político e a realização pessoal têm se mostrado como os principais aspectos positivos para que o educador da EJA se mantenha como um profissional comprometido.Editora UEPG2009-03-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/150210.5212/OlharProfr.v.11i1.103122Olhar de Professor; Bd. 11 Nr. 1 (2008)Olhar de Professor; Vol. 11 No. 1 (2008)Olhar de Professor; Vol. 11 Núm. 1 (2008)Olhar de Professor; Vol. 11 No. 1 (2008)Olhar de Professor; v. 11 n. 1 (2008)1984-01871518-5648reponame:Olhar de Professor (Online)instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)instacron:UEPGporhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1502/1147Rosa, Ana Cristina Silva daPrado, Ednainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-08T16:00:12Zoai:uepg.br:article/1502Revistahttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/indexPUBhttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/oaiolhardeprofessor@uepg.br||1984-01871518-5648opendoar:2021-03-08T16:00:12Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: AS DIMENSÕES POLÍTICA, PROFISSIONAL E PESSOAL NA FORMAÇÃO DOCENTE - Doi: http://dx.doi.org/10.5212/OlharProfr.v.11i1.103122 |
title |
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: AS DIMENSÕES POLÍTICA, PROFISSIONAL E PESSOAL NA FORMAÇÃO DOCENTE - Doi: http://dx.doi.org/10.5212/OlharProfr.v.11i1.103122 |
spellingShingle |
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: AS DIMENSÕES POLÍTICA, PROFISSIONAL E PESSOAL NA FORMAÇÃO DOCENTE - Doi: http://dx.doi.org/10.5212/OlharProfr.v.11i1.103122 Rosa, Ana Cristina Silva da Educação de Jovens e Adultos Formação docente Currículo |
title_short |
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: AS DIMENSÕES POLÍTICA, PROFISSIONAL E PESSOAL NA FORMAÇÃO DOCENTE - Doi: http://dx.doi.org/10.5212/OlharProfr.v.11i1.103122 |
title_full |
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: AS DIMENSÕES POLÍTICA, PROFISSIONAL E PESSOAL NA FORMAÇÃO DOCENTE - Doi: http://dx.doi.org/10.5212/OlharProfr.v.11i1.103122 |
title_fullStr |
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: AS DIMENSÕES POLÍTICA, PROFISSIONAL E PESSOAL NA FORMAÇÃO DOCENTE - Doi: http://dx.doi.org/10.5212/OlharProfr.v.11i1.103122 |
title_full_unstemmed |
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: AS DIMENSÕES POLÍTICA, PROFISSIONAL E PESSOAL NA FORMAÇÃO DOCENTE - Doi: http://dx.doi.org/10.5212/OlharProfr.v.11i1.103122 |
title_sort |
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: AS DIMENSÕES POLÍTICA, PROFISSIONAL E PESSOAL NA FORMAÇÃO DOCENTE - Doi: http://dx.doi.org/10.5212/OlharProfr.v.11i1.103122 |
author |
Rosa, Ana Cristina Silva da |
author_facet |
Rosa, Ana Cristina Silva da Prado, Edna |
author_role |
author |
author2 |
Prado, Edna |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rosa, Ana Cristina Silva da Prado, Edna |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação de Jovens e Adultos Formação docente Currículo |
topic |
Educação de Jovens e Adultos Formação docente Currículo |
description |
O presente artigo constitui parte de um estudo sobre a formação docente na Educação de Jovens e Adultos - EJA. Seu objetivo é discutir a formação desse educador no contexto da sua atuação, considerando as dimensões política, profissional e pessoal. Revisão bibliográfica, entrevistas, questionários, análise curricular e documentos foram utilizados como procedimentos metodológicos no estudo. Os resultados da pesquisa mostram que embora a falta de verbas, a má estruturação das salas de aula, a ausência de investimentos na formação profissional sejam alguns exemplos dos maiores problemas vivenciados pelos educadores que optam em trabalhar com a EJA, o comprometimento político e a realização pessoal têm se mostrado como os principais aspectos positivos para que o educador da EJA se mantenha como um profissional comprometido. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-03-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1502 10.5212/OlharProfr.v.11i1.103122 |
url |
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1502 |
identifier_str_mv |
10.5212/OlharProfr.v.11i1.103122 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1502/1147 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora UEPG |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora UEPG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Olhar de Professor; Bd. 11 Nr. 1 (2008) Olhar de Professor; Vol. 11 No. 1 (2008) Olhar de Professor; Vol. 11 Núm. 1 (2008) Olhar de Professor; Vol. 11 No. 1 (2008) Olhar de Professor; v. 11 n. 1 (2008) 1984-0187 1518-5648 reponame:Olhar de Professor (Online) instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) instacron:UEPG |
instname_str |
Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) |
instacron_str |
UEPG |
institution |
UEPG |
reponame_str |
Olhar de Professor (Online) |
collection |
Olhar de Professor (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) |
repository.mail.fl_str_mv |
olhardeprofessor@uepg.br|| |
_version_ |
1797053495389454336 |