O processo de apropriação da leitura e da escrita no cotidiano de crianças de camada popular: uma abordagem histórico-cultural
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Olhar de Professor (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1446 |
Resumo: | O presente texto discute alguns aspectos de minha dissertação de mestradoenfocando o processo inicial de elaboração das questões da pesquisa: como as criançasse apropriam das práticas de leitura e de escrita no cotidiano em que vivem? O referencialteórico da História- Cultural (Chartier, 1996 e Hébrard, 1996) possibilitou entender queas práticas de leitura e de escrita vivenciadas por crianças de camada popular, sãomediadas, entre outros fatores, pelas experiências orais e compartilhadas, as quais sãovivenciadas por elas dentro ou fora da escola. Desde o processo inicial de elaboração dasquestões da pesquisa percebi que os relatos das crianças e de suas famílias estavamrelacionados a um discurso histórico amplo, acerca da leitura, marcado, também poruma prática religiosa intensa. A pesquisa foi desenvolvida na sala onde atuei comoprofessora, portanto, estive inserida no processo de ensino-aprendizagem e nas relaçõesestabelecidas com as crianças naquelas circunstâncias. Dessa forma, assumi aperspectiva apontada por Certeau (1994) na qual o pesquisador, “mergulhado” narealidade pesquisada, reconhece-se a si próprio como estando implicado pelos usos dosujeitos que operam no cotidiano. |
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O processo de apropriação da leitura e da escrita no cotidiano de crianças de camada popular: uma abordagem histórico-culturalpráticas de leitura e de escritahistória-culturalO presente texto discute alguns aspectos de minha dissertação de mestradoenfocando o processo inicial de elaboração das questões da pesquisa: como as criançasse apropriam das práticas de leitura e de escrita no cotidiano em que vivem? O referencialteórico da História- Cultural (Chartier, 1996 e Hébrard, 1996) possibilitou entender queas práticas de leitura e de escrita vivenciadas por crianças de camada popular, sãomediadas, entre outros fatores, pelas experiências orais e compartilhadas, as quais sãovivenciadas por elas dentro ou fora da escola. Desde o processo inicial de elaboração dasquestões da pesquisa percebi que os relatos das crianças e de suas famílias estavamrelacionados a um discurso histórico amplo, acerca da leitura, marcado, também poruma prática religiosa intensa. A pesquisa foi desenvolvida na sala onde atuei comoprofessora, portanto, estive inserida no processo de ensino-aprendizagem e nas relaçõesestabelecidas com as crianças naquelas circunstâncias. Dessa forma, assumi aperspectiva apontada por Certeau (1994) na qual o pesquisador, “mergulhado” narealidade pesquisada, reconhece-se a si próprio como estando implicado pelos usos dosujeitos que operam no cotidiano.Editora UEPG2009-02-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1446Olhar de Professor; Bd. 8 Nr. 2 (2005)Olhar de Professor; Vol. 8 No. 2 (2005)Olhar de Professor; Vol. 8 Núm. 2 (2005)Olhar de Professor; Vol. 8 No. 2 (2005)Olhar de Professor; v. 8 n. 2 (2005)1984-01871518-5648reponame:Olhar de Professor (Online)instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)instacron:UEPGporhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1446/1091da Silva, Leila Cristina Borgesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-02-17T16:53:11Zoai:uepg.br:article/1446Revistahttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/indexPUBhttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/oaiolhardeprofessor@uepg.br||1984-01871518-5648opendoar:2021-02-17T16:53:11Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)false |
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