DEZ NOTAS SOBRE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO - Doi: http://dx.doi.org/10.5212/OlharProfr.v.12i2.379388
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Data de Publicação: | 2010 |
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Título da fonte: | Olhar de Professor (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1516 |
Resumo: | O presente texto busca apresentar algumas reflexões sobre processos de alfabetização e letramento, que num país como o Brasil, com alto índice de analfabetismo, é muitas vezes realizado em programas emergenciais, quase sempre no âmbito da educação popular. Embora trate de temas centrais nessa discussão, como conceito de alfabetização, métodos de ensino, políticas educacionais, seu foco é a necessidade de maior aproximação entre os diferentes níveis educacionais, em especial a pós-graduação e o período de aquisição da língua escrita, ocorrido na infância ou em projetos de educação de jovens e adultos. Entre outros aspectos, o texto propõe a ideia de que a má qualidade da educação no país não se deve a um setor exclusivamente (seja ele governo, professores, família ou alunos) e que, portanto, a reversão dessa situação deve se dar por um trabalho cooperativo entre essas instâncias, incluída aí a universidade. |
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DEZ NOTAS SOBRE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO - Doi: http://dx.doi.org/10.5212/OlharProfr.v.12i2.379388Alfabetizaçãoletramentoensino de língua maternauniversidadeeducação superioreducaçãoO presente texto busca apresentar algumas reflexões sobre processos de alfabetização e letramento, que num país como o Brasil, com alto índice de analfabetismo, é muitas vezes realizado em programas emergenciais, quase sempre no âmbito da educação popular. Embora trate de temas centrais nessa discussão, como conceito de alfabetização, métodos de ensino, políticas educacionais, seu foco é a necessidade de maior aproximação entre os diferentes níveis educacionais, em especial a pós-graduação e o período de aquisição da língua escrita, ocorrido na infância ou em projetos de educação de jovens e adultos. Entre outros aspectos, o texto propõe a ideia de que a má qualidade da educação no país não se deve a um setor exclusivamente (seja ele governo, professores, família ou alunos) e que, portanto, a reversão dessa situação deve se dar por um trabalho cooperativo entre essas instâncias, incluída aí a universidade.Editora UEPG2010-08-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionponto de vistaapplication/pdfapplication/mswordhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/151610.5212/OlharProfr.v.12i2.379388Olhar de Professor; Bd. 12 Nr. 2 (2009); 379-388Olhar de Professor; Vol. 12 No. 2 (2009); 379-388Olhar de Professor; Vol. 12 Núm. 2 (2009); 379-388Olhar de Professor; Vol. 12 No. 2 (2009); 379-388Olhar de Professor; v. 12 n. 2 (2009); 379-3881984-01871518-5648reponame:Olhar de Professor (Online)instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)instacron:UEPGporhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1516/1161https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1516/209209211625Pachane, Graziela Giustiinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-06T14:41:02Zoai:uepg.br:article/1516Revistahttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/indexPUBhttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/oaiolhardeprofessor@uepg.br||1984-01871518-5648opendoar:2021-03-06T14:41:02Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)false |
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